Provem que isto nao é um dogma:
O dogma da ciencia é simples: acreditam que a "matéria" observavel é que explica o mundo que nos cerca!!!
Isto é um dogma, é evidente, pois caso esta premissa esteja errada(nao for a materia a "verdade absoluta" sobre o mundo que nos cerca), todo o restante tambem estará - analogia do software(ver abaixo).
É por ai.Se a ciencia nao tem como provar que esta premissa é infalseavel, logo todo o resto ela tambem nao tem.
E proponho o desafio a qualquer forum ateu existente por ai.Eles sao tao crentes, quanto qualquer religioso - nao estou a analisar o mérito, nexo causal, e nem a lógica da crenca.Em um, a crença esta na materia, no outro, nao... (na realidade, em minha visao, todas as crenças se complementam numa visao integrada, mas nao é isto que esta em discussao...)
Analogia do software(esta é antiga minha, hein)...
Suponhamos que daqui a 1 milhao de anos ja estejamos num nivel apto a criar softwares sofisticadissimos de IA, bem como de realidade virtual.E que recriassemos, num computador(com certeza nao é correto associar com esta porcaria que vemos hoje a nossa frente, mas se quiserem podem faze-lo que dá na mesma), um inteiro universo no mesmo.Os seres de IA ai viveriam, e "acreditariam", firmemente, que toda a recriacao "virtual" a sua volta é real.Comecariam a estuda-la, e, em determinado momento, poderiam ter uma inteira codificacao de todas as "leis fisicas" que regem este "software".Mas reparem, o que eles estudaram e observaram foi um software, e nao a realidade matrix(essencia) fora do software.Assim, nao há duvidas que captaram um "fragmento" da realidade - teoria holografica de Bohm -, mas nao a "verdadeira" realidade.
O interessante é que estes seres, ai dentro, acreditariam ser reais, e nao bits de dados alimentados pela fonte do computador
. Na realidade o sao, conquanto a "energia" da fonte nao seja desligada....
ps.se atenham ao topico da discussao - a hipotese do software e a premissa-, e peço encarecidamente que usem uma linguagem simples e coesa.Nao suporto pessoas pedantes c/ uma logica de tartaruga e uma lingua indecifravel - principalmente c/ tecnicismos filosoficos.Isso é escapismo.Se nao tem argumentos nao os exponha.Lembrem-se: NAO estou a discutir qual crenca é melhor...