Autor Tópico: A ciencia é dogmatica?  (Lida 11077 vezes)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re.: A ciencia é dogmatica?
« Resposta #50 Online: 04 de Dezembro de 2005, 15:10:47 »
Vocês não estão falando nada com nada pra mim... :?  :?:  :!:
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #51 Online: 04 de Dezembro de 2005, 16:03:54 »
Basicamente, Alê, estamos falando que nem tudo que é real é necessariamente objetivamente demonstrável.

Por exemplo, pode-se realizer eletroencefalogramas e outras análises do cérebro e do sistema nervoso.  Essas análises são reais, válidas e verdadeiras, mas não são a verdade inteira, apenas a parte da verdade que se consegue documentar de forma objetiva.

"Objetivo", no caso, é um adjetivo que contrasta com "subjetivo".  Um fato objetivo pode ser mostrado para vários observadores ou sujeitos sem muita dificuldade.  Um fato subjetivo, pelo contrário, só existe para alguns sujeitos, mas não necessariamente para outros.

Há quem acredite que coisas como sentimentos e inspiração artística podem ser explicados, controlados e criados apenas com mudanças na realidade objetiva (por exemplo, com substâncias químicas, estímulos elétricos ou condicionamento verbal).  Eu já não creio que seja assim.  Como se costuma dizer, zibs e eu achamos que essa seria uma postura excessivamente REDUCIONISTA (porque "reduziria" o mundo subjetivo a manifestações e consequências do que é objetivamente real).
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Hendrik Van Dingenen

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #52 Online: 04 de Dezembro de 2005, 21:05:46 »
Apenas os fatos dirão se há objetividade ou subjetividade nos fenômenos que você disse, Dantas. Até podemos achar o que mais gostarmos, mas os fatos é que irão valer no fim.

Reducionismo? pode ser, mas então também há a possibilidade que os fenômenos naturais não sejam, basicamente, tão complicados assim e de fato tudo possa ser reduzido à meia dúzia de regras objetivas.

[]'s

Hendrik
Ubi dubium, ibi libertas.

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
A ciencia é dogmatica?
« Resposta #53 Online: 04 de Dezembro de 2005, 21:24:58 »
Citação de: Luis
REDUCIONISTA (porque "reduziria" o mundo subjetivo a manifestações e consequências do que é objetivamente real).  

Apenas um comentario àquele que consegue me entender :roll: ....
Esta frase é perfeita.E eu arriscaria ir um pouco mais alem(sei que pode nao concordar ou "admitir", ao menos explicitamente :wink: ): eu diria que a verdade é justamente o contrario: o objetivo é manifestacao e consequencia do subjetivo - universo mental.Mas deixa para lá, é apenas uma breve divagaçao... :lol:
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Kid

• Nível 08
  • *
Re: Re.: A ciencia é dogmatica?
« Resposta #54 Online: 05 de Dezembro de 2005, 01:30:26 »
Citação de: Hendrik Van Dingenen
Citação de: Kid
Minha teoria servia apenas pra explicar como um ser exterior a nossa propria dimensao poderia ter criado "tudo" do "nada".

Energia não pode ser criada. De algum lugar esse ser tirou material para nos fabricar.

[]'s

Hendrik

Você não leu (ou não entendeu) entendeu a minha teoria :(

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
A ciencia é dogmatica?
« Resposta #55 Online: 05 de Dezembro de 2005, 05:18:27 »
Por que? o "nada" e "tudo" seriam apenas aparentes?

[]'s

Hendrik

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #57 Online: 05 de Dezembro de 2005, 08:01:56 »
Citação de: Danniel
isso que o Zibs propôs no primeiro tópico é basicamente solipsismo, não? Mas com uma explicação por trás...

Nada a ver, pois o solipsismo seria uma pessoa vivendo num mundo segundo suas sensaçoes, sendo as demais meras impressoes sem existencia própria - dicionario Houaiss.Aonde que esta descartada a existencia/interatividade entre os seres nesta teoria?

O solipsismo ocorreria, imagino, na teoria de que nosso mundo é um "sonho", ou seja, eu estaria sonhando "acordado", assim as pessoas no meu sonho nao seriam reais, mas sim impressoes criadas por meu proprio cerebro.
Consegue perceber como apenas a subjetividade(abstracao) pode interpretar corretamente a subjetividade(abstracao).... :?:  :wink:
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #58 Online: 05 de Dezembro de 2005, 08:15:37 »
Como sabe que a interpretação é correta? Que eu saiba existem n modelos sobre a realidade cujas bases são a abstração.

[]'s

Hendrik

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #59 Online: 05 de Dezembro de 2005, 08:21:32 »
Citação de: Hendrik Van Dingenen
Como sabe que a interpretação é correta? Que eu saiba existem n modelos sobre a realidade cujas bases são a abstração.

[]'s

Hendrik

Ué, se nao é correta, encontre furo nela e aonde nao se encaixa com o conceito objetivo...Eu a captei, e é impossivel explicar isso objetivamente...
Sim, pode existir n modelos para este conceito, o meu é um.O que importa é a essencia da ideia, e nao sua veste...
E é ai que entra a intuicao...

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
A ciencia é dogmatica?
« Resposta #60 Online: 05 de Dezembro de 2005, 09:10:00 »
Aí, zibs, numa boa: o ônus da prova é teu, risos. Não sou eu que tenho de provar que não existe o dragão invisível, incorpóreo, imaterial, atérmico e inodor ao dono da garagem. Ele que tem de fazer isso!

Muitos desses outros modelos são essencialmente divergentes, se não fundamentalmente incompatíveis, uns com os outros.

A essência do seu método é a forma como a verdadeira realidade é detectada e os mecanismos dela, não é isso? Bom, pelo mesmo método, diferentes indivíduos captam realidades e mecanismos paradoxais entre si.

Não podem estar todos certos, né?

[]'s

Hendrik

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #61 Online: 05 de Dezembro de 2005, 09:34:43 »
A essência do seu método é a forma como a verdadeira realidade é detectada e os mecanismos dela, não é isso? Bom, pelo mesmo método, diferentes indivíduos captam realidades e mecanismos paradoxais entre si.

Ah, pelo amor de Deus( :mrgreen: ), Hendrik, nao me enrole com jogo de palavras.A essencia nao é a forma(veste), mas sim a propria essencia.Se nao foi captada a essencia, ache os furos do meu exemplo no conceito objetivo sobre silopsismo.Cade os furos?

Po, vamos parar com esta filosofia idiota - e eu pedi, no inicio do post, que nao entrassemos em tecnicismos conceituais.Eu exemplifiquei muito bem o silopsismo, apontando os defeitos logicos do exemplo do Danniel.Se discordas, refute o meu exemplo em relacao ao conceito.Se nao consegue, nao tente me enrolar :mrgreen: ...

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
A ciencia é dogmatica?
« Resposta #62 Online: 05 de Dezembro de 2005, 10:11:14 »
K, Hendrik, eu provo que captei a essencia e a forma tambem.

Tai, pesquisei agora e estava correto:

Portanto, ser capaz de fazer conexões entre elementos de nossa vida pregressa com desenvoltura racional não demonstra qualquer realidade de nossa existência na vigília, ao menos não além da que podemos fazer durante qualquer sonho mais lúcido, do tipo dos que conseguem nos enganar.
-------- Ademais, se tal capacidade racional fosse tão confiável para nos garantir a existência real, porque ela parece inútil para nos fazer diferenciar o sonho da realidade? Porque continuamos sonhando coisas que nos parecem tão reais, em especial quando agradáveis, e depois acordamos com aquela decepcionante sensação de que, “era apenas um sonho”? O inverso vale para o caso do pesadelo. Tal capacidade de juntar as coisas numa sequência racional só nos parece válida enquanto estamos aqui, neste aparente mundo mais racional, ou seja, é um argumento circular, ou então também é válida quando estivermos lá, no mundo dos sonhos.
-------- E para finalizar, quem garante que realmente estamos vivendo num nível mais intenso de realidade do que quando estamos no sonho? E se, todas as noites, ao dormirmos, na verdade despertamos para uma vida muito mais lúcida e racional, esquecendo de tudo ao despertarmos? Essa é, por sinal, uma alegação comum em certas religiões espiritistas e xamânicas.
-------- Portanto o argumento da Racionalidade embora me pareça suficiente para estabelecer uma superioridade epistemológica temporária entre um nível de existência e outro, o do mundo vigílico sobre o mundo onírico, não é ainda assim capaz de garantir a “realidade” deste mundo vigílico.
-------- Concluo então, que Descartes se deparou com o problema do Solipsismo, mas o menosprezou, bem como TODOS os demais filósofos modernos. Em parte creio que isto se deva ao fato de que eles não consideraram um conceito que só viria a lume com Freud, o do Inconsciente, com o qual poderia perceber o quanto a possibilidade de que todos os eventos à nossa volta sejam projeções de nossa própria mente, não seja imediatamente contraditório.

Outra:
A ÚNICA visão de realidade absolutamente irrefutável é a SOLIPSISTA.

O SOLIPSISMO é a idéia de que a única realidade é o próprio EU, é que tudo o mais não tem existência em si própria, ou não se pode comprovar tal existência. A ilusão do mundo então, incluindo as outras pessoas, seria uma projeção da mente.

Um Ser Humano pode duvidar de tudo, mesmo das impressões que lhe chegam aos sentidos. Pode supor que tudo o que ouve, vê, sente e etc seja uma ilusão, um sonho.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #63 Online: 07 de Dezembro de 2005, 03:40:52 »
Citação de: zibs
O solipsismo ocorreria, imagino, na teoria de que nosso mundo é um "sonho", ou seja, eu estaria sonhando "acordado", assim as pessoas no meu sonho nao seriam reais, mas sim impressoes criadas por meu proprio cerebro.

O interessante é que o solipsismo acaba sendo uma tentação para reducionistas ao objetivismo (que acham que tudo pode ser reduzido a elementos mensuráveis, e portanto os elementos subjetivos são "pura imaginação"), mas é uma tentação muito maior e mais perigosa para reducionistas ao subjetivismo.

Isso porque Danniel percebeu corretamente um ponto importante: os elementos objetivos da realidade NÃO podem justificar diretamente uma atitude de solipsismo.  O solipsismo é, necessariamente, uma distorção da relação com os valores subjetivos.

O que acontece, creio, é que uma visão reducionista ao objetivo (ou como por vezes se diz, "cartesiana") negligencia o subjetivismo a tal ponto que os conteúdos subjetivos se vêem desconectados dos fatos objetivos quase completamente.  Sem essa conexão entre o tangível e partilhável (objetivo) e o emocionalmente e existencialmente significativo (subjetivo) as mudanças subjetivas se tornam quase irrelevantes, e por isso mesmo não conseguem ser corretamente "calibradas" pela interação com a existência.

Mas uma visão reducionista ao subjetivo (armadilha típica de certas crenças "New Age" e de algumas doutrinas, principalmente do que se costuma chamar de "Caminho da Mão Esquerda") leva a um risco muito maior de solipsismo, porque além de cindir a ligação entre a realidade compartilhada e os significados subjetivos (como o outro reducionismo também faz), também exalta a importância da auto-satisfação em detrimento do que pode ser comprovado (e, portanto, compartilhado).  Ou seja, torna possível o solipsismo (porque é reducionismo) e o torna atraente também (porque valoriza o subjetivo e negligencia o objetivo).

Em ambas as origens, o solipsismo é a porta de entrada para uma série de problemas psicológicos, da esquizofrenia à bipolaridade, passando por uma variedade de posturas destrutivas e anti-sociais.

O exemplo clássico são as manias de conspiração.  Como estão acostumados a pôr o que sentem por cima dos fatos sem cerimônia, os reducionistas ao subjetivo correm o risco de desconsiderar os fatos sem ver nada de errado com isso.  Vem daí as insistências em que há alienígenas na Área 51, em que há uma "conspiração da ciência" para ocultar a "realidade dos fenômenos espíritas", ou ainda em que há uma "conspiração de dominação e repressão" para impedir as pessoas individuais de "vivenciar suas verdadeiras naturezas animais".

Na verdade, os dois reducionismos (principalmente o subjetivo) são um excelente exemplo dos motivos por que faz sentido pensar em ter uma Filosofia Clínica.

eu arriscaria ir um pouco mais alem(sei que pode nao concordar ou "admitir", ao menos explicitamente :wink: ): eu diria que a verdade é justamente o contrario: o objetivo é manifestacao e consequencia do subjetivo - universo mental. Mas deixa para lá, é apenas uma breve divagaçao... :lol:

Como acabo de tentar ilustrar, eu considero essa convicção algo perigosa.  Acho legítimo opinar que o "Telos", o impulso motivacional ou mesmo criador, seja por sua natureza subjetivo, mas o reducionismo pleno ao subjetivo não é algo que eu considero saudável.

Se há um elemento que é "mais verdadeiro" do que os outros nesse modelo de dicotomia entre objetivo e subjetivo que estamos usando, sou forçado a propor que esse elemento não pode ser nem o objetivo nem o subjetivo, e sim a interação e interconexão entre ambos.  Se não mais verdadeiro, pelo menos mais conducente à saúde mental e existencial...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #64 Online: 07 de Dezembro de 2005, 04:56:38 »
Se há um elemento que é "mais verdadeiro" do que os outros nesse modelo de dicotomia entre objetivo e subjetivo que estamos usando, sou forçado a propor que esse elemento não pode ser nem o objetivo nem o subjetivo, e sim a interação e interconexão entre ambos. Se não mais verdadeiro, pelo menos mais conducente à saúde mental e existencial...

Eu concordo, Luis.Vivo falando sobre o estímulo à nossa criatividade, mas nao costumo negligenciar o objetivo demonstravel.O adequado é o caminho do meio, nao há duvidas, principalmente para harmonia mental.

E concordo tambem que o solipsismo pode ser uma porta de entrada para problemas psicologicos, assim como tambem o objetivismo - nada a ver com ceticismo.Digo dos objetivistas patologicos, que podem estar a reprimir ou negar seus sentimentos/emocoes/capacidade de sonhar.Em ambos os casos, seja reduzir tudo ao subjetivo, seja ao objetivo, ao menos na minha opiniao, é ser um pouco radical.Mas digo isso no modo de pensarmos e agirmos no geral, e nao "isoladamente", pois podemos dar credito ao objetivo em certas coisas, e outras nao...

Entre todas estas teorias da Nova Era, a que acho mais propícia a ser caracterizada como uma abertura a um disturbio psicologico, sao as que pregam o fim do mundo.Eu conheço varios la no forum do GVA que estao respirando isso como uma verdade inarredavel, e desta forma estao deixando suas vidas de lado.Fugir da realidade pode ser produtivo por certo tempo, principalmente para encararmos o mundo de outra forma, e dar vazao as nossas frustracoes, desde que c/ o sentido de nos reequilibrarmos.Mas realmente isso é perigoso, pois pode progredir para uma patologia.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #65 Online: 08 de Dezembro de 2005, 17:56:57 »
Entre todas estas teorias da Nova Era, a que acho mais propícia a ser caracterizada como uma abertura a um disturbio psicologico, sao as que pregam o fim do mundo. Eu conheço varios la no forum do GVA que estao respirando isso como uma verdade inarredavel, e desta forma estao deixando suas vidas de lado. Fugir da realidade pode ser produtivo por certo tempo, principalmente para encararmos o mundo de outra forma, e dar vazao as nossas frustracoes, desde que c/ o sentido de nos reequilibrarmos. Mas realmente isso é perigoso, pois pode progredir para uma patologia.

Eu vejo essa crença no fim do mundo iminente como uma das maneiras de contornar o peso emocional da existência.  Casos assim, me parece, de pouco vale tratar psicologicamente, porque o problema é mais existencial mesmo.

Você por acaso chegou a ler meu texto de 21 de novembro no meu blog? http://luisdantas.zip.net

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #66 Online: 08 de Dezembro de 2005, 18:50:38 »
Citação de: Luis Dantas
Entre todas estas teorias da Nova Era, a que acho mais propícia a ser caracterizada como uma abertura a um disturbio psicologico, sao as que pregam o fim do mundo. Eu conheço varios la no forum do GVA que estao respirando isso como uma verdade inarredavel, e desta forma estao deixando suas vidas de lado. Fugir da realidade pode ser produtivo por certo tempo, principalmente para encararmos o mundo de outra forma, e dar vazao as nossas frustracoes, desde que c/ o sentido de nos reequilibrarmos. Mas realmente isso é perigoso, pois pode progredir para uma patologia.

Eu vejo essa crença no fim do mundo iminente como uma das maneiras de contornar o peso emocional da existência.  Casos assim, me parece, de pouco vale tratar psicologicamente, porque o problema é mais existencial mesmo.

Você por acaso chegou a ler meu texto de 21 de novembro no meu blog? http://luisdantas.zip.net

Vou ler, Luiz.Embora admita que estou cansado, neste momento, de subjetividade/filosofia - cada um creia no que quiser...
Vou ficar em assuntos mais concretos pois assim fica mais facil validar meus argumentos :wink:

O Pensador

• Visitante
A ciencia é dogmatica?
« Resposta #67 Online: 09 de Dezembro de 2005, 17:16:17 »
Dizem que os princípios da falseabilidade e da verificaçâo empírica nâo sâo metafísicos mas somente orientadores da verdade;um guia para facilitar nosso acesso à verdade e prover uma probabilidade maior de estarmos próximos dela.

Mas entâo eles deveriam ser testáveis e falseáveis,o que eles aparentemente nâo sâo.Como testar empiricamente a veracidade do método empírico?Como testar empiricamente a possibilidade de que as informaçôes empiricamente adquiridas sejam falsas?

Isso parece terminar em redundância,a nâo ser que penetremos em novos conceitos eepistemológicos para lidar com a questâo...

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
A ciencia é dogmatica?
« Resposta #68 Online: 09 de Dezembro de 2005, 17:56:09 »
:dedos:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
A ciencia é dogmatica?
« Resposta #69 Online: 09 de Dezembro de 2005, 18:35:16 »
Citação de: O Pensador
Dizem que os princípios da falseabilidade e da verificaçâo empírica nâo sâo metafísicos mas somente orientadores da verdade;um guia para facilitar nosso acesso à verdade e prover uma probabilidade maior de estarmos próximos dela.

Mas entâo eles deveriam ser testáveis e falseáveis,o que eles aparentemente nâo sâo.Como testar empiricamente a veracidade do método empírico?Como testar empiricamente a possibilidade de que as informaçôes empiricamente adquiridas sejam falsas?

Isso parece terminar em redundância,a nâo ser que penetremos em novos conceitos eepistemológicos para lidar com a questâo...

Pensador... Não basta pensar, precisa usar a cabeça!

Os processos do Método Científicos funcionam, mas não por ser possível testar ou falsear a eles próprios, mas porque, pela lógica, eles tendem a representar ao máximo a realidade objetiva. Veja:

O Empirismo funciona pela observação de uma alegação, e a repetição dessa alegação em condições diferentes de espaço e tempo, ou seja, um experimento comprovado empíricamente pode se repetido quantas vezes quiser que vai dar sempre o mesmo resultado. Como está sempre dando o mesmo resultado, não há motivos para se acreditar que uma hora ele vá parar de dar o mesmo resultado. O resultado empírico independe de nossa vontade ou de qualquer subjetividade.

A Falseabilidade serve para analisar se toda a alegação é necessária para um evento ocorrer, ou se ele vai mesmo ocorrer. Se você alega por exemplo que tomar Doril e dar 3 pulinhos vai tirar a dor de cabeça, vai-se analisar se é possível tirar essa mesma dor de cabeça só com os 3 pulinhos ou só com o Doril. Como o resultado nós já sabemos, descarta-se a idéia dos 3 pulinhos pois pelo empirismo foi mostrado que não funciona. A falseabilidade também é algo que pode sempre repetir dando sempre o mesmo resultado sobre uma alegação. E também não há motivos que nos façam duvidar de tal método...

...A menos que uma pessoa queira acreditar em algo que não condiz com a realidade objetiva ou seja esquisofrênica.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
A ciencia é dogmatica?
« Resposta #70 Online: 09 de Dezembro de 2005, 18:48:34 »
Dizem que os princípios da falseabilidade e da verificação empírica não são metafísicos mas somente orientadores da verdade; um guia para facilitar nosso acesso à verdade e prover uma probabilidade maior de estarmos próximos dela.

Certo.

Mas então eles deveriam ser testáveis e falseáveis, o que eles aparentemente não são.

São sim.  O que não são é universalmente válidos.

Como testar empiricamente a veracidade do método empírico?Como testar empiricamente a possibilidade de que as informaçôes empiricamente adquiridas sejam falsas?

Aceitando que o que pode ser empiricamente verificado e comprovado é parte da verdade, mas não toda a verdade.

O Pensador

• Visitante
A ciencia é dogmatica?
« Resposta #71 Online: 09 de Dezembro de 2005, 20:04:42 »
Citação de: Alenônimo

Pensador... Não basta pensar, precisa usar a cabeça!

Os processos do Método Científicos funcionam, mas não por ser possível testar ou falsear a eles próprios, mas porque, pela lógica, eles tendem a representar ao máximo a realidade objetiva. Veja:

O Empirismo funciona pela observação de uma alegação, e a repetição dessa alegação em condições diferentes de espaço e tempo, ou seja, um experimento comprovado empíricamente pode se repetido quantas vezes quiser que vai dar sempre o mesmo resultado. Como está sempre dando o mesmo resultado, não há motivos para se acreditar que uma hora ele vá parar de dar o mesmo resultado. O resultado empírico independe de nossa vontade ou de qualquer subjetividade.

A Falseabilidade serve para analisar se toda a alegação é necessária para um evento ocorrer, ou se ele vai mesmo ocorrer. Se você alega por exemplo que tomar Doril e dar 3 pulinhos vai tirar a dor de cabeça, vai-se analisar se é possível tirar essa mesma dor de cabeça só com os 3 pulinhos ou só com o Doril. Como o resultado nós já sabemos, descarta-se a idéia dos 3 pulinhos pois pelo empirismo foi mostrado que não funciona. A falseabilidade também é algo que pode sempre repetir dando sempre o mesmo resultado sobre uma alegação. E também não há motivos que nos façam duvidar de tal método...

...A menos que uma pessoa queira acreditar em algo que não condiz com a realidade objetiva ou seja esquisofrênica.

Eu compreendo Alenônimo.Em minha opiniâo o método empírico é extremamente necessário por sua utilidade prática,mas seus postulados nâo podem arrogar correspondência em qualquer nível com a Relidade ùltima,pelo simples fato de existir a hipótese de que nossa " realidade" seja ilusória.Posso estar errado,mas por enquanto este é meu posicionamento a respeito.

O Pensador

• Visitante
A ciencia é dogmatica?
« Resposta #72 Online: 09 de Dezembro de 2005, 20:06:27 »
Citação de: Luis Dantas
Dizem que os princípios da falseabilidade e da verificação empírica não são metafísicos mas somente orientadores da verdade; um guia para facilitar nosso acesso à verdade e prover uma probabilidade maior de estarmos próximos dela.

Certo.

Mas então eles deveriam ser testáveis e falseáveis, o que eles aparentemente não são.

São sim.  O que não são é universalmente válidos.

Como testar empiricamente a veracidade do método empírico?Como testar empiricamente a possibilidade de que as informaçôes empiricamente adquiridas sejam falsas?

Aceitando que o que pode ser empiricamente verificado e comprovado é parte da verdade, mas não toda a verdade.

Nosso entendimento do assunto é parecido Luiz :wink: .

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #73 Online: 09 de Dezembro de 2005, 20:27:17 »
Pelo menos enquanto lançamentos de moeda não entrarem em cena. :roll:

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #74 Online: 09 de Dezembro de 2005, 20:37:45 »
:histeria:

:P
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!