Autor Tópico: Os DOIS 10 Mandamentos Bíblicos  (Lida 9195 vezes)

Brad

• Visitante
Os DOIS 10 Mandamentos Bíblicos
« Resposta #50 Online: 16 de Dezembro de 2005, 18:58:06 »
Os historiadores acham mesmo que Moisés vagou 40 anos num deserto tão pequeno? É impossível ficar 40 anos naquele deserto
!

Calma, rapaz, é apenas uma metáfora. Mas, com se tratava de povo nômade, a travessia deve ter sido feita aos poucos, com paradas em pastagens , oásis ou onde era possível a sobrevivencia, antes de continuar o caminho a terra supostamente prometida.
Mas, é fato histórico, os hebreus migraram do Egito e chegaram a Palestina, claro que isso nao se deu de uma vez só, durou vários anos, por que o povo  acampava e explorava um derterminado local durante um certo tempo.

Está me parecendo aqueles comentários artísticos de quadros cubistas. Interpretações que explicam tudo tim-tim por tim-tim em como pode uma ave virar uma vaca. É sempre uma analogia muito complicada que os povos de 2.000 anos atrás, notadamente mais burros que a gente, conseguiram criar para dar um ar de superioridade transcendental

Sempre tem um contexto da época, sempre tem uma analogia, e sempre tem uma interpretação para explicar cada minucioso detalhe daquilo que não pode ser explicado. É isso que tá me deixando irritado!
.

Não é bem, assim...relaxe...8-)  Claro que explicações podem funcionar quando se trata de história e dados arqueológicos, no caso da história, ela se baseiam em documentos , heurística, hermeneutica, e relatos de historiadores para construir um dado histórico. No caso dos "dez ditos" , eram leis que o povo hebreu precisou dentro de um determinado contexto para sua sobrevivencia e união em grupos, então , é muito remota a possiobilidade de haver qualçquer contradição entre essas leis, já que ela estava totalmente enquadrada nos costumes judaicos, e eles precisavam do acerto das leis para união do povo hebreu. Não quero dizer que na Bíblia não tem contradições, não é isso...mas com relação as leis de moisés , acho muito difícil isso ter acontecido. Mas é apenas uma idéia, como a de outros pesquisadores e historiadores...ninguém é dono da verdade

Porquê você não faz então um trabalho em conjunto com os historiadores e cria uma espécie de Bíblia supercomentada com todos os detalhes de toda ela? Aproveite para explicar como trechos como o Êxodo 32:27-8, Deuteronômio 20:10, 21:18, 22:22-23, II Crônicas 15:13 e Mateus 10:34, que são notadamente sangrentos e incitadores de Guerra num contexto que mostre a dinamicidade das idéias de Deus tentando se espalhar harmoniosamente pelo planeta numa simples analogia com guerras por ser algo que o povo na época entendia.

Não sou superhomem. Sou apenas um pesquisador encantado com outras culturas. Eu faço o que me é possível dentro do possível

Me ensina a editar como voce edita para que encargo deste trabalho não fique a voce, ok? abraços

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
Re.: Os DOIS 10 Mandamentos Bíblicos
« Resposta #51 Online: 16 de Dezembro de 2005, 22:05:15 »
É, Brad... Vc foi banido por embromation.
"Vaidade de vaidades; tudo é vaidade" - Eclesiastes 01:02

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #52 Online: 16 de Dezembro de 2005, 22:22:29 »
Plank, editar os posts é fácil. Como você deve estar usando os recursos visuais do fórum, não está prestando atenção nos códigos...

quando se coloca algo entre os comandos
e
, eles aparecem dentro de uma caixa de citação. Se colocar algo como
Citação de: Plank
no lugar de
, aparece como uma citação da pessoa Plank.

Pode usar também as tags e para deixar o texto em negrito. Ou usar e para deixar o texto em itálico. Tem a tag que sublinha também.

A tag
[code] é parecidíssima com a tag
, mas o texto fica com fontes monoespaçadas.

A tag vai aparecer:
http://www.alenonimo.com.br/banners/banner2.gif" border="0" />

A tag http:// serve para mostrar URLs. Geralmente não precisa usar, bastando digitar o endereço somente. Mas é muito útil quando o endereço é grande demais ou não quer que apareça o endereço puro. Se escrever [url=http://www.alenonimo.com.br/]Alenônimo.com.br, vai aparecer a palavra "Alenônimo.com.br" com o link para o site "http://www.alenonimo.com.br/".

Nesta minha mensagem, eu desativei os BBCodes para você poder ver como funcionam. Mas numa mensagem normal, se escrever os comandos, eles são interpretados automaticamente e fazem aparecer o que precisa. Tente você mesmo para ver, ou clique em editar as mensagens para ver como elas aparecem.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 16 de Dezembro de 2005, 22:25:32 »
Plank, não vi problema nenhum com a mensagem do Sky. Estou retirando o cartão também.

Talvez você tenha ficado chateado com a atitude do Sky Kunde no Okurt, mas isso não tem nada a ver aqui. E peço que evitem estender essa discussão aqui...

Sobre seu registro, você mesmo pode retirar ele no perfil, mas espero que você tenha dito isso apenas num momento de raiva e reconsidere.

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
« Resposta #54 Online: 16 de Dezembro de 2005, 22:28:13 »
|(

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #55 Online: 16 de Dezembro de 2005, 22:36:18 »
Os historiadores acham mesmo que Moisés vagou 40 anos num deserto tão pequeno? É impossível ficar 40 anos naquele deserto
!

Calma, rapaz, é apenas uma metáfora. Mas, com se tratava de povo nômade, a travessia deve ter sido feita aos poucos, com paradas em pastagens , oásis ou onde era possível a sobrevivencia, antes de continuar o caminho a terra supostamente prometida.
Mas, é fato histórico, os hebreus migraram do Egito e chegaram a Palestina, claro que isso nao se deu de uma vez só, durou vários anos, por que o povo  acampava e explorava um derterminado local durante um certo tempo.

Essa dos 40 anos no deserto, eu acho que eu consigo explicar. Na bíblia, quando aparece algum número, eles tendem a ser exagerados para mostrar que Deus é poderoso ou que os messias passam por grandes provações...

Tem uma parte onde diz que algumas crianças riram da careca de Eliseu e este invocou o poder de Deus para mandar uma ursa matar 42 crianças (e ainda assim não teriam sido todas). Aí eu te pergunto: ele estava numa creche?

Quando se vê as medidas das construções de Salomão, são números absurdos e impossíveis. Quando se vê alguns milagres da Bíblia, são números estupidamente aumentados. Pragas que matam 180.000 pessoas primogênitas de um lugar só são um exemplo.

Quer dizer... eles erram brutalmente nos números e em passagens redundantes. Porque não errariam ao escrever os 10 mandamentos? Não digo que os judeus não os seguiam, mas duvido que tenha sido tudo como está escrito na Bíblia. É um livro que passou por muitas mãos antes de se tornar algo definitivo (e é por isso que há tantas diferenças entre versões hebraicas e gregas).

Eu acho que a Bíblia em hebraico, mesmo sendo a mais perto de ser a "verdadeira", não condiz com os fatos que teriam sido narrados primeiramente. Havia muita dificuldade em passar tudo para o papel e a estória era contada oralmente.

Está me parecendo aqueles comentários artísticos de quadros cubistas. Interpretações que explicam tudo tim-tim por tim-tim em como pode uma ave virar uma vaca. É sempre uma analogia muito complicada que os povos de 2.000 anos atrás, notadamente mais burros que a gente, conseguiram criar para dar um ar de superioridade transcendental

Sempre tem um contexto da época, sempre tem uma analogia, e sempre tem uma interpretação para explicar cada minucioso detalhe daquilo que não pode ser explicado. É isso que tá me deixando irritado!
.

Não é bem, assim...relaxe...8-)  Claro que explicações podem funcionar quando se trata de história e dados arqueológicos, no caso da história, ela se baseiam em documentos , heurística, hermeneutica, e relatos de historiadores para construir um dado histórico. No caso dos "dez ditos" , eram leis que o povo hebreu precisou dentro de um determinado contexto para sua sobrevivencia e união em grupos, então , é muito remota a possiobilidade de haver qualçquer contradição entre essas leis, já que ela estava totalmente enquadrada nos costumes judaicos, e eles precisavam do acerto das leis para união do povo hebreu. Não quero dizer que na Bíblia não tem contradições, não é isso...mas com relação as leis de moisés , acho muito difícil isso ter acontecido. Mas é apenas uma idéia, como a de outros pesquisadores e historiadores...ninguém é dono da verdade

Como eu disse antes, naquela época as tradições eram orais e havia dificuldade em transcrevê-las. Não acha que quem transcreveu não pode ter cometido esses erros? Todas essas explicações dão a entender que há muita gente querendo "explicar" esses erros como não sendo erros.

Não duvidaria que alguns desses historiadores fossem movidos por motivos religiosos e dessem essas explicações todas hoje. Até hoje os religiosos não admitem que o Santo Sudário foi forjado por Da Vinci!

Porquê você não faz então um trabalho em conjunto com os historiadores e cria uma espécie de Bíblia supercomentada com todos os detalhes de toda ela? Aproveite para explicar como trechos como o Êxodo 32:27-8, Deuteronômio 20:10, 21:18, 22:22-23, II Crônicas 15:13 e Mateus 10:34, que são notadamente sangrentos e incitadores de Guerra num contexto que mostre a dinamicidade das idéias de Deus tentando se espalhar harmoniosamente pelo planeta numa simples analogia com guerras por ser algo que o povo na época entendia.

Não sou superhomem. Sou apenas um pesquisador encantado com outras culturas. Eu faço o que me é possível dentro do possível

Não deixa de ser um trabalho interessante. Só lamento que não se possa garantir que as fontes de todos os historiadores sejam completamente idôneas.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 16 de Dezembro de 2005, 22:37:20 »
Não tragam a briga do orkut para cá.

Discutam somente o assunto do tópico com argumentos relevantes. Quem expulsou quem, quem foi injustiçado ou censurado no orkut não diz respeito a este tópico.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Brad

• Visitante
« Resposta #57 Online: 16 de Dezembro de 2005, 22:42:34 »
Eu acho que a Bíblia em hebraico, mesmo sendo a mais perto de ser a "verdadeira", não condiz com os fatos que teriam sido narrados primeiramente. Havia muita dificuldade em passar tudo para o papel e a estória era contada oralmente

Bem , como eu falei anteriormente, os aspectos religiosos da questão não é de minha alçada, apenas me detive na questão sobre a contradição existentes nos "10 ditos" de Moisés que considero remota pelas razões históricas apontadas.

Sobre idoneidade de historiadores é uma questão delicada, aquele que tenta refutar um trabalho direcionado a pesquisa de povos antigos deve pelo menos apresentar algo a altura que traga todas as variáveis que desqualifique o trabalho, coisa que , talvez, só outro historiador sério pode se aventurar a fazer

Como eu disse antes, naquela época as tradições eram orais e havia dificuldade em transcrevê-las. Não acha que quem transcreveu não pode ter cometido esses erros? Todas essas explicações dão a entender que há muita gente querendo "explicar" esses erros como não sendo erros.

Não duvidaria que alguns desses historiadores fossem movidos por motivos religiosos e dessem essas explicações todas hoje. Até hoje os religiosos não admitem que o Santo Sudário foi forjado por Da Vinci!

Mas, aí voce teria que desconfiar de praticamente a esmagadora maioria das descobertas da ciencia, desde a física do anglicano Newton, a genética do monge Mendel até o Big Bang que foi idealizado por um padre, o que talvez, não seja uma avaliação sensata.
Sobre tradições orais, pode haver esse erro, mas creio que os hebreus não seriam tão burros de criar códigos contraditórios para se organizar como uma nação, principalmente leis que o ajudaram a viver na adversidade, é uma coisa a pensar....

Aprendi a editar obrigado

Brad

• Visitante
« Resposta #58 Online: 17 de Dezembro de 2005, 07:08:12 »
"Disse Deus que iria escrever as MESMAS PALAVRAS nas tábuas, mas não é o que acontece. Como vemos em Êxodo 34:14-24, os dez mandamentos mudaram, e muito:"

Voces ao proporem o tópico, leram outras partes do Êxodo logo a seguir da primeira versão dos"10 ditos" ? Bem, os hebreus não constituem as preferencias de minhas pesquisas sobre o mundo antigo, mas lendo atentamente o Êxodo , olha só que eu encontrei : O complemento dos 10 ditos(quer dizer que houve os *Primeiros 10 ditos", mais uma complementação de 613 preceitos, pois o *suposto deus* não cessou de falar a Moisés logo após ter ditado a ele, na primeira lavra :

Também não oprimirás o estrangeiro; pois vós conheceis o coração do estrangeiro, pois fostes estrangeiros na terra do Egito. 23:9
     Também seis anos semearás tua terra, e recolherás os seus frutos; 23:10
     Mas ao sétimo a dispensarás e deixarás descansar, para que possam comer os pobres do teu povo, e da sobra comam os animais do campo. Assim farás com a tua vinha e com o teu olival. 23:11
     Seis dias farás os teus trabalhos mas ao sétimo dia descansarás; para que descanse o teu boi, e o teu jumento; e para que tome alento o filho da tua escrava, e o estrangeiro. 23:12
     E em tudo o que vos tenho dito, guardai-vos; e do nome de outros deuses nem vos lembreis, nem se ouça da vossa boca. 23:13
     Três vezes no ano me celebrareis festa. 23:14
     A festa dos pães ázimos guardarás; sete dias comerás pães ázimos, como te tenho ordenado, ao tempo apontado no mês de Abibe; porque nele saíste do Egito; e ninguém apareça vazio perante mim; 23:15
     E a festa da sega dos primeiros frutos do teu trabalho, que houveres semeado no campo, e a festa da colheita, à saída do ano, quando tiveres colhido do campo o teu trabalho. 23:16
     Três vezes no ano todos os teus homens aparecerão diante do Senhor DEUS. 23:17
     Não oferecerás o sangue do meu sacrifício com pão levedado; nem ficará a gordura da minha festa de noite até pela manhã. 23:18
     As primícias dos primeiros frutos da tua terra trarás à casa do SENHOR teu Deus; não cozerás o cabrito no leite de sua mãe. 23:19
     Eis que eu envio um anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado. 23:20
     Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques à ira; porque não perdoará a vossa rebeldia; porque o meu nome está nele. 23:21
     Mas se diligentemente ouvires a sua voz, e fizeres tudo o que eu disser, então serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários. 23:22
     Porque o meu anjo irá adiante de ti, e te levará aos amorreus, e aos heteus, e aos perizeus, e aos cananeus, heveus e jebuseus; e eu os destruirei. 23:23
     Não te inclinarás diante dos seus deuses, nem os servirás, nem farás conforme às suas obras; antes os destruirás totalmente, e quebrarás de todo as suas estátuas. 23:24
     E servireis ao SENHOR vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades. 23:25
     Não haverá mulher que aborte, nem estéril na tua terra; o número dos teus dias cumprirei. 23:26
     Enviarei o meu terror adiante de ti, destruindo a todo o povo aonde entrares, e farei que todos os teus inimigos te voltem as costas. 23:27
     Também enviarei vespões adiante de ti, que lancem fora os heveus, os cananeus, e os heteus de diante de ti. 23:28
     Não os lançarei fora de diante de ti num só ano, para que a terra não se torne em deserto, e as feras do campo não se multipliquem contra ti. 23:29
     Pouco a pouco os lançarei de diante de ti, até que sejas multiplicado, e possuas a terra por herança. 23:30
     E porei os teus termos desde o Mar Vermelho até ao mar dos filisteus, e desde o deserto até ao rio; porque darei nas tuas mãos os moradores da terra, para que os lances fora de diante de ti. 23:31
     Não farás aliança alguma com eles, ou com os seus deuses. 23:32
     Na tua terra não habitarão, para que não te façam pecar contra mim; se servires aos seus deuses, certamente isso será um laço para

Comparando com a segunda versão"dez ditos", não há praticamente diferença alguma :lol:  Houve destoação na questão literal das duas versão dos 10 ditos, mas o complemento após os primeiros "10 ditos" cita exatamente o que diz o segundo, as leis judaicas continuaram e seguiram o curso das tradições sem destoarem entre si.
Isso *corrobora* o que eu disse anteriormente, de que o povo hebreu dificilmente aceitariam contradições, em leis tão óbvias, pois estas leis é que os uniam na adversidade .
Outra coisa importante: Para os judeus não era só os 10 mandamentos que eram importantes, mas o 613 preceitos que o acompanham, como podemos ver neste trecho do link já postado anteriormente: "Mas na verdade a tradução correta de Assêret Hadibrot é "Dez Falas" ou "Dez Ditos", sendo que estes são dez princípios que incluem toda a Torá e seus 613 preceitos, inclusive estes dez. As próprias letras de Assêret Hadibrot demonstram este fato."

Missão cumprida 8-)

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #59 Online: 19 de Dezembro de 2005, 17:05:37 »
Comparando com a segunda versão"dez ditos", não há praticamente diferença alguma  Houve destoação na questão literal das duas versão dos 10 ditos, mas o complemento após os primeiros "10 ditos" cita exatamente o que diz o segundo, as leis judaicas continuaram e seguiram o curso das tradições sem destoarem entre si.

Será preciso repetir tudo o que eu disse anteriormente? Nas bíblias cristãs, é isso o que está sendo discutido aqui, há nítidas diferenças entre os dois 10 MANDAMENTOS* e não há como negar isso.

* para o assunto em questão não importa como os antigos chamam esse mesmo trecho, mas sim como eles estão dispostos nas bíblias cristãs. Aliás, como você mesmo disse, os MANDAMENTOS nem possuem o mesmo significado para os povos semitas, sendo algo mais simbólico, chamados de "ditos", porém, mais uma vez, estou discutindo o assunto sob a óptica que o cristianismo aborda este assunto.

O gnosticismo aborda os ditos, mandamentos ou preceitos (como preferir) de outra maneira. Se quiser posso expor aqui também e é ainda mais simbólico para eles do que para os semitas, como você alega. Mas não faz sentido fazer isso, pois estou discutindo os dois 10 mandamentos sob o prisma cristão (leia-se: como os católicos e protestantes interpretam as bíblias cristãs tradicionais).
Who cares?

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #60 Online: 19 de Dezembro de 2005, 17:10:37 »
"Mas na verdade a tradução correta de Assêret Hadibrot é "Dez Falas" ou "Dez Ditos", sendo que estes são dez princípios que incluem toda a Torá e seus 613 preceitos, inclusive estes dez. As próprias letras de Assêret Hadibrot demonstram este fato."

Sugiro enviar uma mensagem ao Papa e demais autoridades católicas e protestantes, a fim de reformularem suas bíblias. ;-)

Enquanto isso não ocorre, os 10 mandamentos (e é assim que se apresentam nas bíblias) continuam possuindo duas versões distintas.
Who cares?

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
Re: Re.: Os DOIS 10 Mandamentos Bíblicos
« Resposta #61 Online: 19 de Dezembro de 2005, 17:15:17 »
Citação de: Angelo Melo
Não tragam a briga do orkut para cá.

Discutam somente o assunto do tópico com argumentos relevantes. Quem expulsou quem, quem foi injustiçado ou censurado no orkut não diz respeito a este tópico.

Concordo plenamente. :ok:
Who cares?

Brad

• Visitante
« Resposta #62 Online: 19 de Dezembro de 2005, 17:43:14 »
Será preciso repetir tudo o que eu disse anteriormente? Nas bíblias cristãs, é isso o que está sendo discutido aqui, há nítidas diferenças entre os dois 10 MANDAMENTOS* e não há como negar isso

Agnóstico , mas o seu texto se refere a uma contradição bíblica, não limita a discussão aos que os cristãos pensam da bíblia, a maneira que eles interpretam(faça o favor de rever o seu texto, ler todo ele na íntegra). A biblia que é lida por cristãos é a mesma que é lida por judeus, com poucas diferenças de tradução como voces mesmo apontaram. Inclusive, nas bíblias cristãs os 613 preceitos são citados após os 10 mandamentos, quando ***o SUPOSTO deus deles não cessa de falar**

Se voce generalizou no sentido de *contradição bíblica*, então foi um engano seu, já que voce não faz ressalvas no seu texto que estava se referindo  somente aos cristãos

Voce fez uma crítica a Bíblia( aos 10 mandamentos bíblicos) e foi levantado aqui argumentos bem sólidos que a sua observação foi imcompleta, pois não deu os detalhes apontados A Bíblia é usada não só por cristãos, e sim por judeus. E o que um judeu pensaria do que foi proposto por voce?

Seus textos estão sendo enviado por céticos a todos os lugares , aonde tem judeus inclusive, e eles tb confirmam o que eu disse aqui como pode ser visto aqui nas palavras do Rodrigo  

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=558941&tid=2436541531206900067

PS: Mas, claro, pra tudo sempre se tem uma saída
Já me deram essa desculpa em outro lugar, quando argumentei, e me enviaram um SCRAP dizendo:

"ô senhor Brad , não precisa ficar se esgoelando pra ser ouvido.

"não sei se vc sabe mas fiz 17 anos de estudos de teologia.

que os Judeus seguem as 613 leis de moises não é segredo.
o proprio Sky disse que sabia a resposta e eu quando postei na outra comunida disse no final que teria que ser Judeu pra sair dessa.
isso pq a igreja católica colocou na cabeça de todos os cristãos que Moises ficou 40 dias lá só pra ver deus escrever 10 mandamentos.
e que os 613 totais seriam revogaveis.
quer dizer quando interessa pode-se usar uma das leis para punir alguem mas quando alguém cai de pau por preconceito a alguma lei é como dizer que Jesus resumiu todos eles a 2 .
o problema da sua Resposta é simples não funciona para cristãos.
portanto é inutil na comunidade."

Mas, não precisa ser judeu pra se sair dessa como o Rodrigo bem apontou, eu sou agnóstico(porém acredito num lado espiritual da vida), que não tem nada a ver com livros sagrados nenhum

Então reformulo um questionamento, voce estavam criticando uma contradição bíblica ou aos cristãos? Isso que precisa ser deixado bem claro

Offline Paulo José

• Nível 13
  • *
  • Ouça Shania Twain!
    • Casa Twain
« Resposta #63 Online: 20 de Dezembro de 2005, 04:27:58 »
Não querendo atrapalhar o Brad x Alê, mas muito obrigado Sky Kunde pela dica da comunidade, ela é ótima, valew mesmo cara! :)
Ciência da Computação!

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
« Resposta #64 Online: 20 de Dezembro de 2005, 08:36:09 »
Valeu :wink:

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #65 Online: 20 de Dezembro de 2005, 17:05:29 »
Citação de: Brad
Será preciso repetir tudo o que eu disse anteriormente? Nas bíblias cristãs, é isso o que está sendo discutido aqui, há nítidas diferenças entre os dois 10 MANDAMENTOS* e não há como negar isso

Agnóstico , mas o seu texto se refere a uma contradição bíblica, não limita a discussão aos que os cristãos pensam da bíblia, a maneira que eles interpretam(faça o favor de rever o seu texto, ler todo ele na íntegra). A biblia que é lida por cristãos é a mesma que é lida por judeus, com poucas diferenças de tradução como voces mesmo apontaram. Inclusive, nas bíblias cristãs os 613 preceitos são citados após os 10 mandamentos, quando ***o SUPOSTO deus deles não cessa de falar**

Que bom que agora você concorda que há poucas diferenças de tradução. Então a tradução agora não é mais uma desculpa para a diferença apontada, imagino. ;-)

Brad, exatamente, bíblia é lida por algumas dezenas de religiões, inclusive não-cristãs e não-semitas. É usada até por gnósticos, messiânicos, entre outras. As interpretações são diversas. O fato é que existem os dois 10 mandamentos bíblicos na maioria das traduções que temos atualmente e é nesse contexto que estou discutindo. Se for usar uma interpretação da bíblia de determinada religião/sistema filosófico, posso analisar tudo simbolicamente e não ver nenhuma contradição. Porém na forma em que essas passagens estão apresentadas em, digamos, 1 bilhão de bíblias no mundo, pela simples lógica notamos clara contradições. Tire a religião do contexto, e veja minha primeira mensagem como se fosse uma mera questão de interpretação de texto.

Se voce generalizou no sentido de *contradição bíblica*, então foi um engano seu, já que voce não faz ressalvas no seu texto que estava se referindo  somente aos cristãos

De fato confesso que me enganei. Cometi um deslize ao associar essas contradições à interpretação cristã. Corrigindo agora, não é somente aos cristãos e, aliás, não me refiro a religião alguma, mas sim, como disse acima, que pela simples lógica, ao pegarmos os dois textos vemos claras contradições. Não é questão de se analisar pela óptica cristã ou judaica, mas sim questão de interpretação de texto mesmo. O problema é bem mais simples do que parece.

Voce fez uma crítica a Bíblia( aos 10 mandamentos bíblicos) e foi levantado aqui argumentos bem sólidos que a sua observação foi imcompleta, pois não deu os detalhes apontados A Bíblia é usada não só por cristãos, e sim por judeus. E o que um judeu pensaria do que foi proposto por voce?

Gnóstico, satanista, judeu, messiânico, cristão... tanto faz. Pegando os dois textos como estão, por uma simples lógica de interpretação de texto vemos as notórias contradições entre os dois 10 mandamentos.

Seus textos estão sendo enviado por céticos a todos os lugares , aonde tem judeus inclusive, e eles tb confirmam o que eu disse aqui como pode ser visto aqui nas palavras do Rodrigo  

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=558941&tid=2436541531206900067

Só acesso o Orkut para fazer/manter contatos com amigos.

PS: Mas, claro, pra tudo sempre se tem uma saída
Já me deram essa desculpa em outro lugar, quando argumentei, e me enviaram um SCRAP dizendo(...):

(argh) sem mais Orkut, por favor. :P

Então reformulo um questionamento, voce estavam criticando uma contradição bíblica ou aos cristãos? Isso que precisa ser deixado bem claro

Criticando simplesmente uma contradição de texto. Enfatizando, releia minha primeira mensagem e a interprete como uma simples questão de interpretação de texto, como se fosse a análise de um romance fictício(que aliás para mim não é mais que isso), onde não importa o que judeus, cristãos, umbandistas, zoroastristas ou cogumelos jupiterianos pensam sobre a simbologia do mesmo. Pela lógica comum vejo que os textos possuem vários equívocos, levando-me a pensar de forma clara que existe nitidamente contradições nessas passagens bíblicas. Afinal os dois 10 mandamentos (ou ditos, como preferir) como são demonstrados nos referidos textos são quase totalmente diferentes. Se continuar argumentando mais a partir deste ponto estarei apenas repetindo o que já deixei bem claro na primeira mensagem.

Eu comparo essas contradições ao mesmo fato se, por exemplo, no romance Moby Dick o autor fala num capítulo que o capitão Ahab matou a baleia com um arpão* e em outro capítulo ele fala "assim lembrando que o capitão matou a baleia com um tiro de canhão". Entende? É algo tão claro que não precisa recorrer ao que determinada religião pensa. Pela simples lógica vemos a disparidade de lógica textual. Infelizmente a bíblia não teve revisores, tal como ocorre com os livros atuais antes de serem publicados, e provavelmente ninguém alertou o(s) autor(es) de Êxodo para essa discrepância, entre inúmeras outras.

* eu sei que não foi assim. Apenas usei como exemplo, tal como poderia ser com qualquer outro livro, inclusive(e por que não?) a... bíblia. ;-)

Editado para corrigir erros gramaticais e de layout.
Who cares?

Brad

• Visitante
« Resposta #66 Online: 20 de Dezembro de 2005, 17:44:40 »
Que bom que agora você concorda que há poucas diferenças de tradução. Então a tradução agora não é mais uma desculpa para a diferença apontada, imagino.  

Concordo somente em  termos essenciais e universais, mas analisando de outra perspectiva, uma bíblia católica é bem diferente do Torah em relação a utilização de certos termos e palavras específicos da língua, e que uma simples palavra que um católico entende como uma coisa , o judeu entende de outra maneira, já que no hebraico aquela palavra siginifica fundamentalmente aquela coisa, e não foi alterada por nenhum padreco da vida nos interesses de alguma Igreja

Um caso classico de má tradução é(Já passei o link, mas nunca é demais repetir, para os novatos que estão entrando agora):

"Talvez o exemplo mais famoso de má tradução é a asserção bíblica de que Cristo "nasceu de uma virgem". A palavra hebraica original aqui é almah, que simplesmente significa "mulher jovem". A palavra hebraica que se refere especificamente a virgem é betulah, mas esta palavra não é utilizada nesse trecho. Quando a Bíblia foi traduzida para o grego, a palavra hebraica almah foi traduzida para a grega parthenos, que significa "virgem". (Spong, 1991, pág. 16) Desse modo, a asserção bíblica original foi de que Cristo "nasceu de uma jovem mulher", e esta é realmente a maneira como foi traduzida em algumas versões da Bíblia"

http://www.geocities.com/gilson_medufpr/literal.html?200513

Criticando simplesmente uma contradição de texto

Pois é, mas qualquer judeu ou alguém mais atento mataria tua charada - e não precisamos mais focarnos neste ponto..tudo que tinha que ser dito...já foi dito

Mas, tudo bem , se eu errei ou voce errou não é importante, o que importa é que houve discussão, e que ela nos ensinou alguma coisa. Afinal o aprendizado só termina, quando morremos, se é que morremos...e se não tiver outra vida, pelo menos nossas idéias sobreviverão como cultura.....  :lol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!