Autor Tópico: eleições: quais seriam os "worst case scenarios"?  (Lida 5356 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re.: eleições: quais seriam os "worst case scenarios&qu
« Resposta #50 Online: 19 de Dezembro de 2005, 22:27:09 »
Mas acho que se houver mais de 50% de votos inválidos as eleições são canceladas, não há um regra como essa?

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
Re: Re.: eleições: quais seriam os "worst case scenario
« Resposta #51 Online: 19 de Dezembro de 2005, 22:39:51 »
Citação de: Rhyan
Citação de: Perseus
O melhor cenário possível são 90% de votos nulos em todas as próximas eleições.
Isso não adianta nada. Votos nulos não são contados.

Não mesmo.
Pórem, se houverem 50% de votos nulos + 1, havera troca geral de candidatos e novas eleições serão marcadas.

É um modo de cassar temporariamente mandatos.

Mas como estamos em um país onde você consegue voto se der um boné pra um panaca qualquer, isso fica para o Brasil utópico.
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 19 de Dezembro de 2005, 22:42:30 »
Mas um cenário como esse representaria o colapso da democracia.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 19 de Dezembro de 2005, 22:44:51 »
sim. de acordo com pesquisas recentes, uma porção significativa dos latino-americanos está insatisfeita com regimes democráticos. o legislativo brasileiro já balançou depois dos escândalos recentes. imagine todos esses votos nulos...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

ukrainian

• Visitante
« Resposta #54 Online: 19 de Dezembro de 2005, 22:44:52 »
Citação de: Gabriel dCF

Ótimo.

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #55 Online: 19 de Dezembro de 2005, 23:05:01 »

Democracia? Que democracia?

A Democracia só vai entrar em cena no dia 1º de outubro quando formos votar, depois volta para a Aristocracia.
Heaven you will meet
Make a contribution

Bow to Leper Messiah"

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 19 de Dezembro de 2005, 23:08:43 »
Democracia não é só votar. A Democracia é o conjunto de suas instituições, o que inclui uma Constituição que garante seus direitos e deveres; a existência de três poderes independentes; liberdade de imprensa, expressão e pensamento. Você está participando da Democracia agora mesmo.

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #57 Online: 19 de Dezembro de 2005, 23:17:35 »
Aí é que está.
A democracia propriamente dita é tudo isso que você diz e mais um pouco.

Mas o principal, que é o tal do governo do povo, para o povo, aqui no Brasil, não existe.

Temos sim a liberdade de imprensa, as instituições democráticas e etc. etc. etc.
Porém, aonde é que o povo participa no loteamente de cargos para amiguinhos dos deputados e da turma do executivo?
Aonde é que o povo participou nessa palhaçada que fizeram la com o Queiroz?
Na decisão de entupir o bolso dos deputados com esse recesso?

A democracia que temos aqui, resume-se basicamente a irmos votar em quem tem o jingle mais bonitinho e acaba por ai. de resto, não participamos de nada mais. Somos meros espectadores, que na maioria das vezes se indignam, e deixa tudo por isso mesmo.
Heaven you will meet
Make a contribution

Bow to Leper Messiah"

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 19 de Dezembro de 2005, 23:19:19 »
Verdade, o Brasil ainda tem muito a melhorar nesse nível antes de se equiparar a certos países europeus.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #59 Online: 19 de Dezembro de 2005, 23:20:25 »

Não mesmo.
Pórem, se houverem 50% de votos nulos + 1, havera troca geral de candidatos e novas eleições serão marcadas.

Mas como estamos em um país onde você consegue voto se der um boné pra um panaca qualquer, isso fica para o Brasil utópico.

Isso é um mito. Como nulos e brancos não são contados, um canditado terá 50% + 1. Se der empate o mais velho é eleito.

Atualmente nem o brancos valem mais para caucular o quociente eleitoral.

Isso tudo está na constituição de 88.

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #60 Online: 19 de Dezembro de 2005, 23:22:16 »
E um bom caminho, seriam os 50% de votos nulos, ao menos nas próximas eleições para deputados.

Eu acho incrivel a cara de pau dessa turma... cassaram o Dirceu mesmo sem haver provas, testemunhas, documentos e o principal: Ele não admitiu nada.

Ja o Queiroz, é exatamente o contrário... havia provas, e ele confessou.
E foi absolvido.

Seguindo essa lógica.. o erro de Dirceu foi não ter confessado. Se ele tivesse confessado não teria sido cassado..  :roll:
Heaven you will meet
Make a contribution

Bow to Leper Messiah"

Rhyan

• Visitante
« Resposta #61 Online: 19 de Dezembro de 2005, 23:23:22 »
Citação de: appalachian

Ótimo.

Não goste da demacrocia?

O que vc acha de viver num Estado teocrático, legal não?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 19 de Dezembro de 2005, 23:24:38 »
Verdade, o Brasil ainda tem muito a melhorar nesse nível antes de se equiparar a certos países europeus.

pode parecer simplismo, mas acho que um dos principais problemas da democracia brasileira é o tamanho. se entre 1 milhão de pessoas você não é nada, em 180 mi então... com toda essa gente, o 'poder' de discussão, até de emanar opinião, se restringe a uns poucos veículos que podem atingir a todos. e é por isso que simpatizo com a proposta federalista. não como panacéia, mas acho que ajudaria. o chile, se não me engano, tem cento e poucos congressistas. temos quase 600. como ficar de olho em todos?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #63 Online: 19 de Dezembro de 2005, 23:25:34 »

Não mesmo.

Isso é um mito. Como nulos e brancos não são contados, um canditado terá 50% + 1. Se der empate o mais velho é eleito.

Atualmente nem o brancos valem mais para caucular o quociente eleitoral.

Isso tudo está na constituição de 88.

A lei em questão diz que se a soma de todos os votos nulos (ou brancos ou os dois) ultrapassar 50%, havera troca de candidatos, e os que participaram da eleição em questão, não poderão participar da que sera remarcada.

Se está na Constituição ou não, não sei, mas isso eu vi ou na coluna do Clóvis Rossi ou na do Cony, na Folha de Sp a um tempo atrás.
Imagino que eles não teriam sonhado ou tido uma alucinação com tal lei.
Heaven you will meet
Make a contribution

Bow to Leper Messiah"

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 19 de Dezembro de 2005, 23:29:38 »
Olha, quanto á cassação do Dirceu haviam inúmeros estratos bancários comprovando saques de dinheiro das contas do Marcos Valério feitos por deputados do PT e de partidos aliados e o testemunho de Roberto Jefferson. Também há provas da relação íntima de Valério com o PT, como o documento em que ele assina ao lado de José Genoíno como fiador de uma dívida do PT. O Dirceu era o coordenador político da campanha de Lula, e o próprio PT reconheceu que praticou caixa dois de campanha, somente sendo muito ingênuo o Dirceu ocupando o cargo que ocupava poderia ser ignorante sobre os trambiques de Delúbio Soares. Realmente a única coisa que ficou faltando foi uma confissão do Dirceu, porque de resto sua posição se tornou insustentável. Já foi tarde.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #65 Online: 19 de Dezembro de 2005, 23:33:15 »
Imagino que eles não teriam sonhado ou tido uma alucinação com tal lei.

Ou não leram as emendas.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 19 de Dezembro de 2005, 23:39:56 »
Citação de: bruno

pode parecer simplismo, mas acho que um dos principais problemas da democracia brasileira é o tamanho. se entre 1 milhão de pessoas você não é nada, em 180 mi então... com toda essa gente, o 'poder' de discussão, até de emanar opinião, se restringe a uns poucos veículos que podem atingir a todos. e é por isso que simpatizo com a proposta federalista. não como panacéia, mas acho que ajudaria. o chile, se não me engano, tem cento e poucos congressistas. temos quase 600. como ficar de olho em todos?

Mas em certos momentos o povo consegue se fazer ouvir. Porque o Collor sofreu impeachment, mas não existe clima para o Lulla sofrer também? Não existe mobilização popular, gente sainda na rua cobrando.

Eu acho que democracia funciona por várias vias, às vezes tortuosas até, por exemplo, a respeito do casamento gay: A novela das oito mostra um casal homossexual, o público chia, a audiência cai, os gays perdem destaque na trama da novela e tudo fica na mesma. Por outro lado, se o público aprova os casais gays vão ganhar mais destaque, outras novelas nos próximos meses vão copiar a idéia, vai acabar sendo espalhada aquela idéia de que é uma coisa normal e socialmente aceita e em breve a opinião dos políticos sobre isso vai mudar. Se bem que posso ter viajado um pouco.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #67 Online: 20 de Dezembro de 2005, 01:47:01 »
Citação de: appalachian

Ótimo.

Sim appalachian, mas aqui no Brasil se a democracia cair quem entra são a extrema direita ou a extrema religiosa. Entram os militares, entram os saddams, entram os eddir macedos, entra até os donos da boca((quer dizer, até não, esses ja mandam, só vão oficializar o poder :roll:  :roll: )
Os fideis, stalins, os marxs, os comunistas não entram de jeito nenhum.
"The patient refused an autopsy."

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 20 de Dezembro de 2005, 02:40:20 »

Só que a população do Brasil é mais de dez vezes maior que a do Chile. A capital ser em Brasília, meio isolada, eu acredito que seja ruim. Parece que cria um "abismo".

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 20 de Dezembro de 2005, 04:33:12 »
Citação de: Ricardo M

Só que a população do Brasil é mais de dez vezes maior que a do Chile. A capital ser em Brasília, meio isolada, eu acredito que seja ruim. Parece que cria um "abismo".

sim, eu sei... mas ainda assim.. é muita gente  :P

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 20 de Dezembro de 2005, 11:34:01 »
Aliás, bruno, como é que anda o Partido Federalista? Não vi registro dele no TSE. Vai mesmo disputar a presidência?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 20 de Dezembro de 2005, 12:29:11 »
Aliás, bruno, como é que anda o Partido Federalista? Não vi registro dele no TSE. Vai mesmo disputar a presidência?

duvido. não dispõe de bons meios de difusão, no boca a boca fica difícil, ainda mais com uma proposta um pouco pro lado 'da direita'. parei de acompanhar como anda...

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #72 Online: 20 de Dezembro de 2005, 13:10:48 »
duvido. não dispõe de bons meios de difusão, no boca a boca fica difícil, ainda mais com uma proposta um pouco pro lado 'da direita'. parei de acompanhar como anda...

O Partido Federalista, quando vier a ser enfim registrado, será mais uma legenda nanica que dificilmente encontrará seu lugar ao sol na política nacional. Não há mais muito espaço de crescimento para novos partidos.

Seria bem mais realista se os partidários do federalismo no Brasil buscassem se infiltrar em partidos grandes como PSDB, PFL ou PMDB e constituíssem "tendências" federalistas lá dentro.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 20 de Dezembro de 2005, 13:26:31 »
De acordo. Mas mesmo assim acho essa mudança radical demais para ser assimilada com facilidade pela classe política e principalmente pelo povo.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: eleições: quais seriam os "worst case scenarios&am
« Resposta #74 Online: 20 de Dezembro de 2005, 17:14:14 »
não sei se seria difícil. seria só colocar de panacéia. com o apoio dos formadores de opinião (e aí entra a dificuldade), o povo brasileiro embala em qualquer uma. a massa nunca sabe o que está acontecendo. os leitores da veja se convencem fácil. e os intelectuais pentelhos já devem ter perdido um pouco de crédito.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!