É, mas se fosse para proíbir o cigarro teria que ser feito algo efetivo contra o tráfico, o comércio ilegal desse produto. Se fosse pra ficar como é hoje com as outras drogas, melhor manter legal.
E não sei até que ponto o consumo aumenta quando algo é legalizado. Há muito do "proibido é mais gostoso"...
Se bem que, ainda assim, não vejo bons motivos para banir o cigarro. O álcool é compreensível: bebe, dirige perigosamente, se sente o machão. Mas o cigarro prejudica mais o fumante mesmo...
Na Superinteressante saiu um "E se..." sobre isso. Cara, iria virar um butão. Nem vou comentar porque quem pensar um pouquinho descobre o que acontece quando se tira uma coisa que uma população consome há mais de 500 anos...
Outro dado importante: a Souza Cruz é uma das maiores (não vou dizer a maior porque quando vi esse dado ela estava em primeiro, mas faz tempo...) contribuintes do país, ou seja, não vão fechar aquilo nem a pau.
Fora tudo isso, todo mundo sabe que é o bom senso (ou sua falta) que é o problema. Se eu estou em um lugar com não-fumantes que não tem ventilação, é fechado, eu não fumo. Agora, se eu estou aqui, na minha casa, sozinho, ou no meio da praça (nota: um dia eu sentei num banco da praça e um pai, com uma filha e sua provável mãe disse: "Demorou pra chegar um DEMÔNIO aqui"; levantou e saiu), tem de haver uma certa tolerância por parte de outrém, da mesma forma que tem um fiduma com uma moto 2 tempos aqui na minha rua e ele fica acelerando aquela merdaas 3 da madrugada... mas fazer o quê, a rua não é minha! E por isso eu não pego a cartucheira e acabo com o barulho...
Compreensão é a saída. Cada um na sua e dá pra fazer tudo, só não dá pra invadir o alheio.