Ao ler os textos contra as privatizações, escritos por um dos esquerdistas-mor deste fórum naquela época, me fez rir muito, porque é uma mistura intensa de bobagens e 'fé ideológica'.
Eis um exemplo:
[...]
A Petrobrás é estatal e é uma empresa considerada uma das melhores do mundo no seu ramo, com recordes de extração de petróleo em aguas profundas. Se ela fosse privatizada, provavelmente continuaria a ser e voce diria que seria por causa da privatização.
O ramo de telefonia celular teve um crescimento inercial, isto é, com nova tecnologia PROVAVELMENTE a estatal estaria como as privadas ou melhores...
O primeiro parágrafo era pura repetição de clichês estatistas, sejam de esquerda ou de direita. Várias empresas estrangeiras privadas, já no final da década de 70 e ao longo de toda as décadas de 80 e 90, explotavam petróleo em águas 'profundas', tais como a Exxon, a Shell, a BP e a Mobil. Todas com "recordes de extração" (sic). Isto não era informado ao público leigo. Mas todos da área sabiam disto, como nós, os geólogos.
O que o forista não mencionou, seja por ignorância ou por má-fé, é que nunca foi apresentada uma tabela comparativa de parâmetros que mostrassem a eficiência financeira e operacional e o retorno para o erário público e para o consumidor, entre as grandes empresas privadas e estatais do setor.
Porquê?
O segundo parágrafo é um exemplo conspícuo de ignorância. Ou de má-fé. Ele cita a telefonia móvel mas 'convenientemente' esquece de mencionar a, então, tremenda expansão da telefonia fixa, em que houve uma grande redução no tempo e no custo de instalação.
E também um tipo de non sequitur "envergonhado". Ele conclui, sem ter um só exemplo concreto no Brasil, que a tecnologia traria desdobramentos iguais para o consumidor, fosse a telefonia estatal ou privada.
Amigo, má fé é você quem usa.
Não, não usei de má-fé em momento algum.
Ao invés de tergiversar, porque você não responde com argumentos o que eu afirmei?
Comece refutando o fato de que várias outras empresas explotam petróleo em águas profundas, algumas delas desde os anos 70. Eis uma
fonte que aborda alguns aspectos técnicos neste tipo de produção de petróleo. Observe que ela é do próprio executivo brasileiro, em 2013, ou seja, na época da "administração" da "presidanta".
E mais uma informação para os leigos: Boa parte das empresas de petróleo que não tem participação significativa neste tipo de produção (em águas profundas), não o fazem simplesmente porque não precisam, seja porquê seus principais locais de explotação estão em áreas emersas ou porquê as suas jazidas marítimas estão em águas rasas.
Aliás, estes são exatamente os motivos pelos quais as três maiores empresas petrolíferas transnacionais do mundo (ExxonMobil, Shell e Chevron) não tem maior participação na explotação de petróleo em águas profundas.
E sobre a telefonia? Porque você omitiu o fato de que os preços e os prazos de instalação de linhas fixas despencaram após a privatização do setor? Será porquê não é possível usar o argumento da "tecnologia", como no caso da telefonia móvel?
Aliás, esse é o tema desde 2002 nas eleições aqui no Brasil e a esquerda deu cambão na direita, vide os resultados.
Estelionatos eleitorais e contra-informação contam para estas "vitórias"?
E te digo, esse discursozinho neolibelês não pega mais. Veja a última pesquisa:
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/12/1945999-sete-em-cada-dez-brasileiros-sao-contra-as-privatizacoes.shtml
Ad populum? Sério?
Desde quando que a quantidade de pessoas que se posicionam a favor ou contra algo é sinal de veracidade sobre este assunto?
Então, pela sua 'lógica', eu posso afirmar que a maioria da população brasileira age fora da ética, usando, por exemplo esta
pesquisa?
Será que 70% tem má fé?
Não necessariamente.
Ignorância em geral e desconhecimento técnico são as razões mais plausíveis.
Ou você segue o guro FHC que diz que o povo brasileiro é ignorante e não sabe votar, porque Lula dispara nas pesquisas?
Não tenho a menor dúvida quanto à deficiência do povo brasileiro no que concerne a sua capacidade de escolha no processo eletivo. Não somente por causa do seu ídolo, mas por causa do Bolsonaro, do Temer, da Dilma, do Jáder, do José Dirceu, do Sérgio Cabral, do Eduardo Cunha, do Sarney, do Collor, do Requião, da Gleisi, do Beto Richa, do Serra, do...
Vá catar coquinhos que é melhor...
Ok.
Obrigado pela recomendação.
Só tenho uma dúvida: Você se refere ao butiá (
Butia capitata) ou ao jerivá (
Syagrus romanzoffiana)?