Eu sinceramente não sinto dó nenhuma do Cinemark ser obrigado a passar alguns longas brasileiros por ano e em vez de lucrar muito muito muito só lucrar muito muito...
Quanto mais as empresas lucram:
- Mais impostos recolhidos para o governo.
- Maior robustez para elas passarem por fases difíceis.
- Maior poder para melhorar a qualidade do serviço.
- Maior capacidade de ampliação e geração de empregos.
O objetivo de qualquer empresa é o lucro e é preciso trabalho duro e competente para atingi-lo. Numa democracia o governo não pode simplesmente decidir "Um... acho que você já está lucrando demais, vou atrapalhar a sua vida agora."
Já pensou se todos os cinemas resolvessem passar só os filmes que dão lucro?! Eu iria ao cinema muito menos, com certeza... parece que o grande público e eu não temos o mesmo gosto...
Para isso existem as mostras de cinema alternativo independente.
Além do mais, como você sabe, nem todos os brasileiros dão prejuízo. Alguns dão muito mais lucro que a média total. Xuxa e Zezé di Camargo não me deixam mentir. O lucro de alguns filmes tampam o rombo do prejuízo de outros. Às vezes o lucro de uma sessão cobre o prejuízo de outra. Quem já foi num cinema terça-feira à tarde, sabe que mesmo os blockbusters não lotam as salas.
Eu defendo filmes economicamente sustentáveis! Apesar de achar a Xuxa uma porcaria e não ter um pingo de vontade de saber absolutamente qualquer coisa sobre a vida do Zezé de Camargo, eles têm público.
Mas não é justo que produções de sucesso sirvam para tampar o prejuízo de fracassos ou para justificar seu financiamento. Não é justo nem para o público, nem para a o exibidor, nem para quem produziu qualquer dos filmes, o sucesso ou o fracasso; com esse ponto de vista você está punindo o melhor trabalho.
Livre-mercado? Você acha que nenhum dos dois recebeu incentivos do governo?
Não, estou dizendo que em um livro comércio somente o bom continuaria fazendo filmes.
Quanto à qualidade dos filmes... assim você me magoa, Gabriel... qual foi o último filme brasileiro que você assistiu? Tem uns ganhando vários prêmios por aí. "Cidade Baixa" ganhou o prêmio da juventude (ou algo assim) em Cannes. "Cinema, Aspirinas e Urubus" ganhou um prêmio do sistema nacional de educação da França, lá em Cannes também. Enfim, não tá tão ruim assim.
O último que assisti ou o último que assisti até o fim? A média das produções brasileiras são puro lixo, mas claro que existem várias exceções. Acho que o último que assisti (até o final) e até gostei foi
Meu tio matou um cara. E teria gostado ainda mais se ele não tivesse recebido financiamento público.
Pô, filme ruim é maldade, hein...
O negócio é que tem uns filmes que dão público, uns outros que ganham prêmios e tudo isso deixa o povo feliz de saber. Cheio de orgulho bobo.
É que nem quando a Daiane dos Santos é campeã em alguma coisa. Ninguém gosta de Ginástica Artística, ninguém tem vontade de assistir Ginástca Artística, ninguém nem acha a coitada bonita; mas mesmo assim o pessoal fica feliz quando avisam que ela ganhou.
Aliás, o Brasil coleciona campeões de esportes chatos, o Robert Scheidt de um lado, Rodrigo Pessoa do outro... Cara, que bom que eles são bons nos esportes chatos que por algum motivo indecifrável eles gostam, mas a única coisa que eu preciso saber sobre eles é que eles ganharam. Nem pense em me convidar para assistir