Autor Tópico: "IDENTIFICADOS" - o primeiro longa SCI-FI nacional  (Lida 5701 vezes)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: "IDENTIFICADOS" - o primeiro longa SCI-FI nac
« Resposta #25 Online: 10 de Janeiro de 2006, 16:20:36 »
Não, estou dizendo que em um livro comércio somente o bom continuaria fazendo filmes.

gostaria de destacar esse trecho. talvez nosso amigo frango logo que visse faria uma observação: "bom não, popular". ou seja, o que cai no gosto do povo não é bom.
de fato, eu não gosto muito de cinema de massa, dependendo do filme. muitos daqui não devem gostar. mas quem somos nós pra dizer que o que é bom pra nós é bom pros outros? vamos obrigar as pessoas a gostar de truffaut, porque achamos que é 'melhor' que spielberg?
o importante é que as pessoas saiam satisfeitas do cinema, é pra isso que vão.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: "IDENTIFICADOS" - o primeiro longa SCI-FI
« Resposta #26 Online: 10 de Janeiro de 2006, 16:30:38 »
Citação de: bruno

gostaria de destacar esse trecho. talvez nosso amigo frango logo que visse faria uma observação: "bom não, popular". ou seja, o que cai no gosto do povo não é bom.
de fato, eu não gosto muito de cinema de massa, dependendo do filme. muitos daqui não devem gostar. mas quem somos nós pra dizer que o que é bom pra nós é bom pros outros? vamos obrigar as pessoas a gostar de truffaut, porque achamos que é 'melhor' que spielberg?
o importante é que as pessoas saiam satisfeitas do cinema, é pra isso que vão.

Vocês têm todo o direito do mundo de gostar mais do Truffaut do que do Spielberg. Mas o dono do cinema também tem todo o direito do mundo de gostar de ganhar dinheiro. :D

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #27 Online: 10 de Janeiro de 2006, 16:33:21 »
vamos obrigar as pessoas a gostar de truffaut, porque achamos que é 'melhor' que spielberg?

Quem dera que o cinema ruim fosse do nível do Spielberg, mesmo nos seus piores momentos. :lol:

Truffalt? Pensei que ele tivesse sido o cara que inventou as trufas! :o

PS: Esse ano o título não me escapa de jeito nenhum. 8-)

Rhyan

• Visitante
« Resposta #28 Online: 10 de Janeiro de 2006, 16:37:38 »
Citação de: Marcelo Terra
vamos obrigar as pessoas a gostar de truffaut, porque achamos que é 'melhor' que spielberg?

Já ganhou o título da decada com essa!
 :roll:

PS: Qual foi a frase do Poindexter que ganhou 2005?

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 10 de Janeiro de 2006, 16:39:48 »
Sobre utilizar os orgãos dos condenados a pena de morte para doação, ele disse que o único problema seria que os receptores ficariam com um "coração bandido".

:D  :lol:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 10 de Janeiro de 2006, 16:50:57 »

Desse jeito no ano que vem vamos ter que te declarar hours concurs.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 10 de Janeiro de 2006, 16:51:38 »
Citação de: Ricardo M
Sobre utilizar os orgãos dos condenados a pena de morte para doação, ele disse que o único problema seria que os receptores ficariam com um "coração bandido".

Pensando bem, essa aí ganhou da do Marcelo Terra...

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #32 Online: 10 de Janeiro de 2006, 16:55:53 »
Citação de: Gabriel dCF

Pensando bem, essa aí ganhou da do Marcelo Terra...

:x Droga, concorrência ferrenha.

Offline Frango

• Nível 21
  • *
  • Tá olhando o quê?
    • O projeto Sem Nome
« Resposta #33 Online: 10 de Janeiro de 2006, 21:08:20 »
Me perdoem por não ficar discutindo ponto por ponto da argumentação de vocês... entendam, sou só um contra um bocado de gente. Enfim.

Do jeito que vocês falam, parece que só os filmes que dão público é que são bons. Eu sei que vocês não estão dizendo isso, mas é o que parece. Eu digo de novo que se os donos de sala de exibição fossem exibir só o que lhes dá lucro, íamos viver de enlatados americanos sem criatividade e blockbusters. Não quero ser obrigado a viver numa "ditadura da venda de ingressos". Não se preocupem que nenhum exibidor vai falir por causa da cota de tela. Principalmente redes como Cinemark e Playarte, que são as que mais reclamam.

Quanto à ajuda do governo na produção... vejam quantos filmes foram produzidos durante o governo Collor, quando a Embrafilme foi extinta e não havia nenhuma espécie de incentivo. Acho que nem os trapalhões (aposta certa de público) fizeram algum filme naquela época. O cinema brasileiro ainda não tem condições de andar pelas próprias pernas (não com o mesmo vigor que está, pelo menos). Ainda há muito preconceito do público (tem gente na minha classe, fazendo faculdade de cinema e que odeia cinema brasileiro... não me pergunte onde vão trabalhar...).
"Ser original é tudo na vida. Citar os outros é falta de opinião própria" C. D. Thomas

Você já entrou no chat hoje?

Offline Frango

• Nível 21
  • *
  • Tá olhando o quê?
    • O projeto Sem Nome
« Resposta #34 Online: 10 de Janeiro de 2006, 21:10:49 »
Ah, se ficou faltando responder alguma coisa que vocês consideram importante, por favor me digam.  :wink:
"Ser original é tudo na vida. Citar os outros é falta de opinião própria" C. D. Thomas

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #35 Online: 10 de Janeiro de 2006, 21:18:13 »
Citação de: Tiago
Me perdoem por não ficar discutindo ponto por ponto da argumentação de vocês... entendam, sou só um contra um bocado de gente.

Ah, procure os mestres no assunto: Sodré (sumido), Euzébio (presente), Videomaker (novo por aqui),...

Offline Frango

• Nível 21
  • *
  • Tá olhando o quê?
    • O projeto Sem Nome
« Resposta #36 Online: 10 de Janeiro de 2006, 22:10:33 »
Ah, mas aí não vale... o Euzébio nunca responde nada...  :P

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 10 de Janeiro de 2006, 22:43:42 »
Só por curiosidade, Frango, você cursa cinema na faculdade?

Agora voltando ao que interessa:
Citação de: Tiago
Do jeito que vocês falam, parece que só os filmes que dão público é que são bons. Eu sei que vocês não estão dizendo isso, mas é o que parece.

Pois é, não é exatamente isso que queremos dizer. O que eu pessoalmente quero dizer é que o cinema é uma indústria e a sala de exibição é um comércio.

Eu acredito que o Estado tem muitas funções e que subsidiar filmes que ninguém quer assistir não é uma delas. Os filmes populares e lucrativos se pagam e profissionalizam o cinema brasileiro. Os filmes impopulares e não lucrativos são só um ralo para o dinheiro público.

Filmes impopulares podem ser bons? Sim, claro que podem, até porque gosto é questão de gosto. Mas eu não acho certo que a sociedade deva custear as preferências estéticas de alguém, o artista que encontre um mecenas privado interessado na sua arte porque há várias questões de interesse público muito menos supérfluas.

Aliás, eu vou ser bem polêmico agora, mas acho que o investimento público total em cultura deveria ser zero. Isso simplesmente não deveria ser uma atribuição do Estado.

Eu digo de novo que se os donos de sala de exibição fossem exibir só o que lhes dá lucro, íamos viver de enlatados americanos sem criatividade e blockbusters. Não quero ser obrigado a viver numa "ditadura da venda de ingressos". Não se preocupem que nenhum exibidor vai falir por causa da cota de tela. Principalmente redes como Cinemark e Playarte, que são as que mais reclamam.

Isso não acontece simplesmente porque o consumidor não é bobo. O cinema não pode se repetir para sempre sem ver seu público minguar, e aliás, é isso que anda acontecendo ultimamente, o cinema americano está passando por uma crise de más bilheterias nos últimos anos. A indústria é obrigada a se renovar constantemente para não ficar no prejuízo.

E outra coisa é que a profissionalização do cinema não implica necessariamente na ditadura dos blockbusters. Nos Estados Unidos a indústria consegue sobreviver à margem de Hollywood nas produtoras de cinema independente. Há cinemas que reservam lugar para o público que curte cinema independente e nunca vão faltar nas locadoras filmes independentes. E não é preciso gastar dinheiro público para satisfazer a quem gosta de cinema independente.

Quanto à ajuda do governo na produção... vejam quantos filmes foram produzidos durante o governo Collor, quando a Embrafilme foi extinta e não havia nenhuma espécie de incentivo. Acho que nem os trapalhões (aposta certa de público) fizeram algum filme naquela época. O cinema brasileiro ainda não tem condições de andar pelas próprias pernas (não com o mesmo vigor que está, pelo menos). Ainda há muito preconceito do público (tem gente na minha classe, fazendo faculdade de cinema e que odeia cinema brasileiro... não me pergunte onde vão trabalhar...).

Com a entrada da Globo no ramo de cinema, o cinema nacional está a caminho da profissionalização. E mesmo que não estivesse, o fato de não haver público para o cinema nacional não justifica o governo querer fazer cinema a qualquer custo. O único filme com que o governo deve se preocupar é com o seu próprio filme - e no caso do atual ele já está queimado comigo há muito tempo...

Se o cinema nacional não caminha com as próprias pernas é porque não foi desmamado das tetas do governo. E enquanto ele receber comida quentinha na boquinha vai continuar feio, fraco e desinteressante.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 10 de Janeiro de 2006, 22:59:01 »
Muito bom, Gabriel.

Frango, se existe "preconceito contra o filme brasileiro", a solução não é forçar os cinemas a exibi-los. As pessoas continuarão não assistindo. Respeito, admiração, essas coisas não se impõe. Se conquista. O dia que as pessoas gostarem de um filme brasileiro, e isso acontece, elas comentam, elas voltam ao cinema para assistir outro parecido. Mas isso deve acontecer naturalmente, sem pressão superior.

Citação de: Gabriel
Aliás, eu vou ser bem polêmico agora, mas acho que o investimento público total em cultura deveria ser zero. Isso simplesmente não deveria ser uma atribuição do Estado.

E precisa-se definir o que é "cultura". Você citou Meu Tio Matou um Cara antes. Eu também assisti e gostei, mas acho que não dá para definir como cultura. É lazer, nada mais do que isso.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 10 de Janeiro de 2006, 23:18:52 »
Cultura é o conjunto das manifestações de liberdade criativa que o cidadão médio acha extremamente maçantes e os "intelequituais" também, mas que fazem parecer melhor do que sexo primeiro porque se admitirem que não entenderam nada vão ser excluídos das rodinhas de intelequituais e conseqüentemente perder sua única chance de ter um papo cabeça com alguma intelequitual mocréia que possa dar bola para eles e segundo porque eles não fazem sexo há tanto tempo que só se lembram vagamente que é melhor do que cultura.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #40 Online: 10 de Janeiro de 2006, 23:45:50 »
Citação de: Gabriel dCF
Cultura é o conjunto das manifestações de liberdade criativa que o cidadão médio acha extremamente maçantes e os "intelequituais" também, mas que fazem parecer melhor do que sexo primeiro porque se admitirem que não entenderam nada vão ser excluídos das rodinhas de intelequituais e conseqüentemente perder sua única chance de ter um papo cabeça com alguma intelequitual mocréia que possa dar bola para eles e segundo porque eles não fazem sexo há tanto tempo que só se lembram vagamente que é melhor do que cultura.

Pra que argumentos quando podemos ser preguiçosos, tacar um rótulo em um grupo e definir que o problema deles é falta de sexo, não é mesmo Gabriel? :hihi:  :hihi:  :hihi:

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #41 Online: 10 de Janeiro de 2006, 23:53:47 »
Com a entrada da Globo no ramo de cinema, o cinema nacional está a caminho da profissionalização.

Tá nada. Vai se instaurar o regime de panelinhas, que é o que rege por lá, vão fazer um monte de filme porcaria, o público vai voltar a achar que cinema nacional não presta, que brasileiro não sabe fazer cinema, aí eles vão saltar fora e botar a culpa no governo. A MENOS QUE, a empresa responsável pelos filmes seja totalmente independente da emissora de TV. Senão só vai ter filme do Denis Carvalho :enjoo: , Daniel Filho :enjoo:  e Jorge Fernando :enjoo:  :enjoo:  :enjoo: .

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 11 de Janeiro de 2006, 00:13:06 »
E não é disso que o povão gosta?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #43 Online: 11 de Janeiro de 2006, 00:16:47 »

Não. Se o povão ao que você se refere é aquele público que gosta de novela, a resposta é não, eles não gostam de cinema. Ir ao cinema ainda é um hábito predominantemente de classe média (aí vamos ter que discutir o que é classe média, saco).

Outra coisa, não confundam filme da xuxa com cinema. Vai ser difícil do Bruno entender isso  :lol: mas filme da xuxa é um produto xuxa como todos os outros consumido pelo publico da xuxa. Boa parte do publico que vai ao cinema ver filme da xuxa não costuma ir ao cinema e boa parte das pessoas que costumam ir ao cinema não costumam ver filme da xuxa. É um fenômeno particular. Observe que não estou dizendo que seja condenável ou algo do tipo, só estou apontando que são produtos comerciais distintos, ninguém vai aprender a ganhar dinheiro com cinema mirando-se no exemplo da xuxa pois isso só serve para quem tem a xuxa para estar no filme.

Aliás isso me lembra os filmes dos trapalhões na década de 70, as pessoas onde eu morava, bairro pobre, iam ao cinema assistir os filmes dos trapalhões e mais nada, nenhum outro tipo de filme e nem gostavam de cinema exceto, é claro, dos trapalhões. Eles ganhavam dinheiro com isso mas "indústria" não ganhava nada se desenvolveu por isso.

Mas o cinema nacional melhorou bastante, está menos egóico e acho que esse pessoal que está aí deve conseguir estabelecer uma indústria mas acho que tem que explorar o mercado latino, ter um mercado maior, viver só de Brasil é muito difícil, eu acho.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 11 de Janeiro de 2006, 00:17:58 »

Não. Se o povão ao que você se refere é aquele público que gosta de novela, a resposta é não, eles não gostam de cinema. Ir ao cinema ainda é um hábito predominantemente de classe média (aí vamos ter que discutir o que é classe média, saco).

E a classe média não gosta de novelas?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #45 Online: 11 de Janeiro de 2006, 00:28:33 »

Ela é menor que o povão, e mais diversificada que o povão. Talvez até por causa do pouco dinheiro à mais. Classe média, jovens principalmente, assiste novela menos assiduamente. Se prender em casa, à noite se segunda a sábado é meio difícil, e chato pra burro.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #46 Online: 11 de Janeiro de 2006, 00:31:41 »
Só comentando, o Filme do da família camargo só fez o sucesso todo por que estava amparado pelo sucesso e pelo público da dupla. Mais uma vez, não estou criticando só comentando que não serve de modelo para a indústria se basear :lol: .

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 11 de Janeiro de 2006, 00:54:18 »

Ela é menor que o povão, e mais diversificada que o povão. Talvez até por causa do pouco dinheiro à mais. Classe média, jovens principalmente, assiste novela menos assiduamente. Se prender em casa, à noite se segunda a sábado é meio difícil, e chato pra burro.

Vejamos dados da leitura da revista Minha Novela:

Classe A: 8%
Classe B: 43%
Classe C: 34%

Mas tudo bem, você pode argumentar que para os mais pobres é mais difícil comprar revistas, o que não significa que eles não assistam. Entretanto, dados da Globo (dados da Globo 2) mostram que, sim, novelas atingem desde a classe A até a classe E.

Marcelo, sendo sincero, é raro ver famílias de classe média que não assistam novelas. As pessoas gostam, e o resultado de audiência mostra isso. Tanto que de cada 10 televisões ligadas no horário da novela das oito, 7 estão na Globo.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #48 Online: 11 de Janeiro de 2006, 01:01:57 »

Ela é menor que o povão, e mais diversificada que o povão. Talvez até por causa do pouco dinheiro à mais. Classe média, jovens principalmente, assiste novela menos assiduamente. Se prender em casa, à noite se segunda a sábado é meio difícil, e chato pra burro.[/quote]

Vejamos dados da leitura da revista Minha Novela:

Classe A: 8%
Classe B: 43%
Classe C: 34%

Mas tudo bem, você pode argumentar que para os mais pobres é mais difícil comprar revistas, o que não significa que eles não assistam. Entretanto, dados da Globo (dados da Globo 2) mostram que, sim, novelas atingem desde a classe A até a classe E.

Marcelo, sendo sincero, é raro ver famílias de classe média que não assistam novelas. As pessoas gostam, e o resultado de audiência mostra isso. Tanto que de cada 10 televisões ligadas no horário da novela das oito, 7 estão na Globo.[/quote]

Os 34% da classe C são mais gente que os 43% da classe B. É claro que isto não afeta grande coisa. Eu não disse que a classe média não assiste, eu disse que assistem menos assiduamente e tem um leque de opções de lazer maior. Vão muito mais ao cinema assistir os filmes de roliúde, alugam mais filmes, etc... Isso constitui um público diferente que o povão. Se for pensar em migrar o estilo de fazer novela pra cinema eu acho que vai quebrar a cara, são espectativas diferentes.

Alguém sabe onde encontro uma lista dos filmes nacionais mais assistidos em 2004 e 2005?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #49 Online: 11 de Janeiro de 2006, 01:11:11 »
Voltando a falar do incentivo ao cinema:
“O que está acontecendo, hoje, é que os realizadores não estão pensando em bilheteria. Eles tiram seu dinheiro no orçamento do filme”, critica o cineasta pernambucano Cláudio Assis, que considera absurda uma legislação que permite a captação de R$ 10 milhões, R$ 12 milhões de dinheiro público em um País que não tem estradas. “Fazem filme que nem vai passar nos cinemas. Se eu fosse do governo, limitaria a R$ 3 milhões o máximo de recursos incentivados. Quem quer fazer um filme caro, que peça para uma empresa ou pegue do próprio bolso. Não dá para querer o dinheiro do povo para fazer diletantismo.”

http://www.divirta-se2.uai.com.br/cinema/interna_noticias.asp?codigo=1096

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!