Autor Tópico: "IDENTIFICADOS" - o primeiro longa SCI-FI nacional  (Lida 5702 vezes)

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re.: "IDENTIFICADOS" - o primeiro longa SCI-FI nac
« Resposta #50 Online: 11 de Janeiro de 2006, 01:13:51 »
Matéria sobre a globo filmes, até que o currículo de filmes é bom:
http://www2.uol.com.br/revistadecinema/edicao41/globofilmes/index.shtml
A matéria é velha. :?

Offline Frango

• Nível 21
  • *
  • Tá olhando o quê?
    • O projeto Sem Nome
Re: Re.: "IDENTIFICADOS" - o primeiro longa SCI-FI
« Resposta #51 Online: 11 de Janeiro de 2006, 03:04:19 »
Citação de: Gabriel dCF
Só por curiosidade, Frango, você cursa cinema na faculdade?

Sim.  :)

Agora voltando ao que interessa:
Citação de: Tiago
Do jeito que vocês falam, parece que só os filmes que dão público é que são bons. Eu sei que vocês não estão dizendo isso, mas é o que parece.

Pois é, não é exatamente isso que queremos dizer. O que eu pessoalmente quero dizer é que o cinema é uma indústria e a sala de exibição é um comércio.

Mas se a gente discorda de um ponto tão básico, fica difícil discutir. É como uma discussão onde um diz "eu acredito em deus" e outro diz "eu não", "mas deus existe", "não existe, não". Quase nem é uma discussão. Não que eu não ache que não haja uma indústria cinematográfica ou que não deva haver, mas tratar o cinema como um produto qualquer, não dá.

Eu acredito que o Estado tem muitas funções e que subsidiar filmes que ninguém quer assistir não é uma delas. Os filmes populares e lucrativos se pagam e profissionalizam o cinema brasileiro. Os filmes impopulares e não lucrativos são só um ralo para o dinheiro público.

Filmes impopulares podem ser bons? Sim, claro que podem, até porque gosto é questão de gosto. Mas eu não acho certo que a sociedade deva custear as preferências estéticas de alguém, o artista que encontre um mecenas privado interessado na sua arte porque há várias questões de interesse público muito menos supérfluas.

Aliás, eu vou ser bem polêmico agora, mas acho que o investimento público total em cultura deveria ser zero. Isso simplesmente não deveria ser uma atribuição do Estado.

Mais um ponto fundamental que eu discordo de você. Cultura não dá dinheiro pra quase ninguém. Se o Estado não incentiva, ninguém incentiva. E não acho que essas manifestações culturais (não só o cinema) devam desaparecer só por que não dão lucro.

Isso não acontece simplesmente porque o consumidor não é bobo. O cinema não pode se repetir para sempre sem ver seu público minguar, e aliás, é isso que anda acontecendo ultimamente, o cinema americano está passando por uma crise de más bilheterias nos últimos anos. A indústria é obrigada a se renovar constantemente para não ficar no prejuízo.

E outra coisa é que a profissionalização do cinema não implica necessariamente na ditadura dos blockbusters. Nos Estados Unidos a indústria consegue sobreviver à margem de Hollywood nas produtoras de cinema independente. Há cinemas que reservam lugar para o público que curte cinema independente e nunca vão faltar nas locadoras filmes independentes. E não é preciso gastar dinheiro público para satisfazer a quem gosta de cinema independente.

Quem investe bastante em cinema independente lá nos EUA são as grandes produtoras. Com qual objetivo, eu não sei... até inventam outros nomes. Só que algumas delas estão falindo (esses subprodutoras de filmes independetes ligadas às grandes produtoras, não as grandes produtoras em si).

Com a entrada da Globo no ramo de cinema, o cinema nacional está a caminho da profissionalização. E mesmo que não estivesse, o fato de não haver público para o cinema nacional não justifica o governo querer fazer cinema a qualquer custo. O único filme com que o governo deve se preocupar é com o seu próprio filme - e no caso do atual ele já está queimado comigo há muito tempo...

Se o cinema nacional não caminha com as próprias pernas é porque não foi desmamado das tetas do governo. E enquanto ele receber comida quentinha na boquinha vai continuar feio, fraco e desinteressante.

Enquanto tiver que competir desigualmente com um cinema que tem mais de cem anos ininterruptos de grande produção é que os filmes brasileiros não vão conseguir. Só uns poucos filmes conseguem público. Ninguém quer investir. Acabar com os incentivos é acabar com o cinema nacional.
"Ser original é tudo na vida. Citar os outros é falta de opinião própria" C. D. Thomas

Você já entrou no chat hoje?

Offline Frango

• Nível 21
  • *
  • Tá olhando o quê?
    • O projeto Sem Nome
« Resposta #52 Online: 11 de Janeiro de 2006, 03:14:40 »
Citação de: Ricardo M

Frango, se existe "preconceito contra o filme brasileiro", a solução não é forçar os cinemas a exibi-los. As pessoas continuarão não assistindo. Respeito, admiração, essas coisas não se impõe. Se conquista. O dia que as pessoas gostarem de um filme brasileiro, e isso acontece, elas comentam, elas voltam ao cinema para assistir outro parecido. Mas isso deve acontecer naturalmente, sem pressão superior.

Ok. Sem pressão, então. Sabia que não é só o governo que obriga os exibidores a exibir o que eles não querem? As distribuidoras de filmes geralmente vendem pacotes de filme. Ou seja, se você quer exibir Homem-Aranha, tem que exibir mais alguns filmes que vêm junto. Bastante justo, né?
Filme brasileiro não costuma ter metade da grana que um filme de baixo-orçamento norte-americano tem. Se mal tem grana pra fazer o filme, imagine então pra distribuir o filme, fazer propaganda do filme, etc...

E precisa-se definir o que é "cultura". Você citou Meu Tio Matou um Cara antes. Eu também assisti e gostei, mas acho que não dá para definir como cultura. É lazer, nada mais do que isso.

Posso tentar responder essa?

cultura
s. f.,
desenvolvimento intelectual, saber;
utilização industrial de certos produtos naturais;
estudo, elegância;
esmero;
conjunto dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições e de outros valores morais e materiais, característicos de uma sociedade;
civilização.

(http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx)

Não acho que lazer e entretenimento sejam antônimos de cultura ou de arte.
"Ser original é tudo na vida. Citar os outros é falta de opinião própria" C. D. Thomas

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 11 de Janeiro de 2006, 03:18:53 »
Não disse que são antônimos. Se for cultura no sentido de "tudo que caracteriza a sociedade", vá lá, mas desenvolvimento intelectual não é, na minha opinião.

Isso, claro, depende do filme.

Offline Frango

• Nível 21
  • *
  • Tá olhando o quê?
    • O projeto Sem Nome
« Resposta #54 Online: 11 de Janeiro de 2006, 03:39:21 »
É, dependendo do filme é realmente o contrário de desenvolvimento intelectual...hehehe...

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #55 Online: 11 de Janeiro de 2006, 09:30:53 »
Pode soar retrogrado, mas penso que especialmente no cinema precisamos investir e até mesmo ter prejuízos se necessário para montar a nossa cara, o nosso jeito de fazer cinema.
Uma das raízes de uma nação e até mesmo a estima de seus habitantes residem na produção cultural e esportiva dela.
Temos outras prioridades?
é logico que temos,mas não vejo o Brasil investindo mais no cinema nacional do que no combate à fome ou no tratamento da AIDS.

abraços.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 11 de Janeiro de 2006, 09:52:51 »
Citação de: Marcelo Terra
Pra que argumentos quando podemos ser preguiçosos, tacar um rótulo em um grupo e definir que o problema deles é falta de sexo, não é mesmo Gabriel? :hihi:  :hihi:  :hihi:

Calma, calma, foi só uma avacalhação irreverente  :lol: Acho que ficou subentendido que cultura é o que os intelectuais convencionam considerar cultura.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 11 de Janeiro de 2006, 10:24:28 »

[ad hominem] Aha! Eu sabia! Então é por isso que você está defendendo o cinema nacional![/ad hominem] :lol:

Mas se a gente discorda de um ponto tão básico, fica difícil discutir. É como uma discussão onde um diz "eu acredito em deus" e outro diz "eu não", "mas deus existe", "não existe, não". Quase nem é uma discussão. Não que eu não ache que não haja uma indústria cinematográfica ou que não deva haver, mas tratar o cinema como um produto qualquer, não dá.

Aí a discussão sai do cinema e entra na política/economia. Eu entendo que o cinema é um produto sim, porque quem vai ao cinema espera rir, ou chorar, ou se assustar, ou ficar excitado, ou pensar ou (se o filme for muito bom) tudo isso junto. Então havendo gente disposta a pagar por isso haverá uma indústria que espera atender à essa procura.

Mais um ponto fundamental que eu discordo de você. Cultura não dá dinheiro pra quase ninguém. Se o Estado não incentiva, ninguém incentiva. E não acho que essas manifestações culturais (não só o cinema) devam desaparecer só por que não dão lucro.

A iniciativa privada incentiva muitos eventos culturais, seja porque recebem isenções fiscais, seja porque querem uma forma de publicidade para atingir a um público sofisticado (e mais endinheirado) ou seja simplesmente porque seus donos gostam desse tipo de evento.

Mais uma vez nos mirando nos EUA, tem outra indústria de cultura absurdamente lucrativa por lá além de Hollywood; são os musicais da Broadway em Nova Iorque. Para você ter uma idéia do quanto a Broadway é uma indústria imponente, saiba que passam muito mais turistas por essa rua de NY por ano do que pelo Brasil inteiro!

Cultura pode sim dar lucro se se inserir no mercado capitalista. Repito a minha opinião de que o governo não deveria colocar nenhum centavo em cultura, mas se tem alguma coisa que ele poderia fazer por ela é justamente incentivar e, vá lá, talvez até facilitar o surgimento de pólos culturais no Brasil onde a cultura seja financeiramente independente.

Quem investe bastante em cinema independente lá nos EUA são as grandes produtoras. Com qual objetivo, eu não sei... até inventam outros nomes. Só que algumas delas estão falindo (esses subprodutoras de filmes independetes ligadas às grandes produtoras, não as grandes produtoras em si).

Algumas sempre sobrevivem enquanto há público, e se não há público não há razão de ser para o cinema. Mas outra coisa é que também há vida inteligente em Hollywood, há diretores originais e filmes inovadores e na falta de produtoras de filmes independentes, os profisonais dessa área podem ser assimilados por Hollywood, fazendo certas concessões ao cinema espetáculo, mas influenciando as produções com sua própria personalidade também. E de resto sempre vai existir o cinema europeu, asiático, latino; se eles são bobos de colocar dinheiro público no cinema deles, não é problema nosso, podemos assistir aos filmes deles com o dinheiro que nos foi economizado dos impostos.

Enquanto tiver que competir desigualmente com um cinema que tem mais de cem anos ininterruptos de grande produção é que os filmes brasileiros não vão conseguir. Só uns poucos filmes conseguem público. Ninguém quer investir. Acabar com os incentivos é acabar com o cinema nacional.

A concorrência leva à excelência. E já existe um público fiel do cinema brasileiro. Mas só poucos filmes conseguem público porque muitos diretores ainda são narcistas a ponto de achar que a sua estética não pode fazer concessões ao gosto popular - só diretores consagrados podem se dar ao luxo de fazer isso, quem está por baixo tem que agradar; é assim que funciona na indústria literária.

Aliás, é interessante comparar com a indústria literária. Todo mundo reclama que o brasileiro lê pouco, mas você não vê autores brasileiro choramingando porque não há público para a literatura brasileira, por mais que ela seja (bem) menos variada do que a internacional. Mas a indústria literária nacional é independente, sólida e até lucrativa, veja o fenômeno mundial que é Paulo Coelho, por exemplo. Mas os nossos autores escrevem de igual para igual com os internacionais.

Offline Frango

• Nível 21
  • *
  • Tá olhando o quê?
    • O projeto Sem Nome
« Resposta #58 Online: 12 de Janeiro de 2006, 01:15:53 »

[ad hominem] Aha! Eu sabia! Então é por isso que você está defendendo o cinema nacional![/ad hominem] :lol:  

:P

Como eu disse antes, tem gente que estuda comigo que não gosta de cinema nacional e tem gente que também é contra esses incentivos fiscais.
Nem todo mundo que faz faculdade de cinema trabalha fazendo filmes. Nem há espaço pra tanta gente. O mercado publicitário absorve boa parte dos profissionais e paga melhor. Dinheiro não é o maior objetivo de quem faz longas. Eu diria que é status. Ah, a vaidade...hehehe...

Eu entendo que o cinema é um produto sim, porque quem vai ao cinema espera rir, ou chorar, ou se assustar, ou ficar excitado, ou pensar ou (se o filme for muito bom) tudo isso junto. Então havendo gente disposta a pagar por isso haverá uma indústria que espera atender à essa procura.(...)
Cultura pode sim dar lucro se se inserir no mercado capitalista. Repito a minha opinião de que o governo não deveria colocar nenhum centavo em cultura, mas se tem alguma coisa que ele poderia fazer por ela é justamente incentivar e, vá lá, talvez até facilitar o surgimento de pólos culturais no Brasil onde a cultura seja financeiramente independente.

Da primeira parte eu já disse que discordo.  :P
Que tipo de incentivo você tem em mente?

A concorrência leva à excelência. E já existe um público fiel do cinema brasileiro. Mas só poucos filmes conseguem público porque muitos diretores ainda são narcistas a ponto de achar que a sua estética não pode fazer concessões ao gosto popular - só diretores consagrados podem se dar ao luxo de fazer isso, quem está por baixo tem que agradar; é assim que funciona na indústria literária.

A prática leva à excelência também. É errando que se aprende. E etc. Se ninguém faz filme aqui não dá pra melhorar. Não acho que a maioria dos diretores fuja do gosto popular. Mas ainda há um quê de falta de prática. E sinceramente ainda não vejo como o cinema brasileiro poderia sobreviver sem o governo. E entre sobreviver com ajuda do governo ou não sobreviver, eu prefiro a primeira opção.

Aliás, é interessante comparar com a indústria literária. Todo mundo reclama que o brasileiro lê pouco, mas você não vê autores brasileiro choramingando porque não há público para a literatura brasileira, por mais que ela seja (bem) menos variada do que a internacional. Mas a indústria literária nacional é independente, sólida e até lucrativa, veja o fenômeno mundial que é Paulo Coelho, por exemplo. Mas os nossos autores escrevem de igual para igual com os internacionais.

Ah, sim, mas quanto custa pra escrever um livro? É mesmo... nada! E mesmo o custo pra imprimir uma edição de um livro é muito pouco perto do custo de fazer cinema. Tem muito mais gente escrevendo do que fazendo filme o Brasil.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 12 de Janeiro de 2006, 09:15:51 »

Da primeira parte eu já disse que discordo.  :P
Que tipo de incentivo você tem em mente?

Talvez isenção fiscal para as empresas nacionais que produzem filmes durante o processo embrionário da indústria nacional de cinema, e quando ela estivesse suficientemente sólida ela perderia a isenção.

A prática leva à excelência também. É errando que se aprende. E etc. Se ninguém faz filme aqui não dá pra melhorar. Não acho que a maioria dos diretores fuja do gosto popular. Mas ainda há um quê de falta de prática. E sinceramente ainda não vejo como o cinema brasileiro poderia sobreviver sem o governo. E entre sobreviver com ajuda do governo ou não sobreviver, eu prefiro a primeira opção.

Não concordo. Se os profissionais não tiverem medo de ser punidos pelas más bilheterias, não haverá nenhum incentivo para melhorar. E eu sou a favor da eutanásia, se o cinema brasileiro não tiver chances de sobreviver, desliguem os aparelhos.

Ah, sim, mas quanto custa pra escrever um livro? É mesmo... nada! E mesmo o custo pra imprimir uma edição de um livro é muito pouco perto do custo de fazer cinema. Tem muito mais gente escrevendo do que fazendo filme o Brasil.

Não é essa aquestão. A questão é porque a literatura nacional não apanha da estrangeira.

Offline Frango

• Nível 21
  • *
  • Tá olhando o quê?
    • O projeto Sem Nome
« Resposta #60 Online: 12 de Janeiro de 2006, 12:46:51 »
Então, se não custa nada pra escrever um livro, qualquer um pode escrever. Com tanta gente escrevendo, fica bem mais fácil achar bons escritores...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 12 de Janeiro de 2006, 13:09:03 »
E porque mesmo com o financiamento público é tão difícil achar bons diretores?

Offline Frango

• Nível 21
  • *
  • Tá olhando o quê?
    • O projeto Sem Nome
« Resposta #62 Online: 12 de Janeiro de 2006, 14:01:22 »
É você quem está dizendo isso. Eu acho que há uma boa porcentagem de diretores bons entre os que fazem filmes no Brasil hoje em dia.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 12 de Janeiro de 2006, 14:09:40 »
Questão de gosto. Acho que meu gosto está com a maioria, já que a maioria dos filmes nacionais não dá muita bilheteria.

Atheist

• Visitante
« Resposta #64 Online: 25 de Janeiro de 2006, 16:34:35 »
E quem disse que cinema tem que ser lucrativo?

Então que algum milionário desocupado financie a diversão dos cineastras. Não o governo. Não todos brasileiros. As pessoas não pagam impostos para o Jorge Furtado ficar feliz.

E se os livros não dessem mais lucro, teríamos que parar de fabricá-los também?  :roll:

E não é assim? Tenta mandar algo para uma editora famosa para ver se eles publicam qualquer coisa antes de testar a viabilidade comercial do produto.

As empresas do governo também pagam imposto. E há leis de incentivo fiscal para financiamentos em cultura, em especial em cinema. Por que não?

Offline paola

• Nível 00
  • *
Re: "IDENTIFICADOS" - o primeiro longa SCI-FI nacional
« Resposta #65 Online: 13 de Outubro de 2007, 21:40:20 »
mt legal todo esse comentario sobre o identificados!

se alguem estiver querendo saber mais, estou colocando os links mais recentes.

o filme vai estrear em varios etados do brasil... se puderem dar uma força... agradeceremos
bastidores:
http://br.youtube.com/watch?v=w2BHI0_M0nA
http://br.youtube.com/watch?v=ffmi1wvhXWg
http://br.youtube.com/watch?v=34AorzqeE7w
http://br.youtube.com/watch?v=HtYPQr3Eats

trailers:
http://br.youtube.com/watch?v=mywvFLevCy4&mode=related&search=
http://br.youtube.com/watch?v=p0fCne0SbK0&mode=related&search=

video engraçado:
http://br.youtube.com/watch?v=er2c-1yiNeo

paola barros delben

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!