Mas fazem B.O.?
Quem faz BO é a polícia civil ... E BO é uma peça administrativa quase inútil (senão totalmente).
Isso é de cada estado. Em MG é a PM quem faz B.O. de crimes de registro imediato (homicídio, assalto, e demais que necessitem de providências imediatas), mas concordo que na maioria esmagadora das vezes o B.O. é completamente inútil para a vítima. Mas ele é de extrema importância para que o policial se resguarde de futuros questionamentos ou acusações.
É irritante polícia ter que atender caso de mendigo cagado na porta de padaria (ser porco agora é crime?), lojista que não quer trocar produto (sim, viramos procon móvel), som auto na porta de casas (agente da prefeitura no final de semana? pffff), pessoas perdidas, pessoas malucas, filho que não quer ir pra escola, cachorro do vizinho latindo.
Algumas semanas atrás, gastei quase 3hs do meu turno pra encontrar a casa de uma senhora de 90 anos com alzheimer que tinha pego um ônibus e vindo parar a 50km da cidade dela. Enquanto isso, assalto comendo solto na cidade. Enquanto atendemos essas ocorrência que em tese não deveriam ser nossas, o policiamento ostensivo fica comprometido já que algumas viaturas se dividem entre 5 bairros ou até mais.
Problema é que PM quer abraçar o mundo sem ter meios ou obrigação para tal, porque se não o fizermos, ninguém mais faz e quem está na rua todos os dias, somos nós. Todos os outros órgãos de governo ficam bem escondidinhos dentro de saletas onde o cidadão não entra sem hora marcada. Dá no que dá...