[...]
Acho que não dá para colocar a culpa toda no Estado dessa vez.
Claro que dá. Ou voce acha que a ponte ficou naquele estado lamentável da "noite-para-o-dia"?
Claro que não ficou, mas eu disse "Não dá para colocar a CULPA TODA no Estado" me referindo ao acidente.
A ponte estava em um estado lastimável mas foi interditada, se eu resolvo ignorar e passar por ela com um caminhão carregado após improvisar algo com uns pedaços de madeira e sabendo que existe um caminho alternativo tenho que assumir os riscos pelo que faço.
Perto de onde moro, na gestão Martaxa, havia uma ponte que desabou e ficou interditada por dois anos e meio sem conserto por negligência pura e politicagem, eu era obrigado a andar de 4 a 7 km/dia só para passar de carro de uma margem para outra.
Se eu resolvesse improvisar uma passagem e caisse no rio a culpa seria de quem?
Caro Arcanjo.
Eu não estou ignorando o fato do motorista ter desrespeitado o aviso. Ele correu o risco e se deu mal. Mas, ainda assim, a culpa primária é do Estado porque este não prestou a devida manutenção em um equipamento de vital importância.
E eu não disse que o Estado não tem responsabilidade nisso, eu disse que
nem toda a culpa é do Estado porque o cara ignorou um aviso por conta própria.
Se vc está em uma estrada e passa a 120 por uma placa de 60km/h vc assume o risco pelo que acontecer depois, a escolha foi sua.