[...] Basta o parlamento ganhar força e se livrar da presidenta que tudo se resolve. [...]
Eu não concordo com sua tese, mas pra não me precipitar, pode desenvolver?
Será que estou falando besteira e não percebi? O que quis dizer é que se tivermos uma oposição ativa no congresso e no senado, o impeachment ou cassação poderá sair. E se o judiciário ficar empacando e interpretando errado a constituição, o congresso pode impichar eles também. Acho que foi o Reinaldo Azevedo que mencionou que aquela omissão a um trecho da constituição feita pelo Barroso sobre o fim do voto secreto na comissão do impeachment da Dilma seria motivo de impeachment dele.
Se precisarmos do legislativa pra impichar os caciques do judiciário, aí é que “lascôsse” mesmo, como diriam no nordeste.
“SE” tivéssemos uma posição ativa no congresso e, além disso, propositiva, coerente e limpa, a presidenta já teria sido mandada oficialmente para as cucuias, talvez nem mesmo teríamos a eleito porque um legislativo desse naipe forneceria as condições pra que o governo colaborasse na medida exata do bom desenvolvimento.
Conforme sua proposta inicial, a única coisa que atravanca o país é a presidente, já que se removida tudo se resolve, mas isso está infelizmente longe de ser o caso.
A nossa saída não está em qualquer dos três poderes do estado brasileiro, já que nosso problema é conjuntural, é do todo, não há parte dessa máquina em que possamos nos ancorar.
Enquanto passos tomados progressivamente para a saída do buraco, talvez estaria mesmo em primeiro plano a retirada da presidentx, mas o erro cometido na super-proteção do enlameado Cunha foi fatal para a estratégia, conforme vinha sendo alardeado por aqui e até eu cheguei a ser chamado de petista por causa disso. O cara não só não colaborou na medida em que era necessária, como só continua atravancando tudo quanto é medida que possa levar a ele mesmo a responder pelo que andou aprontando.
Aí eu sou levado a acreditar que a saída só pode vir do povo, que em tese é soberano, mas na prática não é, por causa de fatores mil e que pra serem resolvidos precisam de muita labuta e provavelmente cooperação estatal (nos moldes em que a coisa se configura atualmente). Pintando aqui a clássica cena de um cachorro correndo atrás do próprio rabo.
É angustiante não conseguir pensar em qualquer possibilidade de saída.