Gostei da postagem, Johnny. Eis aí um instrumento musical deveras interessante.
Na verdade, a Harmônica de vidro não foi invenção de Franklin, este apenas o aperfeiçoou. Todavia, fez isso tão bem que o que surgiu pode realmente ser considerado um novo instrumento. Franklin foi também um ótimo intérprete. Dizem que certa noite sua esposa acordou com ele tocando e pensou que estava morta e no céu devido aos sons celestiais da Glass Harmonica.
Tenho muitas gravações de obras clássicas feitas para este instrumento, dentre elas algumas peças de Mozart. Sim, o grande gênio de Sazlburgo compôs para este instrumento, bem como Beethoven, Haydn e alguns outros compositores do Período Clássico. Outra figura notável e que também era um executante da Glass Harmonica foi o Dr. Franz Anton Mesmer, que usava sua mística sonoridade em suas famosas sessões de mesmerismo. Mozart e Mesmer chegaram a ser amigos em Viena, inclusive, e trabalharam juntos nesse instrumento (Mozart conheceu a Glass Harmonica ao frequentar a casa de Mesmer).
Uma curiosidade: a Glass Harmonica chegou a ser proibida devido à crença de que a sua sonoridade era prejudicial aos nervos do executante e/ou da plateia, e por causa do medo de ''contraírem'' a loucura o instrumento acabou caindo em desuso.
Caso esteja interessado, disponibilizei o filme do Mesmer dublado em português no youtube há alguns meses. O filme mostra algumas cenas com o Mesmer executando a Glass Harmonica. Vou colocar o filme aqui para você e os colegas poderem conferir.