Autor Tópico: Melhores Vídeos da Internet  (Lida 429849 vezes)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
Re:Melhores Vídeos da Internet
« Resposta #9600 Online: 31 de Dezembro de 2019, 16:13:05 »
Vc pagou a passagem e tem direito de viajar em paz sem um fdp gritando no seu ouvido.

Também não gosto de vendedores ambulantes, principalmente no transporte público. Não compro nada dessa gente.

Mas, por outro lado, fico pensando: se não estivessem ali vendendo coisas inúteis e descartáveis, estariam fazendo o quê? Afinal, não deixa de ser um trabalho.

Estariam roubando? Se drogando? Se embriagando? Traficando? Espancando a mãe, a mulher ou os filhos? Mente desocupada é pasto para o demônio...

O que as autoridades poderiam fazer para evitar tudo isso? será que um investimento pesado em Educação não resolveria boa parte deste problema de vendedores ambulantes? Geração de (muito) mais empregos dignos? Melhor distribuição de renda, melhores oportunidades?

Acredito que sim.

Estariam vendendo na rua sem encher o saco de quem paga passagem.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9601 Online: 31 de Dezembro de 2019, 17:13:24 »
Acho que tem muito pouco ou nada de evidência essa hipótese de especializações múltiplas dos espermatozóides, como num "time." Parece basicamente uma livre "inferência de design" ao observar diferenças fenotípicas que podem não ter nada de adaptativo.

Mesmo que façam estudos bem cuidadosos mexendo em variáveis como remover um suposto tipo de espermatozóide e observar um diferencial de sucesso de acordo com essa falta, a proporção da variação em si pode nem ser algo que é significativamente hereditário, ontologicamente determinado, serem só "defeitos de fabricação" que calham de poder ajudar.

https://www.sciencemag.org/news/1999/12/no-evidence-sperm-wars

O experimento foi acompanhado em um documentário da Brazzers.

Vc pagou a passagem e tem direito de viajar em paz sem um fdp gritando no seu ouvido.

Também não gosto de vendedores ambulantes, principalmente no transporte público. Não compro nada dessa gente.

Mas, por outro lado, fico pensando: se não estivessem ali vendendo coisas inúteis e descartáveis, estariam fazendo o quê? Afinal, não deixa de ser um trabalho.

Estariam roubando? Se drogando? Se embriagando? Traficando? Espancando a mãe, a mulher ou os filhos? Mente desocupada é pasto para o demônio...

O que as autoridades poderiam fazer para evitar tudo isso? será que um investimento pesado em Educação não resolveria boa parte deste problema de vendedores ambulantes? Geração de (muito) mais empregos dignos? Melhor distribuição de renda, melhores oportunidades?

Acredito que sim.

Algumas vezes a pessoa poderia querer comprar uma balinha ou qualquer coisa, mas teve que entrar no ônibus correndo antes de poder fazer isso. Não incomodam muito mais dentro do ônibus do que fora. Aliás, os de fora acho que incomodam mais, fica mais sempre suspeito de poder ser algum esquema de roubo.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #9602 Online: 31 de Dezembro de 2019, 20:33:35 »

Algumas vezes a pessoa poderia querer comprar uma balinha ou qualquer coisa, mas teve que entrar no ônibus correndo antes de poder fazer isso. Não incomodam muito mais dentro do ônibus do que fora. Aliás, os de fora acho que incomodam mais, fica mais sempre suspeito de poder ser algum esquema de roubo.

Tentam trabalhar no transporte público simplesmente porque descobriram que funciona. Vende mais.

Pelo mesmo motivo que os camelôs estão sempre atrapalhando a passagem em ruas movimentadas, em vez de não incomodar ninguém colocando suas barraquinhas em ruas desertas.

O marreteiro poderia estar tentando vender doritos na rua (o que também seria igualmente ilegal), mas quem tá sentado em um trem e vai fazer uma viagem de 50 minutos tem mais propensão de querer se distrair comendo um salgadinho.

Então o cara em vez de ser ilegal na CPTM e tirar uns 1000 paus, que mal paga o aluguel do barraco, vai ser ilegal na rua pra tirar 500 paus?

Tem quem não se importe e pense: "não é meu problema, tenho carteira assinada e meu aluguel tá em dia.". Mas há nisso uma desproporção entre conveniências e prioridades. Porque para ele ter um pouquinho mais de conforto em um transporte que já é barulhento (trem não é metrô!), não se importaria que dezenas de milhares de famílias passassem ( ainda mais ) necessidade.

Desejar não é fazer, mas é querer que seja feito. Então, no fundo, embora a pessoa não tenha o poder impor o seu desejo, ela não se sente moralmente confortável com o seu desejo. É quando o opressor soluciona o seu conflito  vilanizando o oprimido: os marreteiros seriam todos sem exceção uns vagabundos, gente mau caráter, metida com criminosos, sempre prontos a matar com um tiro ou a pedradas  um pai de família trabalhador honesto, que ganha dignamente seu sustento como segurança da CPTM esculachando camelôs.

E para embasar esse ponto de vista, nada melhor que se basear na opinião destes mesmos seguranças. Cujo trabalho é esculachar diariamente estes trabalhadores e portanto desenvolvem os mesmos mecanismos psicológicos de vilanização da vítima. E eu não me surpreenderia se os marreteiros que assassinaram o segurança também vilanizem da mesma forma estes profissionais.

É claro que o digníssimo passageiro não é um opressor de fato, porque ele nada pode fazer para tirar o sustento de um pai de família. Mas desenvolve o mesmo padrão de justificação de opressores reais: como o guarda do campo de concentração que sempre odiava todos os judeus.

Como naqueles filmes antigos de faroreste, onde o índio é sempre um arquivilão.

Faz sentido alguém generalizar que todos os marreteiros são bandidos perigosos, que todos são capazes de vender água de esgoto como se fosse mineral? Não faz sentido, não é um julgamento baseado na razão. Porque não é como generalizar todo político corrupto como mau caráter ou todo ladrão assassino como facínora, o que seria praticamente uma tautologia. Mas diferentemente associar uma atividade econômica a um perfil de ética, de moral ou de caráter. Mais ou menos como dizer que todo dentista ou todo motorista de ônibus é isso ou aquilo.

Não faz sentido porque não é racional. Esse tipo de discurso é apenas alívio psicológico da consciência.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #9603 Online: 31 de Dezembro de 2019, 21:03:12 »
Mas alguém viu o vídeo do Mc Estudante que eu postei? Ou o ódio a essa raça maldita de vagabundos degenerados marreteiros é tanto que não quiseram ver?

O cara é muito bom!

10 minutos diretos de improviso no Hip Hop sem perder o fôlego. E eu percebi a sensibilidade musical dele, como o Estudante modula o ritmo das rimas para se encaixar nas variações do acompanhamento dos instrumentos de corda. E isso enquanto está inventando as rimas, os temas.

Vi outros vídeos do cara: tem um em que ele aborda um passageiro lendo um livro, e vê que é sobre mitologia grega. Imediatamente emenda um hip hop sobre mitologia, falando sobre os deuses gregos e suas características.

Esse garoto é um super dotado. Literalmente.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9604 Online: 31 de Dezembro de 2019, 23:34:20 »
Faz sentido alguém generalizar que todos os marreteiros são bandidos perigosos, que todos são capazes de vender água de esgoto como se fosse mineral? Não faz sentido, não é um julgamento baseado na razão.

Até porque estes o fazem por desespero; a trapaça para sobreviver é um sintoma do desespero no mundo capitalista, estágio ainda anterior à morte por desespero.

https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2019/06/numeros-do-desespero.shtml

Hipocritamente, os mesmos defensores do capitalismo não farão a mesma consideração quanto a máfias ou empresas que façam falsificações similares, mesmo que estes disponham de maiores recursos para agir honestamente.

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/03/28/policia-fecha-fabrica-de-falsificacao-de-agua-mineral-em-contagem-na-grande-bh.ghtml

https://www.vox.com/the-goods/2019/4/3/18292549/poland-spring-water-nestle-lawsuit-spring-water

Estes é que merecem a generalização e extinção da face da Terra, não suas vítimas.

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9605 Online: 06 de Janeiro de 2020, 20:52:06 »

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #9606 Online: 07 de Janeiro de 2020, 12:25:41 »
Este livro do Kahneman citado no vídeo é super interessante, recomendo a leitura.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #9607 Online: 07 de Janeiro de 2020, 17:11:06 »

Acredito que sim.

Ou roubando, sequestrando, estuprando, traficando, e outras coisinhas leves como essas...
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9608 Online: 07 de Janeiro de 2020, 17:45:38 »
Roubo, tráfico, e seqüestro, têm maior correlação com serem impedidos de trabalhar de outra forma do que estupro. A maior parte dos estupros é dentro da mesma classe da vítima, do círculo de relacionamentos/conhecidos.

Mas não deve ser uma parte significativa deles que partiria para esses crimes por serem impedidos de vender em transporte público especificamente. Da mesma forma que não é a primeira coisa para qual parte qualquer um que perca o emprego. Há sempre uma tendência a esperar o pior daqueles que já estão em pior situação, mas embora isso não seja totalmente falso (desespero levando a crimes) não é único (haverá os que partem para crimes graves mesmo sem desespero), não é a maioria.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9609 Online: 07 de Janeiro de 2020, 21:37:46 »

Acredito que sim.

Ou roubando, sequestrando, estuprando, traficando, e outras coisinhas leves como essas...

Sei, o cara só é honesto dentro do trem, se sair vira bandido.
Então tá.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #9610 Online: 07 de Janeiro de 2020, 21:48:29 »
Nussa, que fatality!   :twisted:
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9611 Online: 08 de Janeiro de 2020, 00:56:04 »
Era melhor impedir só os ladrões (alguns homicidas) de "trabalharem" no transporte público.

Também estupradores, diga-se de passagem. Já ouvi nesse fórum mesmo relato de estupro em transporte público.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9612 Online: 08 de Janeiro de 2020, 08:41:35 »
Com certeza.

Na verdade essa gente toda que vc citou nem deveria estar livre pelas ruas mas foram mais de trinta anos de "deixa-disso-que-são-vitimas-da-sociedade-te-assaltando" que a esquerdalha imunda enfiou pelo rabo do brasileiro sem qualquer oposição decente.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #9613 Online: 08 de Janeiro de 2020, 10:06:28 »
Então tá.

Já ouviu falar em "mente vazia é pasto para o diabo"? Pois é...

Na verdade essa gente toda que vc citou nem deveria estar livre pelas ruas mas foram mais de trinta anos de "deixa-disso-que-são-vitimas-da-sociedade-te-assaltando" que a esquerdalha imunda enfiou pelo rabo do brasileiro sem qualquer oposição decente.

Caro, que visão estreita. Amplie os seus horizontes!

Quer dizer que em vez de tentar sobreviver deveriam estar presos, é isso?

Que tal se a "direitalha" promovesse mais empregos? Que tal se os empregos existentes promovessem melhores salários? Que tal se a "direitalha" cobrasse imposto de grandes fortunas e de igrejas, e com esse dinheiro todo melhorasse a vida dos mais necessitados?

É fácil verborragia quando se está tranquilo em seu empreguinho, né? Quero ver viver a situação dessa gente carente - mas corajosa - que se expõe nos coletivos para sobreviver... Não durava um dia.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #9614 Online: 08 de Janeiro de 2020, 10:08:32 »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9615 Online: 08 de Janeiro de 2020, 11:52:54 »
Então tá.

Já ouviu falar em "mente vazia é pasto para o diabo"? Pois é...

Caro, que visão estreita. Amplie os seus horizontes!

Quer dizer que em vez de tentar sobreviver deveriam estar presos, é isso?

Que tal se a "direitalha" promovesse mais empregos? Que tal se os empregos existentes promovessem melhores salários? Que tal se a "direitalha" cobrasse imposto de grandes fortunas e de igrejas, e com esse dinheiro todo melhorasse a vida dos mais necessitados?

É fácil verborragia quando se está tranquilo em seu empreguinho, né? Quero ver viver a situação dessa gente carente - mas corajosa - que se expõe nos coletivos para sobreviver... Não durava um dia.

Sobre meu emprego, trabalho desde os 16 anos, antes disso aos 14 estava no Senai em tempo integral das 7 até 5hs, trabalhava como autônomo antes do empreguinho e tive um ano em que tirei três dias de folga no ano todo, 25 anos sem férias e trabalhando em feriados.
 Houve um tempo em que eu estava no serviço militar as 5 da manhã,  no emprego as 8hs e na escola noturna das 7 as 10 da noite.

Satisfeito?

Por isso eu tenho o empreguinho hoje,  se estivesse vagabundando no bar da esquina não teria.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9616 Online: 08 de Janeiro de 2020, 13:18:15 »
E o velho discurso de sempre querendo aumentar salários por decreto como se fosse possível fazer dinheiro aparecer do nada.

Tenho uma novidade para vc, querem.tentar isso na Argentina mais uma vez para ver se dá certo.

Espere os resultados e veja o que acontece.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9617 Online: 08 de Janeiro de 2020, 18:27:43 »
Dentro da "teoria monetária moderna" afirmam mais ou menos que o estado tem uma ampla possibilidade de produzir dinheiro, na medida em que gera a demanda por ele, nos impostos.

Alguns defensores também apontam a Argentina como tendo tido um programa positivamente exemploar, "chefes de família," que explorava esses princípios numa forma de "garantia de emprego [de último recurso]." Os EUA também tiveram projetos similares em algum momento ou outro (New Deal), mas nada levado muito adiante ou muito consistentemente.

[...] Na Argentina, nós tivemos políticas que passaram por muitas transformações. Na década de 1990, tivemos um perfil de medidas do governo e depois vivemos sob o programa Chefas e Chefes do Lar Desempregados, no governo de Néstor Kirchner. Foi na segunda metade de última década que as medidas para transferência de renda no país se aproximaram mais do Bolsa Família, isso por volta de 2007. Anteriormente, o governo pedia ao beneficiário que retribuísse o benefício, trabalhando em uma organização civil como forma de contrapartida. Por exemplo, você poderia cozinhar em uma escola, poderia fazer trabalho social em uma creche, igreja etc. Entre a década de 1990 e o ano de 2007, a transferência de renda funcionou dessa forma em meu país. Depois, nos aproximamos mais do que ocorre no Brasil. No caso brasileiro, esse retorno não se dá com trabalho, mas mediante a comprovação de que as crianças estão vacinadas e estudando. [...]

https://jornal.ufg.br/n/112455-pesquisadora-discute-relacao-entre-temporalidade-e-trabalho

https://www.dw.com/pt-br/1933-roosevelt-eleito-presidente-dos-eua/a-302973

[...] Segundo Robert E. Sherwood, autor do livro Roosevelt e Hopkins, no primeiro trimestre do programa de garantia de trabalho, que flanqueou as medidas de proteção social mínima, foram construídos ou restaurados 400 mil quilômetros de estradas, construídas 40 mil escolas e contratados 50 mil professores.

Foram ainda erguidos mais de 500 pequenos aeroportos, assim como praças e quadras esportivas em todo o país, e instalados mais de 3,5 milhões de metros de canalização de água e esgoto. Na habitação popular, uma nova agência estatal serviu de avalista em última instância para os financiamentos imobiliários, viabilizando um grande incentivo à construção civil.

Desemprego continuou sendo desafio

O primeiro New Deal (1933–35) conseguiu estancar a crise bancária e recuperar a confiança pública. A falência das agências de fomento do governo central, porém, tornou necessário um segundo Deal (1935–38). Nesta fase, foram aprovadas, entre outras, a lei de seguridade social, de agosto de 1935, que criou os seguros desemprego, invalidez e velhice, e garantiu aos trabalhadores o acesso à casa própria.

O Novo Acordo, porém, não conseguiu recuperar de vez os EUA da Grande Depressão. Segundo Paul Kennedy, autor de Ascensão e queda das grandes potências, o desemprego ainda atingia cerca de 10 milhões de pessoas em 1939. "Os vários esquemas do New Deal não foram suficientes para estimular a economia e aproveitar essa capacidade produtiva não utilizada", afirma.

A expressão New Deal, cunhada pelo juiz Samuel Rosenman, foi usada por Roosevelt em seu discurso de 1932, quando aceitou a indicação para concorrer à presidência. A verdadeira recuperação da economia dos EUA só viria durante a Segunda Guerra Mundial, com o aumento da produção de armas.

Adolf Hitler, que igualmente chegou ao poder na Alemanha em 1933, também começou seu governo com um "programa de emergência", mas com um objetivo completamente oposto ao do Novo Acordo de Roosevelt. [...]

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #9618 Online: 08 de Janeiro de 2020, 18:39:05 »
O Estado pode fazer dinheiro mas não  fé  publica. Irônico.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9619 Online: 08 de Janeiro de 2020, 18:50:04 »
Com certeza.

Como por exemplo? Que eu saiba, nos últimos 30 anos as leis e práticas só se endureceram.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #9620 Online: 08 de Janeiro de 2020, 19:02:35 »
Com certeza.

Como por exemplo? Que eu saiba, nos últimos 30 anos as leis e práticas só se endureceram.
Então no regime militar era tudo mais moleza ?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #9621 Online: 08 de Janeiro de 2020, 19:13:38 »
Então  descriminalização da maconha e o estatuto da criança e do adolescente, só  pra ficar nesses dois exemplos endureceram alguma coisa?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #9622 Online: 08 de Janeiro de 2020, 19:22:25 »
E a tolerância com infrações de todo ripo nas escolas e universidades, diminuiu??? Música pornográfica e fazendo apologia ao crime tocando em alto volume até  virar a madrugada para criancinhas e vovôs ouvirem?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9623 Online: 08 de Janeiro de 2020, 20:19:31 »
Com certeza.

Sim, claro, as leis estão tão duras que o sujeito bêbado mata alguém atropelado e sai da delegacia no mesmo dia.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9624 Online: 08 de Janeiro de 2020, 20:19:44 »
"Então dois exemplos num sentido são na verdade no sentido oposto, no qual a maioria dos outros exemplos se direciona?"

Sobre o próprio ECA: http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/07/senado-aprova-aumento-do-tempo-de-internacao-para-menores-infratores.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_dos_Crimes_Hediondos [...] A nova lei estabelece que os condenados por crime hediondo só podem pleitear o regime de progressão, caso cumpram 40% da pena e se forem reincidentes a exigência aumenta em 20%, totalizando 60% (elemento objetivo); juntamente com a obrigação de se tornarem "bons cidadãos", demonstrando bom comportamento durante o tempo que estiverem cumprindo a pena (elemento subjetivo). Podendo assim serem transferidos de regime fechado para o semiaberto.

Esse projeto de lei tem o intuito de endurecer a legislação penal, uma vez que antes dele o beneficio era concedido seguindo a mesma regra utilizada para concessão a todos os outros crimes. [...]

Tecnicamente "não" hediondo, mas com igual tratamento, há a transação de substâncias recreativas proibidas, como maconha. A bizarrice da coisa é ser considerado "equiparado" mas não parte dos próprios. https://rocainle.jusbrasil.com.br/artigos/268079294/associacao-ao-trafico-e-crime-equiparado-a-hediondo

https://aurineybrito.jusbrasil.com.br/artigos/172479028/lei-do-feminicidio-entenda-o-que-mudou

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2015/07/07/sancionada-lei-que-agrava-penas-de-crimes-cometidos-contra-policiais-e-militares

http://www.osul.com.br/temer-sanciona-a-lei-que-endurece-a-pena-para-o-crime-de-trafico-de-pessoas/

https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/pol%C3%ADtica/c%C3%A2mara-aprova-endurecimento-de-leis-contra-estupro-e-divulga%C3%A7%C3%A3o-de-cenas-1.255939 "Texto também tipificou "importunação sexual", como os assédios em transporte coletivo - lei de autoria dos comunistas

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_Maria_da_Penha

Condenações por roubo ignoram semi-aberto - Para advogados, magistrados justificam rigor com argumentos extralegais; Promotoria vê cumprimento da lei - https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0109200401.htm

https://www.ethosonline.com.br/noticia/15126/stj-acata-tese-do-ministerio-publico-e-entende-que-furto-cometido-a-noite-aumenta-pena

https://www.conjur.com.br/2016-ago-04/lei-torna-crime-furto-gado-qualificadora-residual

Tetraplégico tem prisão domiciliar negada

....

Apesar de não ter sido condenado quando teve o pedido de prisão domiciliar rejeitado, o detento era reincidente no tráfico de drogas --por isso a sua pena, de sete anos de prisão, tem sido cumprida em regime fechado.

Em sua casa, na periferia de Brasília, a polícia encontrou nove pedras de crack, mais de 60 gramas de maconha e R$ 900 em dinheiro.

Ele disse que não estava sozinho em casa e que a droga não era dele. Reconheceu, apenas, posse de parte da droga, para consumo próprio.

...

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/12/1382178-tetraplegico-tem-prisao-domiciliar-negada.shtml

Editorial: Presos demais
...

Os outros dois fatores são velhas mazelas nacionais: morosidade da Justiça, que mantém encarcerados presos que poderiam já gozar de progressão de pena, e excesso de rigor de magistrados contra acusados de tráfico de drogas.

Um estudo de 2011 do Núcleo de Estudos da Violência da USP mostrou que muitos dos presos como traficantes na cidade de São Paulo eram de baixa periculosidade. Apenas 3% portavam uma arma no momento da prisão, por exemplo, e a quantidade média de droga apreendida com eles era baixa.

Apesar disso, nove entre dez acusados responderam ao processo todo na prisão. Embora mais da metade das condenações fosse inferior a quatro anos de reclusão, requisito para o juiz conceder substituição por penas alternativas, isso só ocorria em 5% dos casos.

Prisões existem para afastar criminosos violentos do convívio social. Encher cárceres de dependentes e pequenos traficantes, onde ficarão sob o jugo de facínoras e em condições subumanas, não é o modo mais eficiente de deter o crime.

http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2013/06/1289287-editorial-presos-demais.shtml

Há algum tempo ouvi reportagem que comentava que dentre as trapalhadas que fizeram, teve uma de um cara que já deveria ter sido solto há décadas, mas continuava mofando na cadeia.

quanto aprender ladrão de galinhas sem duvida fal da minoria que não representa nem faz numero dentro da maioria presa por roubo qualificado, latrocínio, estrupo, trafico, sequestro

Fontes disso?

O que eu já vi a respeito é diferente:

http://www.hojeemdia.com.br/horizontes/de-cada-dez-presos-libertados-oito-voltam-a-cometer-crimes-1.26951

[...]Estima-se que a manutenção de cada detento custe aos cofres públicos R$ 1.600 mensais, resultando em uma cifra de quase R$ 1 bilhão por ano. Na avaliação de Robson Sávio, o sistema prisional é seletivo e perverso. Do total de presidiários no Estado, informa ele, 60% praticaram pequenos ou médios crimes contra o patrimônio, enquanto 8% são homicidas. “Nem sempre quem está encarcerado oferece risco social ou cometeu algum crime de alto teor ofensivo, como roubo seguido de morte”.

[...]

http://dp-pa.jusbrasil.com.br/noticias/2141521/depen-traca-perfil-dos-presos-no-brasil

Maior parte dos presos responde por tráfico e roubo

POR EURICO BATISTA

O verbo roubar, que na linguagem popular expressa todo tipo de crime em que o agente se apropria de algo alheio, independentemente da forma de agir, é o mais conjugado pela maioria dos presos brasileiros. Segundo o relatório do Departamento Penitenciário Nacional – Depen, 52% dos presos cumprem pena por algum tipo de crime contra o patrimônio. As estatísticas se referem ao total de presos das penitenciárias brasileiras: 417.112. Não estão incluídos no levantamento os 56.514 detentos das delegacias.

São 212.213 homens e 5.564 mulheres encarcerados por subtração de coisa alheia. Nessa categoria, a modalidade mais praticada é a do roubo qualificado, mediante uso de arma, às vezes por mais de um agente, sendo muito comum o roubo de veículos. Por esse tipo de crime, estão presos 73.267 homens e 1.421 mulheres.

O relatório do Depen mostra que 31.956 presos cumprem pena por furto simples, 32.863 por furto qualificado e 41.058 por roubo simples. Os demais crimes contra o patrimônio foram praticados por 23.603 condenados, sendo 12.537 receptadores, 5.673 estelionatários e 2.566 presos por extorsão mediante seqüestro. Os demais foram presos por extorsões e apropriações indébitas.

O tipo criminal individual mais comum nas cadeias, contudo, é o do condenado por tráfico de entorpecentes. São 78.735 homens e 12.312 mulheres, que somam 22% da população carcerária.

Os crimes contra a pessoa são menos praticados, mas os índices não são baixos. O latrocínio, tipo que combina roubo com violência contra a vítima (lesão grave ou morte), foi praticado por 13.609 presos. Mas, quando se fala em homicídio, crime praticado diretamente contra a pessoa, os números sobem bastante, chegam a 12% do total. A maior parte é de homicídio qualificado, crime praticado por 28.236 presos, enquanto que 20.972 praticaram homicídio simples. Dos homicidas, só 3% são mulheres.

Os crimes contra os costumes, como estupro, atentado violento ao pudor e corrupção de menores, também levam muita gente para a cadeia no Brasil. Atualmente, 17.787 cumprem pena por esse tipo de crime.

A Lei Maria da Penha mantém 2.474 presos, que foram condenados por violência contra a mulher. Os crimes previstos no Estatuto de Desarmamento, como porte, posse, disparo e tráfico de armas, somam 23.208 condenados. O relatório aponta ainda outros tipos de presos por crimes como contra a paz pública (6.924), contra a fé pública (3.773), administração pública (1.366), entre outros praticados eventualmente.

Duração da pena

A quantidade de presos por tempo total das penas reflete a distribuição dos tipos de crime praticados. Para esse item, foram considerados os presos com sentença transitada em julgado, excluindo-se os 152.612 presos provisórios, além dos internados por medida de segurança e os provenientes da Polícia/Justiça Federal (9.224).

No universo considerado, de 250.399 presos, o maior grupo cumpre pena entre 4 e 8 anos de prisão, um total de 72.113 condenados. O grupo que cumpre pena de até 4 anos é bem menor, 53.479 presos, abaixo até do que o número de presos que cumpre pena entre 8 e 15 anos, que chega a 54.929.

Penas maiores não são tão poucas como se imaginam, 26.299 estão condenados a penas de 15 a 20 anos, 20.766 a penas entre 20 e 30 anos, e 19.723 foram sentenciados entre 30 e 50 anos de prisão. No Brasil não há penas perpétuas, mas 508 pessoas estão condenadas a mais de 100 anos de prisão, além de 2.592 que cumprem penas que somam entre 50 e 100 anos.

Tempo de estudo

O relatório do Depen revela ainda a distribuição dos condenados por grau de instrução, considerando o universo de 417.112 presos nas penitenciárias. A maioria apresenta um baixo grau de escolaridade, não chegando ao ensino médio. O maior grupo, com 178.562 presos, tem o ensino fundamental incompleto, enquanto 49.523 são apenas alfabetizados e 26.092 são analfabetos. Somados aos 67.384 presos com ensino fundamental completo, representam 77% dos encarcerados nas penitenciárias.

Os presos com ensino médio completo são 31.022, mas há 44.107 que não terminaram o 2º grau. Já em relação ao nível universitário, os números caem bastante. Apenas 1.715 presos terminaram a faculdade, 60 têm cursos acima da graduação e 2.942 não concluíram o curso superior. Outros 15.475 não declararam escolaridade. O relatório considera que há uma diferença de 0,06% nos números, referentes a dados não informados.

Fonte: Consultor Jurídico

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1384163-5606,00-JUSTICA+PUNE+MAIS+MICROTRAFICANTES+DO+QUE+SOLDADOS+DE+FACCOES+DIZ+ESTUDO.html

[...] Os dados do estudo indicam que, no Rio de Janeiro,  cerca de 67% dos casos de prisão por tráfico que chegam ao STJ envolvem réus primários, sem antecedentes criminais e sem vínculos com grupos criminosos.

<a href="http://g1.globo.com/FlashShow/0,,24105,00.swf" target="_blank" class="new_win">http://g1.globo.com/FlashShow/0,,24105,00.swf</a>

[...]

A pesquisa conclui que as penas para traficantes são desproporcionais e não levam em consideração as diferentes categorias dos vendedores de drogas. Para os pesquisadores, a lei não é clara quanto à distinção entre usuários e traficantes.

[...]

“Hoje, quem mora em uma comunidade que tenha uma boca-de-fumo e não tem carteira assinada já é um suspeito em potencial de fazer parte do tráfico. É preciso separar o pequeno, o médio e o grande traficante. O aumento da pena não resolve o problema da violência. Os criminosos mais violentos, como aqueles que derrubaram o helicóptero da polícia, não estão entre os presos”, analisa a pesquisadora.

[...]

[...]  De acordo com levantamento do Instituto Sou da Paz com dados do Departamento de Inquéritos Policiais e Corregedoria da Polícia Judiciária e do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP), mais de 67,7% dos encarcerados por tráfico de maconha nas prisões do País foram flagrados com posse de menos de 100 gramas da droga, sendo 14% deles com quantidade inferior a 10 gramas – algo em torno de dez cigarros. Aliado aos dados dos encarcerados também por tráfico de cocaína – 77,6% com menos de 100 gramas –, 62,17% dos traficantes presos no País exerciam atividade remunerada na ocasião do flagrante, 94,3% não pertenciam a organizações criminosas e 97% nem sequer portava algum tipo de arma. Ou seja, eram ou microtraficantes ou usuários. [...]

Ao mesmo tempo em que teoricamente tirou o usuário da esfera criminal, a lei também impôs normas mais duras a traficantes, classificados como autores de crime hediondo e inafiançável com penas que vão de 5 a 15 anos de cadeia, levando ao surgimento de outro problema: o aumento de prisões dos chamados "microtraficantes". Estes são meros comerciantes de pequenas quantidades de drogas com influência no tráfico inexistente, pois atuam somente na linha de frente, seja na venda para amigos seja no comércio em bocas de fumo.

Assim, se em 2006 os considerados traficantes compunham 14% dos condenados no sistema prisional (47,5 mil pessoas), em 2012 esse número passou para 25% (132 mil pessoas) – em um período em que a população carcerária praticamente dobrou. Para efeito de comparação, apenas 11% dos encarcerados no País é de condenados por homicídio e sequestro.

[...]

http://ultimosegundo.ig.com.br/2014-09-23/677-dos-presos-por-trafico-de-maconha-tinham-menos-de-100-gramas-da-droga.html

Segundo o Diegojaf, o que estaria acontecendo é que muitos desses condenados só por drogas na verdade teriam outros processos em andamento, por coisas mais graves, e por sorte deles/azar nosso, são presos só por tráfico. Mas ainda não vi nenhum estudo mais detalhado confirmando essa possibilidade.

Ainda assim:

http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,presidios-federais-de-seguranca-maxima-ja-recebem-ate-ladrao-de-bicicleta-imp-,731562

http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/samurais-os-guerreiros-da-pm-0tcrdn3j7v2qce0jsmtemdt8u

Samurais, os guerreiros da PM
Trabalhando em silêncio, grupo especial consegue prender em média um narcotraficante por dia desde sua criação, há dois anos e meio

[...]

A Força Samurai foi criada para combater o microtraficante, aquele que incomoda muito a população, que traz a violência e outros crimes”, explica o co­­mandante da Agência de Inteligência da PM e da Força Samurai, coronel Milton Isaac Fadel. Nos primeiros meses de trabalho do grupo, os policiais ficaram restritos ao combate ao pequeno vendedor de drogas. No entanto, não foi possível continuar apenas nesses alvos e as incursões contra grandes traficantes ocorreram naturalmente.

[...]

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!