Será que se estuprarem a mãe, mulher ou filha dele ele vai usar essa afirmação de consolo??
Qual é a relação entre o impacto emocinal que ele sofreria com isso e a veracidade ou não dos fatos? Isso não é um argumento.
Exatamente. Este tipo de argumento é o mesmo que religiosos fazem quando dizemos que não cremos em deuses... "quando sua mãe morrer você vai acreditar..."
Eu duvido que o autor seja favorável ao estupro ou ainda ache que o estupro deve ser desqualificado como crime. Um ponto é observar os fatos e analisar os fatores envolvidos. Outro ponto é aceitar como normal na sociedade atual.
Não precisamos nem ir muito longe (considerar o estupro não-crime, por exemplo) para percebermos que a vida em sociedade requer certos controles de instintos e comportamentos inatos ou mesmo aprendidos, como andar nu, por exemplo. Ora, é natural andar nu, os animais andam nus, neste calorão, por que não? O detalhe é que nossa sociedade não aceita este tipo de comportamento. É uma convenção social deliberada para manter a estrutura altamente necessária para a sobrevivência da humanidade. Nem por isso deixa de ser um fato natural.
Estupro, roubo ou mesmo assassinatos podem ser observados por esta ótica, nem por isso serem justificados, amortizados ou mesmo não punidos. Para um bom convívio social temos leis que precisam ser obedecidas. Mas por que tais contravenções ainda acontecem? Uma explicação, que pode servir para muitos casos, senão a maioria, é puramente biológica. Em outros casos, pode haver algum distúrbio comportamental (o que não deixa de ser biológico), mas na forma de uma patologia que deve ser tratada.
O fato é que temos estruturas cerebrais remanescentes do processo evolutivo, que são responsáveis pelas funções vitais do organismo e por boa parte do comportamento instintivo (ver Dragões do Éden, de Carl Sagan). No entanto, temos também outras estruturas, principalmente o córtex frontal, que exerce um bom controle sobre as atividades dos complexos primitivos. Isso deveria ser suficiente para refrear instintos primitivos, mas nem sempre acontece.
Outro dia estávamos comentando entre os professores da Uninove, que muitos alunos não têm capacidade de pensamento abstrato. Principalmente nas áreas moleculares como a genética, bioquímica, etc, eles têm grande dificuldade de compreender como as coisas acontecem, pois a capacidade de pensamento abstrato é mínima. Agora, pergunto, pensamento abstrato não é uma das grandes características humanas? O que quero dizer é que, não é em todos que as estruturas cerebrais mais derivadas conseguem assumir suas funções a contento.