Autor Tópico: Biólogo diz que estupro é “natural” e faz parte do comportam  (Lida 6595 vezes)

Offline Al

• Nível 07
  • *
Biólogo diz que estupro é “natural” e faz parte do comportam
« Online: 24 de Janeiro de 2006, 16:02:17 »
Biólogo diz que estupro é “natural” e faz parte do comportamento reprodutivo

Randy Thornhill, biólogo e um dos autores do livro História natural do estupro (A natural history of rape), afirma que o estupro não é um crime de violência e poder, como nos dizem os cientistas sociais, e sim movido exclusivamente pelo desejo sexual. Para o autor, o estupro sequer chega a constituir uma anormalidade: é um mecanismo usado pelo macho para espalhar seus genes.

A Folha de S.Paulo, no Caderno Mais! de 12/3/2000, traduz uma entrevista com Thornhill publicada na revista New Scientist, na qual ele enfatiza que um homem estupra porque sente desejo sexual e deseja a experiência sexual, mas precisa usar de violência para alcançar esse objetivo. O que o modelo evolutivo afirma é que os homens não vão usar mais violência do que é necessário. Isso porque, na história evolutiva, os machos que mataram suas vítimas também teriam anulado os possíveis benefícios reprodutivos de sua iniciativa. Thornhill informa que essa previsão é respaldada por todos os estudos maiores que analisaram a quantidade de violência em estupros.
Fonte: Thornhill, 2000.

As instituições produtoras de ciência ainda são dominadas por homens

já vi um biologo na superinteressante dizer que a mente humana evoluiu para crer em Deus

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: Biólogo diz que estupro é “natural” e faz parte do comp
« Resposta #1 Online: 24 de Janeiro de 2006, 16:05:59 »
Randy Thornhill, biólogo e um dos autores do livro História natural do estupro (A natural history of rape), afirma que o estupro não é um crime de violência e poder, como nos dizem os cientistas sociais, e sim movido exclusivamente pelo desejo sexual. Para o autor, o estupro sequer chega a constituir uma anormalidade: é um mecanismo usado pelo macho para espalhar seus genes.

que é natural, ok, o que não significa que devamos aceitar. mas no mais, concordo com a visão do biólogo. psicanalistas devem ficar inventando explicações mas se esquecem do que somos; animais. o sujeito está com tesão, não sabe se controlar, vê um rabo de saia dando sopa e pronto. precisa ficar inventando relações de poder pra explicar isso?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re: Biólogo diz que estupro é “natural” e faz parte do compo
« Resposta #2 Online: 24 de Janeiro de 2006, 16:14:56 »
Citação de: al
Biólogo diz que estupro é “natural” e faz parte do comportamento reprodutivo

Não duvido que biologicamente ele esteja certo, mas isso em nada torna tal prática mais aceitável, mesmo que tenha origem em comportamentos instintivos, nossa sociedade não é regida por nossa biologia, pelo menos não apenas por ela, e isso em nada muda o fato de que é um crime, conforme convencionado pela sociedade na forma de suas leis. Agora, só quero que o biólogo procure a ajuda de um neurologista, ou o que seja, pra em um estudo interdisciplinar tentar nos explicar o comportamento dos que estupram e matam por que essa atitude não pode de modo algum ser compreendida como um instinto reprodutivo.

Ressalva:
afirma que o estupro não é um crime de violência e poder, como nos dizem os cientistas sociais, e sim movido exclusivamente pelo desejo sexua

Ele realmente pode argumentar que NUNCA este comportamente esteja ligado a algum mecanismo psicológico? Será que ele pode realmente afirmar que esse comportamento é movido exclusivamente por instintos reprodutivos?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 24 de Janeiro de 2006, 17:03:32 »
Citação de: Marcelo Terra
Ele realmente pode argumentar que NUNCA este comportamente esteja ligado a algum mecanismo psicológico? Será que ele pode realmente afirmar que esse comportamento é movido exclusivamente por instintos reprodutivos?

Isso é possível e acredito inclusive que possa ser estudado. Existe uma área específica em nosso cérebro responsável por nossos instintos mais "primitivos".

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Janeiro de 2006, 17:09:12 »
Citação de: al
afirma que o estupro não é um crime de violência e poder, como nos dizem os cientistas sociais, e sim movido exclusivamente pelo desejo sexual.

Será que se estuprarem a mãe, mulher ou filha dele ele vai usar essa afirmação de consolo??

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 24 de Janeiro de 2006, 17:10:27 »
Citação de: GCF

Isso é possível e acredito inclusive que possa ser estudado. Existe uma área específica em nosso cérebro responsável por nossos instintos mais "primitivos".

Hã? Você quer estudar as atividades cerebrais de um estuprador em ação em laboratório? :hihi:  :hihi:  :hihi:

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Janeiro de 2006, 17:13:27 »
Ressalva:
afirma que o estupro não é um crime de violência e poder, como nos dizem os cientistas sociais, e sim movido exclusivamente pelo desejo sexua

Tenho a tendência em aceitar esse argumento, sem entrar no mérito da questão. Nós, "normais", temos a capacidade de segurar nossos instintos, enquanto os "anormais" sentem muita dificuldade. Agora, que eu já pensei e desejei fazer isso... não posso negar. Uma morenaça, linda, com um bumbum avatajado, passando, digo, desfilando na minha frente... faz meus instintos mais primitivos eclodirem como um furacão.

Bom... é só contar até dez e ... segurar a onda. :P
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
Re: Biólogo diz que estupro é “natural”
« Resposta #7 Online: 24 de Janeiro de 2006, 17:17:50 »
Citação de: hugo
faz meus instintos mais primitivos eclodirem como um furacão.

É normal. Veja o caso Jefferson, Dirceu e os instintos primitivos.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
Re.: Biólogo diz que estupro é “natural” e faz parte do comp
« Resposta #8 Online: 24 de Janeiro de 2006, 17:29:45 »
Leia Tábula Rasa, do Steven Pinker. Lá o autor comenta bastanta sobre esse livro, inclusive sobre os erros de interpretação dos que criticaram...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 24 de Janeiro de 2006, 17:37:47 »
Hã? Você quer estudar as atividades cerebrais de um estuprador em ação em laboratório? :hihi:  :hihi:  :hihi:

Bom, não é necessário que ele esteja estuprando uma vítima no momento do estudo... Os médicos podem só fazer picadinho do cérebro dele e olhar o que tem dentro  :P

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Biólogo diz que estupro é “natural” e faz parte do
« Resposta #10 Online: 24 de Janeiro de 2006, 17:38:40 »
Citação de: Stéfano
Leia Tábula Rasa, do Steven Pinker. Lá o autor comenta bastanta sobre esse livro, inclusive sobre os erros de interpretação dos que criticaram...

Muito bom esse livro, aliás.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re.: Biólogo diz que estupro é “natural”
« Resposta #11 Online: 25 de Janeiro de 2006, 10:12:19 »
Ainda não li o TR, mas acho meio estranha a afirmação.

Obviamente que o estupro poderia ser 'natural' e claro que isso não o tornaria aceitável, bom por ser natural.

Mas parece que há coisas que complicam isso dele ser uma estratégia reprodutiva. Há pouco mesmo li um tópico sobre que o estresse afetaria a gravidez de fetos masculinos, mas já havia ouvido de que afetaria gravidezes em geral, que estupros resultariam mais freqüentemente em abortos do que o normal.

Mas acho que isso talvez ainda possa para o estupro dentro de um casamento ou relação, do que para estupro por tarados "terceiros"...

Offline Marcus VBP

• Nível 12
  • *
    • Desenvolvimento de Interfaces Web
« Resposta #12 Online: 25 de Janeiro de 2006, 10:24:43 »
no livro "o macho demoníaco - as origens da agressividade humana" o autor (nao me recordo o nome) afirma que o estrupo é um mecanismo desenvolvido por machos não desejáveis para passar seus genes adiante.

chipanzés e orangutangos estrupam também.

concordo com o fato do estrupo ser natural, mas isso nao o torna moralmente aceitável.
Website - http://www.marcusvbp.com.br
NH18, uma comunidade sobre GURPS - http://www.nh18.com.br

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re: Re.: Biólogo diz que estupro é “natural&#8
« Resposta #13 Online: 25 de Janeiro de 2006, 10:31:06 »
Citação de: Marcus VBP
no livro "o macho demoníaco - as origens da agressividade humana" o autor (nao me recordo o nome) afirma que o estrupo é um mecanismo desenvolvido por machos não desejáveis para passar seus genes adiante.

concordo com o fato do estrupo ser natural, mas isso nao o torna moralmente aceitável.

Desculpe mas é estupro e não estrupo. :wink:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 25 de Janeiro de 2006, 12:39:30 »
Citação de: Danniel
Mas parece que há coisas que complicam isso dele ser uma estratégia reprodutiva. Há pouco mesmo li um tópico sobre que o estresse afetaria a gravidez de fetos masculinos, mas já havia ouvido de que afetaria gravidezes em geral, que estupros resultariam mais freqüentemente em abortos do que o normal.

Mas acho que isso talvez ainda possa para o estupro dentro de um casamento ou relação, do que para estupro por tarados "terceiros"...

As chances de aborto são maiores para os casos de estupro, mas não são de 100%. Para um animal que quer passar seus genes para gerações futuras estupro é melhor do que castidade.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 25 de Janeiro de 2006, 13:42:14 »
Sim, mas imagino que a taxa de sucesso não deve ser suficiente para evoluir o estupro biologicamente como uma estratégia reprodutiva alternativa, como "morfismos" de  machos provedores, "garanhões", e estupradores. Acho que é mais uma excentricidade da maleabilidade do desenvolvimento individual do que uma especialização geneticamente programada.

E especialização seria o que eu entendo como fazendo mais sentido por "natural", porque de outra forma é pior que dizer "o crime é natural", e apontar que uns bichos roubam comida quando podem. Porque enquanto o roubo é mais "normal", estupro é mais excêntrico, é uma estratégia de machos não selecionados. O que em humanos, nem são tantos, porque não tem isso de harém como em veados e morsas, ou seja, é algo mais equiibrado em chances de seleção.

(Sem contar que além de aborto tem o assassinato da estuprada também)

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #16 Online: 25 de Janeiro de 2006, 14:16:37 »
Citação de: diego_uss
Será que se estuprarem a mãe, mulher ou filha dele ele vai usar essa afirmação de consolo??

Do pouco que li que o cara (o biólogo) disse, nada me levou a crer que ele estaria defendendo o estupro.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #17 Online: 25 de Janeiro de 2006, 14:20:18 »

Estupro deve ser a palavra mais "estrupada" da língua portuguesa.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #18 Online: 25 de Janeiro de 2006, 14:27:02 »
Obviamente que o estupro poderia ser 'natural' e claro que isso não o tornaria aceitável, bom por ser natural.

Bem... eu já vi uns cachorros pegando umas cadelinhas meio que contra a vontade delas...

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #19 Online: 25 de Janeiro de 2006, 15:05:22 »

Qual é a relação entre o impacto emocinal que ele sofreria com isso e a veracidade ou não dos fatos? Isso não é um argumento.

Atheist

• Visitante
« Resposta #20 Online: 25 de Janeiro de 2006, 15:36:40 »

Qual é a relação entre o impacto emocinal que ele sofreria com isso e a veracidade ou não dos fatos? Isso não é um argumento.

Exatamente. Este tipo de argumento é o mesmo que religiosos fazem quando dizemos que não cremos em deuses... "quando sua mãe morrer você vai acreditar..."

Eu duvido que o autor seja favorável ao estupro ou ainda ache que o estupro deve ser desqualificado como crime. Um ponto é observar os fatos e analisar os fatores envolvidos. Outro ponto é aceitar como normal na sociedade atual.

Não precisamos nem ir muito longe (considerar o estupro não-crime, por exemplo) para percebermos que a vida em sociedade requer certos controles de instintos e comportamentos inatos ou mesmo aprendidos, como andar nu, por exemplo. Ora, é natural andar nu, os animais andam nus, neste calorão, por que não? O detalhe é que nossa sociedade não aceita este tipo de comportamento. É uma convenção social deliberada para manter a estrutura altamente necessária para a sobrevivência da humanidade. Nem por isso deixa de ser um fato natural.

Estupro, roubo ou mesmo assassinatos podem ser observados por esta ótica, nem por isso serem justificados, amortizados ou mesmo não punidos. Para um bom convívio social temos leis que precisam ser obedecidas. Mas por que tais contravenções ainda acontecem? Uma explicação, que pode servir para muitos casos, senão a maioria, é puramente biológica. Em outros casos, pode haver algum distúrbio comportamental (o que não deixa de ser biológico), mas na forma de uma patologia que deve ser tratada.

O fato é que temos estruturas cerebrais remanescentes do processo evolutivo, que são responsáveis pelas funções vitais do organismo e por boa parte do comportamento instintivo  (ver Dragões do Éden, de Carl Sagan). No entanto, temos também outras estruturas, principalmente o córtex frontal, que exerce um bom controle sobre as atividades dos complexos primitivos.  Isso deveria ser suficiente para refrear instintos primitivos, mas nem sempre acontece.

Outro dia estávamos comentando entre os professores da Uninove, que muitos alunos não têm capacidade de pensamento abstrato. Principalmente nas áreas moleculares como a genética, bioquímica, etc, eles têm grande dificuldade de compreender como as coisas acontecem, pois a capacidade de pensamento abstrato é mínima. Agora, pergunto, pensamento abstrato não é uma das grandes características humanas? O que quero dizer é que, não é em todos que as estruturas cerebrais mais derivadas conseguem assumir suas funções a contento.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #21 Online: 25 de Janeiro de 2006, 16:08:07 »
Citação de: Atheist
Outro dia estávamos comentando entre os professores da Uninove, que muitos alunos não têm capacidade de pensamento abstrato. Principalmente nas áreas moleculares como a genética, bioquímica, etc, eles têm grande dificuldade de compreender como as coisas acontecem, pois a capacidade de pensamento abstrato é mínima. Agora, pergunto, pensamento abstrato não é uma das grandes características humanas? O que quero dizer é que, não é em todos que as estruturas cerebrais mais derivadas conseguem assumir suas funções a contento.

Os alunos tem sim capacidade de pensamento abstrato. Mas essa capacidade pode estar aquém da que vocês consideram como necessária para um aluno da faculdade. Aliás, isso é um dos motivos pelo qual parte das pessoas não aceita a Teoria da Evolução. Mesmo com todos os dados e explicações, uma boa parte das pessoas é incapaz de desempenhar esse nível de conhecimento abstrato.
( assim como eu sou incapaz de entender boa parte dos livros do Stephen Hawking... )
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Atheist

• Visitante
« Resposta #22 Online: 25 de Janeiro de 2006, 16:14:29 »
Citação de: Stéfano
Citação de: Atheist

Os alunos tem sim capacidade de pensamento abstrato. Mas essa capacidade pode estar aquém da que vocês consideram como necessária para um aluno da faculdade. Aliás, isso é um dos motivos pelo qual parte das pessoas não aceita a Teoria da Evolução. Mesmo com todos os dados e explicações, uma boa parte das pessoas é incapaz de desempenhar esse nível de conhecimento abstrato.
( assim como eu sou incapaz de entender boa parte dos livros do Stephen Hawking... )

Pois é, a capacidade de pensamento abstrato deles é mínima.

Offline Marcus VBP

• Nível 12
  • *
« Resposta #23 Online: 26 de Janeiro de 2006, 07:57:16 »
Citação de: Marcus VBP

desculpe, vo prestar mais atenção.  :?

Offline Marcus VBP

• Nível 12
  • *
« Resposta #24 Online: 26 de Janeiro de 2006, 08:17:09 »
Sim, mas imagino que a taxa de sucesso não deve ser suficiente para evoluir o estupro biologicamente como uma estratégia reprodutiva alternativa, como "morfismos" de  machos provedores, "garanhões", e estupradores. Acho que é mais uma excentricidade da maleabilidade do desenvolvimento individual do que uma especialização geneticamente programada.

E especialização seria o que eu entendo como fazendo mais sentido por "natural", porque de outra forma é pior que dizer "o crime é natural", e apontar que uns bichos roubam comida quando podem. Porque enquanto o roubo é mais "normal", estupro é mais excêntrico, é uma estratégia de machos não selecionados. O que em humanos, nem são tantos, porque não tem isso de harém como em veados e morsas, ou seja, é algo mais equiibrado em chances de seleção.

(Sem contar que além de aborto tem o assassinato da estuprada também)

sim. nesse livro q falei, o autor da como exemplo os orangutangos. Os machos considerados indesejados pelas femeas sao aqueles que não desenvolveram características de adulto. são machos eternamente adolescentes.

Os motivos para esses machos existir podem ser vários, mas não parece ser genético. pode ser por alimentação inadequada ou mesmo a presença de outro macho desenvolvido no territorio (o autor cita um caso de um adulto-adolescente que foi movido para cativeiro e depois desenvolveu as caracteristicas de macho adulto). Não se pode afirmar que ALGUNS machos tem uma pre-disposição genetica ou um mofismo diferente para serem estrupadores (ele comenta algo sobre uma pratica do inicio do sec. 20 de tentar descobri criminosos atraves de medidas do cranio). Qualquer macho pode ser um estuprador em potencial, basta ele se enquadrar na categoria "nao desejavel" pelas femeas, por qualquer motivo q for

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!