Eu até gosto de animê e muito mais de mangá. Nem todo, claro. Manga prá guri não gosto. Tem muito desenho animado aí que acho idiota, mas então eles foram feitos pensando nas crianças. Gosto de gibi e até nos mais para jovens, como os Marvel leio e vejo coisas como o Homem de Ferro detectando nanorobôs de dimensões quânticas e desmontando eles!
Então, em nossa sociedade ocidental, que mais assiste desenho animado é criança. Me parece natural que o que passe na TV e venda mais em fita e DVD sejam animes de crianças. Dizer que esses animes são bobos é constatar o óbvio.
Agora... no Japão manga e anime é lido e visto por novos e velhos. Manga principalmente é algo tradicional por lá. Então tem anime e mangá para jovens, adultos, crianças, velhos, homens, mulheres, artes marciais, esportes, aventura, mágica, robô, etc...
Ultimamente não tenho lido muito mangá e muito menos assistido animes. Estava lendo uns mangas de um mankaka chamado Adachi, que versa basicamente sobre esportes. Simplesmente adorei como ele desenrolava a história. Sendo de esportes, não aparece nenhum robô gigante, herói fodão, mágico, etc. Também gosto do trabalho dos estúdios Ghibli, principalmente animês. "Spirited Away" foi o último trabalho deles e não achei grande coisa, mas "Princess Mononoke", "Nausicaa", "Totoro", "Kiki´s Delivery Service", entre outros, são desenhos bem suaves, sentidos, apaixonantes. "Nausicaa" anime é um lixo se comparado com "Nausicaa" manga, que espero poder colocar aqui em breve, em inglês. Por fim, tem um manga que terminou agora, o YKK (Yokohama Kaidashi Kikou), que achei ter uma arte belíssima:
[]´s
Hendrik