Em assuntos tão pessoais, você não devia ouvir tanto seus parentes.
E deveria ouvir gente de fora, como você nesse post me dizendo pra não ouvir os parentes? hehehehehe.
Eu não tenho como evitar esse paradoxo, mas acho que nem por isso o ponto perde a validade. Sua sexualidade e sua auto-imagem são coisas muito pessoais. Se você atribui a outras pessoas o poder de decidir se você deve se apresentar como homem ou mulher, acho que está indo além do que se pode razoavelmente conceder ao julgamento externo.
Quero crer que a maioria das pessoas não conseguiria aceitar que a família decida quem é ou não bom candidato a namoro para si. Essa para mim é uma decisão muito menos drástica, e portanto muito mais fácil de conceder, do que a da opção sexual ou identidade de gênero. Por isso, SE entendi bem a sua situação, você está exigindo muito do seu relacionamento com a família e provavelmente seria saudável adquirir uma vida mais separada dela.
Posso estar errado, claro... dois dias atrás mesmo chamei alguém de "Al", apelido de "alienígena", por causa da insistência dela em opinar com bases pessoais que eu não consigo nem mesmo imaginar de onde vieram, muito menos como se aplicariam a mim...