Autor Tópico: Foras da teoria do BIG-BANG  (Lida 4966 vezes)

Offline John

• Nível 05
  • *
Foras da teoria do BIG-BANG
« Online: 01 de Março de 2006, 15:59:42 »
sério, você ja se perguntou como os cientistas tiveram essa conclusão de que o universo nasceu de uma explosão?

ou como o "pequeno ponto de energia" surgiu para depois explodir?

escreve o que você acha...
1 ano passa rápido, mas 1 dia é uma eternidade
(John)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: Foras da teoria do BIG-BANG
« Resposta #1 Online: 01 de Março de 2006, 16:05:10 »
Não se trata de "opinião". Ninguém precisa dizer "o que acha".

Isso está tudo documentado na história da ciência.

Um resuminho pra você: o astrônomo Edwin Hubble mediu a velocidade das galáxias e percebeu que elas estavam se afastando entre si, todas se afastavam da nossa e umas das outras.

E mais: quanto mais distante maior a velocidade de afastamento.

Daí foi mole pra concluir "hã... quer dizer que um dia no passado elas estavam mais próximas, ou talvez até todas juntas num único ponto"

Claro, tem muito mais detalhes que isso, mas a idéia básica é essa, hoje temos mais evidências tipo a radiação de fundo e tals, mas já deu pra entender?

Offline John

• Nível 05
  • *
« Resposta #2 Online: 01 de Março de 2006, 16:07:21 »
Não se trata de "opinião". Ninguém precisa dizer "o que acha".

Isso está tudo documentado na história da ciência.

Um resuminho pra você: o astrônomo Edwin Hubble mediu a velocidade das galáxias e percebeu que elas estavam se afastando entre si, todas se afastavam da nossa e umas das outras.

E mais: quanto mais distante maior a velocidade de afastamento.

Daí foi mole pra concluir "hã... quer dizer que um dia no passado elas estavam mais próximas, ou talvez até todas juntas num único ponto"

Claro, tem muito mais detalhes que isso, mas a idéia básica é essa, hoje temos mais evidências tipo a radiação de fundo e tals, mas já deu pra entender?

sim mas, como esse ponto foi formado??? quer dizer, vc explicou, mas nada pode ter aparecido do nada e ainda mais, para esse ponto ter existido, ele deveria estar "num lugar"
(John)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 01 de Março de 2006, 16:09:22 »
A teoria do big bang, segundi entendi, não diz respeito a "de onde veio a matéria?", ela diz respeito à "como o cosmos evoluiu da explosão inicial pra cá?".

Offline John

• Nível 05
  • *
« Resposta #4 Online: 01 de Março de 2006, 16:11:10 »
A teoria do big bang, segundi entendi, não diz respeito a "de onde veio a matéria?", ela diz respeito à "como o cosmos evoluiu da explosão inicial pra cá?".

mas ainda nao sei como o ponto foi criado
(John)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 01 de Março de 2006, 16:12:28 »
Ninguém sabe, ué!

Existem várias especulações, e nenhuma prova ainda. Mas não tem problema: a teoria do Big Bang, em si, não pretende explicar o que houve antes da explosão. Na verdade já vi físicos falando que seria impossível saber.

Offline John

• Nível 05
  • *
« Resposta #6 Online: 01 de Março de 2006, 16:14:35 »
Ninguém sabe, ué!

Existem várias especulações, e nenhuma prova ainda. Mas não tem problema: a teoria do Big Bang, em si, não pretende explicar o que houve antes da explosão. Na verdade já vi físicos falando que seria impossível saber.

talvez se viajassem no tempo, poderiam saber. li numa revista algumas teorias de como viajar no tempo
(John)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 01 de Março de 2006, 16:29:44 »
Mesmo que essas teorias seja comprovadas e mesmo que se consiga um dia viajar no tempo... acredito que não vá se poder ir pra antes do big bang...

Mas sabe-se lá...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 01 de Março de 2006, 16:48:04 »
Movido para a área ciência.

John, procure nos tópicos anteriores, existe um que discute alguns modelos cosmológicos.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline John

• Nível 05
  • *
« Resposta #9 Online: 01 de Março de 2006, 16:52:39 »
obrigado, vou procurar
(John)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #10 Online: 02 de Março de 2006, 10:11:11 »
talvez se viajassem no tempo, poderiam saber. li numa revista algumas teorias de como viajar no tempo

A possibilidade de voltar no tempo está tão longe de nos quanto um ateu está de deus.
Existem varias teorias, e fica ai... na teoria mesmo.

E mesmo q seja possivel voltar no tempo, os fisicos assumem q antes do big bang não havia o "tempo", então não vai adiantar muita coisa ;)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 02 de Março de 2006, 12:23:23 »
eu acho que não é nem tanto questão de que antes do BB não houvesse tempo, porque tem os que dizem que antes do BB, houve o "big crunch"... ou seja, havia mais tempo e espaço, mas estava diminuindo naquele ponto.... mas o maior problema que vejo (fora a viagem no tempo em si) que o BB é uma "explosão" de espaço-tempo.... sendo que é o universo existente, e não teria como, supondo que existisse uma máquina do tempo, ir até aquela época e observar à distância....... teria que se estar espremido num ponto relativamente pequeno de matéria....

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #12 Online: 02 de Março de 2006, 12:26:30 »
Exatamente...
O espaço-tempo estava dentro daquele ponto de materia, com isso não teria como observar de fora.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 02 de Março de 2006, 14:06:13 »
[flame]
É engraçado ver pessoas que não sabem como funciona uma equação de onda discutindo sobre o comportamento da natureza em situações que a mecânica quântica e a Relatividade geral precisam ser leadas junts em consideração.
[/flame]

Falando sério. Tomem cuidado ao falar sobre big bang. Infelizmente esse modelo é uma das maiores vítimas da chamada divulgarização científica. Alguns erros de interpretação do pessoal:

• O big bang não foi uma explosão. Esse termo foi cunhado por alguém da década de 30 (não me lembro quem) de forma pejorativa. O que o modelo defende é uma rápida expansão do universo (aí eu não sei ao certo se é do próprio espaço-tempo ou da bola de matéria que ali exisita)
  • Não foi um átomo ou um pontinho de energia que explodiu: segundo o modelo, foi uma espécie de reação em cadeia causada por flutuações de energia de ponto zero. Explico: segundo a mecânica quântica, não existe um ponto sequer no Unvierso com energia zero. O princípio da Incerteza de Heisenberg nos leva a concluir que mesmo no estado de menor energia, existe uma quantidade consideravelmente pequena de energia num sistema. Mesmo que ele esteja parado. É possível concluir também que pares de partículas e antipartículas surjam e se aniquilem espontaneamente, uma vez que é poissível desobedecer a conservação de energia por períodos curtíssimos de tempo (aliás, é exatamente por causa dessa possibildiade que os átomos são estáveis, em vez de os prótons se repelirem por causa da carga positiva). Uma oscilação de ponto zero dessas, ocorrida no absoluto vácuo quântico do espaço primordial é a possibilidade mais plausível como estopim do big bang.

Como eu disse, os maiores erros do modelo do big bang estão na cabeça de quem lê sobre ele na super interessante e não entende nada de quântica e relatividade. Tem cosias que infelizmente não dá pra simplificar ao nivel da Superinteressante.

Eu acho que deveria existir um consenso entre os divulgadores para deixar claro que algumas coisas exigem uma ampla base teórica de física, cálculo e topologia para serem devidamente explicadas e que o texto de divulgaçào é só uma simplificação para que o conhecimento possa ser espalhado. E que o texto de divulgação não deve ser considerado fundamental e completo para a compreensão dos modelos, tampouco para sua contestação. Acho que devia constar uma etiqueta dessas do lado do título de qualquer matéria desse tipo e deveria haver um conjunto de referências bibliográficas que forneçam o arcabouço necessário para a compreensão desejada do modelo.
« Última modificação: 02 de Março de 2006, 14:11:36 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 02 de Março de 2006, 14:31:23 »
  • O big bang não foi uma explosão. Esse termo foi cunhado por alguém da década de 30 (não me lembro quem) de forma pejorativa. O que o modelo defende é uma rápida expansão do universo (aí eu não sei ao certo se é do próprio espaço-tempo ou da bola de matéria que ali exisita)
Oh, acabei esquecendo de mencionar isso.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 02 de Março de 2006, 16:12:03 »
É bom frisar o que o SnowRaptor já citou: não há uma "teoria" do BigBang. Trata-se de um modelo.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 02 de Março de 2006, 16:14:54 »
É bom frisar o que o SnowRaptor já citou: não há uma "teoria" do BigBang. Trata-se de um modelo.
é a mesma coisa, não?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 02 de Março de 2006, 16:16:25 »
Quem cunhou o termo "big-bang" foi o astrônomo Fred Hoyle, que defendia o modelo do estado estacionário.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 02 de Março de 2006, 16:41:45 »
Talvez seja excesso de purismo de minha parte.
Uma teoria é um conjunto de teses que explicam um mesmo fenômeno ou alguns fenômenos relacionados entre si e que já foi testada e comprovada em um grande número de experiências.

Um modelo é uma descrição formal de um fenômeno, uma maneira de entender o fenômeno, que é capaz de fazer predições.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 02 de Março de 2006, 16:56:42 »
O que o modelo defende é uma rápida expansão do universo (aí eu não sei ao certo se é do próprio espaço-tempo ou da bola de matéria que ali exisita)
É uma expansão do próprio espaço-tempo. O exemplo clássico é da bexiga com vários pontos pintados. Conforme ela é inflada, os pontos se separam. Se você fizer uma analogia com o modelo do big-bang, o espaço-tempo se expande e por isto as galáxias se afastam.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 02 de Março de 2006, 17:16:23 »
O que o modelo defende é uma rápida expansão do universo (aí eu não sei ao certo se é do próprio espaço-tempo ou da bola de matéria que ali exisita)
É uma expansão do próprio espaço-tempo. O exemplo clássico é da bexiga com vários pontos pintados. Conforme ela é inflada, os pontos se separam. Se você fizer uma analogia com o modelo do big-bang, o espaço-tempo se expande e por isto as galáxias se afastam.
Eu só não entendi ainda por que diabos se precisa apelar pra "expansão do próprio espaço-tempo" sendo que "a matéria das galáxias se afasta através do espaço-tempo" explica tudo.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 02 de Março de 2006, 17:37:39 »
Eu só não entendi ainda por que diabos se precisa apelar pra "expansão do próprio espaço-tempo" sendo que "a matéria das galáxias se afasta através do espaço-tempo" explica tudo.

"A matéria das galáxias se afasta" só explicaria tudo se a Tera estivesse no centro do Unvierso, o que é um tanto improvavel de ser verdade. Entretanto, o "próprio espaço-tempo se expande" permite que todas as galáxias se afastem uams das outras de maneira isotrópica, ou seja, não improta em que direção você olhe e onde você esteja no Universo, vai ver todas as galáxias de afastando de você e quanto mais longe, mais rápido se afastam.

Pense num panetonne no forno. À medida que ele cresce, as passas se afastam umas das outras, mas nào importa de qual passa vc meça, todas võa estar se afastando dela. Se, em vez disso as passas se afastassem entre si, no fim, todo panetonne teria passas nas bordas e nenhuam no centro.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 02 de Março de 2006, 17:43:08 »
Isto porque não se está apelando para a expansão do espaço-tempo. O que sai das equações de Friedmann-Lemaître-Robertson-Walker é exatamente isto, um espaço-tempo em expansão, e não o afastamento da matéria através do espaço-tempo.

Ademais, as observações experimentais concordam com "expansão do próprio espaço-tempo" e não com "a matéria das galáxias se afasta através do espaço-tempo".

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 02 de Março de 2006, 17:45:36 »

"A matéria das galáxias se afasta" só explicaria tudo se a Tera estivesse no centro do Unvierso, o que é um tanto improvavel de ser verdade. Entretanto, o "próprio espaço-tempo se expande" permite que todas as galáxias se afastem uams das outras de maneira isotrópica, ou seja, não improta em que direção você olhe e onde você esteja no Universo, vai ver todas as galáxias de afastando de você e quanto mais longe, mais rápido se afastam.

Pense num panetonne no forno. À medida que ele cresce, as passas se afastam umas das outras, mas nào importa de qual passa vc meça, todas võa estar se afastando dela. Se, em vez disso as passas se afastassem entre si, no fim, todo panetonne teria passas nas bordas e nenhuam no centro.
Hmmmmm.... mas não é preciso que a Terra esteja no centro, de acordo com a relatividade qualquer referencial inercial serve, mesmo aquele em que a Terra é o centro.

E não entendi o porque do panetone. Não precisa ir todo mundo pra borda, já que os do centro tem uma velocidade de afastamento menor, quase-parando.

Isto porque não se está apelando para a expansão do espaço-tempo. O que sai das equações de Friedmann-Lemaître-Robertson-Walker é exatamente isto, um espaço-tempo em expansão, e não o afastamento da matéria através do espaço-tempo.

Ademais, as observações experimentais concordam com "expansão do próprio espaço-tempo" e não com "a matéria das galáxias se afasta através do espaço-tempo".
Eu tinha entendido que Edwin Hubble observou o segundo item.

Ainda não entrou na minha cabeça como medir "expansão do próprio espaço-tempo"  se tudo que a gente pode medir é a posição relativa de objetos materiais em relação a nós.

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #24 Online: 02 de Março de 2006, 19:37:39 »

É daí que sai minha principal dúvida com relação ao big bang. Na analogia, a superfície do balão é bidimensional, mas o balão em si é tridimensional. Como o nosso espaço é tridimensional, ele deveria estar "imerso" num espaço quadridimensional, mas eu ainda não vi um modelo que explicasse porque isso não ocorre.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!