Autor Tópico: Foras da teoria do BIG-BANG  (Lida 4968 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Foras da teoria do BIG-BANG
« Resposta #50 Online: 05 de Março de 2006, 12:30:52 »
Uma coisa que não entendo, talvez seja bem besta: como podem uma ou outra galáxia se aproximarem? Para o desvio se dar para o azul em relação a nós a velocidade de aproximação não deveria ser absurda, para compensar a velocidade de expansão? Ou tem algo como "nódulos" espaciais que ficam mais ou menos parados, e dentro do nosso ocorrem desvios para o azul, enquanto outras partes do universo estão como que atrás de uma "fenda" de expansão????

A expansão do espaço-tempo se dá em nível cósmico.
Em nível local prepondera a força gravitacional.
Por isso é melhor dizer que o afastamento se dá entre os aglomerados de galáxias, uma vez que no interior desses aglomerados há galáxias que se aproximam umas das outras em função da força gravitacional e de seus movimentos próprios.

É bom lembrar também que a velocidade de afastamento é proporcional à distância. Só há altas velocidades para grandes distâncias.
A proporcionalidade é dada pela Constante de Hubble.
« Última modificação: 05 de Março de 2006, 12:35:58 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 05 de Março de 2006, 12:38:03 »
Eu não consegui engolir ainda a idéia de que o espaço se expanda.

Vejo o espaço como uma idéia matemática abstrata... Pra mim, se não são as galáxias se afastando no sentido clássico, só consigo imaginar como se toda a matéria estivesse em cima de uma "plataforma" imaterial e essa plataforma se expandisse arrastando as galáxias junto...

Sei que isso parece demais com a idéia desenovista do éter, mas é como consegui visualizar a coisa. 

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 05 de Março de 2006, 12:51:16 »
Guinevere,
apesar de me dedicar muito ao estudo de Cosmologia (ainda que de forma amadora, por pura paixão) até hoje não consegui formar uma imagem mental adequada dessa questão.

Aliás, seria ótimo que alguém aqui do Fórum que se sentir capaz nos ajude nesse sentido.

A tempo: o conceito do Éter mais parece uma Fênix: volta e meia algum astrofísico faz com que ela retorne das cinzas. É um verdadeiro curinga!
« Última modificação: 05 de Março de 2006, 12:53:38 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 05 de Março de 2006, 16:14:55 »
Uma da alternativas, segundo Hoyle, é que os átomos ficassem cada vez menores, isso daria a ilusão de expansão do universo... :|

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 05 de Março de 2006, 16:27:04 »
Uma da alternativas, segundo Hoyle, é que os átomos ficassem cada vez menores, isso daria a ilusão de expansão do universo... :|

Essa é meio difícil de engolir.
Será que ele não veio com essa em desespero de causa, tentando salvar seu Modelo Estacionário?
"Por quê?"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 05 de Março de 2006, 20:19:32 »
bem, é uma das hipóteses dele, não sei nem por quanto tempo a defendeu. Li numa revista "ciência ilustrada", dos anos 80 ainda. Mais tarde, parece que ele defendeu modelos quase-estacionários, então talvez tenha desistido dessa idéia, que não duvido que tenha sido uma piada levada a sério

Offline Fayman

• Nível 11
  • *
« Resposta #56 Online: 08 de Março de 2006, 07:52:20 »
só consigo imaginar como se toda a matéria estivesse em cima de uma "plataforma" imaterial e essa plataforma se expandisse arrastando as galáxias junto...

Olá, Guinevere!

Veja como é tão somente uma questão de "imagem" confortável para o nosso pensamento. Essa "plataforma imaterial" (!!) é o espaço-Tempo! Curiosamente, é difícil para você "aceitar" a idéia de espaço se expandindo, mas não de uma "plataforma imaterial".

Por aí, você já percebe que o éter é totalmente dispensável.

Pra mim, se não são as galáxias se afastando no sentido clássico

Não cheguei a ler o artigo do link que o Ângelo postou, e não sei se isto é comentado no artigo, mas é possível se medir a velocidade de deslocamento dos Grandes Aglomerados em relação à Radiação Cósmica de Fundo, com grande precisão (isto está melhor detalhado em uma Sciam especial sobre Big Bang; creio que alguém deve saber o número) e esses aglomerados estão EM REPOUSO em relação à Radiação de Fundo, ou seja, não é um movimento de afastamento no sentido clássico (corpos materiais se deslocando no espaço fixo); é o próprio espaço-tempo que se expande e “arrasta” as galáxias. Nesse sentido, também como o Ângelo já havia comentado, a expansão é uma PREVISÃO (uma das mais espetaculares, diga-se de passagem) da Relatividade geral. A partir da concepção de que a matéria deforma o espaço-tempo, efeito plenamente verificado experimentalmente com uma precisão impressionante com a teoria, tornou-se claro de que o espaço-tempo não é apenas um “pano de fundo” sobre o qual se desenrolam os eventos; ele é uma... “entidade” dinâmica e participativa, afinal, em palavras bastante simples e não rigorosas, gravidade nada mais é do que “o quanto ele se curva”, e você bem pode perceber como a gravidade é fundamental.
Visite: www.nelsonmagrini.com

autor de:

RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL

Editora Novo Século

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 08 de Março de 2006, 12:24:11 »
só consigo imaginar como se toda a matéria estivesse em cima de uma "plataforma" imaterial e essa plataforma se expandisse arrastando as galáxias junto...

Olá, Guinevere!

Veja como é tão somente uma questão de "imagem" confortável para o nosso pensamento. Essa "plataforma imaterial" (!!) é o espaço-Tempo! Curiosamente, é difícil para você "aceitar" a idéia de espaço se expandindo, mas não de uma "plataforma imaterial".

Por aí, você já percebe que o éter é totalmente dispensável.
Mas não foi isso que eu disse. Eu disse que só consigo imaginar o eter como uma "terceira entidade", distinta do espaço.

Antes de tentar entender o lance do pano de fundo, me diga uma coisa: COMO SE MEDE QUE O ESPAÇO SE EXPANDA? Tipo, se você usar uma régua, ela se expande junto e fica tudo igual, certo?

Offline Fayman

• Nível 11
  • *
« Resposta #58 Online: 10 de Março de 2006, 07:58:39 »
Mas não foi isso que eu disse. Eu disse que só consigo imaginar o eter como uma "terceira entidade", distinta do espaço.

Certo, entendi, mas foi o que eu quis dizer; você consegue imaginar algo, independente do espaço, mas “imaterial” se expandindo, e não consegue imaginar o próprio espaço, e no fundo, é a mesma coisa. Mas tudo bem, imaginar é um recurso / necessidade até para os físicos, mas não é indispensável em si para a Ciência.

COMO SE MEDE QUE O ESPAÇO SE EXPANDA? Tipo, se você usar uma régua, ela se expande junto e fica tudo igual, certo?

Não, corpos materiais não se expandem com a expansão do universo, somente o Espaço-Tempo.

Note que primeiramente essa expansão foi uma previsão da Relatividade Geral. Segundo, Hubble percebeu um desvio nas raias espectrais da luz proveniente das galáxias distantes, um desvio para o vermelho (freqüência), similar ao Efeito Dopler, o que indicava que tais galáxias se afastavam de nós em todas as direções. Hubble elaborou uma fórmula que dá a velocidade de recessão em função da distância das galáxias.

Se a Relatividade fosse desconhecida, e se tivéssemos que aplicar somente Newton, não se teria à época um cenário no qual o Espaço-Tempo fosse dinâmico, e sim, como comentei, um “pano de fundo” onde os eventos simplesmente se realizariam, sem sua participação.

Com isso, muito provavelmente, os cientistas chegariam à conclusão de que esses grandes aglomerados de corpos materiais se moviam pelo espaço, se afastando de nós.

Contudo, esse cenário hipotético acabaria por sofrer um golpe definitivo quando se chegasse aos dias atuais e fosse possível se medir a velocidade desses aglomerados, com uma excelente precisão, em relação ao Fundo de Microondas que permeia o universo, pois o resultado dessa medição é praticamente ZERO (!), ou seja, os aglomerados estão EM REPOUSO em relação à radiação de fundo, ou seja, mostra que o espaço entre eles se expande. É o mesmo que acontece se você marcar com uma caneta 2 pontos em um elástico, em cada extremidade, e depois esticá-lo. A velocidade dos pontos em relação ao elástico é zero, contudo, a distância entre eles aumenta.

A questão todo se resume ao fato de que Espaço (melhor chamar de “o Espaço”) não é uma concepção matemática e sim, algo físico, ou de propriedades físicas, que interagem conosco de modo dinâmico. Por exemplo, de uma maneira bastante simplificada, você, assim como tudo mais, somente fica “colado” à superfície da Terra exatamente pela deformação que a Terra ocasiona no Espaço. Essa deformação, ou curvatura, se preferir, é Gravidade. Ou seja, Gravidade não é algo que existe no Espaço; ela é uma característica da Geometria, da Métrica, do Espaço, similar à inclinação de uma montanha, por exemplo. A inclinação em si não é algo, mas sim, uma característica geométrica do relevo da montanha. A montanha existe; a inclinação é uma conseqüência de seu formato. Nesse sentido, o Espaço existe; a Gravidade é uma conseqüência de seu “formato”.

E quanto ao fato de não conseguir imaginar, nem se preocupe com isso. Em realidade, ninguém consegue, seja físico ou não, ainda por cima por estarmos falando de uma entidade de 4 dimensões (ou mais!). Nessa questão, trabalhamos apenas com a Matemática, ou seja, como disse, imaginar não é indispensável à Ciência; é apenas uma necessidade humana, da qual ninguém está isento.

autor de:

RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL

Editora Novo Século

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 10 de Março de 2006, 08:59:05 »
É o mesmo que acontece se você marcar com uma caneta 2 pontos em um elástico, em cada extremidade, e depois esticá-lo. A velocidade dos pontos em relação ao elástico é zero, contudo, a distância entre eles aumenta.

HÁ!!!
Seu exemplo é exatamente o que eu falei: o elástico é a tal "terceira entidade", o tal "éter" que eu disse imaginar. os dois pontos sao duas galáxias. E o elástico aumenta de tamanho ATRAVÉS DO ESPAÇO, que é imaginário, e carrega junto galáxias e radiação de fundo.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 10 de Março de 2006, 09:01:33 »
E quanto ao fato de não conseguir imaginar, nem se preocupe com isso. Em realidade, ninguém consegue, seja físico ou não, ainda por cima por estarmos falando de uma entidade de 4 dimensões (ou mais!). Nessa questão, trabalhamos apenas com a Matemática, ou seja, como disse, imaginar não é indispensável à Ciência; é apenas uma necessidade humana, da qual ninguém está isento.
Eu discordo totalmente. Se não é possível imaginar não é Ciência.

Acontece que com "imaginar" não estou querendo dizer "montar uma imagem 3d na mente", mas um conceito mais amplo de imaginação, equivalente a "formar um modelo mental reduzido porém coerenrte da realidade". E isso é o que os cientistas fazem.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 10 de Março de 2006, 09:33:23 »
É o mesmo que acontece se você marcar com uma caneta 2 pontos em um elástico, em cada extremidade, e depois esticá-lo. A velocidade dos pontos em relação ao elástico é zero, contudo, a distância entre eles aumenta.

HÁ!!!
Seu exemplo é exatamente o que eu falei: o elástico é a tal "terceira entidade", o tal "éter" que eu disse imaginar. os dois pontos sao duas galáxias. E o elástico aumenta de tamanho ATRAVÉS DO ESPAÇO, que é imaginário, e carrega junto galáxias e radiação de fundo.

Aí é que está o problema de se discutir Relatividade Geral sem saber metemática: prendemo-nos a analogias (imperfeitas) e depois usamo-nas para contestar o modelo...

Acontece que com "imaginar" não estou querendo dizer "montar uma imagem 3d na mente", mas um conceito mais amplo de imaginação, equivalente a "formar um modelo mental reduzido porém coerenrte da realidade". E isso é o que os cientistas fazem.

Não, o que os cientistas fazem é fazer contas e delas tirar como a natureza se comporta. Nem sempre dá pra imaginar perfeitamente o que as contas dizem tão claramente. Palavra de cientista.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 10 de Março de 2006, 09:38:31 »

HÁ!!!

Aí é que está o problema de se discutir Relatividade Geral sem saber metemática: prendemo-nos a analogias (imperfeitas) e depois usamo-nas para contestar o modelo...
Eu sei matemática. Dava então pra falar sem apelar pra borrachinha? Se eu não entender, eu pergunto, ok? (com certeza terei dificuldades, mas vamos tentar?)

Não, o que os cientistas fazem é fazer contas e delas tirar como a natureza se comporta. Nem sempre dá pra imaginar perfeitamente o que as contas dizem tão claramente. Palavra de cientista.
Essas "contas" são realizadas "em cima" de um modelo, e esse modelo é "imaginário". Eu não disse que se processa as coisas na imaginação pura, mas que tudo está atrelado a algo que você imagina.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 10 de Março de 2006, 10:15:28 »
Fui na wikipédia ler algumas equações. Foi bom, porque lá encontrei uma expressão que estava precisando: espaço métrico.

Por mais que eu pense, só tem uma coisa que não me sai da  cabeça: a distância entre o número 6 e o 7 não aumenta nunca!. O que vocês físicos chamam de "espaço" é uma "coisa" que se espande através do espaço métrico, certo? Eu não chamaria isso de "espaço", isso pra mim é a "borrachinha" da analogia.

Offline Fayman

• Nível 11
  • *
« Resposta #64 Online: 10 de Março de 2006, 11:02:58 »
Essas "contas" são realizadas "em cima" de um modelo, e esse modelo é "imaginário".

Não! As "contas" são realizadas" em cima" de um modelo MATEMÁTICO! Pouco importa o que se imagina ou se é possível imaginar ou não. Imaginar É uma necessidade humana, não uma condição necessária à Ciência. Imagine, então, uma Onda de Probabilidade ou um único elétron jogado contra um anteparo com duas fendas, passando pelas duas AO MESMO TEMPO! Entretanto, isso É FATO e seus efeitos são plenamente mesuráveis.

Ok, é seu direito ter uma concepção tão altamente restritiva do que é Ciência, mas isso continua não mudando o fato do que é Ciência verdadeiramente.

Seu exemplo é exatamente o que eu falei: o elástico é a tal "terceira entidade", o tal "éter" que eu disse imaginar.

Perfeito! Creio que ficou claro que isso É um exemplo didático e ilustrativo. Quer melhorar? Retire o elástico; deixe os pontos no espaço e expanda o espaço entre eles, ponto. Não é necessário elástico, não é necessário éter.

Agora, isto não entendi! Qual a diferença entre:

"formar um modelo mental reduzido porém coerente da realidade"

e

"montar uma imagem 3d na mente"?

Tudo é modelo mental, imagens criadas em nosso cérebro e que "descrevem" a forma, o formato, a cor, etc, da "realidade".

Eu sei matemática. Dava então pra falar sem apelar pra borrachinha?

Não, acho que "falar" não dá, não, tanto que mesmo o Hawking, entre tantos outros, quando "fala", tem que apelar para exemplos como borrachinhas, elásticos, e outras coisas que esticam, exatamente para tentar "traduzir", ou melhor, dar uma vaga, uma pálida idéia do que as equações matemáticas significam e mostram.

Agora, como você falou que sabe matemática, creio que não haverá tantos problemas. Para entender e acompanhar a Relatividade Geral, basta saber Calculo Tensorial e Geometria Diferencial, obviamente inclusos os pré-requisitos básicos para essas matérias. Tendo isso em mão, basta ler qualquer livro do assunto, ou trabalhos específicos sobre Cosmologia, por exemplo. Acha-se centenas deles na Internet.

a distância entre o número 6 e o 7 não aumenta nunca!.

Qual o significado desta frase? Na seqüência de números naturais inteiros, por exemplo, não há "distância" entre o 6 e o 7. Em uma escala métrica de centímetros, a "distância" é de 1 cm; em uma escala de metros, ela é de 1 m ou 100 cm!! O que significa "não aumenta nunca"?

Por fim, uma ressalva, que já foi comentada aqui no fórum. Sempre veja a wikipédia com ressalvas. Exatamente por ser uma “enciclopédia aberta”, muita gente põe a mão e é comum se encontrar conceitos e explicações imprecisas e até mesmo, totalmente erradas. Sempre vale consultar mais de uma fonte. Todavia, não estou dizendo que neste caso isso ocorreu, até mesmo porque, não fui verificar; é somente uma ressalva, já que a wikipédia é amplamente consultada, ok?

autor de:

RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL

Editora Novo Século

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 10 de Março de 2006, 12:15:29 »
Eu deconfio mais da wikipédia que você, eu mexo com ela e sei como é... :)
Mas nesse caso era só tentar entender, mesmo, estando errado ou certo.

Meu conceito de ciência não é restritio, é o de "imaginação" que é amplo. Mas eu vou pular essa parte, ok? Não quero desviar o assunto discutindo o que dá ou o que não dá pra imaginar. Vou focar em entender o conceito de expansão do espaço, como vou falar a seguir.

Eu fiz cálculo na universidade. Fiz matérias de Física. Me considero apta pra entender. Mas estou evitando ler artigos na internet porque ler na tela é ruim, e é muito texto. E o que eu quero entender/questionar não está explicado neles, é como procurar agulha no palheiro, sendo que ela está na caixa de agulhas, guardadinha.

Então vamos lá:

o universo hoje está assim: (desenhei um universo de 9 anos luz pra simplificar :))

Código: [Selecionar]
VL  G1  <-  G2
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Temos a Via Láctea no zero (onde estamos) e duas galáxias G1 e G2. No 4, representei por "&lt;-" um fóton individual (:)) emitido pela galáxia G2 vindo em nossa direção.

Após alguns bilhões de anos, de acordo com vocês:
VL        G1        <-          G2
0    1    2    3    4    5      6      7      8      9
(e o fóton também é carregado pela expansão)

Mas eu vejo a coisa assim:
VL  G1  <-  G2
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 101112131415161718 - ESSE DAQUI QUE É O ESPAÇO métrico DE VERDADE!!!

e

VL        G1        <-          G2
0    1    2    3    4    5      6      7      8      9
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 101112131415161718 - ESSE DAQUI QUE É O ESPAÇO métrico DE VERDADE!!!

Essa "alguma coisa" que se expandiu e que vocês chamam de "espaço" eu não sei que nome dar.

E por favor, tentem explicar sem dizer "isso depende de equações chatíssimas que você jamais entenderá" ou "vai precisar de ler 300 megas de artigos e/ou 6 meses de aula pra entender" porque de geometria eu entendo, pelo menos o suficiente pra discutir isso que estou questionando. Se precisar, mostrem as equações.
« Última modificação: 10 de Março de 2006, 12:18:33 por Guinevere »

Offline Fayman

• Nível 11
  • *
« Resposta #66 Online: 10 de Março de 2006, 13:17:56 »
Puxa, Guinevere, não sei se sei fazer isso que você pede! :o

Também não sei como escrever equações tensoriais, com os índices e tudo mais aqui. Historicamente, a "instabilidade" do Espaço-Tempo (ET) começou quando Einstein, analisando suas equações, encontrou soluções que mostravam a expansão (ou contração) do universo, ou seja, ele era instável, coisa que ele nunca concordou muito, apenas admitindo-a a contragosto, depois das descobertas de Hubble, tanto que quando se deparou com isso, ele “criou” ad hoc a sua Constante Cosmológica, introduzindo-as nas equações exatamente para manter o ET estático, crença muito forte até aquela época.

Contudo, parece-me que aqui é uma questão de nomenclatura, mas a meu ver, o que é fictício é o chamado “espaço métrico”, que poderia ser definido, de uma maneira rudimentar, como uma região do espaço real (para diferenciar, ok?) na qual foi atribuída uma escala de medidas fixa.

Note no esquema que você elaborou (muito bom, por sinal, para você exemplificar a sua maneira de ver a coisa), esse chamado “espaço métrico” é totalmente arbitrário, e eu poderia atribuir uma escala totalmente diferente. Nas equações de Einstein há um termo (um tensor) chamado de Tensor Métrico que, falando de um modo simples, dá a métrica do Espaço-Tempo. Essa métrica, assim como a curvatura do ET, é proporcional à presença de Matéria / Energia, ou seja, ela não é fixa. Além do que, essa métrica é a Gravidade, ou seja, a Gravidade não é vista como uma força atuando à distância, mas sim, um fenômeno local, uma característica geometria, e que depende da Métrica do Espaço-Tempo. Perceba que um campo de Gravitação constante (de uma maneira geral), como o da Terra, o do Sol, etc, é resultado de uma métrica constante, mas que se alterarmos a massa, por exemplo, desses corpos, seus Campos Gravitacionais se alterarão, ou seja, a Métrica do Espaço-Tempo se alterará.

Portanto, esse conceito matemático de “espaço métrico” é que é um conceito fictício, ou puramente matemático. O Espaço, mais precisamente o Espaço-Tempo é “algo físico”, muito embora esse termo não seja o melhor, mas não me vem outro.

Imagino que até Newton, o espaço matemático se confundia com o Espaço, ou Vácuo, como alguns chamavam, mas depois de Einstein, acho que isso mudou.

Não sei se ajudei, mas acho que não consigo me expressar diferente sem usar os exemplos de sempre.

autor de:

RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL

Editora Novo Século

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 10 de Março de 2006, 13:29:50 »
BEleeeza!! Enfim fizemos progresso!

Puxa, Guinevere, não sei se sei fazer isso que você pede! :o

Também não sei como escrever equações tensoriais, com os índices e tudo mais aqui.

A outra versão do fórum permitia. No pior dos casos, faz onde voce souber e salva como imagem.

Contudo, parece-me que aqui é uma questão de nomenclatura, mas a meu ver, o que é fictício é o chamado “espaço métrico”, que poderia ser definido, de uma maneira rudimentar, como uma região do espaço real (para diferenciar, ok?) na qual foi atribuída uma escala de medidas fixa.

Note no esquema que você elaborou (muito bom, por sinal, para você exemplificar a sua maneira de ver a coisa), esse chamado “espaço métrico” é totalmente arbitrário, e eu poderia atribuir uma escala totalmente diferente.(...)Portanto, esse conceito matemático de “espaço métrico” é que é um conceito fictício, ou puramente matemático.
Claro, lógico, óbvio, sem dúvida. Mas é isso que chamo de espaço, esse é o que eu conheço, e amo e sei calcular em cima e modelo no computador e faço software sobre.

O Espaço, mais precisamente o Espaço-Tempo é “algo físico”, muito embora esse termo não seja o melhor, mas não me vem outro.

Imagino que até Newton, o espaço matemático se confundia com o Espaço, ou Vácuo, como alguns chamavam, mas depois de Einstein, acho que isso mudou.

Não sei se ajudei, mas acho que não consigo me expressar diferente sem usar os exemplos de sempre.

Então está certo que é uma "terceira entidade"? Algo que não podemos chamar de "éter" porque é pecado, mas que nos quadrinhos é chamado de "o próprio tecido da realidade"?

é esse "Espaço físico" que se "deforma" atráves do "métrico" (imaginário) e que se expande e etc?

Mas me diga uma coisa: o que há de prova que as galáxias se afastam além do desvio para o vermelho? Caso só haja o desvio para o vermelho, alguém já tentou argumentar que ele seja causado por qualquer outro motivo e que as galáxias estejam paradas? E como essa pessoa foi refutada?

no esquema que você elaborou (muito bom, por sinal, para você exemplificar a sua maneira de ver a coisa),
Obrigada...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 10 de Março de 2006, 18:46:41 »
As seguintes páginas podem ser de grande valia para os rumos que a discussão tomou:

COSMOLOGIA MATEMÁTICA:
http://astro.if.ufrgs.br/univ/mat/mat.htm

e especialmente:
COSMOLOGIA NA RELATIVIDADE GERAL:
http://astro.if.ufrgs.br/univ/mat/node13.htm
"Por quê?"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!