Autor Tópico: Como se defender??  (Lida 4545 vezes)

Offline Steven

• Nível 10
  • *
Como se defender??
« Online: 10 de Abril de 2006, 00:52:17 »
Do terrorismo psicologico dos teistas? Eles ficam falando poucas e boas pros ateus.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Como se defender??
« Resposta #1 Online: 10 de Abril de 2006, 01:16:59 »
:?: :?: :?:

Que tal elaborar melhor sua proposta de tópico?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2 Online: 10 de Abril de 2006, 09:18:46 »
Acho que ele quer saber como se defender dos argumentos dos teístas quando tentam discutir com ateus...

Sei lá... manda eles se catarem... discutir com quem quer te converter é inútil já que eles estão dispostos a falarem até seus ouvidos sangrarem e não ouvem uma palavra do que a gente diz...

Depois de anos e anos eu já tô de saco cheio dessa discussão... não dá pra discutir com quem não te deixa falar e não aceita absolutamente nenhum argumento que você expôe...

Hoje o que eu digo é "O que funciona pra você não funciona pra mim, não acredito porque não existe razão NA MINHA OPINIÃO pra acreditar..."

E se encher mto o saco, cito uma das melhores frases sobre o assunto "Você é tão ateu quanto eu, só que eu acredito em um deus a menos do que você, e se você parar pra pensar por que não acredita no(s) deus(es) dos outros, vai entender porque não acredito no(s) seu(s)..."
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 10 de Abril de 2006, 10:04:36 »
A gente devia fazer alguns textos de referência para esse tipo de situação.  A maior parte desses argumentos e pressões é bastante previsível.

Por exemplo, a Aposta de Pascal é muito usada, e fácil de refutar quando se reflete a respeito.

Pode ser útil conferir o artigo da Wikipedia sobre os argumentos contra a existência de Deus.  Mas ele ainda precisa de muita complementação.  http://pt.wikipedia.org/wiki/Argumentos_contra_a_exist%C3%AAncia_de_Deus

Eu pessoalmente gosto de usar argumentos filosóficos e teológicos, porque os mais chatos geralmente não conseguem aceitar outro tipo de argumento.  Meu exemplo favorito é dizer que COM CERTEZA não há nada de errado em ser ateu, já que se por acaso o Deus de Abraão existe e é como o Cristianismo ou o Islã o descrevem, então nós só existimos enquanto ateus porque esse Deus decidiu permitir que duvidássemos dele...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Steven

• Nível 10
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Abril de 2006, 10:24:53 »
kiz dizer como se defender da "insanidade teista". Pois alguns teistas se tornam "insanos" ao escutar de nós q somos ateus.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #5 Online: 10 de Abril de 2006, 10:58:22 »
kiz dizer como se defender da "insanidade teista". Pois alguns teistas se tornam "insanos" ao escutar de nós q somos ateus.

Ah...:?

Desce o cacete...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 10 de Abril de 2006, 11:13:56 »

Por "insanos" você quer dizer agressivos verbalmente?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 11 de Abril de 2006, 17:48:37 »
Sei lá... manda eles se catarem... discutir com quem quer te converter é inútil já que eles estão dispostos a falarem até seus ouvidos sangrarem e não ouvem uma palavra do que a gente diz...
Ultimamente mudei bastante minha posição por causa disso. Ando até deixando de dizer que sou ateu para evitar chiliques alheios... Embora não negue e nem minta se perguntarem diretamente ou se alguma coisa que eu precise falar dependa disso. :)

Off:
"Atualmente, evolução e seleção natural não têm mais a força de tornar atéia qualquer pessoa razoavelmente bem informada sobre religião."
Interessante essa frase Marcelo, mas ela me parece mais "cristã" que "atéia". Ou estou enganado? hehe

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 11 de Abril de 2006, 17:56:20 »
"Atualmente, evolução e seleção natural não têm mais a força de tornar atéia qualquer pessoa razoavelmente bem informada sobre religião."
Interessante essa frase Marcelo, mas ela me parece mais "cristã" que "atéia". Ou estou enganado? hehe

Sim, faz parte da minha "campanha"* de que os criacionistas não são apenas pessoas com pouco conhecimento científico mas também com pouco conhecimento religioso. A minha opinião é que uma pessoa tem que ter uma religiosidade muito rasa para perder a toda a sua fé se não acreditar na literalidade do genesis, como atestam os depoimentos das "estrelas" criacionistas Dra. Márcia e Adaulto.

* Não se trata de uma campanha de fato, é claro. Não sejam tão literalistas. :hihi:
« Última modificação: 11 de Abril de 2006, 17:58:06 por Marcelo Terra »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #9 Online: 11 de Abril de 2006, 20:25:04 »
Ultimamente mudei bastante minha posição por causa disso. Ando até deixando de dizer que sou ateu para evitar chiliques alheios... Embora não negue e nem minta se perguntarem diretamente ou se alguma coisa que eu precise falar dependa disso. :)

Justamente... já não tenho mais saco pra ficar discutindo...

Hoje ouvi uns caras falando no trabalho que um cara se propôs a mostrar que tudo que Jesus fez foi ilusão de ótica e um deles disse: "Quero ver ele fazer um cego ver e multiplicar pães e vinho..."
Eu ainda pensei em dizer alguma coisa, mas antes de abrir a boca, desisti... não valia a pena...

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #10 Online: 24 de Setembro de 2006, 21:31:26 »

Experimente a solução mais simples: cada um tem a liberdade de acreditar no que quiser. Você acredita em Deus, problema é seu, eu não acredito.

Mas se o que você quer é comprar briga é só pedir: Me prove que Deus existe.

PS: Já ouvi desde temporais sagrados até rosários que se concertaram sozinhos, mas nenhum me convenceu. :hihi:

rizk

• Visitante
« Resposta #11 Online: 24 de Setembro de 2006, 21:39:17 »
Legal é gente crente que acredita em pré-destinação. Eles sabem que a gente está fodido mesmo, mas como a maioria está fodida e compaixão é virtude, eles são gente fina.
Chato mesmo é quem acabou de sair de uma vida de pecado e encontrou jesus - é como mulher que descobre outlet, já sai agitando, "vamos sábado de manhã, vamos VAMOS você TEM que ir comigo e não sabe o que está perdendo". Uma hora passa.

Eu desisti, digo que sou católica mas tem certas coisas na doutrina que não me agradam. Dá mais ou menos na mesma, e a gente ainda ganha a simpatia das pessoas :lol:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 25 de Setembro de 2006, 09:30:46 »
Eu simplesmente digo que não sou ateu, isso faz com que a conversa cesse... ... o que adiante discutir com uma pessoa que tem certeza de que vc está errado...?

Mas fica difícil ter que apresentar um trabalho, onde de alguma forma, caia esse assunto “Deus” (Ou algo relativo a esse assunto), seja num colégio, faculdade, numa palestra e etc.
Um amigo meu teve que apresentar um trabalho, na faculdade, de filosofia, em uma sala onde a maioria eram teístas (Parece contraditório, não? Mas era bem no começo do curso)  e... não deixaram ele apresentar o trabalho!!!!!!! Sempre que ele levantava argumentos contra a existência de Deus, os alunos se revoltavam, riam e interrompiam... um deles chegou a dizer que ele era ateu só por ser cego.... êiê...

Offline Alexsandra

• Nível 07
  • *
« Resposta #13 Online: 25 de Setembro de 2006, 10:05:25 »
com alguns já citaram: prefiro não dizer que sou ateia pra não render conversar e, principalmente, para não levar um rótulo negativo pq na concepção deles deus é bondade e quem não acredita em deus não pode ser bom.

é muito desgastante pra gente pq eles são muitos e os argumentos deles são sempre o mesmo.

a melhor opção pra gente é nós fecharmos em nossa mentes e deixa esse provim pra lá!

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #14 Online: 25 de Setembro de 2006, 15:28:43 »
"Creio em Deus, mas não sigo nenhuma religião". A partir disso dá para se defender bastante da religião institucionalizada, quando necessário, sem se tornar um tipo de "sujeito insociável" ou "inimigo público".
Who cares?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 25 de Setembro de 2006, 15:44:07 »
Pô, só eu quero salpicar pequenos choques para desfazer o preconceito? :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 25 de Setembro de 2006, 16:07:23 »
Êiêiêiê... isso me lembrou no dia em que eu disse a minha mãe que era ateu. Quase fui expulso de casa... :histeria:

Um amigo meu passou a ser ateu depois de uns textos que eu lhe dei (Ele pediu) e alguns argumentos meus. A mãe dele, evangélica fervorosa, me odeia agora... Diz ela que eu tenho um "demônio dentro de mim que está governando minha vida" :biglol:, mas antes dela descobrir meu ateísmo era "Mussolin" para cá, "Mussolin" para lá, cafezinho aqui, cafezinho acolá... e hoje... |(

Minha mãe, espírita, diz que estou com um "espírito suicida"  :biglol:(O pior que quem disse isso foi um membro de um centro espírita, que ela freqüenta, e ela acreditou...) que está atrasando minha vida... (É verdade Leafar?! :histeria: :histeria:).

No começo eu ficava puto da vida com isso, mas depois passei a sempre brincar com esse tipo de coisa. Se eles dizem que tem um "demônio dentro de mim" eu respondo: "Que não entre pelo meu fiofó e não sai por ele". Se eles dizem que Deus existe, eu respondo: “Existe sim, mas ela está dormindo desde o começo da eternidade”, e por aí vai...

Passei a ignorar. Isso era o que eu deveria ter feito desde o começo.

(Lembrete: Estamos falando de teístas fervorosos).

Offline Alexsandra

• Nível 07
  • *
« Resposta #17 Online: 25 de Setembro de 2006, 16:17:39 »
Êiêiêiê... isso me lembrou no dia em que eu disse a minha mãe que era ateu. Quase fui expulso de casa... :histeria:

Um amigo meu passou a ser ateu depois de uns textos que eu lhe dei (Ele pediu) e alguns argumentos meus. A mãe dele, evangélica fervorosa, me odeia agora... Diz ela que eu tenho um "demônio dentro de mim que está governando minha vida" :biglol:, mas antes dela descobrir meu ateísmo era "Mussolin" para cá, "Mussolin" para lá, cafezinho aqui, cafezinho acolá... e hoje... |(

Minha mãe, espírita, diz que estou com um "espírito suicida" :biglol:(O pior que quem disse isso foi um membro de um centro espírita, que ela freqüenta, e ela acreditou...) que está atrasando minha vida... (É verdade Leafar?! :histeria: :histeria:).

No começo eu ficava puto da vida com isso, mas depois passei a sempre brincar com esse tipo de coisa. Se eles dizem que tem um "demônio dentro de mim" eu respondo: "Que não entre pelo meu fiofó e não sai por ele". Se eles dizem que Deus existe, eu respondo: “Existe sim, mas ela está dormindo desde o começo da eternidade”, e por aí vai...

Passei a ignorar. Isso era o que eu deveria ter feito desde o começo.

(Lembrete: Estamos falando de teístas fervorosos).

SmileyCentral.com" border="0 isso tudo me soa tão familiar

Offline Alexsandra

• Nível 07
  • *
« Resposta #18 Online: 25 de Setembro de 2006, 16:27:57 »

tenho altos e baixos: às vezes estou bem tolerante, outras quero que eles peguem seu deus e  :oops!:

atualmente estou intolerante pq quero ficar na minha e eles não deixam! estão sempre me enfiando esse deus!

Foda é que eles nem fazem isso pq eles desejam uma coisa boa pra gente, fazem isso só pra eles ficarem se vangloriaando que “salvaram” mais uma alma.

sinto muito mas a convivência pacifica entre idéias tão contrárias é utópica, sobretudo pq é inerente à nossa cultura a imposição pela força de religiões e crenças.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2006, 16:32:56 por Alexsandra »

Offline Alexsandra

• Nível 07
  • *
« Resposta #19 Online: 25 de Setembro de 2006, 16:43:19 »

Mas se o que você quer é comprar briga é só pedir: Me prove que Deus existe.

PS: Já ouvi desde temporais sagrados até rosários que se concertaram sozinhos, mas nenhum me convenceu. :hihi:

quando falamos isso pra eles já compramos briga, eles vêm com as mesmas coisas de sempre: tudo foi feito por deus... quem criou isso? quem criou aquilo? e eu sempre pergunto: e quem criou deus?

um dia um carinha me disse ter lido um super, hiper artigo de uns cientistas afirmando que a biblia tem pelo menos 3 provas irrefutáveis da existência de deus, e quando ele disse o que era eu fiquei boba de ver tanta cegueira, só me lembro de uma: a perfeição da cadéia de DNA, ela é tão perfeita que o cientistas não conseguem explicar... o que caí na mesmice: tudo que não conseguem explicar é obra de deus...   :fool:

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #20 Online: 25 de Setembro de 2006, 16:53:13 »

Acabo fazendo isso, mas de forma sutil, dentro do próprio "teísmo", sem me declarar como ateu. :-)

Um exemplo foi uma vez que "pregaram" para mim aqui no trabalho. "Apenas" por eu ter dito que não acredito na bíblia, vieram pra cima de mim. Eu encurtei o debate dizendo que "religião é cultural (...) se estivéssemos na Arábia, vocês estariam me dizendo que Alá é o verdadeiro deus e seu profeta é Maomé, e o alcorão é a palavra sagrada, ao invés da bíblia, Jeová e Jesus."

Ficou um clima como: "não é que faz sentido isso que você disse?"
Who cares?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 25 de Setembro de 2006, 16:58:11 »
um dia um carinha me disse ter lido um super, hiper artigo de uns cientistas afirmando que a biblia tem pelo menos 3 provas irrefutáveis da existência de deus, e quando ele disse o que era eu fiquei boba de ver tanta cegueira, só me lembro de uma: a perfeição da cadéia de DNA, ela é tão perfeita que o cientistas não conseguem explicar... o que caí na mesmice: tudo que não conseguem explicar é obra de deus... :fool:

Uma vez assisti um “documentário científico” explicando sobre a arca de Noé, não me lembro se na RIT ou RNB.  Nesse “documentário” tínhamos dois senhores: O pastor e o cientista. Mas o problema é que não me lembro bem do que o cientista disse...
Mas lembro que ele disse que tinha encontrado um pedaço da arca em uma geleira e com esse pedaço fez todo o desenrolar da conversa, “PROVANDO” que a Bíblia era verdadeira....

O problema disso tudo não é nem a insanidade desse cara e sim por ter sido televisionada e ainda mais num canal aberto!!!!  

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 25 de Setembro de 2006, 19:07:06 »
Ficou um clima como: "não é que faz sentido isso que você disse?"
Mesmo que fique essa impressão, o que a maioria deve pensar é: "É, cada um acredita em um falso deus diferente, talvez eu até acreditaria em falsos deuses se não morasse aqui, sorte que acredito no deus verdadeiro".

Off-topic rápido:

Essa imagem inteira é animal. Coincidentemente, eu e o Night estavamos falando dela ontem... hehe
http://public.fotki.com/gazon_zaseyan/boris_vallejo/angels_fall_wallpaper_1.html

Você sabe qual é o autor dessa pintura?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 25 de Setembro de 2006, 20:34:41 »
lembro-me na str, tinha uma mocinha chamada ceridwen com um avatar assim. e também o lord olivier.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

rizk

• Visitante
« Resposta #24 Online: 25 de Setembro de 2006, 22:31:32 »
Sabe, não acho que a questão seja essa. Ateu não tem cruzada a fazer. Mas é óbvio que a gente sempre quer dar um pitaco sobre as coisas, e o mundo seria um lugar lindo se a gente pudesse palpitar sobre a religião alheia do mesmo jeito que o faz sobre decoração de ambientes, rs.

Penso que uma das maneiras de desacostumar as pessoas de tratar religião desse jeito, ser tolerante com o próximo, e valorizar a racionalidade, é conversar na boa e não criar conflito. Dizer que é ateu infelizmente dá uma cara de afrontamento à conversa, e diz à pessoa que nós não falamos a mesma língua, somos muito diferentes e podemos nos atacar sem prejuízo de nada.

AÍ eu acho que chegar numa boa, de maneira fraterna, de "não tenho igreja mas tento desenvolver meu lado espiritual", facilita a conversa e o trabalho pedadógico. Tipo em supernanny, que ela diz que os pais tem que se agachar pra falar com a criança. Dizer que é ateu às vezes estimula a curiosidade dos outros, mas é trabalho demais, e ainda por cima infrutífero.

(tirando o fato de eu achar que falar de religião é deselegante, e a maioria das pessoas parece não saber seu lugar e cismar de fazer perguntas impróprias pra desconhecidos... mas isso é outro assunto hehe)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!