Enquete

Deve-se utilizar de dinheiro público para impedir a quebra da Varig?

SIM.
NÃO.

Autor Tópico: A Varig deve ser salva com nosso dinheiro?  (Lida 5833 vezes)

ukrainian

• Visitante
A Varig deve ser salva com nosso dinheiro?
« Online: 15 de Abril de 2006, 13:05:47 »
O que vocês acham? Salvar a Varig é importante para manter a competividade em alta no setor? Ou, para o bem do mercado, faz-se necessário não interferir na questão? O mercado se auto-regulará, mantendo a mesma qualidade e preços?

:twisted:

ukrainian

• Visitante
Re: A Varig deve ser salva com nosso dinheiro?
« Resposta #1 Online: 15 de Abril de 2006, 13:06:55 »
Varig não terá dinheiro público, diz Lula

Publicidade
ELIANE CANTANHÊDE
Colunista da Folha de S.Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva jogou água fria na pretensão da Varig de arrancar do governo um plano de salvamento para a empresa. "Não cabe ao governo salvar empresa falida", disse ele, numa rápida conversa informal com três jornalistas no Itamaraty, ao final do almoço com a presidente do Chile, Michelle Bachelet.

No início do governo Lula, em janeiro de 2003, o presidente determinou a seus ministros que achassem uma solução para a Varig, sob a justificativa de que se tratava de uma marca estratégica para o país.

Todos os modelos tentados foram abortados dentro do próprio governo ou por divergências dos atores envolvidos na Varig. Não há mais projetos de salvação da empresa.

Ontem, o presidente foi bem claro: "Há oito anos que eu ouço falar nessa história da Varig, e cada vez me aparecem com um número maior [da dívida]", disse, em tom de reclamação e remetendo a solução da companhia, grave e crônica, para outras esferas.

"A Varig tem um acordo judicial que ela tem que cumprir. Se é para resolver, não é o governo. Para isso, existem outras instâncias, como a Lei de Falências, por exemplo", disse ele.

Lula também disse, depois de tomar cafezinho, que as pessoas estão viajando muito, tanto que a TAM e a Gol estão crescendo. E perguntou: "Por que a Varig tem déficit operacional? Isso não é problema do governo".

Já na saída do Itamaraty, Lula foi abordado por vários jornalistas e não quis falar tão explicitamente sobre a Varig, mas também foi claro: "Vocês [jornalistas] têm que perguntar para a direção da Varig".

Ao ser indagado se haverá injeção de dinheiro público na empresa, foi novamente claro, mas com gestos, não com palavras: balançou a cabeça de um lado para outro, negativamente.

Sem dinheiro público

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que esteve no almoço, foi na mesma linha do presidente e também praticamente descartou aporte financeiro do governo federal: "Eu acho que qualquer solução para a Varig que não implique gasto de dinheiro público é sempre favorável. Eu serei sempre favorável", afirmou.

Apesar de a Varig anunciar que acumula uma dívida de cerca de R$ 7 bilhões, a Folha apurou que o governo trabalha com um valor ainda maior, de cerca de R$ 8 bilhões. A empresa, que já foi líder, hoje tem menos de 20% do mercado interno, atrás de TAM e Gol.

A questão se tornou praticamente prioritária para Dilma, que vem centralizando as reuniões em seu gabinete e, ontem, conversou longamente com o ministro da Defesa, Waldir Pires, sobre o que fazer.

Os dois combinaram que, em 48 horas, a partir de ontem de manhã, vão dar algum diagnóstico e eventualmente soluções paliativas para a empresa, mas dificilmente haverá dinheiro público.

"Não há um modelo", dizia Pires no almoço. De fato, os modelos tentados no atual governo caíram um a um. Deles, o que foi mais uma vez recolocado na Casa Civil, na semana passada, foi o de separar a "parte boa" da "parte ruim" da empresa, que tem um patrimônio estimado de US$ 1 milhão (cerca de R$ 2,5 milhões) entre espaços nos aeroportos mundo afora e licenças para voar.

A solução de partir a companhia em duas, porém, não implica autorização do Planalto para que credores como Infraero (administra aeroportos) ou BR Distribuidora (fornecedora de combustível de aviação) deixem de cobrar suas dívidas. Segundo Pires, "ninguém pode dar uma autorização como essa, sob risco de ser responsabilizado criminalmente".

Depois, também já à saída do Itamaraty, disse: "Há um sentimento [entre os credores] de que se chegou a um estágio difícil, e, portanto, hoje é preciso fazer uma formulação que diga como se pode dar operacionalidade, ou seja, um modelo, um projeto. Infelizmente isso não foi feito até agora".

Colaboraram Eduardo Scolese e Pedro Dias Leite, da Folha de S.Paulo, em Brasília

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u106778.shtml

Interessante...

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #2 Online: 15 de Abril de 2006, 13:07:23 »
Não...

ninguem mandou ser mal administrada...

ukrainian

• Visitante
« Resposta #3 Online: 15 de Abril de 2006, 13:09:15 »
FHC salvou a Varig inúmeras vezes, Lulla diz que não o fará... E os liberais votarão no PSDB esse ano :lol:

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 15 de Abril de 2006, 13:20:20 »
Não, não deve.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #5 Online: 15 de Abril de 2006, 13:54:27 »
Nenhuma empresa deve ser ajudada a sair do vermelho. Até entenderia se o governo incentivasse o surgimento de empresas, mas definitivamente não é o caso.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #6 Online: 15 de Abril de 2006, 14:43:48 »
Mas não foi o próprio governo que deixou a Varig no vermelho? Não teve o lance do congelamento de preços?
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
« Resposta #7 Online: 15 de Abril de 2006, 15:14:36 »
O Lula deu uma dentro, pelo menos por enquanto...
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 15 de Abril de 2006, 15:18:55 »
Mas não foi o próprio governo que deixou a Varig no vermelho? Não teve o lance do congelamento de preços?

É uma demonstração de como as coisas não dão certo quando o Estado quer se envolver no que não deve. Mas essa não foi a única causa, talvez nem a principal. A Varig foi extremamente mal administrada e, até onde lembro, já chegou a receber dinheiro do governo. Além disso, a TAM passou pelo mesmo congelamento, passou por uma crise, mas conseguiu se recuperar e hoje vai muito bem, obrigado.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #9 Online: 15 de Abril de 2006, 16:46:30 »
Deixa quebrar... Alías, deveriam permitir maior participação de capital estrangeiro no setor aeronautico. Se bem que as estrangeiras também não estão bem das pernas...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 16 de Abril de 2006, 01:57:12 »
Não conheço nem consigo imaginar uma justificativa para investir dinheiro público na Varig. 

Se fosse para o governo investir dinheiro no setor de transportes, deveria é interferir na rede ferroviária, que está praticamente parada pelo menos no que se refere ao transporte de passageiros.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #11 Online: 16 de Abril de 2006, 03:47:49 »
Rede ferroviaria seria ótimo para o Brasil, mas duvido que o lobby das trasportadoraas, as greves dos caminhoneiros deixem a coisa ir pra frente....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 16 de Abril de 2006, 18:34:17 »
quem ganharia com investimento público na Varig? Em termos de empregos e etc, qual a difernça se é comprada ou se o governo interfere, substituindo a administração e coisas do tipo? (como ouvi que seria possível)

Offline Oliver

• Nível 10
  • *
« Resposta #13 Online: 16 de Abril de 2006, 21:10:11 »
Atualmente o ambiente dos negocios são de muita competitividade...a Varig parou no tempo, perdeu poder de competição...se parece mais com uma empresa publica do que propriamente privada...é um poço sem fundo e sem solução a vista...se o governo entrar nesta será uma grande fria, mesmo levando em conta as medidas populistas de um ano eleitoral...

Rhyan

• Visitante
« Resposta #14 Online: 16 de Abril de 2006, 22:09:33 »
Eu não quero meu sendo injetado numa empresa falida.

Alias, não quero que tomem meu dinheiro pra nada, ele é meu!

[]'s

Offline NyQuil

• Nível 00
  • *
« Resposta #15 Online: 17 de Abril de 2006, 02:19:51 »
Nenhuma empresa deve ser ajudada a sair do vermelho. Até entenderia se o governo incentivasse o surgimento de empresas, mas definitivamente não é o caso.
Nem se for para salvar alguns empregos?
obs:naum sou a favor
"La paciencia ya se acabo y nace la violencia
miro la tele y odio lo que veo hay que meterlos a todos presos"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 17 de Abril de 2006, 04:18:44 »
Nem se for para salvar alguns empregos?
obs:naum sou a favor

Não sou o Alê, mas usar verbas governamentais para salvar empregos que aparentemente não tem significado estratégico ou social é má-versação de dinheiro público.  Na prática é decretar que esses empregos são mais importantes do que os demais sem oferecer uma explicação do motivo.

Se o governo fosse alguma coisa parecida com um milionário que tem seu próprio dinheiro, tudo bem.  Mas não é.  É um gigantesco atravessador que nós toleramos por falta de alternativa e que sobrevive a partir da sangria dos nossos bolsos via impostos, tarifas e multas.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Spruance

• Nível 02
  • *
« Resposta #17 Online: 17 de Abril de 2006, 15:20:32 »

Não.

:no:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 17 de Abril de 2006, 16:07:08 »
FINISH HER

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 17 de Abril de 2006, 20:33:20 »
E, sobre os empregos, não serão perdidos. As pessoas não vão deixar de viajar de avião, se a Varig morrer mesmo a tendência natural é que as concorrentes, aos poucos, assumam o seu lugar. Isso vai aumentar a demanda por novos profissionais para essas empresas. Os funcionários bons da Varig poderão ser recolocados, outros serão contratados. É a vida.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 17 de Abril de 2006, 20:33:53 »
Pensando bem, talvez o pessoal do administrativo tenha alguma dificuldade para achar outro emprego, hehehe.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #21 Online: 17 de Abril de 2006, 21:54:16 »
Mas esses ai não podem reclamar tambem né?
"The patient refused an autopsy."

Rhyan

• Visitante
« Resposta #22 Online: 17 de Abril de 2006, 22:32:24 »
Problema não é meu!

(Sou chato, sou muito chato mesmo!)
:D

[]'s

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #23 Online: 18 de Abril de 2006, 09:16:02 »
O que vocês acham? Salvar a Varig é importante para manter a competividade em alta no setor? Ou, para o bem do mercado, faz-se necessário não interferir na questão? O mercado se auto-regulará, mantendo a mesma qualidade e preços?  :twisted:

Por mim, que a Varig vá lá pro céu das companhias de aviação, fazer companhia pra Pan Am.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

ukrainian

• Visitante
« Resposta #24 Online: 19 de Abril de 2006, 21:04:40 »
Maioria dos internautas defende ajuda do governo à Varig

Publicidade
da Folha Online

Enquete realizada pela Folha Online com mais de 12 mil internautas mostra que 61% deles acredita que o governo federal deveria ajudar a Varig.

Perguntados se o governo deveria intervir para evitar a paralisação da companhia aérea, 7.329 dos 12.024 internautas que responderam a enquete até a manhã desta quarta-feira defenderam a ajuda para evitar a demissão de funcionários e a paralisação de vôos nacionais e internacionais.

Os demais 4.695 internautas acreditam que o governo não deveria usar dinheiro público para ajudar uma empresa privada.

A Folha Online lembra que a amostragem da enquete não é científica e que, por esse motivo, o resultado pode apresentar distorções.

O governo tem opinião diferente da maioria dos internautas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Dilma Rousseff (Casa Civil) já defenderam uma solução de mercado para a empresa aérea, o que não inclui dinheiro público.

A BR Distribuidora, estatal que fornece combustíveis à Varig, também já manifestou, por meio de executivos e advogados, que não tem interesse em apoiar proposta da empresa de conceder um prazo de carência para a companhia atravessar a queda de receitas normal da baixa temporada.

Além disso, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) recusou proposta feita por funcionários da empresa de liberação de uma linha de crédito de US$ 100 milhões.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) também tem se mostrado bastante dura com a Varig. Na semana passada, a agência vetou acordo de compartilhamento de vôos entre a Varig e a OceanAir. Ontem foi a vez de a agência vetar a venda da VarigLog, ex-subsidiária de transporte de cargas da Varig, para a Volo, empresa constituída no Brasil pelo fundo americano Matlin Patterson.

A decisão da agência complica a situação da Varig porque a Volo tem interesse em comprar a própria Varig por US$ 400 milhões, negócio que também precisa de aprovação do órgão regulador.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u106976.shtml

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!