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Deve-se utilizar de dinheiro público para impedir a quebra da Varig?

SIM.
NÃO.

Autor Tópico: A Varig deve ser salva com nosso dinheiro?  (Lida 5835 vezes)

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Offline Luis Dantas

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Re: A Varig deve ser salva com nosso dinheiro?
« Resposta #50 Online: 05 de Maio de 2006, 14:57:21 »
A Varig ainda é uma companhia grande num mercado restrito, onde restarão apenas duas empresas, diferente do mercado americano onde dezenas de empresas absorveram o mercado deixado pela Pan-Am.

(...)

Os desempregados da Varig serão em grande parte absorvidos pelas outras companhias, naturalmente com salários menores e isso vai levar tempo.

(...)

Se o governo der dinheiro a Varig (já que terá que pagar de qualquer jeito), a empresa continua no ar, as passagens continuam baratas e a empresa continua gerando impostos e os empregado continuam com seus empregos.

Desculpe, mas eu não estou convencido de que esse seja um curso de ação benéfico no fim das contas.  Fica me parecendo que _de fato_ não há mercado para uma terceira empresa aérea no Brasil.  Se houvesse, ela se formaria espontaneamente a partir dessa oportunidade que a extinção da Varig traria.  Não seria preciso insistir em colocar ainda mais dinheiro público em uma empresa que dá prejuízo.

Outra idéia que me ocorre é que talvez mais construtivo do que injetar dinheiro na Varig seria rever os critérios de concessões de ferrovias.  Praticamente não se tem mais trens interurbanos de passageiros no Brasil, apesar das ferrovias existirem.  Isso não é muito fácil de entender nem de explicar.
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Offline Guinevere

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Re: A Varig deve ser salva com nosso dinheiro?
« Resposta #51 Online: 05 de Maio de 2006, 15:18:00 »
Praticamente não se tem mais trens interurbanos de passageiros no Brasil, apesar das ferrovias existirem. Isso não é muito fácil de entender nem de explicar.
Na verdade é facílimo, Dantas! O problem está na incompatibilidade do tamanho das bitolas da malha instalada.

Offline Rodion

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Re: A Varig deve ser salva com nosso dinheiro?
« Resposta #52 Online: 05 de Maio de 2006, 18:22:55 »
Citar
Se o governo der dinheiro a Varig (já que terá que pagar de qualquer jeito), a empresa continua no ar, as passagens continuam baratas e a empresa continua gerando impostos e os empregado continuam com seus empregos.
pelo que eu sei, o governo não daria dinheiro pra varig. de acordo com o presidente da varig, esta tem com o governo uma dívida de 4 bi de dólares, e o mesmo com credores privados. no máximo, amortizaria a dívida.
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Offline Luis Dantas

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Re: A Varig deve ser salva com nosso dinheiro?
« Resposta #53 Online: 05 de Maio de 2006, 18:40:53 »
Praticamente não se tem mais trens interurbanos de passageiros no Brasil, apesar das ferrovias existirem. Isso não é muito fácil de entender nem de explicar.
Na verdade é facílimo, Dantas! O problem está na incompatibilidade do tamanho das bitolas da malha instalada.

E isso não tem solução, Gui?
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Offline Guinevere

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Re: A Varig deve ser salva com nosso dinheiro?
« Resposta #54 Online: 05 de Maio de 2006, 19:09:24 »
Teria que se gastar um dinheirao mudando tudo do zero, praticamente construindo uma malha nova no pais inteiro e trocar todos os trens que não se adequassem...

Acho que por isso governo nenhum cogitou fazer algo assim. 

(ainda bem, viraria outra transamazonica)

Offline Quasar

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Re: A Varig deve ser salva com nosso dinheiro?
« Resposta #55 Online: 05 de Maio de 2006, 19:55:40 »
A Varig ainda é uma companhia grande num mercado restrito, onde restarão apenas duas empresas, diferente do mercado americano onde dezenas de empresas absorveram o mercado deixado pela Pan-Am.

(...)

Os desempregados da Varig serão em grande parte absorvidos pelas outras companhias, naturalmente com salários menores e isso vai levar tempo.

(...)

Se o governo der dinheiro a Varig (já que terá que pagar de qualquer jeito), a empresa continua no ar, as passagens continuam baratas e a empresa continua gerando impostos e os empregado continuam com seus empregos.

Desculpe, mas eu não estou convencido de que esse seja um curso de ação benéfico no fim das contas.  Fica me parecendo que _de fato_ não há mercado para uma terceira empresa aérea no Brasil.  Se houvesse, ela se formaria espontaneamente a partir dessa oportunidade que a extinção da Varig traria.  Não seria preciso insistir em colocar ainda mais dinheiro público em uma empresa que dá prejuízo.

Outra idéia que me ocorre é que talvez mais construtivo do que injetar dinheiro na Varig seria rever os critérios de concessões de ferrovias.  Praticamente não se tem mais trens interurbanos de passageiros no Brasil, apesar das ferrovias existirem.  Isso não é muito fácil de entender nem de explicar.

Não seria benéfico, mas também não seria maléfico, existe espaço para muitas companhinas aéreas no Brasil, tanto que as empresas americanas são loucas para operar aqui.

A BRA é um bom exemplo de companhia nova, embora eu tenha sérias dúvidas quanto a qualidade da manutenção que eles fazem nos aviões, é um bom exemplo de empresa que vai conquistar mercado, mas isso leva tempo, qualquer coisinha em aviação de grande porta representa dezenas de milhões de dolares, por isso os processoas são lentos.
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Offline Luis Dantas

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Re: A Varig deve ser salva com nosso dinheiro?
« Resposta #56 Online: 05 de Maio de 2006, 20:56:12 »
as empresas americanas são loucas para operar aqui.

Então não há problema, que operem.  Com certeza não vão desprezar a mão-de-obra da Varig.  Não vejo motivo para preferir a própria Varig.

Citar
A BRA é um bom exemplo de companhia nova, embora eu tenha sérias dúvidas quanto a qualidade da manutenção que eles fazem nos aviões, é um bom exemplo de empresa que vai conquistar mercado, mas isso leva tempo, qualquer coisinha em aviação de grande porte representa dezenas de milhões de dolares, por isso os processos são lentos.
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Offline Unknown

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Re: A Varig deve ser salva com nosso dinheiro?
« Resposta #57 Online: 07 de Agosto de 2006, 16:35:38 »
Desdobramentos da crise....

---------------------------

TAM + GOL = 88%

Crise da Varig criou um duopólio que já se reflete em alta de preços e deterioração dos serviços

O mercado brasileiro de aviação vive o seguinte cenário: juntas, TAM e Gol concentram 88% da participação do mercado. A combalida Varig, que há pouco mais de um ano era líder, agora tem menos de 5% do total. E o pouco espaço que resta está dividido entre companhias menores como Ocean Air e BRA. Para os especialistas, essa situação gerou na aviação brasileira um fenômeno chamado duopólio. Ele provoca elevação de preços, redução da oferta de serviços e degradação de sua qualidade. Mas a Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil, não vê esse cenário. “É cedo para falar em duopólio. O mercado está passando por uma tempestade, por uma crise momentânea”, disse à DINHEIRO o presidente da Anac, Milton Zuanazi. Sabe-se que a Varig, que no final do ano passado tinha 60 aeronaves, hoje opera com apenas 13 e tem até o dia 31 para retomar as suas antigas rotas. Caso não o faça, os trechos serão divididos entre as concorrentes. Enquanto isso, o mercado opera com preços distorcidos. Desde que a Varig deixou de voar para o México, as passagens dessa linha subiram 150%. A associação das empresas operadoras de turismo, conhecida como Braztoa, diz que os preços no mercado doméstico aumentaram 50% nos últimos 30 dias. “Se os preços mais altos não forem apenas um reflexo temporário do mercado, iremos investigar”, alertou, na semana passada, o secretário de Direito Econômico, Daniel Goldberg.

Zuanazi, da Anac, afirma que a situação só chegou a esse ponto por conta da crise operacional da Varig, que se aprofundou nos últimos três meses. Trechos antes cobertos pela empresa, como as rotas diárias entre São Paulo e Boa Vista, ou São Paulo e Manaus, deixaram de existir. Ele acha que a Varig não terá condições de reassumir tudo e que haverá um “sorteio” das rotas que a companhia abandonar. Se desse sorteio resultar uma divisão proporcional à fatia que cada empresa já detém, o duopólio se consagra. A alternativa é ratear as rotas deixadas por ela entre companhias menores, criando alternativas para os clientes. “TAM e Gol ganharam muito com a deterioração da Varig”, disse à DINHEIRO o presidente da Ocean Air, Carlos Ebner. “Assim fica difícil competir.” Nos EUA, por exemplo, a American Airlines, a maior companhia aérea local, detém apenas 15,8% de participação do mercado doméstico. “O Brasil não pode ter apenas duas companhias aéreas nacionais”, complementa o diretor da área internacional da Abav, a associação dos agentes de viagens, Leonel Rossi. Na semana passada, Rossi teve que preparar um roteiro surrealista para um grupo de executivos que viajava a negócios para Londres: eles voaram de São Paulo para Fortaleza por uma companhia local. De lá, embarcaram para Lisboa num vôo da portuguesa TAP e, só então, tomaram o avião que os levou à capital inglesa. Total da viagem: 19 horas. Há consenso de que é preciso agir rápido para contornar a situação. De 2002 para cá, a demanda por vôos domésticos cresceu em média 15% ao ano. Só entre janeiro e maio deste ano, segundo a Infraero, foram 42,2 milhões de passageiros. Não foi à toa que, na semana passada, a Vasp, que saiu dos ares em janeiro de 2005, anunciou um plano de recuperação para voltar a operar em dez meses. Há demanda. “Até o final do ano a situação vai se regularizar”, garante Zuanazi. A ver.

**********************
 
15 % foi o crescimento médio do setor aéreo brasileiro desde 2002
 
http://www.terra.com.br/istoedinheiro/463/economia/tam_gol_88.htm

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Offline Quasar

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Re: A Varig deve ser salva com nosso dinheiro?
« Resposta #58 Online: 08 de Agosto de 2006, 12:58:53 »
Mas isso era esperado, a guerra de preço tem que ter seus vencedores e vão colher os frutos agora.

Como não existe nenhuma empresa de porte para concorrer com as duas grandes é provável que os preço continuem altos por um bom tempo pelo menos até aparecer uma empresa grande com bons preços.
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Offline Luis Dantas

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Re: A Varig deve ser salva com nosso dinheiro?
« Resposta #59 Online: 08 de Agosto de 2006, 13:01:17 »
Normal.  A fragilidade financeira das companhias aéreas não é nada recente.

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Offline Agnostic

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Re: A Varig deve ser salva com nosso dinheiro?
« Resposta #60 Online: 08 de Agosto de 2006, 15:36:52 »
Talvez não se sustentem com preços muito altos. Um dos motivos que sei do "boom" do crescimento de algumas companhias aéreas nos últimos anos é a prática de tarifas de baixo valor notoriamente praticada especialmente pela Gol e Bra, entre algumas regionais, chegando a concorrer com tarifas de ônibus. Se os preços se distanciarem muito, provavelmente a demanda cairá e as empresas terão que analisar qual política econômica irá compensar mais.
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Offline Hugo

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Re: A Varig deve ser salva com nosso dinheiro?
« Resposta #61 Online: 08 de Agosto de 2006, 21:36:13 »
Talvez não se sustentem com preços muito altos. Um dos motivos que sei do "boom" do crescimento de algumas companhias aéreas nos últimos anos é a prática de tarifas de baixo valor notoriamente praticada especialmente pela Gol e Bra, entre algumas regionais, chegando a concorrer com tarifas de ônibus. Se os preços se distanciarem muito, provavelmente a demanda cairá e as empresas terão que analisar qual política econômica irá compensar mais.

Como é possível passagem a R$ 50,00??? Por que as outras não fazem o mesmo?

Alguém poderia dar uma luz?
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Offline Guinevere

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Re: A Varig deve ser salva com nosso dinheiro?
« Resposta #62 Online: 08 de Agosto de 2006, 21:49:23 »
Não era preço de promoção?

Offline Quasar

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Re: A Varig deve ser salva com nosso dinheiro?
« Resposta #63 Online: 08 de Agosto de 2006, 22:25:21 »
Talvez não se sustentem com preços muito altos. Um dos motivos que sei do "boom" do crescimento de algumas companhias aéreas nos últimos anos é a prática de tarifas de baixo valor notoriamente praticada especialmente pela Gol e Bra, entre algumas regionais, chegando a concorrer com tarifas de ônibus. Se os preços se distanciarem muito, provavelmente a demanda cairá e as empresas terão que analisar qual política econômica irá compensar mais.

Como é possível passagem a R$ 50,00??? Por que as outras não fazem o mesmo?

Alguém poderia dar uma luz?

É que é R$50,00 o trecho, digamos que v/ está indo de porto alegre ao Rio de janeiro, o avião para em Forianopolis (ou Joenvile), Curitiba, São Paulo e daí vai para o Rio, são 4 trechos, ou seja R$200,00 fora a taxa de embarque.

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Offline Rodion

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Re: A Varig deve ser salva com nosso dinheiro?
« Resposta #64 Online: 09 de Agosto de 2006, 00:36:39 »
antes que se fale em 'falhas de mercado', é importantíssimo lembrar que companhias aéreas internacionais não podem operar no brasil.
a lição é velha e até o ukrainian já deve ter aprendido; sem competitividade, sony vira cce.
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Offline Quasar

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Re: A Varig deve ser salva com nosso dinheiro?
« Resposta #65 Online: 09 de Agosto de 2006, 10:06:02 »
antes que se fale em 'falhas de mercado', é importantíssimo lembrar que companhias aéreas internacionais não podem operar no brasil.
a lição é velha e até o ukrainian já deve ter aprendido; sem competitividade, sony vira cce.

Exatamente, agora vamos ver como as nacionais se comportam, mas para surgirem novas companhias com condições de concorrer com a TAM e a Gol o governo vai ter que estabelecer novas regras de mercado, justamente para evitar a consolidação do duopólio.
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Offline Agnostic

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Re: A Varig deve ser salva com nosso dinheiro?
« Resposta #66 Online: 10 de Agosto de 2006, 16:27:18 »
Talvez não se sustentem com preços muito altos. Um dos motivos que sei do "boom" do crescimento de algumas companhias aéreas nos últimos anos é a prática de tarifas de baixo valor notoriamente praticada especialmente pela Gol e Bra, entre algumas regionais, chegando a concorrer com tarifas de ônibus. Se os preços se distanciarem muito, provavelmente a demanda cairá e as empresas terão que analisar qual política econômica irá compensar mais.

Como é possível passagem a R$ 50,00??? Por que as outras não fazem o mesmo?

Alguém poderia dar uma luz?

São alguns assentos apenas, sendo difíceis de serem encontrados, principalmente em datas próximas à que se faz a procura. A maioria dos assentos custam a tarifa "cheia".
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Re: A Varig deve ser salva com nosso dinheiro?
« Resposta #67 Online: 25 de Setembro de 2008, 18:40:34 »
Anac aprova união de Gol e Varig em uma única empresa

SÃO PAULO - A Gol Linhas Aéreas informou nesta quinta-feira que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou previamente o processo de reorganização societária pelo qual suas subsidiárias Gol Transportes Aéreos (GTA) e VRG Linhas Aéreas (VRG) serão reunidas em uma só empresa. O pedido havia sido protocolado na Anac no dia 30 de julho deste ano.

Segundo a controladora Gol, a formalização da reorganização será concluída com o registro dos atos societários pertinentes na Junta Comercial competente.

A empresa reforçou que as marcas Gol e Varig utilizadas atualmente serão mantidas.

Segundo a companhia, a reorganização visa otimizar a estrutura operacional do grupo e proporcionar "maior eficiência" na prestação de serviços. A Gol diz que será possível "integrar as operações da GTA e da VRG, explorar sinergias e ampliar e melhorar a oferta de serviços aos clientes".

http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2008/09/25/anac_aprova_uniao_de_gol_e_varig_em_uma_unica_empresa_1938442.html

Gol e Varig se unem e barra de cereal pode ser aposentada

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou na noite de terça-feira a reestruturação societária do grupo Gol, permitindo a fusão das bandeiras Gol e Varig em uma só companhia aérea. As duas marcas serão mantidas, mas passarão a operar de forma integrada sob único CNPJ e também um único Cheta, o certificado de habilitação de uma companhia aérea, emitido pela Anac.
A ata da diretoria da Anac com a decisão deve ser publicada no Diário Oficial da União de hoje.

O pedido de autorização para a realização da reestruturação societária foi feito pelo grupo Gol em julho. Segundo fontes do mercado, o cheta e o CNPJ escolhidos para a operação unificada foram os da nova Varig. O atual cheta da Gol seria, portanto, extinto. Procurada, a Gol afirmou que ainda não foi comunicada oficialmente da autorização pela Anac e que, portanto, não poderia comentar.

A reestruturação vai resultar na fusão da malha de vôos e da tripulação, na unificação da estrutura de terra (lojas e balcões de check-in), além de permitir que a empresa tenha só uma estrutura administrativa.

A Gol prepara um grande evento para anunciar os detalhes da reestruturação societária, juntamente com uma campanha de reposicionamento da marca Varig.

Enquanto a Gol investe no consumidor que nunca andou de avião - acaba de lançar uma estratégia para oferecer passagem à prazo para as classes C e D - a Varig quer se consolidar como uma marca premium. A empresa estuda aposentar a famosa barrinha de cereal da Gol, melhorando o serviço de bordo da Gol e simplificando o da Varig. A idéia é economizar tempo e dinheiro com o mesmo serviço de bordo para as duas.

O grande diferencial da Varig - que manterá uma malha de vôos concentrada em destinos de negócios - será o espaço entre as poltronas. As duas marcas vão operar aviões do mesmo modelo: Boeing 737-700 e 737-800, mas os da Gol serão configurados com 184 ou 187 assentos, enquanto na Varig serão apenas 168 lugares. Os novos aviões 737-800 que a Varig acaba de receber contam com uma inovação: as primeiras fileiras possuem poltronas conversíveis de três para dois lugares.

Os novos aviões devem ser destinados aos vôos internacionais da Varig na América Latina, sendo que as fileiras com as poltronas conversíveis funcionariam como uma espécie de classe executiva.

"Esta será a última tentativa da família Constantino para tentar salvar a marca Varig", diz um analista do setor que prefere não se identificar.

Há duas semanas, o vice-presidente de marketing da Gol, Tarcísio Gargioni, disse que pesquisas encomendadas pela empresa revelam que a marca Varig já não diz muita coisa para jovens com menos de 30 anos. A declaração foi interpretada como um sinal de que a marca Varig está longe de ser "sagrada" para a companhia.

"Com a autorização para a Gol e a Varig operarem sob um único cheta, a empresa tem a faca e o queijo na mão para acabar com a marca Varig", avalia o professor de transporte aéreo da UFRJ, Respício do Espírito Santo Junior. "Só justifica manter duas marcas dentro de uma única operação se o serviço for totalmente diferenciado. Mas se as marcas não forem muito diferentes, como é o caso agora, fica tudo muito caro. Não faz sentido."

A Gol comprou a Varig em março de 2007, uma operação que ainda está longe de se provar lucrativa. A Varig já consumiu mais de R$ 1 bilhão do grupo Gol. Em um ano, as ações da Gol caíram 67,56%.

No mercado, comenta-se que a fusão implicará na demissão de centenas de funcionários, de um quadro de 16,6 mil. As demissões devem afetar mais a parte administrativa e de aeroportos do que a tripulação de vôo, acredita o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), Celso Klafke.

Ele afirma que já solicitou à direção da Gol uma reunião para discutir possíveis demissões. "Infelizmente, a gente acha que estão vindo mais demissões por aí", diz Klafke. "Na verdade, as demissões já começaram faz um tempo. Já houve cortes no Rio, essa semana começaram em Guarulhos. Isto está acontecendo em todo o País, mas não tenho números consolidados."

http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2008/09/25/gol_e_varig_se_unem_e_barra_de_cereal_pode_ser_aposentada_1937877.html

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Offline JJ

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Re: A Varig deve ser salva com nosso dinheiro?
« Resposta #68 Online: 26 de Setembro de 2008, 08:22:24 »
Praticamente não se tem mais trens interurbanos de passageiros no Brasil, apesar das ferrovias existirem. Isso não é muito fácil de entender nem de explicar.
Na verdade é facílimo, Dantas! O problem está na incompatibilidade do tamanho das bitolas da malha instalada.   

E isso não tem solução, Gui? 

Teria que se gastar um dinheirao mudando tudo do zero, praticamente construindo uma malha nova no pais inteiro e trocar todos os trens que não se adequassem...

Acho que por isso governo nenhum cogitou fazer algo assim. 

(ainda bem, viraria outra transamazonica)   


Não tem nada disso !

Não tem nada a ver com questões “técnicas” ,  isso de dizer que é uma questão “técnica”  na maioria das vezes não passa de engano  ou  de uma  tentativa  de enganar os trouxas. Na política e na economia  essa  enganação,  essa tapeação é muito utilizada .     :x      :x      :x      :x        :x       :x       :x         :x



Quaisquer  melhoramentos que tivessem que ser feitos  na malha ferroviária   seriam altamente compensadores economicamente, pois as melhorias também  beneficiariam  o transporte de carga que é a razão  maior da existência  e da utilidade do transporte ferroviário.   


Melhorias na malha ferroviária  seriam extremamente compensadoras para a economia do país , pois o transporte ferroviário tem um custo bem mais baixo  do que o rodoviário.  Caminhões são importantes para distribuição secundária das cargas, mas para transporte de média e longa distância  as ferrovias são  muito mais vantajosas economicamente .

 
Quanto ao porque de se ter  poucas  linhas de passageiros no Brasil,  pode ser que para as empresas  ferroviárias o transporte de passageiros seja pouco interessante do ponto de vista econômico.


Na Europa há bastante linhas ferroviárias de passageiros, mas pelo que sei as passagens são bem mais caras  do que as passagens cobradas nas  (poucas)  linhas de passageiros que temos no Brasil, como  na EFVM.


trocar todos os trens que não se adequassem...   


Outro engano, pois é possível  trocar os trucks, não é necessário trocar a locomotiva ou os vagões inteiros...


.

« Última modificação: 26 de Setembro de 2008, 10:00:49 por Helder »

Offline FxF

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Re: A Varig deve ser salva com nosso dinheiro?
« Resposta #69 Online: 27 de Setembro de 2008, 22:26:48 »
Não, obviamente não. Não se deve dar congratulações ao fracasso.

 

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