Acusação completamente irrelevante. Em horas extremas de sua vida, onde soluções parecem difícies, o ser humano PRECISA se apegar à alguma coisa, à alguma esperança, à algo que o possa tirar da situação. Mas isso é algo completamente emotivo, sentimental, não uma atitude racional, lógica. Não acho motivo de orgulho algum que esses religiosos se gabem que, em horas de falência racional e numa turbulência emocional causada pelo pânico ou medo extremo, a pessoa recorra aos deuses.
Eu não faço a menor idéia como reagirei na hora da morte, mas isso em nada tem a ver com meu ateísmo, pois se "der prá trás", será algo emocional e não racional. Não se pode usar da emoção para refutar a razão, pois emoção NÃO é argumento lógico.
Avidência anedota: no meu penúltimo dia no Nepal, fomos fazer bungie jump. Eu morro de medo de altura. Subo 2 metros e se olhar prá baixo sinto vertigens. Nunca tinha feito bungie, só visto uns vídeos e queria tentar um dia. Mas era uma daquelas coisas onde "um dia"equivale à uma data indeterminada que esperamos nunca chegar. Mas chegou e lá fomos nós pular de uma ponte suspensa à mais de 150m de altura sobre o leito de um riacho cheio de pedras enorme e bem forte. Nada de colchão ou capacete, mesmo porque são inúteis caso algo corra mal.
Na noite anterior ao pulo, não dormi quase nada. O coração batia que parecia que ia sair pela garganta. Impossível dormir. Só lá pelas 3 fui cochilar, mas o busão prá ponte saia às 5. Duas horas de sono. Cheguei no lugar onde as pessoas estavam reunidas e estava nervoso pacas. Não conseguia parar quieto. Na viagem, idem. Quando chegamos ao local, mais ainda. Fomos ver a ponte e quase tenho um troço. Fomos ouvir as explicações do cara e ele revela que se salta por peso: mais pesados primeiro e até os mais leves. Então de 75 até 64 formam o primeiro grupo e de 63 até o resto, outro grupo. Por azar, fiquei no primeiro grupo, um dos últimos.
Ficamos lá em cima da ponte, na fila. E vendo neguinho saltar. E vendo a altura. E tremendo feito vara verde. Estava crente crente que ia chegar lá e:
1) Amarelar
2) Rezar
3) Se saltasse, me urinar e defecar
Estava mesmo curioso se, quando ficasse ali sozinho em frente ao abismo, não iria rezar. Sério, achei que ao chegar lá, ia sentir muito medo e rezar. Será?
E tremia...
Fui lá, o cara me amarrou, deu explicações, veio um cara com filmadora, mandou dizer "the last words", xinguei prá caramba, me despedi da família. O cara mandou levantar e andar prá beira. E eu tremia. "Pronto, é agora que vou rezar ou amarelar". Cheguei na beirada, olhei pro abismo, parei de tremer, o cara me soltou e... pulei.
Não pensei em absolutamente NADA. No momento que o cara me soltou, a cabeça desligou e saltei. Durante toda a queda, nada. Nada de deuses, nada de nada. Só me liguei quando a corda deu o esticão, mas estão estava muito ocupado gritando e rinndo.