Autor Tópico: Ateus até na hora da morte?  (Lida 7309 vezes)

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
Ateus até na hora da morte?
« Online: 17 de Abril de 2006, 22:36:11 »
Sempre os teístas me dizem: "Na hora da morte ou na hora que voce pegar uma doença incurável pela medicina voce vai acreditar em Deus"

Mas há muitos casos de pessoas que morreram atéias, exemplo claro disso é Carl Sagan.

Acredito que isso varie de pessoa para pessoa, cada um tem seus próprios valores, cada um tem sua própria intensidade de ateísmo e de incredulidade.

"A carne é fraca" como dizem, na hora do desespero tudo é possível.

Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Felius

• Nível 34
  • *
Re: Ateus até na hora da morte?
« Resposta #1 Online: 17 de Abril de 2006, 22:41:32 »
Acho eu pessoalmente dificil. Eu até queria acreditar em alguma coisa (que não um deus esquisofrenico maniaco que nem o deus de abraão), mas não da. Então é dificil.
"The patient refused an autopsy."

Rhyan

• Visitante
« Resposta #2 Online: 17 de Abril de 2006, 23:15:01 »
Eu garanto que não farei isso em momento algum.

O motivo é simples, larguei a crença por problemas de saúde mesmo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 17 de Abril de 2006, 23:38:14 »
Nem todo mundo tem essa inclinação.  Até porque crer em um Deus é uma ação bastante complexa e abstrata.  Pensando bem, duvido que aconteça com frequência esse tipo de "reconversão instantânea". 

Não é raro que alguém se interesse por espiritismo diante da idéia da perda da própria vida ou de um ente querido, mas isso para mim é apego, não crença verdadeira.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #4 Online: 17 de Abril de 2006, 23:49:24 »
Eu já posso fazer outra afirmação baseado na quantidade de pessoas que eu vi morrer: praticamente nenhum crente quando está à beira da morte realmente acredita que vai passar a eternidade no Paraíso...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #5 Online: 18 de Abril de 2006, 00:00:25 »
Eu já posso fazer outra afirmação baseado na quantidade de pessoas que eu vi morrer: praticamente nenhum crente quando está à beira da morte realmente acredita que vai passar a eternidade no Paraíso...
Se você, que é médico, diz isso dos crentes… imagina então com os ateus?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 18 de Abril de 2006, 02:32:19 »
Mas são justamente os crentes as pessoas mais inseguras em relação a isto.  :biglol:

Morreu??? Vai virar comida para vermes... e quem sabe servir de adubo para alguma plantinha que cresça por perto.  ;P

Quer finalidade mais dignificante do que servir de fertilizante para a terra?

O resto??? o resto é "canto da sereia".

Offline Hendrik Van Dingenen

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #7 Online: 18 de Abril de 2006, 06:42:36 »
Acusação completamente irrelevante. Em horas extremas de sua vida, onde soluções parecem difícies, o ser humano PRECISA se apegar à alguma coisa, à alguma esperança, à algo que o possa tirar da situação. Mas isso é algo completamente emotivo, sentimental, não uma atitude racional, lógica. Não acho motivo de orgulho algum que esses religiosos se gabem que, em horas de falência racional e numa turbulência emocional causada pelo pânico ou medo extremo, a pessoa recorra aos deuses.

Eu não faço a menor idéia como reagirei na hora da morte, mas isso em nada tem a ver com meu ateísmo, pois se "der prá trás", será algo emocional e não racional. Não se pode usar da emoção para refutar a razão, pois emoção NÃO é argumento lógico.

Avidência anedota: no meu penúltimo dia no Nepal, fomos fazer bungie jump. Eu morro de medo de altura. Subo 2 metros e se olhar prá baixo sinto vertigens. Nunca tinha feito bungie, só visto uns vídeos e queria tentar um dia. Mas era uma daquelas coisas onde "um dia"equivale à uma data indeterminada que esperamos nunca chegar. Mas chegou e lá fomos nós pular de uma ponte suspensa à mais de 150m de altura sobre o leito de um riacho cheio de pedras enorme e bem forte. Nada de colchão ou capacete, mesmo porque são inúteis caso algo corra mal.

Na noite anterior ao pulo, não dormi quase nada. O coração batia que parecia que ia sair pela garganta. Impossível dormir. Só lá pelas 3 fui cochilar, mas o busão prá ponte saia às 5. Duas horas de sono. Cheguei no lugar onde as pessoas estavam reunidas e estava nervoso pacas. Não conseguia parar quieto. Na viagem, idem. Quando chegamos ao local, mais ainda. Fomos ver a ponte e quase tenho um troço. Fomos ouvir as explicações do cara e ele revela que se salta por peso: mais pesados primeiro e até os mais leves. Então de 75 até 64 formam o primeiro grupo e de 63 até o resto, outro grupo. Por azar, fiquei no primeiro grupo, um dos últimos.

Ficamos lá em cima da ponte, na fila. E vendo neguinho saltar. E vendo a altura. E tremendo feito vara verde. Estava crente crente que ia chegar lá e:

1) Amarelar
2) Rezar
3) Se saltasse, me urinar e defecar

Estava mesmo curioso se, quando ficasse ali sozinho em frente ao abismo, não iria rezar. Sério, achei que ao chegar lá, ia sentir muito medo e rezar. Será?

E tremia...

Fui lá, o cara me amarrou, deu explicações, veio um cara com filmadora, mandou dizer "the last words", xinguei prá caramba, me despedi da família. O cara mandou levantar e andar prá beira. E eu tremia. "Pronto, é agora que vou rezar ou amarelar". Cheguei na beirada, olhei pro abismo, parei de tremer, o cara me soltou e... pulei.

Não pensei em absolutamente NADA. No momento que o cara me soltou, a cabeça desligou e saltei. Durante toda a queda, nada. Nada de deuses, nada de nada. Só me liguei quando a corda deu o esticão, mas estão estava muito ocupado gritando e rinndo.
Ubi dubium, ibi libertas.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #8 Online: 18 de Abril de 2006, 08:30:51 »
Mas eu não pulo de bungie nem que provem cientificamente a vida após a morte!

Eu passei muito tempo em meios teistas então definições de Deus é o que não me falta. No caso da minha morte eminente penso que não iria buscar conforto em um Deus-pessoa, pra mim esses parecem muito mais com ETs adiantados com problemas de ego do que com um todo poderoso, por essa não vou nem lembrar dos Deuses dos filhos de Abraão. Já a possibilidade de um Deus-impessoal não irá sair da minha cabeça. Resta saber se vai sobrar alguma coisa de mim ou não.

Pra dizer a verdade, hoje mesmo, acredito que "alguma coisa de nós" vai "pra algum lugar" depois de desmontados, no melhor estilo homeopatia heh, mas isso é só resultado de exercício filosófico misturado a emoções e disso quase nunca sai boa coisa hahaha.

Abraços

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #9 Online: 18 de Abril de 2006, 08:39:26 »
Ei Hendrik, sua descrição do salto poderia muito bem ser a minha.hehehe....
Quando  depois pulei de para-quedas foi quase a mesma coisa, só que a emoção depois do salto é muito maior, uma sensação de liberdade indescritível.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #10 Online: 18 de Abril de 2006, 11:05:28 »
Mas são justamente os crentes as pessoas mais inseguras em relação a isto. :biglol:

Morreu??? Vai virar comida para vermes... e quem sabe servir de adubo para alguma plantinha que cresça por perto. ;P

Quer finalidade mais dignificante do que servir de fertilizante para a terra?

O resto??? o resto é "canto da sereia".

O que sempre digo. Pra quem acha que a morte é o fim, o que vir é lucro!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11 Online: 18 de Abril de 2006, 11:22:32 »
São sempre os teístas que morrem de medo da morte, a colocam como o maior dos castigos na vida e se apegam tanto à matéria que adoram santos e idolatram pedaços de pessoas mortas a séculos...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 18 de Abril de 2006, 12:31:26 »
Eu não me surpreenderia se, em uma situação extrema, eu mesmo clamasse por divindades. Não posso em estado são divagar sobre minhas atitudes em um momento de intenso desespero.

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #14 Online: 18 de Abril de 2006, 14:28:03 »
Não sei, Danniel. O cara pesou todo mundo e depois fez essa divisão. Haviam ajustes na corda quando cada um ia pular, então acho que eram feitos de acordo com o peso. Nào sei se afouxar ou apertar, dar mais ou menos corda, não sei mesmo. Estava muito ocupado entrando em pânico e tentando parar de tremer e sentir dores na barriga para perguntar o porque disso.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #15 Online: 18 de Abril de 2006, 14:31:51 »
Quem lembra de Conde de Monte Cristo,O?

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #16 Online: 18 de Abril de 2006, 14:33:47 »
Sério, eu to até querendo pular de paraquedas, mas não sei se consigo o primeiro.

P.S. Post 666. Sera que eu devo parar e criar um novo usuario para eternalizar 666?
"The patient refused an autopsy."

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #17 Online: 18 de Abril de 2006, 14:35:09 »
Bah, esse tipo de obra sempre mostra a mesma coisa: o cara é ateu e depois vira cristão devoto. Puro proselitismo. Os caras sempre viraram ateus por revolta.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 18 de Abril de 2006, 15:12:54 »
Spitfire e Psychocandy estão certos.  Concordo com eles.

De fato, se a frequência com que nos perguntam se acreditamos que "morreu, acabou" é algum indício, parece que é em boa parte POR TER MEDO DA MORTE que muitos procuram acreditar em Deus. 
« Última modificação: 18 de Abril de 2006, 15:22:14 por Luis Dantas »

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #19 Online: 18 de Abril de 2006, 17:20:21 »
Bah, esse tipo de obra sempre mostra a mesma coisa: o cara é ateu e depois vira cristão devoto. Puro proselitismo. Os caras sempre viraram ateus por revolta.

Fala comigo?

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #20 Online: 18 de Abril de 2006, 19:15:09 »
Acusação completamente irrelevante. Em horas extremas de sua vida, onde soluções parecem difícies, o ser humano PRECISA se apegar à alguma coisa, à alguma esperança, à algo que o possa tirar da situação. Mas isso é algo completamente emotivo, sentimental, não uma atitude racional, lógica. Não acho motivo de orgulho algum que esses religiosos se gabem que, em horas de falência racional e numa turbulência emocional causada pelo pânico ou medo extremo, a pessoa recorra aos deuses.

Isso é porque normalmente eles não consideram atitudes racionais e lógicas mais importantes que as emotivas e sentimentais.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

ukrainian

• Visitante
« Resposta #21 Online: 18 de Abril de 2006, 23:57:59 »

Não sei o motivo, mas me deu uma sensação ruim ao ler isso.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 19 de Abril de 2006, 08:10:08 »
   É verdade que Jean Paul Sartre se converteu pouco antes de morrer?E Voltaire?
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 19 de Abril de 2006, 08:23:12 »

Duvido muito.  Tem gente que adora lançar esse tipo de boatos, mas eles nunca tem evidência, nem fazem sentido diante da história passada recente das pessoas envolvidas.

Também alegam que Carl Sagan teria feito o mesmo, e que Darwin teria se "reconciliado" com o Cristianismo (quando ele nunca deixou de ser cristão)...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 19 de Abril de 2006, 08:47:59 »

Duvido muito.  Tem gente que adora lançar esse tipo de boatos, mas eles nunca tem evidência, nem fazem sentido diante da história passada recente das pessoas envolvidas.

Também alegam que Carl Sagan teria feito o mesmo, e que Darwin teria se "reconciliado" com o Cristianismo (quando ele nunca deixou de ser cristão)...

Assim como existem aqueles que afirmam que Kardec suicidou-se...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!