Bom, eu não sei se sou ateu. Prefiro me definir como cético com sérias propensões a ser ateu.
Não acredito em deuses personificado, deuses "consciência individual", deuses com sentimentos humanos ou deuses com planos/designios/metas/objetivos. Deus cristão, mulcumano, espirita ou de qualquer outra religião eu não acredito.
Mas e morrer??? morrer morreu, ué! vai virar comida pra verme ou adubar a terra... e isto não me incomoda nenhum pouco.
Acredito que todos meus ancestrais vivam dentro de mim, não como "consciências individuais", mas como herança genética... trago dentro de mim uma pequenissima parcela daquele ser humano que viveu a milhões de anos atras... e de todos que viveram depois dele. Assim como um dia deixarei de existir e existirei apenas naquela parte que deixei para minhas 2 filhas, elas me "carregarão" dentro delas.
Sou de familia católica... nenhum deles tão fervoroso... respeitam o fato de rejeitar todas as baboseradas cristãs e algumas vezes ate concordam com meus ponto de vista.