Eu não sei de emissão de ondas pelo cérebro não... Alguém já ouviu falar de algo relacionado?
Que eu saiba o cerebro não emite onda nenhuma.
capítulo 6 - CONTROLE DA MENTE
6.1 - O PESQUISADOR
No dia 11 de agosto de 1914, no Texas, nasceu José Silva no seio de uma família de 3 filhos. Seu pai morreu quando tinha apenas 4 anos de idade e sua mãe casou-se novamente. Por estes motivos, José, seu irmão caçula e sua irmã foram morar com a avó.
Dois anos mais tarde foi obrigado a se transformar em arrimo de família, trabalhando vendendo jornais, engraxando sapatos e em vários outros tipos de biscates deste tipo.
Durante ás noites, acompanhava seus irmãos fazendo as lições da escola e com a ajuda deles, aprendeu a ler e escrever.
Certa vez, enquanto esperava para ser atendido em uma barbearia, pegou uma revista que era uma lição de um curso para consertar rádio por correspondência. Como se interessou pelo assunto, pediu emprestada a revista ao barbeiro. Fizeram então um acordo.
A cada semana José pagaria um dólar pelo aluguel de um novo exemplar, estudaria a lição, faria os testes e enviaria á escola com o nome do barbeiro.
Passado algum tempo este acordo gerou um diploma pendurado no salão da barbearia e o início, aos seus quinze anos de idade, da carreira de José como técnico em consertar rádios.
Com o passar dos anos sua oficina cresceu, tornando-se umas das maiores da região, gerando os recursos para educação de seus irmãos e condições para se casar e manter sua esposa e seus dez filhos.
Foto de
José Silva
A
6.2 - A QUESTÃO
Por curiosidade, José Silva começou a estudar as teorias de Freud, Jung e Adler, dedicando diariamente 3 horas para este fim, depois das 9 horas da noite e após ter ajudado a pôr seus filhos na cama, quando sua casa estava em silêncio.
Seus estudos levaram-no a interessar-se mais pela hipnose.
Os ensinamentos que estava adquirindo sobre hipnose, somado aos seus conhecimentos de eletrônica e algumas notas baixas nos boletins dos filhos, levaram-no a questionar.
Será que a capacidade de aprende pode ser melhorada através de algum tipo de treinamento mental?
José sabia que a mente gera eletricidade e que, em eletrônica, o circuito ideal é o de menor resistência elétrica.
Surgiu então a pergunta?
O cérebro trabalharia melhor
com sua resistência reduzida?
Existiria algum treinamento mental
para este fim?
José começou a usar a hipnose para acalmar a mente de seus filhos e descobriu que o cérebro possuía mais energia, mais vitalidade, quando está menos ativo, ou seja, mais tranqüilo.
No seu estado mais calmo
o cérebro recebe e registra mais informação.
José logo abandonou a hipnose e começou a fazer experiências com exercícios de treinamento mental para acalmar o cérebro e ao mesmo tempo mantê-lo mais independente e alerta que na hipnose.
Os resultados apareceram com a notável melhora das notas nos boletins de seus filhos e por um período de três anos continuou aperfeiçoando suas técnicas.
Como até aquele momento só havia trabalhado com seus filhos, que poderiam possuir determinadas características e poderes genéticos psíquicos específicos, surgiu à necessidade de realizar o mesmo trabalho com outras crianças para provar que o método era científico e passível de repetição.
Nos dez anos seguintes ele treinou outras 39 crianças, filhos de seus vizinhos, com resultados cada vez melhores, uma vez que foi aperfeiçoando suas técnicas um pouco com cada criança.
Passados mais 3 anos, José Silva estruturou e padronizou um curso com duração de 40 a 48 horas para o treinamento do controle da mente.
Desde 1966, quando o Método Silva de Controle Mental foi apresentado aos participantes da primeira turma no Texas, a organização expandiu-se de modo marcante, com centrais e escritórios nas principais cidades dos Estados Unidos e filiais em outros 75 países.
Milhões de pessoas de todas as profissões, todas as condições sociais e todas as faixas etárias participaram das palestras dos 450 instrutores qualificados a apresentar o conhecimento do Método Silva em dezoito idiomas.
6.3 - O FUNDAMENTO
Os cientistas identificaram quatro tipos de ondas cerebrais que emitimos:
DELTA - TETA - ALFA - BETA
A freqüência de cada tipo de onda cerebral pode ser medida por um equipamento, denominado eletrocefalograma, que através de fios ligados ao crânio de uma pessoa gera um gráfico onde são registradas as freqüências das ondas emitidas pelo cérebro em cada instante deste exame.
Um dos livros onde
são apresentados
O Método Silva de
Controle Mental
DELTA - emitimos ondas cerebrais de 0,5 á 4 ciclos por segundo. Nesta situação a pessoa está dormindo, totalmente inconsciente.
TETA - emitimos ondas cerebrais de 5 á 7 ciclos por segundo. Nesta situação a pessoa está em sono profundo, confortável, em um estágio de completa e total satisfação.
ALFA - emitimos ondas cerebrais de 8 á 13 ciclos por segundo. Nesta situação a pessoa está em sono relaxante, sonhando, ocorrendo inclusive a movimentação e palpitação dos olhos.
BETA - emitimos ondas cerebrais de 14 á 40 ciclos por segundo. Nesta situação a pessoa está acordada e consciente.
Uma pessoa comum, durante um dia normal, permanece acordada em BETA emitindo 21 ciclos por segundo. Quando se excita, motivado por um sentimento de raiva, ressentimento, ciúme, medo, apreensão ou qualquer outra emoção, seu ritmo cerebral é alterado para 25 ou mais ciclos por segundo.
Na medida que o número de ciclos vai se aproximando da faixa superior de BETA, ou seja, 40 ciclos por segundo, fica cada vez mais difícil concentrar-se por muito tempo em um assunto. O sentimento de ansiedade aumenta e não se consegue permanecer parado.
A mente pula de um pensamento a outro e antes que um pensamento se forme inteiramente você já passou para outro. Nesta situação fica difícil lembrar-se de alguma coisa e mesmo o seu último pensamento desaparece como um sonho que se esvai quando se desperta.
Quando a excitação provoca um nível elevado de atividade cerebral, surgem forças que precisam ser liberadas. A mente dissipa essa força através de ações físicas e então o corpo é hostilizado e dominado e, geralmente, a pessoa se descobre cometendo atos dos quais se arrependerá mais tarde.
Quando alguém é acometido de um ataque epilético seu cérebro estará emitindo algo em torno de 80 ciclos por segundo.
Se um grau excessivo de atividade cerebral
é a causa de tantos problemas,
a capacidade em controlar as ondas cerebrais
poderia solucionar muito de nossos problemas.
Quando você está acordado, à vontade, sentindo-se bem e relaxado, está emitindo ondas invariavelmente nos menores níveis de B
PS: não tive tempo de checar a fonte
http://www.humanidade.8x.com.br/cap6.htm