Bom... o Vito melhorou bastante sua escrita... será que postar regularmente no fórum não o ajudou?
Penso que talves estejamos subestimando a importância da participação no fórum. Afinal, quem entra geralmente gosta dos assuntos abordados, e assim haverá interesse na leitura.

Olha, que o vito melhorou, melhorou mesmo. Mas quando ele chegou aqui, todo mundo foi "cruel' com ele ate sabermos que ele tinha limitacoes de verdade, limitacoes que nenhum de nos, josi inclusa, tem. A maioria de nos, eu ja notei, se discutindo diretamente com o Vito, nos esforcamos para sermos mais claros que de costume. E olha so os resultados, o menino esta conseguindo se articular melhor.
Eu acho assim, sendo curta e grossa:
se a gente se comunica, eh porque quer ser compreendido. Se a gente nao eh compreendido, ou a gente esta escrevendo errado, o leitor esta lendo errado, ou ambos. se o nosso objetivo final eh ser entendido, a gente tem de se esforcar pra anular as possibilidades de erro na nossa ponta. Agora, vem a Gui dizer que eu fui malvada. Gentes, se vc escreve mal e nao tem grana pra pagar uma boa revisao, vai acabar publicando uma bosta como o livro do amigo do meu pai, conforme eu contei. Nao vejo que mal ha de dizer isso. E mesmo que eu esteja enganada quanto aa renda da josi, dinheiro sobrando nunca eh demais, subir na carreira nunca eh demais, e pagar de sabida tbm nunca eh demais - e disso vcs sabem que eu falo com vivencia. Era pra ser uma critica construtiva.
Vcs devem lembrar de como eu recebi mal a gaia, dizendo que se ela nao sabia clicar num link nao tinha capacidade intelectual de acessar o conteudo. Ela ficou defendendo a propria ignorancia, eu acabei me acalmando, e aparentemente a gente fez as pazes. Mas agora ela esta mais atenta.
E eu sei que o meu metodo pedagogico eh esquisito e que eu pulo etapas e ja saio pras cabecas, e vou ficar mais atenta a isso.
estou aqui pedindo desculpas aos ofendidos, e a vcs que tem que ficar me lendo rodar a baiana. Vou me esforcar ao maximo pra nao ver mais dedo apontado para mim - e com motivo.
Mas eu tbm tenho meus motivos e quero esclarece-los.
SE a Josi nao ficasse defendendo a propria ignorancia, nao ia ter 4 paginas de topico falando sobre isso, tbm. Eh claro que se ela decidisse baixar a bola, a gente preferiria ser menos chatos e mais prestativos. A gente esta se virando pra entender e se fazer entender pelo vito porque ele nos contou: "tenho problema de audicao, tenham paciencia comigo".
a maioria de nos (senao todos) aparecemos no forum pela primeira vez pedindo compreensao. Fosse por duvida de ciencia, de ateismo, de ceticismo, fosse pra desabafar que se sentia excluido, fosse pra saber como ser ateista e dar aula em colegio de freira ao mesmo tempo sem perder a cabeca. Porra.
Calouro tem que ter um pouco de humildade. Ai eu digo: se pede ajuda, nao aceita, nao esclarece nada e ainda fica dando desculpa esfarrapada, oras... tem mesmo eh que voltar la pro buraco de onde veio. Eh como ja dizia o velho bardo:
"Bixo burro!".
(essa foi a ultima vez, tenham paciencia comigo

)