Autor Tópico: O que estás lendo?  (Lida 289139 vezes)

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
Re: O que estás lendo?
« Resposta #2050 Online: 24 de Dezembro de 2009, 15:09:38 »
Contato, Carl Sagan.Já na primeira página dá pra reparar as diferenças em relação ao filme.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #2051 Online: 30 de Dezembro de 2009, 15:09:22 »
Terminei "O Caderno Vermelho" de Paul Auster. Hoje termino "Ao Sul de Lugar Nenhum" de Bukowski e amanhã tentarei terminar "Alice no País do Espelho".

Começar o ano com livros novos :)

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #2052 Online: 30 de Dezembro de 2009, 20:41:42 »
Terminando Guerra dos Balcâs de John Reed.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
« Resposta #2053 Online: 31 de Dezembro de 2009, 03:56:43 »
Estou lendo Uma Gota De Sangue do Demetrio Magnoli, O Gene Egoista do Richard Dawkins, e Caim do Saramago.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #2054 Online: 02 de Janeiro de 2010, 16:19:01 »
Terminado John Reed ( muito bom!).
Comecei o segundo volume das Obras Completas de Jorge Luis Borges e a História das Inquisições.

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #2055 Online: 03 de Janeiro de 2010, 16:40:32 »
O Poderoso Chefão, Mario Puzo
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #2056 Online: 13 de Janeiro de 2010, 06:48:25 »
Terminando Incidente em Antares! Adorei! :D

EDIT:Terminei agora, e adorei mesmo! Tem ironias ótimas e me fez pensar um cadinho sobre a morte.
Trechos legais como quando SPOILER os mortos voltam e falam com quem mais gostavam, como a Erotildes falando com a ex-colega Rosinha, o Pudim falando com o Alambique...
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2010, 08:06:25 por Flavia »
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #2057 Online: 13 de Janeiro de 2010, 08:11:59 »
Bom, agora tenho algumas opções:

Lobo da Estepe - Hermann Hesse
1968 - O Ano que não terminou - Zuenir Ventura
Esaú e Jacó - Machado de Assis
Pale Blue Dot (só li o começo...)
Os Cavaleiros - Aristófanes
Noites Tropicais - Nelson Motta
Madame Bovary - Flaubert (só li uma parte)

Ou voltar ao começo e ler Os Miseráveis ou Dom Quixote, minhas preciosidades gigantescas que enfeitam as estantes! :P

Alguma dica?

(Também pensei em ler O Diário de Anne Frank. E talvez eu vá hoje à Biblioteca procurar algum livro bom. :umm:)

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #2058 Online: 13 de Janeiro de 2010, 08:16:02 »
Aliás, tem alguém aqui que gosta de ler sobre música, principalmente MPB?
Pensei em engatar "1968" com "Noites Tropicais", depois com "O Fim da Canção", do Luiz Tatit, e "A Era dos Festivais", do Zuza Homem de Mello. Além disso, na Biblioteca onde pego livros há vários de uma coleção da Ed. 34 sobre MPB, desde as origens do samba até a música eletrônica. Queria estudar música assim, mas às vezes os livros parecem meio... sei lá, sem vida, para me explicar música. :|
Estou lendo um do Otto Maria Carpeaux, "O Livro de Ouro da História da Música ", e tá meio sem graça. :/

(Prevejo um silêncio constrangedor.)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #2059 Online: 13 de Janeiro de 2010, 08:27:41 »
(cri, cri, cri... )

Eu li a biografia de Bob Dylan, mas sobre a historia da MPB nunca li nada. Queria ler 'Verdade Tropical' de Caetano...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #2060 Online: 13 de Janeiro de 2010, 09:47:59 »
Terminando Incidente em Antares! Adorei! :D

EDIT:Terminei agora, e adorei mesmo! Tem ironias ótimas e me fez pensar um cadinho sobre a morte.
Trechos legais como quando SPOILER os mortos voltam e falam com quem mais gostavam, como a Erotildes falando com a ex-colega Rosinha, o Pudim falando com o Alambique...
Isso não é spoiler, até quem não leu já tem uma ideia de como é a história, não? :P

Dos livros citados, eu gostei muito de Esaú e Jacó. Apesar de não ser tão conhecido como os outros, para mim é o melhor romance do Machadão. O do Herman Hesse pretendo relê-lo, li há muito e acho que na época não compreendi bem a mensagem. É um livro viajado, literalmente fantástico, mas nem por isso deixa de ser uma boa história. Mme. Bovary é um bom livro também, embora eu ache os franceses exagerados em suas emoções. O Retrato de Dorian Gray se passa praticamente na mesma era e é muito mais "sóbrio".

Eu não gosto de ler sobre música justamente por isso que falaste, os livros são sem graça. Particularmente, eu gostei bastante de The American Counterculture, de Chistopher Gair. Sei que já te falei dele, mas para o pessoal do fórum: ele trata da contracultura nos Estados Unidos, na primeira parte na década de 50 e na segunda na década de 60. Em cada uma dessas duas partes há primeiro uma introdução, resgatando eventos históricos importantes da época e tentando criar uma descrição do zeitgeist da época. Em seguida, há um capítulo sobre pintura, literatura, música e cinema.

Creio que se achares um livro sobre a MPB que conte como ela agiu e reagiu à história nacional, mais ou menos como é o livro do Gair, vais ter uma leitura mais interessante.

Durante as férias li bastante coisa, entre The Picture of Dorian Gray (Oscar Wilde), O Processo (Kafka), Estado de Sítio (Camus), O Estrangeiro (Camus), Mr. Slang e o Brasil* (Lobato), América* (Lobato), Rimbaud, e alguns outros, alguns livros técnicos também.

Agora estou lendo O Sol também se Levanta, do Hemingway.

* Esses dois eu comprei em sebo, são edições da década de 50. Houve algumas mudanças interessantes de lá para cá no português. Primeiro que havia pouquíssimos acentos, até mesmo proparoxítonas não eram acentuadas. A "ideia" que tanto nos incomoda agora era exatamente assim naquela época. Outro detalhe interessante é a grafia de algumas palavras, 'peor', 'veiu', ...
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #2061 Online: 13 de Janeiro de 2010, 11:06:00 »
Acabei de comprar "O Diário de Anne Frank". Vou tentar retomar "A Era dos Festivais" para ver se gosto. Esse era o menos chato de todos sobre música... Depois tento "Noites Tropicais".

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2062 Online: 13 de Janeiro de 2010, 12:52:49 »
Comprei uma coletânea com Frankenstein, Dracula, Dr. Jekyll and Mr. Hyde (graças aos poderes de busca da Flávia, por R$18,90) e Os Filhos de Húrin, de Tolkien.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Atheist

• Visitante
« Resposta #2063 Online: 13 de Janeiro de 2010, 14:39:59 »
Ainda estou lendo "Deus não é Grande", mas no meio tempo já li o primeiro livro da trilogia de 5 do "Guia do mochileiro das galáxias" e estou na metade do segundo.

Um trecho muito engraçado acontece quando os protagonistas estão no restaurante do fim da galáxia, que é um restaurante que viaja no tempo mais de 500 bilhões de anos até os momentos finais do universo. Neste momento, o mestre de cerimônia comenta sobre os presentes e entre eles estão os devotos da Segunda Vinda do Grande Profeta Zarquon. De repende, muito próximo dos momentos finais do universo, uma fumaça sobe e surge um vulto.

No fundo do restaurante, o grupo de devotos da Segunda Vinda do Grande Profeta Zarquon ajoelhou-se em êxtase entoando cânticos e chorando em profusão.

Max piscou, espantado. Levantou os braços para a platéia.

- Uma salva de palmas, senhoras e senhores - conclamou -, para o Grande Profeta Zarquon! Ele veio! Zarquon retornou!

Um forte aplauso explodiu enquanto Max atravessava o palco para entregar o microfone ao Grande Profeta.

Zarquon tossiu. Espiou a audiência reunida. As estrelas em seus olhos piscavam, pouco à vontade. Segurava o microfone confuso.

- Ahn... - disse ele - ... olá. Olhem, peço desculpas se estava um pouco atrasado. Passei por alguns momentos difíceis, surgiram várias coisas para resolver na última hora.

Parecia nervoso com o silêncio reverente dos espectadores. Pigarreou.

- Ah, quanto tempo temos? - disse. - Será que eu tenho um min...

E foi assim que acabou o Universo.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2064 Online: 13 de Janeiro de 2010, 14:43:41 »
Vc vai adorar o Vida, universo e tudo mais!
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2065 Online: 13 de Janeiro de 2010, 14:47:13 »
Sempre que alguém fala em "Guia do Mochileiro das Galáxias", me vem à mente automaticamente a regra: "Nunca mais empreste livros a ninguém!!"... |(
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #2066 Online: 13 de Janeiro de 2010, 15:12:36 »
Sempre que alguém fala em "Guia do Mochileiro das Galáxias", me vem à mente automaticamente a regra: "Nunca mais empreste livros a ninguém!!"... |(

Idem. Com o agravante que o meu ficou em outro continente. :(.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #2067 Online: 13 de Janeiro de 2010, 18:27:44 »
Nem me falem. Estou com alguns livros dispersos por aí... Mas vou dar uma dura em todos e recuperá-los, nem que seja aos poucos!
 :x

E o pior é que meu pai está com o Evangelho do Monstro do Espaguete Voador. É em paperback, já veio com a capa molenga toda dobrada e pra piorar, meu pai é daqueles que dobram o livro na hora de ler. :| Tenho maus pressentimentos quanto ao estado do livro.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #2068 Online: 13 de Janeiro de 2010, 21:28:17 »
Acabei de ler O Sol também se Levanta do Hemingway, começo agora a ler A Peste do Camus.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #2069 Online: 13 de Janeiro de 2010, 22:15:55 »
Aliás, tem alguém aqui que gosta de ler sobre música, principalmente MPB?
Pensei em engatar "1968" com "Noites Tropicais", depois com "O Fim da Canção", do Luiz Tatit, e "A Era dos Festivais", do Zuza Homem de Mello. Além disso, na Biblioteca onde pego livros há vários de uma coleção da Ed. 34 sobre MPB, desde as origens do samba até a música eletrônica. Queria estudar música assim, mas às vezes os livros parecem meio... sei lá, sem vida, para me explicar música. :|
Estou lendo um do Otto Maria Carpeaux, "O Livro de Ouro da História da Música ", e tá meio sem graça. :/

(Prevejo um silêncio constrangedor.)

Flavia , sobre MPB os bons e interessantes que li foram:

Tra-lá-lá de Suetônio Soares de Valença   sobre Lamartine Babo
Nosso Sinhõ do Samba de  Edigar de Alencar sobre Sinhô e o início da difusão do samba
Chega de Saudade de Rui Castro  sobre a bossanova.

Um que folheei e devo comprar porque é interessante ( sobre música em geral) é o Música Maestro! Do canto gregoriano ao sintetizador do Julio Medaglia , que foi o responsável pelos arranjos dos discos da tropicália.

Mas livros específicamente musicológicos geralmente são mais chatos , já iniciei e parei umas duas vezes o História Social da Música Popular Brasileira do Tinhorão

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #2070 Online: 14 de Janeiro de 2010, 09:23:21 »
Já abandonei pelo menos uns 3 sobre música... Inclusive um do Tinhorão, que relacionava romance e música. Obrigada pelas dicas, Luiz! Vou procurar esses títulos na Biblioteca, lá tem um monte! Acho que tem esse "Música Maestro!..."
Uns que recomendo são os do Zé Miguel Wisnik, que fala sobre MPB e literatura de uma maneira gostosa, um pouco densa, mas gostosa.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #2071 Online: 14 de Janeiro de 2010, 09:54:42 »
Acabei de ler O Sol também se Levanta do Hemingway, começo agora a ler A Peste do Camus.

A Peste me parece muito bom :)
Estou na metade, preciso tomar vergonha e terminá-lo.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2072 Online: 14 de Janeiro de 2010, 11:37:12 »
Como vocês conseguem ler tantos livros em tão pouco tempo ??? :(
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #2073 Online: 14 de Janeiro de 2010, 11:50:39 »
Acho que vou abandonar o livro sobre música que estou lendo do Otto Maria Carpeaux. Tá muito chato. Vou pegar esses que o Souto indicou mesmo. Vamos ver se consigo...  :umm:

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #2074 Online: 14 de Janeiro de 2010, 12:09:10 »
Como vocês conseguem ler tantos livros em tão pouco tempo ??? :(
No meu caso é eu estar de férias da faculdade e não estar trabalhando.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!