Autor Tópico: O que estás lendo?  (Lida 289202 vezes)

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
Re:O que estás lendo?
« Resposta #3625 Online: 15 de Março de 2014, 22:29:44 »
Skeptikós,
não sei bem seu gosto filosófico, mas quero deixar aqui a sugestão de leitura dos três filósofos modernos que tomam espaço, com muita honra, em minha estante:
  • Michel Onfray
  • André Comte-Sponville
  • Luc Ferry
Não por coincidência todos franceses e... ateus.

Li mais, até agora, do Michel Onfray. Confesso que sua proposta hedonista me atrai muito, além da sua secura característica (como a de um bom vinho).

Saudações.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #3626 Online: 16 de Março de 2014, 23:56:04 »
Acabei de ler, mas ainda vale a pena recomendar:

"Neanderthal Man: The search for lost genomes" de Svante Pääbo

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #3627 Online: 17 de Março de 2014, 20:47:06 »
1 - Miler, Filosofia da Linguagem
2 - Freud, O Eu e o Id, "Autobiografia" e outros textos
3 - (Ainda não definido, talvez um poema, As Elegias de Propércio, quem sabe, talvez um romance, talvez antropologia da sexualidade, li um trecho de um livroq ue trata deste tema e me interessei por ele, ou mesmo um sobre o ceticismo, que andei a folhear dias atrás, e que me pareceu uma boa leitura sobre o tema.)

Skeptikós,
não sei bem seu gosto filosófico, mas quero deixar aqui a sugestão de leitura dos três filósofos modernos que tomam espaço, com muita honra, em minha estante:
  • Michel Onfray
  • André Comte-Sponville
  • Luc Ferry
Não por coincidência todos franceses e... ateus.

Li mais, até agora, do Michel Onfray. Confesso que sua proposta hedonista me atrai muito, além da sua secura característica (como a de um bom vinho).

Saudações.
Obrigado pelas sugestões, darei uma olhada sobre obras destes autores, pode deixar.

Abraços!

:ok:
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
« Resposta #3628 Online: 18 de Março de 2014, 03:49:55 »
Nossa, eu me pergunto como o pessoal daqui consegue vencer esse grande número de leituras e ainda trabalhar, estudar, etc. Acho que deve ser o perfil de pessoas já estabilizadas na vida, mas fico com uma inveja... — estou na luta para passar em um concurso, então só leio livros técnicos.

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #3629 Online: 18 de Março de 2014, 10:36:51 »
Nossa, eu me pergunto como o pessoal daqui consegue vencer esse grande número de leituras e ainda trabalhar, estudar, etc. Acho que deve ser o perfil de pessoas já estabilizadas na vida, mas fico com uma inveja... — estou na luta para passar em um concurso, então só leio livros técnicos.
Entendo seu questionamento.

Falando de minha parte, posso me considerar estabilizado profissionalmente e financeiramente. Tenho família e filhos e uma carreira bem encaminhada e estável. Além do fato de eu já contar com quatro décadas de existência.

Esse conjunto de fatores confere condições de usar meu tempo livre exclusivamente para o meu prazer, já que as necessidades básicas já se encontram sob controle.

Saudações

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #3630 Online: 18 de Março de 2014, 12:08:05 »

Eu só leio antes de dormir, meia hora, uma hora no máximo. O que ajuda bastante para diminuir o ritmo corrido do dia-a-dia, já que também não sou estou "estabilizado".

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #3631 Online: 18 de Março de 2014, 16:21:57 »

É por aí. Costumo ler à noite, antes de dormir, ou logo depois do café da manhã. Dependendo do livro, posso ler rápido ou devagar. Ficção ou de História eu leio rapidinho. Livros de filosofia levo meses para terminar.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3632 Online: 18 de Março de 2014, 16:33:40 »

É por aí. Costumo ler à noite, antes de dormir, ou logo depois do café da manhã. Dependendo do livro, posso ler rápido ou devagar. Ficção ou de História eu leio rapidinho. Livros de filosofia levo meses para terminar.

Eu leio no ônibus...
"Deus prefere os ateus"

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3633 Online: 18 de Março de 2014, 17:58:42 »
Lendo a tradução de Смерть Ивана Ильича para o aramaico arcaico.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #3634 Online: 18 de Março de 2014, 18:03:56 »
No momento não estou estudando, e também estou desempregado  :vergonha:, então sobra muito tempo pra ler e ainda assim fazer outras coisas.

Quando eu estava trabalhando e estudando, além de praticar exercícios físicos regularmente não era difícil separar ao menos uma hora por dia para leitura, logo mesmo com o tempo mais apertado dava pra ler muita coisa. Uma hora por dia dá mesmo pra ler bastante coisa, acredite, e não é difícil cortar tempo gasto de maneira desnecessária, como em redes sociais, com a TV e etc., e dedica-lo a algo que julguemos mais importante, como a leitura por exemplo.

Abraços!

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3636 Online: 18 de Março de 2014, 18:54:48 »
No momento não estou estudando, e também estou desempregado  :vergonha:, então sobra muito tempo pra ler e ainda assim fazer outras coisas.

Quando eu estava trabalhando e estudando, além de praticar exercícios físicos regularmente não era difícil separar ao menos uma hora por dia para leitura, logo mesmo com o tempo mais apertado dava pra ler muita coisa. Uma hora por dia dá mesmo pra ler bastante coisa, acredite, e não é difícil cortar tempo gasto de maneira desnecessária, como em redes sociais, com a TV e etc., e dedica-lo a algo que julguemos mais importante, como a leitura por exemplo.

Abraços!

Speed reading, ou Leitura Dinâmica. Leio mais de 500 páginas por dia. O problema é que o meu cérebro fica "pensando" outras coisas e no final não lembro nada do que lí. A minha esperança é poder resgatar essa memória armazenada no futuro através de alguma pílula que será inventada. Por enquanto, considero isso como um investimento de leitura para quando não tiver mais bons olhos ou força suficiente para virar as páginas ou teclar um tablet ou comandar um sistema de projeção virtual holográfico com a minha própria voz.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #3637 Online: 18 de Março de 2014, 21:19:29 »
Eu também uso o tempo que tenho de forma semelhante à dos foristas que se manifestaram.

Alguns minutos para amenidades na internet, pouca tv, muito CC  :hihi: e entre uma e duas horas diárias de leitura. Nos finais de semana aumento um pouco, podendo chegar a quatro ou cinco horas diluídas ao longo do sábado e também no domingo.

Ainda sobra tempo pra shopping, restaurante, assistir uns jogos de futebol...

Em suma, sabendo se programar e até priorizar algumas coisas, dá pra ler e fazer muito mais  :ok:

Saudações.

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
« Resposta #3638 Online: 19 de Março de 2014, 04:00:31 »
Foi o que imaginei, pelo menos por parte da maioria. No meu caso, realmente fica difícil, considerando, também, que pratico musculação para a saúde física.

Esqueci de avisar, eu tenho o costumo de ler no banheiro  :vergonha: Tenho amigos que não ficam nem um minuto, mas eu, confesso, posso tranquilamente ficar mais de 15 minutos... Para falar a verdade, chega a ser um dos únicos momentos em que posso relaxar  :hihi:

Alguém também é adepto da prática?  8-)

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #3639 Online: 19 de Março de 2014, 07:25:02 »
Imagino que você se refira à ler ao efetuar o número 2.

Já li assim mas hoje evito. Percebi que não faço nenhum dos dois de forma eficiente.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3640 Online: 19 de Março de 2014, 07:58:09 »

Já li assim mas hoje evito. Percebi que não faço nenhum dos dois de forma eficiente.

O que seria fazer no número 2 "de forma eficente"?  :P
"Deus prefere os ateus"

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #3641 Online: 19 de Março de 2014, 13:18:40 »

Abraços!

Speed reading, ou Leitura Dinâmica. Leio mais de 500 páginas por dia. O problema é que o meu cérebro fica "pensando" outras coisas e no final não lembro nada do que lí. A minha esperança é poder resgatar essa memória armazenada no futuro através de alguma pílula que será inventada. Por enquanto, considero isso como um investimento de leitura para quando não tiver mais bons olhos ou força suficiente para virar as páginas ou teclar um tablet ou comandar um sistema de projeção virtual holográfico com a minha própria voz.
Seus problemas acabaram, chegou as técncias mnemônicas para memorização em masa de um número absurdo de informações, com técnicas mnemômicas você poderá armazenar e recuperar todas as informações por você lidas na hora e na quantidade que quiser.

Já que você usa técnicas de leitura dinâmica para ler um número absurdo de páginas por dia por que não usar técnicas mnemônicas para conseguir armazenar e recuperar estas informações com uma facilidade absurda também?

Você poderia lembrar textos inteiros e até mesmo livros inteiros exatamente da maneira como estão escritos.

Compre seu livro de técnicas menemônicas na livraria mais próxima e leve as vantagens por ele oferecidas para o resto da vida.

Haha!

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #3642 Online: 19 de Março de 2014, 14:40:45 »

:biglol:
No meu caso, quando leio ao fazer o número dois, acabo fazendo muitas pausas no ato físico, o que torna o processo mais lento que o normal. E para piorar, fica parecendo que ainda tinha coisa para sair mas não dei a devida atenção pois estava concentrado na leitura  :histeria: :histeria: :histeria:

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3643 Online: 19 de Março de 2014, 14:44:26 »

:biglol:
No meu caso, quando leio ao fazer o número dois, acabo fazendo muitas pausas no ato físico, o que torna o processo mais lento que o normal. E para piorar, fica parecendo que ainda tinha coisa para sair mas não dei a devida atenção pois estava concentrado na leitura  :histeria: :histeria: :histeria:

E o aroma não deve ser o melhor para encorajar uma leitura, imagino...
"Deus prefere os ateus"

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #3644 Online: 19 de Março de 2014, 14:53:10 »
E o aroma não deve ser o melhor para encorajar uma leitura, imagino...
Verdade  :'(

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
« Resposta #3645 Online: 20 de Março de 2014, 03:46:30 »
kkkk é questão de costume!!

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #3646 Online: 30 de Março de 2014, 23:05:12 »
1- Última leitura: O Pêndulo de Foucault, Umberto Eco;
2- Lendo: A dança do Universo, Marcelo Gleiser;
3- Próxima leitura: A batalha do Apocalipse, Eduardo Spohr.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3647 Online: 31 de Março de 2014, 20:08:11 »
Vou começar "A Terra tem Espaço", de Asimov, e reler As Aventuras do Barão de Münchhausen.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3648 Online: 31 de Março de 2014, 20:50:54 »
Lendo 1356 do Bernard Cornwell. Li a Fúria de Sharpe e me preparando para O Lorde Pagão (assim que a Record publicar neste semestre - o sétimo volume das Crônicas Saxãs).

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3649 Online: 31 de Março de 2014, 20:52:25 »
Graças ao eReader. Mas o Lorde Pagão vou comprar em papel por causa da coleção que já tenho.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!