Autor Tópico: O que estás lendo?  (Lida 289244 vezes)

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
Re:O que estás lendo?
« Resposta #4675 Online: 05 de Dezembro de 2018, 13:40:42 »
Mas Edward Thompson explorou um em particular, o de Chichén Itzá, que era um cenote sagrado, e ele, além de achar ossadas, achou também vários artefatos de sacrifícios exatamente como Diego de Landa havia descrito, comprovando-se assim a veracidade daqueles rituais.

O frade tendia a exagerar por causa da Coroa, é claro, maias sacrificadores de vítimas inocentes era boa justificativa para muita coisa, mas hoje sabemos que nem somente virgens e nem somente mulheres, mas principalmente crianças e certamente inimigos encontravam a morte em cerimônias específicas para cada caso.

Quanto ao nobre vice-cônsul, sua notoriedade se deve apenas a essa descoberta, e vamos combinar que enfiar uma grua para retirar objetos delicados como ossos não foi lá uma boa ideia... :umm:

Será que os turistas sabem EXATAMENTE pra quê serviam alguns cenotes? :biglol:

Há um ótimo texto sobre os Maias aqui : http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742008000100015
GNOSE

Offline Flautista de Hamelin

• Nível 12
  • *
« Resposta #4676 Online: 05 de Dezembro de 2018, 14:04:36 »
Mas Edward Thompson explorou um em particular, o de Chichén Itzá, que era um cenote sagrado, e ele, além de achar ossadas, achou também vários artefatos de sacrifícios exatamente como Diego de Landa havia descrito, comprovando-se assim a veracidade daqueles rituais.

O frade tendia a exagerar por causa da Coroa, é claro, maias sacrificadores de vítimas inocentes era boa justificativa para muita coisa,

Sim, já falamos sobre isso.

mas hoje sabemos que nem somente virgens e nem somente mulheres, mas principalmente crianças e certamente inimigos encontravam a morte em cerimônias específicas para cada caso.

Em cerimônias específicas para cada caso...

No caso de cenotes sagrados, se não me engano, eram usados para aplacar a cólera do deus da chuva.

Quanto ao nobre vice-cônsul, sua notoriedade se deve apenas a essa descoberta, e vamos combinar que enfiar uma grua para retirar objetos delicados como ossos não foi lá uma boa ideia... :umm:

Apenas a essa descoberta? Já tá bom demais, não?! Mesmo tendo sido alertado de que iria cometer suicídio e tendo sua saúde agravada por conta de um acidente que teve lá, é indiscutível que o cara teve muita coragem e ousadia.

C. W. Ceram até lhe dedicou todo um capítulo no livro Deuses, Túmulos e Sábios.

Será que os turistas sabem EXATAMENTE pra quê serviam alguns cenotes? :biglol:

Daria um ótimo vídeo para o Canal Off. :hihi:
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2018, 14:27:01 por Flautista de Hamelin »
Churi Churin Fun Flais

Offline Flautista de Hamelin

• Nível 12
  • *
« Resposta #4677 Online: 05 de Dezembro de 2018, 14:08:00 »
Será que as donzelas maias eram lançadas de maiô nos poços sagrados? :biglol:
Churi Churin Fun Flais

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #4678 Online: 13 de Dezembro de 2018, 20:38:01 »
Acabei de ler o
The Dunwich Horror,
historia curta de H.P. Lovecraft

e comecei o "A casa das bruxas",
coletânea de 4 histórias do mesmo autor
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #4679 Online: 06 de Janeiro de 2019, 18:58:58 »
Tô acabando de ler Espere Agora pelo Ano Passado do Philip K. Dick e estou esperando chegar Shake Hands with the Devil do Roméo Dallaire.

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #4680 Online: 06 de Janeiro de 2019, 22:15:53 »
Os senhores façam-me o favor de ao citar uma obra, lendo ou terminada de ler, façam um breve comentário. Assim este tópico ganha mais vida.
Senhor Flautista, terminei o Confidências... por sinal, riquíssimo em apontamentos históricos e, digamos, algumas correções naquela.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #4681 Online: 07 de Janeiro de 2019, 08:54:23 »
Estou lendo "O Dia do Relâmpago", de J.J.Benítez - livro 10 da saga Operação Cavalo de Troia.

A Operação Cavalo de Troia terminou, mas o que de fato aconteceu com o Major quando retornou a 1973? O que é a "Raio Negro"? O general Curtiss foi realmente um traidor? Eliseu morreu com a queda do "berço" no mar Morto ou ele arrumou uma maneira de retornar ao tempo de Jesus? Como os famosos diários do Major entraram para a posteridade? Ao ler "O Dia do Relâmpago", você viverá 101 dias trepidantes. E, mesmo que tente, jamais conseguirá imaginar o que acontecerá em 29 de Agosto de 2027... Com este livro, você "viverá o não vivido"
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #4682 Online: 07 de Janeiro de 2019, 13:17:51 »
 :ok: :ok:

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #4683 Online: 14 de Janeiro de 2019, 18:58:02 »
Solidão. A Conexão com o Eu - Anthony Storr

"Solidão: a conexão com o eu busca mostrar que a ideia de que a felicidade só é encontrada no casamento é um mito relativamente recente na História da humanidade. Analisa o perfil psicanalítico de personagens históricos que tiveram uma vida feliz sem jamais terem se casado e afirma que a felicidade é um bem individual que pode ser encontrada em diversas atividades humanas, como o trabalho, a arte ou o lazer. Coloca também a sobrecarga da expectativa no relacionamento como um mal para todos os relacionamentos e afirma a capacidade do indivíduo de manter-se sozinho como um fortalecimento psicológico importante até mesmo para prepará-lo para viver com alguém."

Não é o tipo de livro que costumo ler, mas por uma recomendação vista no Quora achei que valeria a pena dar uma lida. Foi até interessante, algumas partes tediosas, não agreguei muita coisa para minha vida com isso, mas algumas informações de como a personalidade do indivíduo se desenvolve a partir de experiências enquanto criança/jovem foi interessante. Exemplos de indivíduos solitários e seus hábitos também foram interessantes.

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #4684 Online: 14 de Janeiro de 2019, 20:00:51 »
Penso que a felicidade tem a ver com dois fatores primordiais: o nível de complexidade intelectual e a compensação, ou reconhecimento, na atividade que sustenta a vida ou o ideal.- a arte, por exemplo.
A atividade profissional pode ser compensatória mas não trazer como consequência a felicidade, assim como o artista bem sucedido pode ser um suicida potencial.
A vida a dois preenche necessidades psicológicas básicas e importantes do homem, mas em muitos casos não é suficiente.
O homem-só, pode satisfazer aquelas necessidades com uma vida social intensa e satisfatória.
Mas pode estar propenso à depressão, principalmente com o avanço da idade.
Voltando ao início, no que diz respeito à complexidade intelectual, existem pessoas que se satisfazem com um teto sobre a cabeça e a refeição diária... são felizes? Não precisam e não sentem falta. Ou seja, o nível de exigência em relação à vida é primário e simples. Outras pessoas passam a impressão de certo desequilíbrio por uma permanente sensação de infelicidade ou frustração. Desejam mais do que a vida lhes oferece.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2019, 20:02:57 por JungF »

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4685 Online: 14 de Janeiro de 2019, 20:26:26 »
O Mito de Sísifo, de Albert Camus.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4686 Online: 17 de Janeiro de 2019, 09:23:04 »
Terminei Frankenstein... nunca mais vou ver nenhum filme dele com os mesmos olhos, sabendo que não tem nada de eletricidade envolvida na criação do monstro, que não tem nada de restos de cadáveres e que ele não é nenhum bestão infantilizado.

Acho que a representação do monstro em Penny Dreadful foi a mais bem feita, considerando a fidelidade ao livro.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4687 Online: 17 de Janeiro de 2019, 10:48:55 »
Você assistiu a versão de 1994 ? É a mais fiel ao livro.

Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4688 Online: 09 de Fevereiro de 2019, 12:38:26 »
Você assistiu a versão de 1994 ? É a mais fiel ao livro.

Acabei de assistir. Bacana. Mas a questão é: de onde eles tiraram a questão da eletricidade que se perpetuou em basicamente todos os filmes e obras derivadas?

Eu achei o processo da criação do monstro muito mais parecida com a criação dos zumbis reanimados do Lovecraft (que são posteriores) em O Reanimador e o Caso de Charles Dexter Ward. Um misto de alquimia, química e magia.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4689 Online: 09 de Fevereiro de 2019, 12:41:05 »
Terminei Cem Anos de Solidão e comecei O Amor nos tempos do Cólera. Os próximos serão O Sonho do Celta e A Guerra do Fim do Mundo, indicados pelo João da Ega.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #4690 Online: 10 de Fevereiro de 2019, 18:43:24 »
Estou lendo "O Dia do Relâmpago", de J.J.Benítez - livro 10 da saga Operação Cavalo de Troia.

O Benítez que me perdoe mas, que lixo de livro...

Quem leu os seis primeiros livros da saga, percebe uma enorme diferença do sétimo ao nono livro (decadência).

Mas este décimo livro é uma porcaria só.

Não sei se consigo ler até o final, até agora me arrastei para ler pouco mais da metade...

:nojo:
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #4691 Online: 10 de Fevereiro de 2019, 19:23:29 »
Todos os bons livros que li, foram bons por inteiro, nunca teve um capítulo sequer que pudesse ter-se dito que foi suprimível, então, se está a ler um livro e te encontras ainda na metade e já o está achando um saco, não deve ser muito melhor até o final.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #4692 Online: 11 de Fevereiro de 2019, 08:40:45 »
Concordo, já larguei muitos livros pela metade, ou até antes.

Esse vai ser mais um...

Benítez, nunca mais!

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4693 Online: 14 de Fevereiro de 2019, 09:13:28 »
A Divina Comédia.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #4694 Online: 14 de Fevereiro de 2019, 12:57:11 »
Ah, sim," A Divina Comédia"!!! Esse deve ser um daqueles livros para serem relidos depois de uns anos, que certamente vão corroborar a ideia de que a releitura de um livro revela nuances sutis de seu conteúdo(e as vezes muito mais) jamais percebidas numa primeira leitura.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #4695 Online: 14 de Fevereiro de 2019, 13:53:26 »
A Divina Comédia.

Nunca consegui sair do Inferno... :biglol:

Mas sério, li mais pelo valor literário, mas não tenho como negar que o Inferno é o mais emocionante, do Purgatório ao Paraíso é um inferno...não, pera.  :hihi:
GNOSE

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4696 Online: 14 de Fevereiro de 2019, 21:09:03 »
 Não é a toa que, desde 1911 há filmes baseados no Inferno mas não no Purgatório ou no Paraíso.

https://www.imdb.com/title/tt0002130/?ref_=fn_al_tt_2

https://www.imdb.com/title/tt0014826/

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #4697 Online: 15 de Fevereiro de 2019, 15:19:46 »
Não é a toa que, desde 1911 há filmes baseados no Inferno mas não no Purgatório ou no Paraíso.

https://www.imdb.com/title/tt0002130/?ref_=fn_al_tt_2

https://www.imdb.com/title/tt0014826/
Acredito que isto se dá porque Purgatório e Paraíso são os tediosos momentos que se alternam na vida de todos. Nada acrescentam e são demasiado transitórios...

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #4698 Online: 28 de Março de 2019, 13:38:56 »
Alguem aqui leu o romance Contato, do Carl Sagan?

Se sim, qual a opinião? recomenda?
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #4699 Online: 28 de Março de 2019, 13:47:16 »
Alguem aqui leu o romance Contato, do Carl Sagan?

Se sim, qual a opinião? recomenda?
Obra escrita por maconheiro. Sempre fica aquele retrogosto de preconceito. Como quando você come a comida de um cozinheiro gripado espirrando e com coriza. Como faz?
« Última modificação: 28 de Março de 2019, 14:20:46 por Sergiomgbr »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!