Autor Tópico: O que estás lendo?  (Lida 289081 vezes)

Tarcísio

• Visitante
Re: O que estás lendo?
« Resposta #600 Online: 23 de Junho de 2007, 20:03:09 »
Gui, Estamos a mais de um milhão de anos no futuro. Por que ninguém mais se lembra dos outros seres inteligentes que o homem viu no Universo?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #601 Online: 23 de Junho de 2007, 20:07:26 »
Não, mas é assim que estou aprendendo… ^.^

Como? Você só sai lendo e rezando para entender alguma coisa?

Não precisa rezar. É a língua mais parecida com Inglês que tem. É como já saber Português e começar a ler na wikipédia em Espanhol e devagar ir pegando.

Não, eu sei. Não dá pra aprender TODA  a língua assim, mas é um começo. Quando eu tinha menos de 15 anos eu fazia isso com a Bíblia em Espanhol, por exemplo.

E a dábliopédia é ideal pra isso. Um exemplo:

Koergan (Russisch: Курган) is een stad in Rusland en de hoofdstad van de gelijknamige oblast.
Que dá pra ver que é

Kurgan (Russo: Курган) é uma cidade (vi que "stad" é "cidade" e não "estado" quando li o artigo "Vitória (stad)") da Rússia e a capital (cidade cabeça) do oblast gelijknamige.
Tá,. falta descobrir se "oblast" é estado ou província, mas isso se faz clicando nos links. E "gelijknamige"

Viu que não é difícil? Eu amo a dábliopédia! Não acredito que ela seja boa como enciclopédia, na verdade. Mas aprendo assim mesmo! :D

PS: parece que oblast é um conceito pórpiro da Rússia, meio estado meio província meio distrito. E gelijknamige bastou passar o mouse no link pra ver que apontava pra um oblast chamado Kurgan também, e ao ver "nami" no meio da palavra dá pra deduzir que quer dizer "de mesmo nome" ou "homônimo"! :D
« Última modificação: 23 de Junho de 2007, 20:11:49 por Guinevere »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #602 Online: 23 de Junho de 2007, 20:11:07 »
Não achei nada parecido com inglês  :maluco:

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #603 Online: 23 de Junho de 2007, 20:13:43 »
!!!

Sério????

(editei o post, releia)

vejamos

is = is = é
een = an = um/uma
in = in
van de = from the (lembrando que o v tem som de efe)
en = and

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #604 Online: 23 de Junho de 2007, 20:15:03 »
Gui, Estamos a mais de um milhão de anos no futuro. Por que ninguém mais se lembra dos outros seres inteligentes que o homem viu no Universo?
Por que quando lembrarmos eles vão lembrar da gente. Aí o Talibã deles detona com as torres gêmeas de Diaspar!

Ps: tá achando legal?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #605 Online: 23 de Junho de 2007, 20:36:06 »
Ainda está me parecendo grego...

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #606 Online: 23 de Junho de 2007, 21:02:08 »
Ops, na verdade tem uma língua pouco falada num canto da Holanda que é a mais próxima do Inglês, o Frisião.

E grego é isto:

http://el.wikipedia.org/wiki/Βραζιλία

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #607 Online: 23 de Junho de 2007, 21:27:51 »
Willy, sério que acha muito diferente?

Grego é impossível.

Estou gostando sim, Gui.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #608 Online: 23 de Junho de 2007, 21:36:16 »
Willy, sério que acha muito diferente?

Sério que você não acha? Meu, olha essa frase: "Koergan (Russisch: Курган) is een stad in Rusland en de hoofdstad van de gelijknamige oblast." Tá bom, tem uns monossílabos que lembram seus equivalentes em inglês, mas compare stad com city, hoofdstad com capital e gelijknamige com homonym!

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #609 Online: 23 de Junho de 2007, 22:30:07 »
A arrumação gramatical é semelhante, alguns monossílabos também. Sem dúvida é semelhante o suficiente pra ir aprendendo como diz a Gui.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #610 Online: 23 de Junho de 2007, 22:36:41 »
A arrumação gramatical do inglês é parecida até com a do português, há só umas poucas pequenas diferenças, como o adjetivo vir antes do substantivo.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #611 Online: 23 de Junho de 2007, 22:56:18 »
Embora eu acredite que existem muitas outras de maior relevância, não saberia cita-las. Então voltarei ao livro ;)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #612 Online: 24 de Junho de 2007, 00:15:26 »
passa pro alemão direto, gui. alemão e holandês são línguas irmãs, e as escandinavas, salvo o finlandês, não ficam muito atrás...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #613 Online: 24 de Junho de 2007, 00:19:13 »
Alemão é complicado. Tem declinação de substantivos, três gêneros, os verbos têm conjugação… Não é à toa que um curso completo de alemão numa boa escola de idiomas não dura menos do que oito anos!

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #614 Online: 24 de Junho de 2007, 00:22:47 »
não sei de quantas declinações tem o holandês, mas dadas as semelhanças notáveis, deve ser a mesma coisa... mas eu tava pensando; em termos de declinação e gênero, o alemão não fica muito atrás, digamos, do latim. salvo engano são até os mesmos casos declinativos; ablativo, genitivo, acusativo (acho que era isso).
pra mim o grande problema do alemão continua sendo a mania de embolar palavras e fazer palavras grandes. isso mata.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #615 Online: 24 de Junho de 2007, 00:34:55 »
passa pro alemão direto, gui
eu chego lá! Andei tentando ler uns tempos atrás, mas tava achando difícil e o Holandês no momento estou achando mais leve.

Alemão é complicado. Tem declinação de substantivos
eu ainda vou entender disso... :S

, três gêneros
Inglês também: masculino feminino e neutro?

não sei de quantas declinações tem o holandês,
de acordo com a dáblio-pê:

[in Dutch] nouns and adjectives are not case inflected
pra mim o grande problema do alemão continua sendo a mania de embolar palavras e fazer palavras grandes. isso mata.
Topei com alguns casos assim no Holandês também, parece que são iguais nesse ponto...

Bem que podiam usar hífen...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #616 Online: 24 de Junho de 2007, 00:36:32 »
Aprendam japonês.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #617 Online: 24 de Junho de 2007, 00:39:50 »
Eu quero. Mas não dá pra fazer isso por este método de tentar ler na wikipédia. Alguma sugestão? (que não envolva gasto de dinheiro em cursinho? ^.^)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #618 Online: 24 de Junho de 2007, 00:45:40 »
Ler mangá com um dicionário do lado.............. Funcionou para mim............. Começa com alguma coisa bem fácil..... tipo Doraemon...... e depois vai pasando para os mais complexos......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #619 Online: 24 de Junho de 2007, 00:57:11 »
A maioria das palavras em inglês é neutra. Exceto por palavras evidentemente masculinas ou evidentemente femininas, como boy x girl ou man x woman, as palavras não têm gênero e existe somente um artigo para todas. É "the milk", e não importa se o leite é masculino ou feminino; em português é masculino, mas em espanhol, por outro lado é feminino, "la leche", e isso é uma das dificuldades em aprender línguas latinas, temos que gravar o gênero de cada palavra. Imagina então no alemão que usa gêneros de substantivos sem nenhuma lógica aparente e tem um artigo para cada gênero e cada um tem uma forma diferente no plural, no nominativo, no acusativo…

Uma amostra, dos artigos definidos masculino singular, feminino singular, neutro singular e plural (respectivamente):

Nominativo: der, die, das, die
Genitivo: des, der, des, der
Dativo: dem, der, dem, den
Acusativo: den, die, das, die

O mesmo vale para os artigos indefinidos, e só lembrando que o artigo concorda com o substantivo, né, então cada nome que a gente aprende em alemão pode ser flexionado entre singular, plural, nominativo, genitivo, dativo e acusativo  :medo:

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #620 Online: 24 de Junho de 2007, 13:30:42 »
Ler mangá com um dicionário do lado……… Funcionou para mim……… Começa com alguma coisa bem fácil… tipo Doraemon…. e depois vai pasando para os mais complexos….

Arrumei o número 1 aqui... Mas não é tão simples não, cada balão tem vários kanjis complexos. No segundo quadrinho tem um kanji que não acho no dicionário nem por reza... e é dicionário eletrônico, que deixa selecionar por radical e tudo. E no fim das contas deve ser só um "nossa mãe do céu", alguma exclamação. Vou levar meses só na primeira página.

Deve ter uma forma mais light ainda que Doreamon...

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #621 Online: 24 de Junho de 2007, 13:45:08 »
A forma mais rápida de aprender Japonês eu não sei, mas mandarin é ir numa pastelaria e falar com o "velhinho encarregado".

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #622 Online: 25 de Junho de 2007, 08:01:53 »
Ler mangá com um dicionário do lado……… Funcionou para mim……… Começa com alguma coisa bem fácil… tipo Doraemon…. e depois vai pasando para os mais complexos….

Arrumei o número 1 aqui… Mas não é tão simples não, cada balão tem vários kanjis complexos. No segundo quadrinho tem um kanji que não acho no dicionário nem por reza… e é dicionário eletrônico, que deixa selecionar por radical e tudo. E no fim das contas deve ser só um "nossa mãe do céu", alguma exclamação. Vou levar meses só na primeira página.

Deve ter uma forma mais light ainda que Doreamon…

O que você comprou não tem hiraganá do lado dos kandis?A maioria tem................  Vou ver se arrumo nomes de uns mais simples por aqui.......

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #623 Online: 25 de Junho de 2007, 10:25:29 »
Não, Kanji puro sem furigana. E vi na wikipédia um snapshot de alguns quadrinhos que era todo em hirgana, com um ou dois kanjis por página. Vou tentar achar desse.

(não comprei, só arrumei um pra dar uma olhada)

Offline Athena

• Nível 19
  • *
« Resposta #624 Online: 25 de Junho de 2007, 20:49:12 »
Esse Os Sofrimentos do Jovem Werther não é aquele que, segundo dizem, provocou uma onda de suicídios na Europa?

Sim…ele é bem efusivo quando fala sobre o suicídio, mas não vejo motivos para no texto para provocar um, não me influenciaria. Aliás nada, absolutamente nada, no mundo me influenciaria neste sentido.

e se você perdesse as pernas, os braços, as orelhas, ficasse cega e tivesse sua boca costurada para sempre?

Faria como ele, ora...

Você nasce sem pedir e morre sem querer.
Aproveite o intervalo!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!