Autor Tópico: É possível ser cético e budista?  (Lida 8732 vezes)

Rhyan

• Visitante
É possível ser cético e budista?
« Online: 02 de Maio de 2006, 19:52:03 »
Bom, utimamente eu andei lendo alguns textos sobre o budismo na internet.
A conclusão que eu chequei é que não há problema nenhum em ser ateu e budista. Mas não tem como ser budista e cético, aparentemente. Pois o budismo depende de idéias como por ex.: Renascimento, karma, consciência pós morte, etc..

Grosseiramente, o budismo é um tipo de humanismo místico.

O que vcs acham?

[]'s

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
Re: É possível ser cético e budista?
« Resposta #1 Online: 02 de Maio de 2006, 20:13:18 »
É possível sim.Eu já ouvi falar que algumas facções budistas não acreditam na reencarnação.E também já ouvi falar de budista que não vê os ensinamentos de Buda como um sistema de regras, mas como uma fonte de inspiração.Esse é o caso do forista Luís Dantas.

E eu tenho profunda admiração pela filosofia oriental e alguns princípios budistas, mesmo sendo ateu.
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Rhyan

• Visitante
« Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2006, 20:42:47 »
Eu também, Huxley!

Só não entendo a necessidade do misticismo dentro do budismo.

[]'s

Offline Oliver

• Nível 10
  • *
« Resposta #3 Online: 02 de Maio de 2006, 21:23:27 »
Da mesma forma, o Taoismo é uma filosofia onde a crença não é em um deus...mas sim na existencia de uma força primordial e inteligente, responsavel pela vida...por tudo que existe no universo...

Por achar isto um tanto logico, durante um tempo eu me interessei muito pelo Taoismo...pelo seus ensinamentos milenares...hoje considero "jornal velho"...uma filosofia antiga e conveniente para aquela epoca...

Rhyan

• Visitante
« Resposta #4 Online: 02 de Maio de 2006, 21:34:12 »
Haha, é, me lembro do Deus Cósmico que vc defendia na STR, Oliver.
Mas, o mundo gira, né...

[]'s

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 02 de Maio de 2006, 23:49:54 »
Bom, utimamente eu andei lendo alguns textos sobre o budismo na internet.
A conclusão que eu chequei é que não há problema nenhum em ser ateu e budista. Mas não tem como ser budista e cético, aparentemente. Pois o budismo depende de idéias como por ex.: Renascimento, karma, consciência pós morte, etc..

Renascimento e karma, sim.  Consciência pós-morte, não.  Essa já é uma idéia opcional, típica (creio eu) do Vajrayana, mas não do Budismo como um todo.

Grosseiramente, o budismo é um tipo de humanismo místico.

Depende do que você quer dizer por místico.  O foco do Budismo está na prática, no cotidiano.  Mas não na ciência, isso eu devo admitir.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 02 de Maio de 2006, 23:51:48 »
É possível sim.Eu já ouvi falar que algumas facções budistas não acreditam na reencarnação.

No duro, não vejo como se pode falar em reencarnação em _qualquer_ escola budista... vide http://www.dantas.com/budismo/reencarnacao.htm

E também já ouvi falar de budista que não vê os ensinamentos de Buda como um sistema de regras, mas como uma fonte de inspiração. Esse é o caso do forista Luís Dantas.

De quase todos os budistas, inclusive (e talvez principalmente) os mais místicos.  Os preceitos não são regras.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2006, 00:06:46 »
Oi Luis Dantas!

Como vc interpreta o renascimento, o karma, os ensinamentos budistas e a iluminação sendo um cético?

[]'s

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2006, 00:14:25 »
Oi Luis Dantas!

Como vc interpreta o renascimento, o karma, os ensinamentos budistas e a iluminação sendo um cético?

[]'s

Oi, Rhyan!

Renascimento: é a manifestação de novos fenômenos como consequência dos anteriores.  O que nós fazemos renasce em nossas próprias vidas ou nas de outras pessoas.

Karma: a palavra significa literalmente "ação", mas geralmente quando se fala de karma o que se quer realmente indicar são as consequências das ações, as consequências kármicas.  É uma palavra (relativamente) conveniente para nos lembrar da nossa responsabilidade pessoal.

Ensinamentos budistas: cada um deve procurar redescobri-los e reinterpretá-los.  Em parte por isso há uma certa contradição e muita diversidade de interpretação.  Os melhores conseguem traduzir a impermanência, a vacuidade e a originação interdependente em termos claros e próximos do cotidiano.

Iluminação: é competência na capacidade de perceber as consequências prováveis de nossos próprios atos e estar em paz com os resultados possíveis.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 03 de Maio de 2006, 00:42:39 »
eu até já pensei no budismo. mas não é pra mim. ia ter que mudar demais o meu jeito de ser e gosto de mim do jeito que sou.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #10 Online: 03 de Maio de 2006, 11:21:15 »
Frequentei as reuniões de budistas da soka.

Para eles é irelevante existir ou não deus. Do pouco que entendi, você reza para atingir a iluminação como buda e trabalhar para tranformar seu karma. Acreditam em alma e reencarnar.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 03 de Maio de 2006, 13:32:38 »
  Ao que parece , os tibetanos acreditam mesmo que Tenzin Gyatsu é a reencarnação de Sidarta Gautama.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #12 Online: 03 de Maio de 2006, 13:38:56 »
eu até já pensei no budismo. mas não é pra mim. ia ter que mudar demais o meu jeito de ser e gosto de mim do jeito que sou.

Pensei nisso um tempo atrás. Não tem como eu começar a acreditar em alma e reencarnação. Mas algo interessante, através de livros de Dalai Lama comecei a ver o mundo de uma forma bem diferente, ignorando bobagens, sendo mais tolerante e deixando de lado as autotorturas psicológicas. Bem, indiretamente o budismo mudou minha vida! :hihi:
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 03 de Maio de 2006, 16:09:42 »
Frequentei as reuniões de budistas da soka.

Para eles é irelevante existir ou não deus. Do pouco que entendi, você reza para atingir a iluminação como buda e trabalhar para tranformar seu karma. Acreditam em alma e reencarnar.

A BSGI não é budista.  Por mais que insista em afirmar que é "O VERDADEIRO BUDISMO".

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 03 de Maio de 2006, 16:10:59 »
Ao que parece , os tibetanos acreditam mesmo que Tenzin Gyatsu é a reencarnação de Sidarta Gautama.

Pessoas mais humildes tendem a crer em espíritos e em reencarnação, e podem mesmo confundir emanação (ou renascimento) com reencarnação.  Não é o que os próprios Lamas e monges tibetanos dizem, nem o que a doutrina afirma.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 03 de Maio de 2006, 16:11:45 »
Não tem como eu começar a acreditar em alma e reencarnação.

Então somos dois... :)

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #16 Online: 03 de Maio de 2006, 20:54:33 »
Luis, são 3, as vertentes mais conhecidas do budismo, correto?
Mas já tive conhecimento que existem vários escritos, como vertentes divergentes, existe algum budismo "não-organizado"? (não sei se me expressei corretamente)
« Última modificação: 03 de Maio de 2006, 21:15:19 por ReVo »
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #17 Online: 03 de Maio de 2006, 21:30:59 »
off topic:

Meu pai foi numa palestra do Dalai Lama na semana passada. Bem que eu gostaria de ter ido...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 03 de Maio de 2006, 22:03:17 »
Mas já tive conhecimento que existem vários escritos, como vertentes divergentes, existe algum budismo "não-organizado"? (não sei se me expressei corretamente)

Cada pessoa é sua própria vertente, mas acho que você se refere à clássica divisão entre Theravada, Mahayana e Vajrayana.  Que não deixa de ser um tanto artificial, tanto que não raro se trata o Mahayana e o Vajrayana em conjunto, enquanto que outros já propõem que o Zen seria um quarto veículo.

E sim, existem praticantes solitários, sem dúvida.  Não é particularmente recomendado - a Sangha (comunidade de praticantes) é um dos três refúgios ou três jóias - mas é perfeitamente possível e acontece de fato, por vários motivos.  Também existe grupos não-sectários.  E ainda existem doidos e vigaristas.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 03 de Maio de 2006, 22:15:22 »
dantas, como os budistas encaram fumar, beber, enfim, aproveitar dos prazeres da vida? há uma proibição expressa, não é recomendável, tolerado, ou nada a ver?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 03 de Maio de 2006, 23:24:45 »
dantas, como os budistas encaram fumar, beber, enfim, aproveitar dos prazeres da vida? há uma proibição expressa, não é recomendável, tolerado, ou nada a ver?

Proibição expressa não há para nada. 

Há preceitos: compromissos de se esforçar para cultivar certos tipos de hábitos, inclusive os de não se intoxicar.  Mas isso realmente é muito da consciência de cada um.

Opcionalmente, pode haver algum tipo de cobrança mais específica de um orientador, instrutor ou mestre budista.

Offline Oliver

• Nível 10
  • *
« Resposta #21 Online: 04 de Maio de 2006, 09:38:39 »

Pessoas mais humildes tendem a crer em espíritos e em reencarnação, e podem mesmo confundir emanação (ou renascimento) com reencarnação. Não é o que os próprios Lamas e monges tibetanos dizem, nem o que a doutrina afirma.

Quase todas as religiões aceitam a idéia de renascimento...os taoístas buscam a vida eterna e a juventude permanente...o cristãos acreditam que o objetivo final é ir para o céu...até as religiões mais folclóricas creem na vida eterna...

Segundo os ensinamentos budistas, "o objetivo final do renascimento é dar um fim ao ciclo de nascimento e morte...uma vida longa, uma vida eterna ou imperecível não está livre da agonia do renascimento...só o fim do ciclo de nascimento e morte pode nos emancipar do sofrimento da existência"

Bem, meu caro Luis Dantas, pelo jeito, o budismo tb acredita na reencarnação...ou eu não consigo interpretar corretamente esta filosofia....

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 04 de Maio de 2006, 10:13:28 »
Ele é Zen.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 04 de Maio de 2006, 12:36:28 »
Quase todas as religiões aceitam a idéia de renascimento...os taoístas buscam a vida eterna e a juventude permanente...o cristãos acreditam que o objetivo final é ir para o céu...até as religiões mais folclóricas creem na vida eterna...

Segundo os ensinamentos budistas, "o objetivo final do renascimento é dar um fim ao ciclo de nascimento e morte...uma vida longa, uma vida eterna ou imperecível não está livre da agonia do renascimento...só o fim do ciclo de nascimento e morte pode nos emancipar do sofrimento da existência"

Bem, meu caro Luis Dantas, pelo jeito, o budismo tb acredita na reencarnação...ou eu não consigo interpretar corretamente esta filosofia....

O que há para reencarnar, Oliver?

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 04 de Maio de 2006, 12:38:48 »

Cada pessoa é sua própria vertente, mas acho que você se refere à clássica divisão entre Theravada, Mahayana e Vajrayana. Que não deixa de ser um tanto artificial, tanto que não raro se trata o Mahayana e o Vajrayana em conjunto, enquanto que outros já propõem que o Zen seria um quarto veículo.

E sim, existem praticantes solitários, sem dúvida. Não é particularmente recomendado - a Sangha (comunidade de praticantes) é um dos três refúgios ou três jóias - mas é perfeitamente possível e acontece de fato, por vários motivos. Também existe grupos não-sectários. E ainda existem doidos e vigaristas.

O lamaísmo ou budismo tibetano, sincretizou os ensinamentos budistas com o xamanísmo daquela região.Talvez venha daí a idéia de reencarnação.
   Aqui em  Campina Grande PB, tem uma Igreja Messiânica Mundial e um tal Johrêi Center.Conhecem ?
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!