Bom, utimamente eu andei lendo alguns textos sobre o budismo na internet.A conclusão que eu chequei é que não há problema nenhum em ser ateu e budista. Mas não tem como ser budista e cético, aparentemente. Pois o budismo depende de idéias como por ex.: Renascimento, karma, consciência pós morte, etc..
Grosseiramente, o budismo é um tipo de humanismo místico.
É possível sim.Eu já ouvi falar que algumas facções budistas não acreditam na reencarnação.
E também já ouvi falar de budista que não vê os ensinamentos de Buda como um sistema de regras, mas como uma fonte de inspiração. Esse é o caso do forista Luís Dantas.
Oi Luis Dantas!Como vc interpreta o renascimento, o karma, os ensinamentos budistas e a iluminação sendo um cético?[]'s
eu até já pensei no budismo. mas não é pra mim. ia ter que mudar demais o meu jeito de ser e gosto de mim do jeito que sou.
Frequentei as reuniões de budistas da soka.Para eles é irelevante existir ou não deus. Do pouco que entendi, você reza para atingir a iluminação como buda e trabalhar para tranformar seu karma. Acreditam em alma e reencarnar.
Ao que parece , os tibetanos acreditam mesmo que Tenzin Gyatsu é a reencarnação de Sidarta Gautama.
Não tem como eu começar a acreditar em alma e reencarnação.
Luis, são 3, as vertentes mais conhecidas do budismo, correto? Mas já tive conhecimento que existem vários escritos, como vertentes divergentes, existe algum budismo "não-organizado"? (não sei se me expressei corretamente)
dantas, como os budistas encaram fumar, beber, enfim, aproveitar dos prazeres da vida? há uma proibição expressa, não é recomendável, tolerado, ou nada a ver?
Citação de: Sr. Spock em 03 de Maio de 2006, 13:32:38 Ao que parece , os tibetanos acreditam mesmo que Tenzin Gyatsu é a reencarnação de Sidarta Gautama.Pessoas mais humildes tendem a crer em espíritos e em reencarnação, e podem mesmo confundir emanação (ou renascimento) com reencarnação. Não é o que os próprios Lamas e monges tibetanos dizem, nem o que a doutrina afirma.
Quase todas as religiões aceitam a idéia de renascimento...os taoístas buscam a vida eterna e a juventude permanente...o cristãos acreditam que o objetivo final é ir para o céu...até as religiões mais folclóricas creem na vida eterna...Segundo os ensinamentos budistas, "o objetivo final do renascimento é dar um fim ao ciclo de nascimento e morte...uma vida longa, uma vida eterna ou imperecível não está livre da agonia do renascimento...só o fim do ciclo de nascimento e morte pode nos emancipar do sofrimento da existência"Bem, meu caro Luis Dantas, pelo jeito, o budismo tb acredita na reencarnação...ou eu não consigo interpretar corretamente esta filosofia....
Citação de: ReVo em 03 de Maio de 2006, 20:54:33Luis, são 3, as vertentes mais conhecidas do budismo, correto? Mas já tive conhecimento que existem vários escritos, como vertentes divergentes, existe algum budismo "não-organizado"? (não sei se me expressei corretamente)Cada pessoa é sua própria vertente, mas acho que você se refere à clássica divisão entre Theravada, Mahayana e Vajrayana. Que não deixa de ser um tanto artificial, tanto que não raro se trata o Mahayana e o Vajrayana em conjunto, enquanto que outros já propõem que o Zen seria um quarto veículo.E sim, existem praticantes solitários, sem dúvida. Não é particularmente recomendado - a Sangha (comunidade de praticantes) é um dos três refúgios ou três jóias - mas é perfeitamente possível e acontece de fato, por vários motivos. Também existe grupos não-sectários. E ainda existem doidos e vigaristas.