Sobre o Budismo, parei para analisar um dia e saquei que o gautama descobriu o mais lógico sentido da vida, dentro da religião.
Ele analisou o mundo e viu que esta diversidade de pessoas, umas com mais capacidade intelectual, outra meros animais bípedes, umas artistas, outras políticas, umas fortes e atléticas, outras com deficiencias sensoriais e físicas, bom, isso tudo poderia ser explicado de uma forma lógica,pela religião, que seriam passos que a alma teria que atravessar para aprender, rumo a um momento, depois de várias vidas, em que o indivíduo teria acumulado bondade e intelig~encia para não mais precisar reencarnar, alcançando o nirvana... ( me corrijam se eu estiver errado, mas me parece que essa é a base da religião, não é mesmo?).
Pois bem... dentro de uma linha metafísica, tem muito mais lógica que as religiões ocidentais, porque sem acreditar na reencarnação, não tem como explicar porque Deus quer que uns tenham deficiências, etc. Não existe explicação lógica, mas o budismo tem...
Porém... eu disse porém....
eu acho isso apenas uma explicação para o mundo, encarando nossa realidade como tendo um lugar onde espíritos invisíveis estariam vivendo também, só esperando o momento de reencarnar.
A outra explicação lógica é mais incrível ainda. Não existe deus nenhum, espírito nenhum, morremos e acabou. Nascemos defeituosos ou virtuosos por caprichos genéticos, alimentares, etc. Vivemos melhor ou pior graças a nós mesmos. É o mais difícil de aceitar, mas é a única coisa que sabemos com certeza que mais se aproxima da verdade.