Autor Tópico: É possível ser cético e budista?  (Lida 8734 vezes)

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
Re: É possível ser cético e budista?
« Resposta #50 Online: 24 de Março de 2007, 18:15:44 »
Sobre o Budismo, parei para analisar um dia e saquei que o gautama descobriu o mais lógico sentido da vida, dentro da religião. :umm:

Ele analisou o mundo e viu que esta diversidade de pessoas, umas com mais capacidade intelectual, outra meros animais bípedes, umas artistas, outras políticas, umas fortes e atléticas, outras com deficiencias sensoriais e físicas, bom, isso tudo poderia ser explicado de uma forma lógica,pela religião, que seriam passos que a alma teria que atravessar para aprender, rumo a um momento, depois de várias vidas, em que o indivíduo teria acumulado bondade e intelig~encia para não mais precisar reencarnar, alcançando o nirvana... ( me corrijam se eu estiver errado, mas me parece que essa é a base da religião, não é mesmo?).

Pois bem... dentro de uma linha metafísica, tem muito mais lógica que as religiões ocidentais, porque sem acreditar na reencarnação, não tem como explicar porque Deus quer que uns tenham deficiências, etc. Não existe explicação lógica, mas o budismo tem...  :ok:

Porém... eu disse porém....

eu acho isso apenas uma explicação para o mundo, encarando nossa realidade como tendo um lugar onde espíritos invisíveis estariam vivendo também, só esperando o momento de reencarnar. :olheira:

A outra explicação lógica é mais incrível ainda. Não existe deus nenhum, espírito nenhum, morremos e acabou. Nascemos defeituosos ou virtuosos por caprichos genéticos, alimentares, etc. Vivemos melhor ou pior graças a nós mesmos. É o mais difícil de aceitar, mas é a única coisa que sabemos com certeza que mais se aproxima da verdade.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #51 Online: 25 de Março de 2007, 00:29:21 »
Juro que não entendo de onde vem essa convicção de que há espíritos ou reencarnação no ensinamento budista… :)  a doutrina não poderia ser muito mais clara quanto a isso não ser possível.
« Última modificação: 25 de Março de 2007, 00:32:43 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #52 Online: 25 de Março de 2007, 00:34:18 »
Juro que não entendo de onde vem essa convicção de que há espíritos ou reencarnação no ensinamento budista… :)  a doutrina não poderia ser muito mais clara quanto a isso não ser possível.

O Budismo tibetano defende esta roda de reencarnações, não defende?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #53 Online: 25 de Março de 2007, 00:39:29 »
Não... :) o Budismo tibetano continua sendo Budismo e tendo como base o Tipitaka.

Ou seja, ele usa os conceitos de Impermanência, Vacuidade, etc.

Renascimento não é reencarnação, e "espíritos invisíveis" são apenas uma alegoria para estados emocionais mais brutos.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Raphael

• Visitante
« Resposta #54 Online: 25 de Março de 2007, 00:48:30 »
Luiz.

Ensinamento moral e religioso; "a estrada que outros trilharam".

Não, nem seria justo esperar que o fizesse.  O objeto de estudo da ciência é a Verdade, não o Moralmente Válido.

Defina o seu conceito de moral por favor.

Isso eu sei, mas o seu entendimento de religião é bem diferente do meu.

E o que você entende por "entendimento religioso"?

Não entendi… há uma pergunta embutida neste trecho?

Não, não há pergunta, é uma conclusão minha sobre a sua afirmação. Você disse:

Motivação e esperança são boas coisas e fazem falta, sim.  E podem ser aprendidas e cultivadas, o que já é motivo suficiente para que se tente.

E eu rebati este argumento com o coceito de ideologia pra Marx, neste, Marx afirmava no sistema capitalista, há uma espécie de "mascaramento da realidade" para a sociedade, com isso, a mesma, no sistema capitalista, sempre está sujeita a ser enganada, descaradamente, e isso se dá com as leis que regem tal sistema. Entendeu?. Mas isso não é o assunto e eu não quero criar/reviver outro tópico pra isso. :D

Abraços.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #55 Online: 25 de Março de 2007, 00:54:51 »
Moral é a disciplina aplicada que trata do que é ou não válido em intenções, atitudes e ações.  Para o meu uso é sinônimo de Ética.

Eu disse "entendimento de religião", não "entendimento religioso".  Significando que o que você entende quando vê a palavra "religião" é bem diferente do que eu vejo.

Marx eu desconsidero sumariamente, porque sinceramente, não há muito mais a fazer com o que ele escreveu.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #56 Online: 27 de Março de 2007, 18:44:12 »
No budismo tibetano é feita muita alusão a idéia da "compaixão", como você vê ela aplicada a vertente que você pratica do budismo?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #57 Online: 27 de Março de 2007, 19:14:03 »
E qual vertente você pratica? [desculpa se você já respondeu, não lembro de ter visto] :)
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #58 Online: 27 de Março de 2007, 19:39:16 »
No budismo tibetano é feita muita alusão a idéia da "compaixão", como você vê ela aplicada a vertente que você pratica do budismo?

Compaixão é importante em qualquer linha budista.  É basicamente um apelo ao cultivo da empatia e da lembrança de que justa, mesmo, a vida não é com ninguém e não adianta reclamar.

Eu sou relativamente não-sectário; meu interesse inicial era muito centrado no Theravada, mas com o tempo fui me familiarizando e até tomando refúgio em outras linhas também - Zen, Terra Pura, Vajrayana.

Offline criso

• Nível 15
  • *
  • γνῶθι σεαυτόν
Re:É possível ser cético e budista?
« Resposta #59 Online: 29 de Novembro de 2017, 00:16:39 »
O monge ordenado da tradição SOTOZEN que me ensinou o Mayahana é ateu e cético, qual foi minha a surpresa ao saber disso quando lhe trouxe tudo quanto era pergunta advinda de minhas trajetórias esotéricas!!
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

e que as rosas floresçam em vossa cruz!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!