Autor Tópico: Eu não tenho fé suficiente para ser ateu  (Lida 10454 vezes)

wagninhos

• Visitante
Eu não tenho fé suficiente para ser ateu
« Online: 03 de Maio de 2006, 15:37:55 »
Oi galera :ok:

Este livro está abalando o mundo ateísta. Se possível, gostaria de indicar a leitura deste livro e aguardar refutações. Será uma boa discussão pelo q lí.

Livro: Eu não tenho fé suficiente para ser ateu
Autores: Norman Geisler e Frank Turek
Editora: Vida Acadêmica

Um abraço a todos

Wagner

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
Re: Eu não tenho fé suficiente para ser ateu
« Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2006, 16:02:39 »
Não tenho o livro.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2006, 16:11:11 »
ninguém deve ter;

sinceramente, wagninho, acredito que todos aqui já nos desiludimos com as argumentações criacionistas. provavelmente todos temos uma idéia do que esperar ao abrir esse livro. sendo assim, ninguém compraria pra ver se vale a pena. não tem em ebook? duvido muito que haja algo diferente do que vem sendo dito.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2006, 16:13:43 »
Qual seria a tese central?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2006, 16:14:21 »
Sim, qual seria a tese central?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2006, 16:42:45 »
Antes de tocar a questão da verdade do cristianismo, essa obra aborda a questão da própria verdade, provando a existência da verdade absoluta.
uau...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2006, 16:44:49 »
É... se eles dizem que é a verdade absoluta, eu acredito.   :stunned: :olheira:

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2006, 17:39:34 »
wagninhos, seja-bem vindo.

Evite postar tópicos repetidos, um só já basta. Também dê uma lida nas regras do fórum para aprender como proceder com uma discussão sadia.

[..]Ele traz informações consistentes para combater os ataques violentos das ideologias seculares que afirmam que a ciência, a filosofia e os estudos bíblicos são inimigos da fé cristã.[..]
Os métodos de estudo da ciência e da teologia são completamente diferentes. A ciência busca explicações naturais para coisas observáveis, enquanto a teologia baseia sua verdade em dogmas bíblicos - ignorando qualquer tipo de observação natural. São completamente incompatíveis. Não sei como não podem ser "inimigas".

[..]Antes de tocar a questão da verdade do cristianismo, essa obra aborda a questão da própria verdade, provando a existência da verdade absoluta.[..]
Bom, também concordo que existe apenas uma "verdade absoluta". O problema é alguem afirmar que possui o monopólio dela. Aliás, já acho chato alguem afirmar que possamos estar perto dela algum dia.

wagninhos, traga trechos do livro para nós aqui, procure os que você achou mais contundentes, pesquise se já não existe uma resposta (pela minha experiência, livros assim são cheio de argumentos do século passado em que os autores ignoram completamente suas refutações) e traga-os para nós. Sinceramente, dúvido que alguem aqui vá mover um dedo para ler esse livro.

[]'s

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #9 Online: 03 de Maio de 2006, 17:44:50 »
:?

Eu achei estranha a síntese do livro feita pelo site do submarino... muito parcial...

Será que é realmente a síntese feita pelo site ou é aquela na contracapa do livro? :hein:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #10 Online: 03 de Maio de 2006, 17:46:21 »
Eu não tenho fé suficiente para ler esse livro. |(
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #11 Online: 03 de Maio de 2006, 17:49:51 »
:?

Eu achei estranha a síntese do livro feita pelo site do submarino... muito parcial...

Será que é realmente a síntese feita pelo site ou é aquela na contracapa do livro? :hein:
O site não analisa os livros. As descrições são fornecidas pela editora ou pega na descrição estampada do livro.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #12 Online: 03 de Maio de 2006, 17:50:36 »
Citação de: Oceanos
wagninhos, traga trechos do livro para nós aqui, procure os que você achou mais contundentes, pesquise se já não existe uma resposta (pela minha experiência, livros assim são cheio de argumentos do século passado em que os autores ignoram completamente suas refutações) e traga-os para nós. Sinceramente, dúvido que alguem aqui vá mover um dedo para ler esse livro.
Só esse trecho já foi o suficiente para não querer ler mais nada...
O professor de religião da faculdade fez à sua classe de bacharéis, que o observava com olhos arregalados, uma clara advertência, logo no primeiro dia do semestre: "Por favor, deixem suas crenças religiosas em casa!". E acrescentou:
"Quando estivermos analisando o Antigo Testamento (AT), é possível que eu faça algumas observações que contrariem o que vocês aprenderam na escola bíblica. Não é meu propósito ofender qualquer pessoa, mas é meu propósito ser o mais objetivo possível na análise do texto".(...)

Embora eu tivesse alguma simpatia por aquele aluno e pudesse ver que o professor tinha realmente sua tendência religiosa, também queria ouvir mais sobre o que ele tinha a dizer em relação ao AT e, particularmente, sobre Deus. Quando o semestre terminou, eu estava razoavelmente convencido de que o professor tinha razão: o AT não deveria ser levado a sério. Contudo, ainda não contava com uma resposta para minha pergunta mais básica: Deus existe? Sentime completamente insatisfeito no final da última aula. Não vi nenhuma conclusão, nenhuma resposta. Assim, aproximei-me do professor, que já estava cercado por vários alunos que faziam as últimas perguntas.

- Professor - disse eu, depois de esperar que quase todo mundo saísse -, obrigado pelas aulas. Acho que descobri uma nova perspectiva. Mas ainda tenho uma enorme dúvida.

- Por favor, prossiga - disse o professor.

- Inscrevi-me nesta disciplina para descobrir se Deus realmente existe ou não. Bom... Ele existe?

Sem hesitar, nem mesmo por um instante, o professor disse:

- Não sei.

- O senhor não sabe?

- Não, não tenho a mínima idéia.

Fiquei chocado. Senti vontade de repreendê-lo, dizendo: "Espere um minuto, você está ensinando que o AT é falso e nem mesmo sabe se Deus existe? O AT poderia ser verdade se Deus realmente existisse!". Mas, uma vez que as notas finais não estavam fechadas, resolvi pensar melhor. Em vez disso, simplesmente saí, frustrado em relação a todo aquele semestre. Ele poderia ter respondido com um "sim" ou um "não" sinceros, apresentando suas razões, mas não um "eu não sei". Essa resposta eu poderia ter obtido de qualquer homem desinformado que encontrasse no meio da rua. Esperava muito mais de um professor universitário de religião.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #13 Online: 03 de Maio de 2006, 18:23:09 »
O professor de religião da faculdade fez à sua classe de bacharéis, que o observava com olhos arregalados, uma clara advertência, logo no primeiro dia do semestre: "Por favor, deixem suas crenças religiosas em casa!". E acrescentou:
"Quando estivermos analisando o Antigo Testamento (AT), é possível que eu faça algumas observações que contrariem o que vocês aprenderam na escola bíblica. Não é meu propósito ofender qualquer pessoa, mas é meu propósito ser o mais objetivo possível na análise do texto".(...)

Embora eu tivesse alguma simpatia por aquele aluno e pudesse ver que o professor tinha realmente sua tendência religiosa, também queria ouvir mais sobre o que ele tinha a dizer em relação ao AT e, particularmente, sobre Deus. Quando o semestre terminou, eu estava razoavelmente convencido de que o professor tinha razão: o AT não deveria ser levado a sério. Contudo, ainda não contava com uma resposta para minha pergunta mais básica: Deus existe? Sentime completamente insatisfeito no final da última aula. Não vi nenhuma conclusão, nenhuma resposta. Assim, aproximei-me do professor, que já estava cercado por vários alunos que faziam as últimas perguntas.

- Professor - disse eu, depois de esperar que quase todo mundo saísse -, obrigado pelas aulas. Acho que descobri uma nova perspectiva. Mas ainda tenho uma enorme dúvida.

- Inscrevi-me nesta disciplina para descobrir se Deus realmente existe ou não. Bom... Ele existe?

- Não sei.

- O senhor não sabe?

Fiquei chocado. Senti vontade de repreendê-lo, dizendo: "Espere um minuto, você está ensinando que o AT é falso e nem mesmo sabe se Deus existe? O AT poderia ser verdade se Deus realmente existisse!". Mas, uma vez que as notas finais não estavam fechadas, resolvi pensar melhor. Em vez disso, simplesmente saí, frustrado em relação a todo aquele semestre. Ele poderia ter respondido com um "sim" ou um "não" sinceros, apresentando suas razões, mas não um "eu não sei". Essa resposta eu poderia ter obtido de qualquer homem desinformado que encontrasse no meio da rua. Esperava muito mais de um professor universitário de religião.
Putz!

É isso que vai provar que o ateísmo precisa de fé?! Hahahahahahahahahahahahahahahaha!!!

O cara queria ouvir um SIM, não ouviu e se sentiu ofendido e dizendo que o professor de religião é um ignorante! Dá pra levar isso a sério?!

Waginhos, mais um post assim, e coloco seu nome na sala de moderação. Proselitismo, e SPAM, é proibido aqui. Poste os argumentos, e que eles não tenham falácias, ou não vai postar aqui por muito tempo.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #14 Online: 03 de Maio de 2006, 20:00:06 »
Citação de: Alenônimo
O cara queria ouvir um SIM, não ouviu e se sentiu ofendido e dizendo que o professor de religião é um ignorante! Dá pra levar isso a sério?!
E eu ainda diria que esse é um ótimo exemplo de professor de religião.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 03 de Maio de 2006, 20:13:34 »
Caramba, a inversão do ônus da prova está assim tão escancaradamente disseminada?

Estou realmente triste pela coincidência de datas.  Eu gostaria muito de poder ir no churrasco de preparação de terreno para a Céticos do Brasil.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #16 Online: 03 de Maio de 2006, 20:17:43 »
Pois é, de uma hora pra outra você tem que ter fé de que o coelhinho da Páscoa não existe, não ter fé de que ele exista...

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
« Resposta #17 Online: 03 de Maio de 2006, 21:39:37 »
Este livro está abalando o mundo ateísta.

:medo: :medo: :medo:
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #18 Online: 03 de Maio de 2006, 21:41:37 »
Este livro está abalando o mundo ateísta.
:medo: :medo: :medo:
O pessoal está caindo da cadeira de tanto rir...  :histeria:

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 03 de Maio de 2006, 23:42:41 »
[...........]
Que lixo...

wagninhos

• Visitante
« Resposta #20 Online: 04 de Maio de 2006, 09:45:29 »

- Não sei.

- O senhor não sabe?

Putz!

É isso que vai provar que o ateísmo precisa de fé?! Hahahahahahahahahahahahahahahaha!!!

Waginhos, mais um post assim, e coloco seu nome na sala de moderação. Proselitismo, e SPAM, é proibido aqui. Poste os argumentos, e que eles não tenham falácias, ou não vai postar aqui por muito tempo.

Engraçado como um livro "cristão" aborda um trecho q vai contra seus principios. Infelizmente o modo ateu de ser sempre consiste em atacar aquilo que não é de acordo com sua "crença" (rs...). Se vcs acham q esse trecho condena o livro, vou buscar alguns dialogos interessantes q o autor teve com grandes ateus e céticos veiculados inclusive pela TV, em que, modestia a parte, ficou complicado para estes. Apesar de seguir a fé cristã, eu era cético em diversos aspectos chegando a ser agnóstico, mas esse livro abalou minha estrutura e está me pondo de volta no cristianismo. Conforme os pedidos tentarei trazer alguns trechos.
Um abraço

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 04 de Maio de 2006, 10:16:37 »
esse livro abalou minha estrutura e está me pondo de volta no cristianismo

OI! Já te dei as boas vindas em algum tópico?

O lance é o seguinte: sou crente. Mas cá pra nós... essa sua frase tá me cheirando a ... CULPA! Você está "voltando a crer" por crer mesmo ou porque o livro está mexendo com sua consciência?

wagninhos

• Visitante
« Resposta #22 Online: 04 de Maio de 2006, 11:43:32 »
esse livro abalou minha estrutura e está me pondo de volta no cristianismo

OI! Já te dei as boas vindas em algum tópico?

O lance é o seguinte: sou crente. Mas cá pra nós... essa sua frase tá me cheirando a ... CULPA! Você está "voltando a crer" por crer mesmo ou porque o livro está mexendo com sua consciência?

O livro está mexendo com minha consciência. Ele prova algumas coisas interessantes, dentre as quais: Provar q Deus existe sem utilizar a biblia, o ateísmo, ceticismo, darwinismo e tc são uma crença q exige fé, alias, mais fé do que para ser cristão...rs Isso é o que instiga no livro. É uma boa discussão que há contida nele.
um abraço

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 04 de Maio de 2006, 12:06:24 »
Provar q Deus existe sem utilizar a biblia
E existe prova *usando* a Bíblia? :)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #24 Online: 04 de Maio de 2006, 12:07:19 »
O livro está mexendo com minha consciência. Ele prova algumas coisas interessantes, dentre as quais: Provar q Deus existe sem utilizar a biblia, o ateísmo, ceticismo, darwinismo e tc são uma crença q exige fé, alias, mais fé do que para ser cristão...rs Isso é o que instiga no livro. É uma boa discussão que há contida nele.
um abraço

Prova que o deus Judaico-Cristão existe? Como? :?

Por favor, se for aquele papo "basta respirar e você verá que deus existe" ou "basta olhar a beleza de um por do Sol" eu dispenso a explicação...:ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!