Autor Tópico: Eu não tenho fé suficiente para ser ateu  (Lida 10455 vezes)

wagninhos

• Visitante
Re: Eu não tenho fé suficiente para ser ateu
« Resposta #25 Online: 04 de Maio de 2006, 12:44:21 »
Provar q Deus existe sem utilizar a biblia
E existe prova *usando* a Bíblia? :)
A biblia não contesta a existência, trabalha com o fato. Mas há bastante trechos nela que nos dão a credibilidade de sua veracidade, principalmente o novo testamento.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 04 de Maio de 2006, 12:46:58 »
Sim, a Bíblia já assume que quem está lendo acredita que Deus existe. E de que trechos você está falando?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #27 Online: 04 de Maio de 2006, 13:22:39 »
Vai me desculpar Waguinho, mas do trecho que eu li desse livro, a única coisa que eu aprendi é que crentes gostam de passar vergonha ao tentar provar para os ateus que Deus existe.

Nâo li nenhuma prova de coisa nenhuma lá. E eu não vou me converter só por causa de um suposto livro que possui uma suposta prova supostamente irrefutável da existência de um suposto Deus.

Porque não posta o livro aqui para que os ateus o leiam gratuitamente? Eu não tenho 40 reais pra gastar com um livro que me frustrou na descrição e no trecho gratuito.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #28 Online: 04 de Maio de 2006, 13:37:02 »
Mas há bastante trechos nela que nos dão a credibilidade de sua veracidade, principalmente o novo testamento.

Eu li um gibi que também nos dá a credibilidade da veracidade da existência do Superman, do Batman e do Hulk!
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 04 de Maio de 2006, 13:38:15 »
Olha, sem exageros, mas até o Cebolinha foi baseado numa pessoa real...  :hihi:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 04 de Maio de 2006, 15:41:12 »
putz, o autor desse livro só precisa fazer mais uma forcinha!

Pelo que vi, já não acredita em 99% dos deuses! Agora só falta um! Nada de ficar desanimando, falando que não tem fé suficiente!! Não precisa fé, é só aplicar o mesmo motivo pelo qual descarta todos outros milhares de deuses ao YHVH também!

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #31 Online: 04 de Maio de 2006, 16:26:10 »
I Don't Have Enough Faith to Be an Atheist argues that Christianity requires the least faith of all worldviews because it is the most reasonable.

Afirmar que a coleção de contos, mitos, lendas e causos da bíblia é a visão de mundo que requer menos fé dentre todas pra mim quem faz isso é palhaço ou maluco. E não nem quero conversa com quem afirma isso, eles que vão conversar com a jumenta de Balaão, dentro de um peixe, comendo maná com codornas.

Minha paciência já é tão pouca...

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #32 Online: 04 de Maio de 2006, 17:33:54 »
Perda de tempo.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #33 Online: 04 de Maio de 2006, 17:45:00 »
Olha, sem exageros, mas até o Cebolinha foi baseado numa pessoa real...

Será que os poderes do Superman e dos X-men também foram baseados nos de pessoas reais?! :hihi: 
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #34 Online: 04 de Maio de 2006, 18:05:45 »
Citação de: wagninhos
Se vcs acham q esse trecho condena o livro, vou buscar alguns dialogos interessantes q o autor teve com grandes ateus e céticos veiculados inclusive pela TV, em que, modestia a parte, ficou complicado para estes.
Imagino que serão conversas do tipo que estamos cansados de ler em discussões com o Porissocri, o Videomaker o Gênesis e etc: falácias seguidas de falácias, até que são suspensos ou expulsos e saem por aí reclamando que venceram a discussão. Mas seria interessante ler os trechos e/ou assistir os videos, se conseguir.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Atheist

• Visitante
« Resposta #35 Online: 05 de Maio de 2006, 03:08:30 »
A biblia não contesta a existência, trabalha com o fato. Mas há bastante trechos nela que nos dão a credibilidade de sua veracidade, principalmente o novo testamento.

Que trechos do novo testamente dão credibilidade???

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #36 Online: 05 de Maio de 2006, 10:39:11 »
O livro está mexendo com minha consciência. Ele prova algumas coisas interessantes, dentre as quais: Provar q Deus existe sem utilizar a biblia, o ateísmo, ceticismo, darwinismo e tc são uma crença q exige fé, alias, mais fé do que para ser cristão...rs Isso é o que instiga no livro. É uma boa discussão que há contida nele.
um abraço

Já perdi as contas de quantas vezes já explicaram que essa afirmação está errada...

Mas lá vai...
Tirei de uma entrevista q vi na web a algum tempo.

Cientistas não "acreditam" em teorias da mesma maneira que
uma pessoa religiosa "acredita" em Deus ou nos preceitos gerais desta
ou daquela religião. Cientistas são "crentes" ou "céticos" em relação
a uma hipótese ou teoria específica baseados na qualidade e na
quantidade de provas e também se as descobertas decorrentes dessa
hipótese ou teoria foram comprovadas por outros cientistas trabalhando
na mesma área. Nesse sentido, nós não "acreditamos" em evolução, por
exemplo; apenas estamos extremamente confiantes de que tenha
acontecido. Isso é o mais longe que você pode ir na ciência, porque
todos os achados são provisórios, não há verdades absolutas. Só duas:
a morte e o imposto de renda.

http://br.groups.yahoo.com/group/strbrasil/message/26572
« Última modificação: 05 de Maio de 2006, 10:41:39 por Diego. »

wagninhos

• Visitante
« Resposta #37 Online: 05 de Maio de 2006, 13:12:22 »
Vai me desculpar Waguinho, mas do trecho que eu li desse livro, a única coisa que eu aprendi é que crentes gostam de passar vergonha ao tentar provar para os ateus que Deus existe.

Nâo li nenhuma prova de coisa nenhuma lá. E eu não vou me converter só por causa de um suposto livro que possui uma suposta prova supostamente irrefutável da existência de um suposto Deus.

Porque não posta o livro aqui para que os ateus o leiam gratuitamente? Eu não tenho 40 reais pra gastar com um livro que me frustrou na descrição e no trecho gratuito.

estou produzindo um resumo para nós discutirmos saudavelmente. Sei que muito de vcs não tentarão sequer uma discussão amigável, mas no entanto, fico de dialogar somente com aqueles que o pretendem amigavelmente. Não pretendo converter ninguém ao cristianismo, até porque eu não vejo religião com bons olhos hoje, mas estou aberto para deicar de acreditar em Deus caso seja convencido, mas espero que seja recíproco este intúito.
Estou indo viajar este final de semana mas começaremos com o seguinte tópico relacionado ao prefácio do livro:
Os céticos vêem a biblia como um livro tedencioso, escrito por pessoas tedenciosas.
Você deveria desacreditar aquilo que um ateu escreve sobre o cristianismo simplesmente porque o autor é ateu? Não necessariamente, pq ele pode estar dizendo a verdade. Você deveria desacreditar o que um cristão escreve sobre o ateísmo simplesmente porque ele é cristão? Mais uma vez, não necessariamente, pois ele tb pode estar dizendo a verdade. Portanto, devemos, tanto eu qto vcs, estarem abertos para o que vier, seja-lá o que for..rs
Bom a questão é a seguinte. Aquele que afirma ser cético em relação a um conjunto específico de crenças é, na verdade, um verdadeiro crente em outro conjunto de crenças.
As cinco perguntas mais importantes da vida são:
1- Origem: De onde viemos?
2- Identidade: Quem somos?
3- Propósito: Porque estamos aqui?
4- Moralidade: Como devemos viver?
5- Destino: Para onde vamos?

As respostas dependem da existência de Deus. Se Deus existe, então existe significado e propósito para a vida. Caso contrário, a vida de alguém não significa nada. Não importa de que modo se vive ou naquilo em que se acredite, pois o destino de todos é o pó. Muitos céticos e ateus argumentam que, se existe um Deus poderoso porque ele não acaba com toda confusão q vivemos? porque não pára de se esconder? Porque simplesmente não aparece? Essas são perguntas difíceis para qualquer teísta.
Minha pergunta é: "O QUE É A VERDADE?" É provavel que entraremos no relativismo, mas sei que será muito legal.
Todas as afirmações religiosas estão abertas a investigação cientifica e histórica. Algumas crenças são razoaveis e podem ser provadas com um alto grau de certeza, e é o que tentarei fazer, mas não agora.
Contudo, a despeito dos obstáculos intelectuais, emocionais e volitivos, apresentamos a idéia de que não é a fé no teísmo que é dificil, mas a fé no ateísmo ou em qualquer outra religião. Ou seja, uma vez que alguém olha para as provas, pensamos que é necessário ter mais fé para ser um não-teísta do que um teísta. Essa parece ser uma afrimação contrária à intuição, mas simplesmente está baseada no fato de que todas as visões religiosas mundiais requerem fé, até mesmo a visão mundial de que Deus não existe.
Porque? Porque, como seres humanos limitados, não possuímos o tipo de conhecimento que vai nos dar prova absoluta da existência ou não de Deus. Fora o conhecimento de nossa própria existencia (sim, estamos vivos...rs), lidamos com probabilidade. Independente daquilo que concluímos sobre a existência de Deus, é sempre possível que a conclusão oposta seja verdadeira.
Um abraço à todos e até segunda-feira.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 05 de Maio de 2006, 14:27:41 »
6 - lá tem Internet?

Ps: batida, eu sei, mas... :D

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #39 Online: 05 de Maio de 2006, 14:30:12 »
estou produzindo um resumo para nós discutirmos saudavelmente. Sei que muito de vcs não tentarão sequer uma discussão amigável, mas no entanto, fico de dialogar somente com aqueles que o pretendem amigavelmente.

Há de se convir que a maioria das pessoas aqui está de saco cheio de responder sempre aos mesmos argumentos falaciosos. Um debate só é bom se os dois debatentes utilizam de lógica para debater.

O que acontece muito é que vocês crentes estão sempre usando falácias do tipo "Jesus morreu por você" (Apelo à Misericórdia), "Acredite senão vai pro inferno" (Apelo à Ameaça), "Ateus são infelizes" ou "Ateus precisam de Fé" (Falácia do Espantalho), "Quem não acredita em Deus é imoral" (Declive Escorregadio), "A existência de Deus é uma coisa óbvia" (Omissão das Premissas), "Prove que Deus não existe" (Inversão do Ônus da Prova), entre muitas outras.

Leia ao menos a Lista de Falácias e veja se o que vai falar não está enquadrado nela. Já vai ajudar um bocado se quiser que a gente te dê atenção. Sem contar que essa lista serve para se pegar falácias em todo tipo de discussão, e pode ser útil no dia a dia principalmente pra pegar os políticos mentindo pra você.

Não pretendo converter ninguém ao cristianismo, até porque eu não vejo religião com bons olhos hoje, mas estou aberto para deicar de acreditar em Deus caso seja convencido, mas espero que seja recíproco este intúito.

Isso é muito bom. A maioria dos crentes que vem aqui acham que podem falar o que quiser e deixar de nos ouvir. Estes não duram quase nada por aqui.

Este ambiente é um fórum de discussão. O objetivo dele é mesmo o de manter discussões lógicas, neste caso sobre religião. Todos os foristas sérios aqui discutem com o intuito de convencer o outro, mas com a cabeça aberta para aceitar a idéia contrária se essa fizer sentido.

Estou indo viajar este final de semana mas começaremos com o seguinte tópico relacionado ao prefácio do livro:
Os céticos vêem a biblia como um livro tedencioso, escrito por pessoas tedenciosas.
Você deveria desacreditar aquilo que um ateu escreve sobre o cristianismo simplesmente porque o autor é ateu? Não necessariamente, pq ele pode estar dizendo a verdade.

A sua resposta é lógica. A pergunta mesmo aparece na lista de falácias como um "Ataque à Pessoa", visto que numa discussão o que importa são os argumentos ao invés da pessoa. Um ateu não deve ser desacreditado só por ser ateu, pois ele pode ter argumentos convincentes.

Você deveria desacreditar o que um cristão escreve sobre o ateísmo simplesmente porque ele é cristão? Mais uma vez, não necessariamente, pois ele tb pode estar dizendo a verdade.

Mesma coisa acima. É errado simplismente ignorar o que um cristão fala sobre ateísmo só pelo fato dele ser cristão. Aqui os cristãos só são ignorados quando eles parecem ler a nossa lista de falácias pra cometê-las todas. ;)

Portanto, devemos, tanto eu qto vcs, estarem abertos para o que vier, seja-lá o que for..rs
Bom a questão é a seguinte. Aquele que afirma ser cético em relação a um conjunto específico de crenças é, na verdade, um verdadeiro crente em outro conjunto de crenças.

Não. A menos que esteja usando o termo "crença" como sinônimo de simplismente acreditar, o que acabou de dizer está errado.

Se uma pessoa é cética em relação a uma determinada crença, isso nada diz se ela crê em alguma outra crença. Por exemplo, peguemos a descrição da palavra "ateu" como sendo aquele que não acredita na existência de Deus. Um ateu, se não for especificado mais nada sobre ele, pode muito bem ter uma crença em outras coisas, como fantasmas, esoterismos, astrologia, etc. A única coisa que se sabe de um ateu, usando este termo, é que ele não acredita em Deus. Sacou?

Agora entenda o "cético" como sendo aquele que não possui absolutamente nenhuma crença religiosa, esotérica, mística, astrológica ou em qualquer coisa sobrenatural ou metafísica. Usando a palavra "crença" como sendo uma crença religiosa, esotérica, etc, o cético simplismente não tem nenhuma.

O cético acredita, ou melhor, confia na ciência e nos métodos científicos. Tudo o que estiver fora do escopo científico, o cético simplismente não vai acreditar. Ele pode até fazer conjecturas, mas ele nunca vai dizer que acredita em algo que não faz parte da ciência, do mundo material, etc. Ainda assim ele não tem uma confiança cega. Ele sabe muito bem que pode haver erros na ciência, mas sabe também que a ciência se esforça para corrigí-los.

Um cético nunca tem uma crença numa verdade absoluta. E é por isso que ainda existe a chance de se convencer um cético sobre qualquer coisa, contanto que siga determinados critérios. E esses critérios são bem rigorosos, pois eles garantem que a idéia seja absolutamente o mais próxima da realidade possível.

Não adianta esperar respostas simples pra essas perguntas. Creio que seja possível escrever vários livros pra cada uma. Mas uma coisa eu te digo: todas elas têm respostas bem lógicas.

As respostas dependem da existência de Deus. Se Deus existe, então existe significado e propósito para a vida. Caso contrário, a vida de alguém não significa nada. Não importa de que modo se vive ou naquilo em que se acredite, pois o destino de todos é o pó.

A busca de um significado exato para existirmos faz parte da natureza humana, mas isso não quer dizer que exista. Pra ser bem realista, existimos quase que por acidente. E como somos nós quem pensamos em significados para tudo, somos nós que devemos dar um significado para nossas vidas.

Muitos céticos e ateus argumentam que, se existe um Deus poderoso porque ele não acaba com toda confusão q vivemos? porque não pára de se esconder? Porque simplesmente não aparece? Essas são perguntas difíceis para qualquer teísta.

Claro que são. Elas são baseadas nas coisas que os teístas falam, como Deus ser onipotente (poder fazer qualquer coisa), onisciente (saber tudo), onipresente (estar em todos os lugares) e benevolente. Só que, ao conferir com o mundo real, vê-se que:

• Se ele é onipotente e onisciente, ele não acaba com o mal porque não quer, então não pode ser benevolente.
  • Se ele é onipotente e benevolente, ele não acaba com o mal porque não sabe, então não é onisciente.
  • Se ele é benevolente e onisciente, ele não acaba com o mal porque não consegue, então não pode ser onipotente.

É pura questão de lógica. Céticos ateus não duvidam de Deus porque não gostam dele ou querem ser livres, simplismente duvidam que ele exista porque não há nada contrário que mostre que ele exista.

Minha pergunta é: "O QUE É A VERDADE?" É provavel que entraremos no relativismo, mas sei que será muito legal.

Bem, os céticos costumam usar os métodos científicos porque possuem uma vantagem muito grande sobre qualquer outro: eles te dão a resposta independentemente do que as pessoas pensam. Isso é útil, visto que nosso cérebro é um órgão como qualquer outro e pode errar como qualquer outro. E qualquer método que não dependa exclusivamente dele pode nos dar uma resposta bem acurada.

Todas as afirmações religiosas estão abertas a investigação cientifica e histórica. Algumas crenças são razoaveis e podem ser provadas com um alto grau de certeza, e é o que tentarei fazer, mas não agora. Contudo, a despeito dos obstáculos intelectuais, emocionais e volitivos, apresentamos a idéia de que não é a fé no teísmo que é dificil, mas a fé no ateísmo ou em qualquer outra religião. Ou seja, uma vez que alguém olha para as provas, pensamos que é necessário ter mais fé para ser um não-teísta do que um teísta. Essa parece ser uma afrimação contrária à intuição, mas simplesmente está baseada no fato de que todas as visões religiosas mundiais requerem fé, até mesmo a visão mundial de que Deus não existe.

Enquanto não entender o que é ateísmo, ceticismo e como essas coisas funcionam, ninguém aqui vai te levar a sério.

Porque? Porque, como seres humanos limitados, não possuímos o tipo de conhecimento que vai nos dar prova absoluta da existência ou não de Deus. Fora o conhecimento de nossa própria existencia (sim, estamos vivos...rs), lidamos com probabilidade. Independente daquilo que concluímos sobre a existência de Deus, é sempre possível que a conclusão oposta seja verdadeira.

Pode ir se preparando para uma mudança radical no modo de pensar. Algo me diz que se alguém for mudar de pensamento, essa pessoa será você. E não é intuição religiosa não.

Um abraço à todos e até segunda-feira.

Aproveite o tempo para estudar a Lista de Falácias.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

wagninhos

• Visitante
« Resposta #40 Online: 05 de Maio de 2006, 15:18:17 »
Então...
Eu peguei a lista e estudarei sim.
Garanto que a ultima coisa que iremos utilizar aki é a biblia. Pretendo trabalhar com as ferramentas q a ciência e lógica permitem, e tenho convicção que será um bom dialogo. Mas sem apelar para religião (também), não creio q perderei minha crença.
Confesso q achei engraçada (com todo respeito) a frase "O cético acredita, ou melhor, confia na ciência e nos métodos científicos" Isso teóricamente é uma crença...mas deixemos pra depois.
Um abraço

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 05 de Maio de 2006, 15:20:49 »
perderei minha crença.
Pode ficar tranquilo. Esse risco você não corre. Eu por exemplo sou crente, estou nesses foruns com esse pessoal a anos, mudei até de sexo mas nao mudei de crença :D

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 05 de Maio de 2006, 15:21:55 »
ERRATA: na verdade nao mudei de sexo ainda, não é assim tão fácil operar, mas vcs pegaram a idéia...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #43 Online: 05 de Maio de 2006, 15:26:21 »
1- Origem: De onde viemos: Evoluímos, somos primatas superiores, todos os primatas devem ter um ancestral comum;
2- Identidade: O cérebro é uma máquina de simulação da realidade, logo cada qual tem sua consciência e noção de individualidade criada pelo cérebro, sendo o subjetivismo de cada marcado pelas suas interações ao longo da vida.
3- Propósito: A natureza é guiada por leis mecânicas, estamos aqui porquanto neste lugar encontram-se condições aptas para o desenvolvimento biológico complexo que culminou com a formação da espécie humana. O motivo de estarmos aqui são as condições amplamente favoráveis que deram impulso a evolução.
4 - Moralidade: Cada qual vive com a sua, é um conceito puramente subjetivo, eu sei como devo viver, mas impor meu modo de ver as coisas a todos os outros é uma arbitrariedade. A moralidade não pode ser enquadrada em conceitos objetivos;
5- Destino: O destino de cada um é a morte. A espécia humana como um todo, por certo será um dia extinta, seja com o fim das condições de vida em nosso planeta, seja com o colapso ou a morte térmica do universo, seja por meio de sua retração e formação (universo cíclico) etc. As hipóteses são várias, não há como prever ao certo.
« Última modificação: 05 de Maio de 2006, 15:28:38 por Amon »
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #44 Online: 05 de Maio de 2006, 16:33:19 »
As respostas dependem da existência de Deus. Se Deus existe, então existe significado e propósito para a vida. Caso contrário, a vida de alguém não significa nada.
Sempre eles vem com esta falácia. A vida, viver não precisa de significado, o dia que parar de procurar significado para vida talves entenda o ateísmo. E a vida não é algo descartado para dizer que a vida de alguém não significa nada.

Você esta pondo imaginando uma atitude dos ateus, que não reflete a realidade. Vocêpensa que é assimmas não é.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 05 de Maio de 2006, 17:11:26 »
Pipocou?

E eu jurava que tinha respondido esse tópico hoje.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #46 Online: 05 de Maio de 2006, 18:22:39 »
Se Deus existe, então existe significado e propósito para a vida. Caso contrário, a vida de alguém não significa nada.
Pelo contrário, vale ainda mais. O nosso self dura pouco tempo, depois que morremos não existe mais. Portanto a vida é muito mais importante para os que não acreditam no pós vida do que para os que acreditam.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

APODman

• Visitante
« Resposta #47 Online: 05 de Maio de 2006, 18:30:18 »

:hmph:

Por isto que acredito no Minotauro, afinal o palácio de Knossos em Creta ( onde a lenda diz que ele vivia ) foi descoberto atestando na íntegra  a veracidade do que era considerado mito.

Pelo visto este livro contém argumentos fabulosamente inéditos !   :D

[ ]´s

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 05 de Maio de 2006, 18:33:03 »
Olha, sem exageros, mas até o Cebolinha foi baseado numa pessoa real...

Será que os poderes do Superman e dos X-men também foram baseados nos de pessoas reais?! :hihi:  

Vai dizer que não existe a criptonita, minério de criptônio?

E quanto aos X men, a teoria da evolução, segundo Hugo de Vries, Richard Goldschmidt, e Fred Hoyle, praticamente os prevê.

Atheist

• Visitante
« Resposta #49 Online: 05 de Maio de 2006, 21:16:52 »

As respostas dependem da existência de Deus.

Aí está o erro fatal. As respostas não podem depender da existência ou não de algum deus.

Além do mais, se ninguém ainda perguntou, o que é que torna o deus judaico-cristão mais provável que qualquer outro, que Bumba, por exemplo? Será que toda vez que alguém vomita não temos provas da existência de Bumba??? :D

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!