Astrônomos descobrem galáxias anãs perto da Via Láctea da Efe, em Washington
Um grupo internacional de astrônomos descobriu duas galáxias anãs ao redor da Via Láctea, perto das constelações de Cães de Caça (Canes Venatici) e Boieiro (Bootes), informaram ontem os pesquisadores.
O consórcio de museus, universidades e instituições astronômicas Sloan Digital Sky Survey informou em seu comunicado que, com a descoberta, aumenta para 14 o número de galáxias anãs nas imediações da Via Láctea.
O Sloan Digital Sky Survey, que não informa sobre os instrumentos utilizados nesta descoberta, se dedica principalmente a produzir imagens detalhadas do espaço para o uso dos astrônomos.
O documento acrescenta que as duas galáxias estão muito perto uma da outra e foram descobertas nas imediações das duas constelações, a cerca de 640 mil anos-luz do Sol. Sua descoberta foi difícil porque as duas são muito tênues, o que as define como anãs.
Uma galáxia é anã se quando sua luminosidade é inferior à da Via Láctea. A luminosidade, na maioria dos casos, é determinada pelo número de estrelas. Segundo os astrônomos, a Via Láctea pode ter centenas de galáxias anãs em sua volta.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u14603.shtml[/list]