Autor Tópico: Allan Kardec reencarnado ?  (Lida 6177 vezes)

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
Allan Kardec reencarnado ?
« Online: 14 de Maio de 2006, 13:59:06 »
Já viram isso ?

Divinismo
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: Allan Kardec reencarnado ?
« Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2006, 14:05:28 »
Ele demorou pra sair do armário hein...:?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Antônio de Lima

• Nível 10
  • *
« Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2006, 19:55:51 »
   Uma vez eu conseguí na net um livro desse Oswaldo Polidoro intitulado "A Bíblia dos Espíritos". 
   Essa semana eu levei o livro e mostrei pra professora que ministra o Estudo Sistematizado da D. E. no centro onde frequento pra que ela desse uma opinião sobre a questão dele se dizer  a reeencarnação de Allan Kardec...
   Bem, segundo ela isso não é muito provável, primeiramente porque se crê que Kardec seja um Espírito adiantado, que este tenha vindo à Terra como missionário e que portanto não teria a necessidade do mesmo reencarnar em nosso planeta de provas e expiações (mais ou menos conforme ocorreu com Cristo).  Em segundo lugar, se realmente Kardec reencarnasse este não se anunciaria como tal, não faria esse tipo de alarde pra mostrar que é Kardec reencarnado.
   O próprio Rivail, que era um respeitável e conhecido professor preferiu usar o pseudômino  Allan Kardec ao publicar suas obras, sendo que seria mais fácil que este utilizasse sua fama como educador pra chamar a atenção das pessoas pra D.E. do que um pseudômino desconhecido.
    :no:
Antônio de Lima

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #3 Online: 15 de Maio de 2006, 05:23:20 »
Há de se convir então que, se os espíritos não vêm para o nosso mundo ajudar as pessoas (como a volta do Kardec, por exemplo), não há motivos então para se supor que os médiuns estejam falando a verdade quando estes incorporam espíritos que justamente vieram ajudar as pessoas.

Não é?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 15 de Maio de 2006, 08:34:01 »
A prática espírita depende muito de auto-sugestão, Alê.  Os grupos se formam para que uns convençam aos outros - tanto que uma vez formados tem dificuldade em aceitar novos membros, preferindo encorajar a formação de outros grupos.

Acaba havendo uma diversidade de interpretações (o que em si é bom) que não tem verdadeira vontade de trocar idéias com outros grupos (o que já não é tão bom).  Eu me lembro por exemplo de declarações no estilo "para mim é isso e fim de papo" sobre a reconstituição do rosto do Jesus histórico e sobre a idéia de que Chico Xavier seria a reencarnação de Kardec.

Não adianta discutir, porque o Espiritismo é uma crença que busca o conforto, não a verdade.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 15 de Maio de 2006, 09:32:51 »
O próprio Rivail, que era um respeitável e conhecido professor preferiu usar o pseudômino  Allan Kardec
Peraí, ele não dizia ser Allan Kardec?

E o que impediria o Kardec de ter sido "rebaixado" em outro mundo e voltar pra cá? Ou ainda da coisa ser diferente, e nem haverem outros mundos para os quais o pessoal "mais evoluído" vai? Afinal, se uma coisa pode ser concluída aceitando-se as declarações dos fantasmas como reais, é que existem espíritos zombeteiros.

PS.: note-se que em momento algum questionei o teísmo, imaterialismo, sobrenaturalismo ou mesmo reencarnação, ou sequer sugeri que ateísmo e naturalismo fossem melhores.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #6 Online: 15 de Maio de 2006, 09:36:44 »
Eles sempre vão ter uma desculpa, e sempre sem nenhuma prova em anexo.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #7 Online: 15 de Maio de 2006, 11:01:14 »
Há de se convir então que, se os espíritos não vêm para o nosso mundo ajudar as pessoas (como a volta do Kardec, por exemplo), não há motivos então para se supor que os médiuns estejam falando a verdade quando estes incorporam espíritos que justamente vieram ajudar as pessoas.

Não é?

É. São poucos os que voltam para ajudar a humanidade a evoluir. A maioria está "lutando" para vencer seus defeitos morais.

Quanto aos médiuns estarem errados, Valdo Wieira, diz que somente 10% de todas psicografias são verdadeiras. Concordo com ele. Entre as verdadeiras estão as do Chico.

Abraços,

Douglas
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 15 de Maio de 2006, 12:14:03 »
Quanto aos médiuns estarem errados, Valdo Wieira, diz que somente 10% de todas psicografias são verdadeiras.

{{clichê guinevere 17}}

De onde esses caras tiram esses número? É impressionante!

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #9 Online: 15 de Maio de 2006, 12:16:50 »
{{clichê guinevere 17}}

Sabe o que é Gui, 70% de todas as estatísticas são falsas...:lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #10 Online: 15 de Maio de 2006, 12:24:51 »
{{clichê guinevere 17}}

Sabe o que é Gui, 70% de todas as estatísticas são falsas...:lol:
“Oh, people can come up with statistics to prove anything, Kent. 14% of people know that.” (Homer Simpson)

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
« Resposta #11 Online: 15 de Maio de 2006, 14:04:59 »
A prova irrefutavel.

“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

• Nível 25
  • *
« Resposta #12 Online: 15 de Maio de 2006, 14:06:00 »
PQP

Esse Espírito, assim como Jesus, cristificou-se em outros mundos, teve várias encarnações historicamente conhecidas, tais como: Rama, Crisna, Zoroastro, Orfeu, Hermes, Pitágoras, Platão, Enoque, Moisés, Elias, Ezequiel, João Batista, Francisco de Assis, João Huss, José de Anchieta, Voltaire e Kardec, e ensinou que, quando ainda estava no plano astral, recebeu ordens para se preparar para uma nova encarnação no Brasil.

“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #13 Online: 15 de Maio de 2006, 14:07:58 »
PQP

Esse Espírito, assim como Jesus, cristificou-se em outros mundos, teve várias encarnações historicamente conhecidas, tais como: Rama, Crisna, Zoroastro, Orfeu, Hermes, Pitágoras, Platão, Enoque, Moisés, Elias, Ezequiel, João Batista, Francisco de Assis, João Huss, José de Anchieta, Voltaire e Kardec, e ensinou que, quando ainda estava no plano astral, recebeu ordens para se preparar para uma nova encarnação no Brasil.

Que salada...:shock:

Offline Antônio de Lima

• Nível 10
  • *
« Resposta #14 Online: 15 de Maio de 2006, 16:40:10 »

Não é?

Caro Alê, o fato de Espíritos estarem entre nós muitas vezes pra nos ajudar não significa que estes estejam tão evoluídos assim... inclusive essa "ajuda" muitas das vezes pode nos atrapalhar, como no caso de algumas obsessões entre seres que possuam afinidades.  O que eu quís dizer é que Kardec tendo cumprido sua missão (eu disse que este veio como missionário) não teria mais a necessidade de retorno a este planeta de provas e expiações.

A prática espírita depende muito de auto-sugestão, Alê. Os grupos se formam para que uns convençam aos outros - tanto que uma vez formados tem dificuldade em aceitar novos membros, preferindo encorajar a formação de outros grupos.

Essa é uma opinião pessoal sua que não traduz a verdade, além de ter um conotação um tanto preconceituosa e deturpada...  pelo menos onde eu frequento não se faz dessa forma e em nenhum local que eu conheça.

Acaba havendo uma diversidade de interpretações (o que em si é bom) que não tem verdadeira vontade de trocar idéias com outros grupos (o que já não é tão bom). Eu me lembro por exemplo de declarações no estilo "para mim é isso e fim de papo" sobre a reconstituição do rosto do Jesus histórico e sobre a idéia de que Chico Xavier seria a reencarnação de Kardec.

Não adianta discutir, porque o Espiritismo é uma crença que busca o conforto, não a verdade.

Não é bem assim que funciona, pelo menos aqui no Rio de Janeiro.  Se fosse assim não haveria tantos encontros onde além das pessoas se conhecerem ocorrem palestras, cursos, trocas de idéia.

Onde frequento muitos interagem com pessoas de outros centros e não há nenhuma "recomendação" contra isso.

Chico Xavier reencarnação de Allan Kardec ???  Nunca houví falar isso em parte alguma, embora ache que seria merecido.

Sim, buscamos o conforto.  Quanto a "não buscar a verdade", o próprio Kardec disse em um dos livros da codificação (não me recordo exatamente qual) que nas situações em que a Ciência e os Espiritos estivessem divergentes e a Ciência com a razão, que deveríamos crer nela.   Por isso consideramos o Espiritismo "fé raciocinada".

O próprio Rivail, que era um respeitável e conhecido professor preferiu usar o pseudômino  Allan Kardec
Peraí, ele não dizia ser Allan Kardec?

E o que impediria o Kardec de ter sido "rebaixado" em outro mundo e voltar pra cá? Ou ainda da coisa ser diferente, e nem haverem outros mundos para os quais o pessoal "mais evoluído" vai? Afinal, se uma coisa pode ser concluída aceitando-se as declarações dos fantasmas como reais, é que existem espíritos zombeteiros.

PS.: note-se que em momento algum questionei o teísmo, imaterialismo, sobrenaturalismo ou mesmo reencarnação, ou sequer sugeri que ateísmo e naturalismo fossem melhores.

Danniel, o que eu quís dizer é que o Professor Rivail poderia ter assinado os livros com seu nome para dar mais credibilidade à Codificação já que era conhecido no meio educacional, sendo que este preferiu se utilizar do pseudômino Allan Kardec, totalmente desconhecido do povo à época.  Isso não combina com a atitude dos defensores de Osvaldo Polidoro que anunciam o mesmo como reencarnação de Kardec.  Me fiz entender agora ?

Quanto ao que impediria Kardec de ser rebaixado, pelo que sei o Espírito pode "estacionar" mas nunca regredir.  Quanto aos fundamentos disso, sinceramente eu teria que pesquisar mais dentro da codificação pra responder, acredito que o Douglas possa dizer melhor a respeito.  Isso tudo, como vocÊ disse, considerando-se
a existência dos Espíritos, que você chama de fantasmas...rs.

Eles sempre vão ter uma desculpa, e sempre sem nenhuma prova em anexo.

Quasar, sua opinião é pessoal e improdutiva.  Se tudo pudesse ser e estivesse provado, não haveria Fóruns de Discussão.  O fato de não podermos provar ainda algo não prova que não existe, nem que existe, portanto dá margem à discussão, que é o que ocorre aqui.

A prova irrefutavel.

Café, a primeira foto é Kardec ???   Se for parece mesmo...rsrs.

Sério, quem é na primeira foto ?  Não parece Kardec.

Antônio de Lima

• Nível 25
  • *
« Resposta #15 Online: 15 de Maio de 2006, 16:42:30 »
A prova irrefutavel.

Café, a primeira foto é Kardec ???   Se for parece mesmo...rsrs.

Sério, quem é na primeira foto ?  Não parece Kardec.

Eu não sou muito indicado para falar se realmente parece com o Kardec mas no site indica que sim
Carl Sagan

Offline Antônio de Lima

• Nível 10
  • *
« Resposta #16 Online: 15 de Maio de 2006, 16:50:51 »
A prova irrefutavel.

Café, a primeira foto é Kardec ??? Se for parece mesmo...rsrs.

Sério, quem é na primeira foto ? Não parece Kardec.

Eu não sou muito indicado para falar se realmente parece com o Kardec mas no site indica que sim

Bem, as fotos que ví de Kardec tem mais a ver com meu avatar do que com essa aí... só que era Kardec mais jovem, sei lá.

De qualquer forma admitindo-se a reencarnação e tudo o mais que diz a Codificação, pelo que eu sei a aparência física não tem a ver com o cara ser ou não a reencarnação de outra pessoa.

Esse Polidoro...rsrs.
Antônio de Lima

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 15 de Maio de 2006, 17:37:47 »
PQP

Cristificou-se ? :hein:
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #18 Online: 15 de Maio de 2006, 17:53:00 »
Caro Alê, o fato de Espíritos estarem entre nós muitas vezes pra nos ajudar não significa que estes estejam tão evoluídos assim... inclusive essa "ajuda" muitas das vezes pode nos atrapalhar, como no caso de algumas obsessões entre seres que possuam afinidades.  O que eu quís dizer é que Kardec tendo cumprido sua missão (eu disse que este veio como missionário) não teria mais a necessidade de retorno a este planeta de provas e expiações.

Quer dizer que espíritos evoluídos não dão a mínima para as pessoas? Sim porque se só são os espíritos não tão evoluídos que tentam ajudar…

E, bem, se Kardec deu no pé sem provar que sua doutrina estava certa, não pode cobrar a nossa aceitação também. Eu só aceitos teses muito bem embasadas em métodos científicos e estes só são possíveis usando ferramentas como o empirismo. Se nenhum espírito ou médiu vai ajudar a mostrar aos cientistas, de forma empírica, que estão falando a verdade, não podem mais exigir que eu acredite neles.

Sim, buscamos o conforto.  Quanto a "não buscar a verdade", o próprio Kardec disse em um dos livros da codificação (não me recordo exatamente qual) que nas situações em que a Ciência e os Espiritos estivessem divergentes e a Ciência com a razão, que deveríamos crer nela.   Por isso consideramos o Espiritismo "fé raciocinada".

Ou se busca pelo conforto, ou se busca pela verdade. A verdade é mais sutil do que um rinoceronte numa loja de artigos de cerâmica e não tem a menor intenção de tornar a sua vida confortável. É por isso que muitas pessoas reclamam que os ateus (mas se referindo aos céticos) são frios e sem coração. Se um fato não vai te ajudar em nada a te deixar feliz, ou se ele vai te deixar muito chateado, não importa para a busca da verdade.

E não adianta dizer que "onde o Espiritismo se estrepa, a ciência vale" porque a ciência não reconhece em nada o espiritismo. Os próprios espíritas têm dificuldades de aceitar isso e ficam criando malabarismos interpretativos sobre os campos mais controversos da ciência. Não foi você mesmo quem disse que os espíritos habitam as dimensões das super cordas?

Danniel, o que eu quís dizer é que o Professor Rivail poderia ter assinado os livros com seu nome para dar mais credibilidade à Codificação já que era conhecido no meio educacional, sendo que este preferiu se utilizar do pseudômino Allan Kardec, totalmente desconhecido do povo à época.  Isso não combina com a atitude dos defensores de Osvaldo Polidoro que anunciam o mesmo como reencarnação de Kardec.  Me fiz entender agora ?

Se Kardec era um "professor" tão importante assim, como é que ele foi acreditar que mesas voadoras são causadas por espíritos, sendo que já vinham sendo consideradas na época como sendo fraudes?

Por mim, ele viajou na batatinha e tinha medo de ser linchado pelos colegas. Por isso usou um pseudônimo.

Quanto ao que impediria Kardec de ser rebaixado, pelo que sei o Espírito pode "estacionar" mas nunca regredir.  Quanto aos fundamentos disso, sinceramente eu teria que pesquisar mais dentro da codificação pra responder, acredito que o Douglas possa dizer melhor a respeito.  Isso tudo, como vocÊ disse, considerando-se
a existência dos Espíritos, que você chama de fantasmas...rs.

Reparou que está sempre descrevendo certas complexidades dos espíritos e que  nunca se ateve a certas peculiaridades metafísicas que seriam mais pertinentes na busca de se saber se estes seres existem ou não?

Que me importa se eles regridem ou não? Um fantasma, por mais tapado que fosse, se provado como sendo verdadeiro já seria uma revolução sem tamanho na comunidade científica.

Reparou também que está sempre dando evasivas para explicar certas coisas que você mesmo não tem certeza, mas tem uma opinião dogmática? Tá sempre dizendo algo que explique "porque Kardec não baixa em médiuns" ou "porque espíritos não são da nossa dimensão". Quanto mais longe você colocar esses espíritos, mais difícil será pra uma pessoa como eu vir a acreditar no que você está tentando convencer.

Quasar, sua opinião é pessoal e improdutiva.  Se tudo pudesse ser e estivesse provado, não haveria Fóruns de Discussão.  O fato de não podermos provar ainda algo não prova que não existe, nem que existe, portanto dá margem à discussão, que é o que ocorre aqui.

Mas porque então a comunidade espírita não está ao menos tentando? Uma coisa é saber que não se terá uma resposta a todas as perguntas, mas outra é não fazer nada quanto a isso. A humanidade está sempre em busca de respostas e faz sempre o possível para conseguí-las. No entanto, isso não é visto em nenhuma religião quando se fala em tentar provar que elas estão certas.

Repito aqui: porque não pegarmos médiuns e espíritos para fazermos testes simples, como colocar dados em um ambiente onde o espírito possa ir vê-los e passá-los ao médium? Acha mesmo que isso não ajudaria a, no mínimo, convencer as pessoas de que, ao menos caso precisem, poderiam procurar os centros espíritas quando precisassem de ajuda espiritual?

Eu falo sério. Podemos entrar em contato com o PesquisaPsi, que é o grupo que tem maior familiaridade com esse tipo de testes, pra ver o que é possível fazer. Se o que você e o Douglas dizem é sério, um teste desses concenceria uma grande parcela da população, ajudando um monte de gente a "evoluir". Simplismente não há motivos para um médium negar em fazer algo assim.

Agora, quer apostar quanto que se você for procurar qualquer médium, qualquer um, eles irão se recusar a fazer esse teste? Eles sempre irão inventar uma desculpa que os impessam de praticá-lo. Já ouvi asneiras do tipo "céticos possuem uma aura que anula os efeitos dos espíritos, impedindo destes de se manifestarem em suas presenças". Isso é "científico" pra você?

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #19 Online: 15 de Maio de 2006, 18:45:12 »
Alenônimo,

Eu falo sério. Podemos entrar em contato com o PesquisaPsi, que é o grupo que tem maior familiaridade com esse tipo de testes, pra ver o que é possível fazer. Se o que você e o Douglas dizem é sério, um teste desses concenceria uma grande parcela da população, ajudando um monte de gente a "evoluir". Simplismente não há motivos para um médium negar em fazer algo assim.

É o que estou prpondo a vocês desde os meus primeiros posts....

Façam algo parecido com o que foi feito nesta tese:

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5142/tde-12042005-160501/

Por favor, leia ela em sua integra.

Nenhuma Federação recusaria uma pesquisa séria, repito séria, nos mesmos moldes da que foi feita.

Eu auxiliaria se fosse médium.

Você se coloca à disposição para contatar o pessoal da Pesquisa Psi?

Me interesso muito por uma pesquisa deste tipo...

Abraços,

Douglas

GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Antônio de Lima

• Nível 10
  • *
« Resposta #20 Online: 15 de Maio de 2006, 23:07:59 »
   Eu aceitaria se fosse Médium.  Porém, ajudo no que for possível caso a proposta do Douglas seja aceita.
   Aliás, falando em proposta, até hojé ninguém se interessou em vir ao RJ com relação ao lance do centro em campo grande, lembram ???   Sei que é complicado pra quem mora distante daqui, mas como eu disse, ajudo no que puder.

Antônio de Lima

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #22 Online: 16 de Maio de 2006, 13:06:48 »
Vocês querem comer o fruto sem saber de qual árvore ele vem. Se até hoje não existe prova científica da existência do espírito, como vocês podem falar de reencarnação? Uma coisa leva à outra. Primeiro comprovem a existência do espírito, e depois falem de reencarnação.
Não adianta chegar ao resultado da equação sem ter a resolução. É mais ou menos assim..

Tem pessoas querendo falar de reencarnação sem primeiro comprovar a existência de um espírito.. ¬¬ que isso??
Sem provas, sem coerência. Sem provas só se chega à falacia!!
Acho que deviram dar uma lida no tópico ../forum/topic=6138.0.html
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #23 Online: 16 de Maio de 2006, 15:09:22 »
Já viram isso ?

Divinismo

Tive a infelicidade de ver agora. Quanto devaneio! Às vezes o mundo me parece um gigantesco hospício, vendo crenças assim.
Who cares?

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #24 Online: 16 de Maio de 2006, 16:04:19 »
Insano...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!