Caro Alê, o fato de Espíritos estarem entre nós muitas vezes pra nos ajudar não significa que estes estejam tão evoluídos assim... inclusive essa "ajuda" muitas das vezes pode nos atrapalhar, como no caso de algumas obsessões entre seres que possuam afinidades. O que eu quís dizer é que Kardec tendo cumprido sua missão (eu disse que este veio como missionário) não teria mais a necessidade de retorno a este planeta de provas e expiações.
Quer dizer que espíritos evoluídos não dão a mínima para as pessoas? Sim porque se só são os espíritos não tão evoluídos que tentam ajudar…
E, bem, se Kardec deu no pé sem provar que sua doutrina estava certa, não pode cobrar a nossa aceitação também. Eu só aceitos teses muito bem embasadas em métodos científicos e estes só são possíveis usando ferramentas como o empirismo. Se nenhum espírito ou médiu vai ajudar a mostrar aos cientistas, de forma empírica, que estão falando a verdade, não podem mais exigir que eu acredite neles.
Sim, buscamos o conforto. Quanto a "não buscar a verdade", o próprio Kardec disse em um dos livros da codificação (não me recordo exatamente qual) que nas situações em que a Ciência e os Espiritos estivessem divergentes e a Ciência com a razão, que deveríamos crer nela. Por isso consideramos o Espiritismo "fé raciocinada".
Ou se busca pelo conforto, ou se busca pela verdade. A verdade é mais sutil do que um rinoceronte numa loja de artigos de cerâmica e não tem a menor intenção de tornar a sua vida confortável. É por isso que muitas pessoas reclamam que os ateus (mas se referindo aos céticos) são frios e sem coração. Se um fato não vai te ajudar em nada a te deixar feliz, ou se ele vai te deixar muito chateado, não importa para a busca da verdade.
E não adianta dizer que "onde o Espiritismo se estrepa, a ciência vale" porque a ciência não reconhece em nada o espiritismo. Os próprios espíritas têm dificuldades de aceitar isso e ficam criando malabarismos interpretativos sobre os campos mais controversos da ciência. Não foi você mesmo quem disse que os espíritos habitam as dimensões das super cordas?
Danniel, o que eu quís dizer é que o Professor Rivail poderia ter assinado os livros com seu nome para dar mais credibilidade à Codificação já que era conhecido no meio educacional, sendo que este preferiu se utilizar do pseudômino Allan Kardec, totalmente desconhecido do povo à época. Isso não combina com a atitude dos defensores de Osvaldo Polidoro que anunciam o mesmo como reencarnação de Kardec. Me fiz entender agora ?
Se Kardec era um "professor" tão importante assim, como é que ele foi acreditar que mesas voadoras são causadas por espíritos, sendo que já vinham sendo consideradas na época como sendo fraudes?
Por mim, ele viajou na batatinha e tinha medo de ser linchado pelos colegas. Por isso usou um pseudônimo.
Quanto ao que impediria Kardec de ser rebaixado, pelo que sei o Espírito pode "estacionar" mas nunca regredir. Quanto aos fundamentos disso, sinceramente eu teria que pesquisar mais dentro da codificação pra responder, acredito que o Douglas possa dizer melhor a respeito. Isso tudo, como vocÊ disse, considerando-se
a existência dos Espíritos, que você chama de fantasmas...rs.
Reparou que está sempre descrevendo certas complexidades dos espíritos e que nunca se ateve a certas peculiaridades metafísicas que seriam mais pertinentes na busca de se saber se estes seres existem ou não?
Que me importa se eles regridem ou não? Um fantasma, por mais tapado que fosse, se provado como sendo verdadeiro já seria uma revolução sem tamanho na comunidade científica.
Reparou também que está sempre dando evasivas para explicar certas coisas que você mesmo não tem certeza, mas tem uma opinião dogmática? Tá sempre dizendo algo que explique "porque Kardec não baixa em médiuns" ou "porque espíritos não são da nossa dimensão". Quanto mais longe você colocar esses espíritos, mais difícil será pra uma pessoa como eu vir a acreditar no que você está tentando convencer.
Quasar, sua opinião é pessoal e improdutiva. Se tudo pudesse ser e estivesse provado, não haveria Fóruns de Discussão. O fato de não podermos provar ainda algo não prova que não existe, nem que existe, portanto dá margem à discussão, que é o que ocorre aqui.
Mas porque então a comunidade espírita não está ao menos
tentando? Uma coisa é saber que não se terá uma resposta a todas as perguntas, mas outra é não fazer nada quanto a isso. A humanidade está sempre em busca de respostas e faz sempre o possível para conseguí-las. No entanto, isso não é visto em nenhuma religião quando se fala em tentar provar que elas estão certas.
Repito aqui: porque não pegarmos médiuns e espíritos para fazermos testes simples, como colocar dados em um ambiente onde o espírito possa ir vê-los e passá-los ao médium? Acha mesmo que isso não ajudaria a, no mínimo, convencer as pessoas de que, ao menos caso precisem, poderiam procurar os centros espíritas quando precisassem de ajuda espiritual?
Eu falo sério. Podemos entrar em contato com o PesquisaPsi, que é o grupo que tem maior familiaridade com esse tipo de testes, pra ver o que é possível fazer. Se o que você e o Douglas dizem é sério, um teste desses concenceria uma grande parcela da população, ajudando um monte de gente a "evoluir". Simplismente não há motivos para um médium negar em fazer algo assim.
Agora, quer apostar quanto que se você for procurar qualquer médium, qualquer um, eles irão se recusar a fazer esse teste? Eles
sempre irão inventar uma desculpa que os impessam de praticá-lo. Já ouvi asneiras do tipo "céticos possuem uma aura que anula os efeitos dos espíritos, impedindo destes de se manifestarem em suas presenças". Isso é "científico" pra você?