Autor Tópico: Prova científica da existência do espírito.  (Lida 40156 vezes)

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
Prova científica da existência do espírito.
« Online: 12 de Maio de 2006, 10:52:28 »
Desde sua existência, a humanidade possui o que chamamos de fé. Fé significa acreditar, e o verbo acreditar é um verbo transitivo indireto, ou seja, quem acredita, acredita em ALGO. Este objeto de crença pode ser algo que só existe somente na mente da pessoa, ou algo que existe no mundo físico (matéria). E infelizmente, mesmo no século XXI, as pessoas acreditam em muitas coisas que pelo conceito ESTÃO presentes no universo físico, mas que nunca foram comprovadas.

Esta é a diferença de um cético com a de um relioso. O cético só acredita no que é comprovado, no que realmente EXISTE fisicamente, e eu, pelomenos, parece que estou me enquadrando neste conceito de ceticismo. Antes de acreditar em qualquer coisa, eu quero a comprovação científica, física, química do objeto de fé.
Particularmente, me sinto mal em acreditar em qualquer coisa sem comprovação científica, pois o objeto de crença pode não existir, e eu odeio mentiras ou me enganar.

Por isto criei este tópico querendo tirar esta dúvida, pois desde o princípio da humanidade, a mesma acredita em vida após a morte, acredita em alma.
O espiritismo se julga uma filosofia científica. Não? Mas até hoje sinceramente eu nunca vi nada de ciência nesta filosofia pois a ciência (física, química, biologia) COMPROVA todas sua teorias baseadas no que supostamente poderia existir, e até hoje, nunca vi um espírita comprovar cientificamente a existência do espírito.

Seria possível comprovar científicamente o espírito(alma) ? Oras, se ele reside dentro de nosso corpo, ele deveria estar em algum lugar não? Mas Allan Kardec disse que o espírito não tem átomo, e logicamente com esta afirmação, não ocupa lugar no espaço. Como comprovar cientificamente algo que não possui matéria (átomo)?
A ciência só trabalha com derivados da matéria, com o que realmente existe, e a ciência só descobre coisas derivadas da matéria pois é o que realmente sabe-se que existe.

Peço ajuda de alguém espírita que possa me dar a prova da existência física do espírito, já que ele não tem átomo. E também já ouvi dizer que espírito é energia. Que tipo de energia? Térmica? Cinética? Elétrica?

Não vejo sentido acreditar em algo que não tem comprovação, e se tem, por favor, alguém possa me dizer onde encontrar a prova física do espírito, e me dizer como realizar experiência para comprovar? Já que palavras não provam nada, precisa-se da parte prática, experimentos.
E por favor, não me venham com absurdos como a "brincadeira do copo" ou "mesas falantes", já que espírito não tem átomo, matéria, então não pode realizar uma força, pois força só existem corpos(físicos) interagem entre si.

Obrigado, espero respostas.
« Última modificação: 12 de Maio de 2006, 12:45:36 por Ernane »
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: Prova científica da existência do espírito.
« Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2006, 11:13:13 »
Bem Vindo Ernane...

Apresente-se no tópico de apresentações...

Abraço.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #2 Online: 12 de Maio de 2006, 13:12:18 »
Oi, Ernane.
Sou espirita. Atualmente estou estudando isto e penso que o Espirito seria algo à parte. Ou seja, teriamos: Matéria, Energia e o Espirito, mas ainda não finalizei os estudos para apoiar firmemente esta posição.
Parece-me que o conceito de céptico é diferente do seu, também. O verdadeiro céptico é aquele que questiona, que investiga em busca da verdade, não aquele que nega tudo e se mantém intransigente aguardando as provas "caírem do céu" (esta é boa). Se existe o indicio, os relatos, por que não pesquisar seriamente o assunto?
Mas percebo também que sua posição é a de um verdadeiro céptico, você está em busca da verdade.

Podemos tentar neste tópico apresentar algumas experiências que estão sendo realizadas para tentar-se provar a existência do Espirito. VOu deixar alguns links de uns tópicos onde debatemos sobre isso bastante aqui:

Mesmo se Deus existisse, milagres seriam raros ou inexistentes - Clique Aqui
Erros (?) científicos do Kardecismo - Clique Aqui
Preto Velho: Incorporação de espiritos - Clique Aqui

Acredito que você terá bastante material para pesquisa. E me coloco à disposição para qualquer eventual dúvida, via MP ou aqui. Bons estudos.

Aproveito e deixo o convite para participar do Portal do Espirito. Um Usuário daqui, o Nightstalker elaborou vários questionamento por lá, acredito que sejam os mesmos que os seus:

Portal do Espirito - Do Contra - Clique aqui
Portal do Espirito - Página Principal do Fórum

Abraços,

Douglas

GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #3 Online: 12 de Maio de 2006, 13:16:38 »
Também estou pesquisando sobre o assunto, e só criei este tópico para ter ajuda na pesquisa. O cético busca a verdade sim, e eu estou buscando o que com este tópico? A mentira? Indiretamente este tópico é um questionamento ao espiritismo, e com isto também estou questionando. :)
Obrigado Douglas, vou ler os tópicos que você mencionou e por favor se puder me ajudar, seria grato. Este tópico é direcionado unicamente para um assunto: a comprovação científica do espírito, que é o cerne da crença espírita.
Comprovado a existência ou não existência do espírito, isto não só afetará o espiritismo, mas sim toda crença baseada na bíblia e outras religiões e crenças que acreditam na existência da alma.
A verdade é uma só, cabe a nós caminharmos em sua busca, porém nem todos possuem senso crítico para questionar aquilo em que acredita.

Quero chegar à alguma alguma conclusão com este tópico.
« Última modificação: 12 de Maio de 2006, 13:24:46 por Ernane »
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2006, 13:22:31 »
Então vamos lá! :)
www.apologiaespirita.org

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Maio de 2006, 15:08:31 »
Ernane, uma boa fonte, caso vc não conheça é o site: "Existem Espíritos!"

O autor se apresenta nos seguintes termos:

"O objetivo deste site destina-se a apresentar, de modo estritamente científico, evidências que sugiram que nossa consciência continue existindo, pelo menos por algum tempo, após a morte do corpo físico.  Ou seja, evidências que demonstrem a existência do que costumamos chamar de espíritos. Existe mesmo um artigo, revisado por pares,  publicado na revista médica Lancet, que afirma que as hipóteses transcendentais (leia-se: espiritualistas e paranormais) precisam ser levadas em consideração como explicação para alguns fenômenos. No artigo publicado em 2001 pela Lancet:

THE LANCET • Vol 358 • December 15, 2001. Near-death  experience in  survivors of cardiac arrest: a prospective study in the  Netherlands."

Eu também tenho um vivo interesse no assunto, mas até hoje não encontrei evidências inequívocas a respeito.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 12 de Maio de 2006, 15:32:44 »
Este tópico é direcionado unicamente para um assunto: a comprovação científica do espírito, que é o cerne da crença espírita.

Mas... como é que se pode comprovar cientificamente a existência de algo tão subjetivo e mal definido como o espírito?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #7 Online: 12 de Maio de 2006, 16:01:00 »
Como é que se pode comprovar algo tão subjetivo e mal definido como o espírito? Esta é a minha dúvida! Acho que você deveria perguntar isto para os espíritas que tentam unir "matéria x espírito", e que tentam "provar" a existência do espírito como Allan Kardec, que escreveu vários livros mas que nunca comprovou cientificamente a existência do espírito. E ainda por cima, chamam isto de "espiritismo científico". Nada a comentar..

Um espírita lhe dirá que o espírito não é algo mal definido se você ler o livro "o livro dos espíritos", que tenta dizer o que é o espírito, mas não prova sua existência.

Eu estou procurando a prova, e quero que vocês me ajudam. Ah, e eu analisei o site que o HSette me indicou.
Neste site "Existem Espíritos" só existem RELATOS, e nenhuma prova ao certo. Relatar é contar algo que pode ter acontecido ou não, nunca se saberá a verdade sem vídeos reais, evidências concretas ou como repetir experiências relatas para verificar sua veracidade.

Allan Kardec iniciou o que ele chamou de "espiritismo" com base nos acontecimentos das "mesas falantes". Mesas que de acordo com a história respondiam perguntas. Isto era uma brincadeira da época, semelhante a brincadeira do copo. Eu já fiz mais de 17 vezes esta brincadeira do copo para mostrar para as pessoas que não existe "força da mente" ou alguma força externa capaz de mover o copo. Vocês conhecem alguma experiência relacionada à espíritos? Se souberem de alguma me falem para eu testar.
História é história, nunca se sabe se é verdade sem evidências concretas.

Toda afirmação necessita de prova. Livros espíritas afirmam que o espírito existe. A bíblia afirma que o espírito existe. O budismo afirma, então, comprovaremos.
Agora só uma pergunta. O fato do espírito não ter átomo, e não ocupar lugar no espaço já comprova que ele não existe ou não?

Em um debate no orkut, eu criei um tópico falando que a alma não existe pois não tem átomo e não ocupa lugar no espaço, já que o conceito de alma é algo físico, pois está no nosso corpo. Um rapaz disse que eu não posso afirmar que o espírito não existe pois a ciência ainda é muito imatura, a ciência ainda não sabe a verdade sobre tudo e sempre descobriremos coisas novas, portanto ainda é cedo para se afirmar algo assim. Até faz sentido, e por isto eu pedi desculpas para ele por afirmar que o espírito não existe, e seguindo a lógica dele, se eu NÃO posso afirmar que o espírito não existe, por outro lado ele NÃO pode afirmar que existe, logo pedi que ele pedisse desculpas também por AFIRMAR que o espírito existe já que não existem provas para ditar sua existência.
Fiquei esperando o pedido de desculpas....
Esta foi uma conclusão daquele debate no orkut. O que vocês acham disto?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 12 de Maio de 2006, 16:25:21 »
Se as respostas se propõe a serem cientificas, creio que elas serão dadas em ambientes tecnicamente adequados a este proposito. Não creio que o Orkut seja este lugar... nem o orkut e nem aqui.

Em que estágio anda a construção do laboratório?  :hein:

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #9 Online: 12 de Maio de 2006, 16:28:21 »
Eu somente busco a verdade, e fico indignado quando as pessoas buscam a mentira. Eu só criei o tópico lá para mostrar que a crença deles é uma farsa, mesmo eu não tendo nada haver com isto. Criei somente por indignação. A diferença é que este fórum tem pessoas com muito conhecimento, e eu quero chegar à uma conclusão.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 12 de Maio de 2006, 16:28:37 »
Quero chegar à alguma alguma conclusão com este tópico.

Esta esperando algo no local errado então. Se é necessário a comprovação por meios cientificos, passe menos tempo em um fórum e mais tempo em um laboratório.  :ok:

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #11 Online: 12 de Maio de 2006, 17:03:55 »
Este é o problema, não dá. Em laboratórios a ciência só trabalha com coisas concretas, e o espírito não é concreto pois não tem matéria. Alguma idéia a mais? Ou quer tirar uma conclusão disto?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 12 de Maio de 2006, 17:04:56 »
Este é o problema, não dá. Em laboratórios a ciência só trabalha com coisas concretas, e o espírito não é concreto pois não tem matéria. Alguma idéia a mais? Ou quer tirar uma conclusão disto?

Se não dá... logo...

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #13 Online: 12 de Maio de 2006, 17:07:58 »
Logo se conclui que o espírito não existe? Então, acabou o espiritismo, acabou o budismo, acabou todo tipo de filosofia e crença que acredita em algo além da matéria. Conclui-se que o espiritismo é uma filosofia que não prova o que afirma, logo não tem coerência? Queria a opinião de mais pessoas. Para mim está parecendo que esta é a conclusão final.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 12 de Maio de 2006, 17:09:50 »
Não... esta é a conclusão inicial. Caso existam novas evidencias, irrefutaveis, novas conclusões podem ser tomadas.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #15 Online: 12 de Maio de 2006, 17:16:30 »
De acordo com a ciência atual pode-se considerar uma conclusão final, pois algo que não tem átomo e não ocupa lugar no espaço não existe. O espírito pode existir sim, mas somente na nossa mente, e não no mundo físico como prega o espiritismo. Eis sua existência: na mente dos humanos, como as letras, os números, etc..

Não considerando como conclusão final você estará indo contra toda a ciência, pois ela já determina um fim nisso. Agora, concordo que muitas descobertas no universo virão com o decorrer do tempo, mas não tem como descobrir algo que não existe. Isto seria como "procurar chifre em cabeça de cavalo": você nunca encontrará.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 12 de Maio de 2006, 17:21:10 »
Mas eu não preciso necessariamente da ciência para considerar um argumento irrefutável.

No tópico dos erros cientificos do espíritismo eu fiz uma proposta bem simples, cuja a resposta, pessoalmente, seria irrefutável.

Aonde esta enterrado o cachorro que somente eu e meu falecido pai "sabemos"?

Oras, se a resposta for dada, pessoalmente considero que alguem conseguiu a resposta com meu falecido pai.

simples assim.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #17 Online: 12 de Maio de 2006, 17:24:31 »
Muita interessante mesmo. Se alguém te desse a resposta, você teria a prova. Gostei  :P

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 12 de Maio de 2006, 17:24:57 »
Toda afirmação necessita de prova. Livros espíritas afirmam que o espírito existe. A bíblia afirma que o espírito existe. O budismo afirma, então, comprovaremos.

Hmm, o Budismo afirma que não existe espírito.  Vide Anatta e Shunyata.

Agora só uma pergunta. O fato do espírito não ter átomo, e não ocupar lugar no espaço já comprova que ele não existe ou não?

Não.  Não se pode provar que algo não existe... a não ser em matemática, onde se controla o universo inteiro.

Em um debate no orkut, eu criei um tópico falando que a alma não existe pois não tem átomo e não ocupa lugar no espaço, já que o conceito de alma é algo físico, pois está no nosso corpo.

Alma é algo físico?  Segundo quem?

Um rapaz disse que eu não posso afirmar que o espírito não existe pois a ciência ainda é muito imatura, a ciência ainda não sabe a verdade sobre tudo e sempre descobriremos coisas novas, portanto ainda é cedo para se afirmar algo assim. Até faz sentido, e por isto eu pedi desculpas para ele por afirmar que o espírito não existe, e seguindo a lógica dele, se eu NÃO posso afirmar que o espírito não existe, por outro lado ele NÃO pode afirmar que existe, logo pedi que ele pedisse desculpas também por AFIRMAR que o espírito existe já que não existem provas para ditar sua existência.

Há também a importante questão do ônus da prova.  Se ele diz que algo existe, deve apresentar evidências ou aceitar serenamente que outros simplesmente duvidem sem qualquer cerimônia.

Fiquei esperando o pedido de desculpas....
Esta foi uma conclusão daquele debate no orkut. O que vocês acham disto?

Acho essa preocupação com existência de alma e de espírito materialista demais para a religião e arbitrária demais para a ciência.
« Última modificação: 12 de Maio de 2006, 17:26:31 por Luis Dantas »

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 12 de Maio de 2006, 17:29:01 »
Eu ate me proponho a encriptar um arquivo de texto com a resposta usando o PGP e tornar o arquivo disponivel para download. Quando a resposta correta fosse dada, eu liberaria a senha.

Pelo visto, ate hoje, ninguem topou.

logo...

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #20 Online: 12 de Maio de 2006, 17:32:24 »
Pelo que eu li, o budismo acredita em vida após a morte, só se eu li coisas erradas, e se eu estiver errado, me avise, mudarei meu conceito. Agora em relação à alma ser algo físico, não é diretamente. Veja bem, Allan Kardec disse que a alma não tem átomo, sendo assim não é algo físico. Porém todo ser humano tem uma alma, e esta alma está junta ao corpo, portanto se está "colada" à matéria, este grupo se torna físico, ela se torna física. Pelomenos eu penso desta forma pois se ela está dentro do corpo, tem que estar em algum lugar.
Quis dizer também que a alma é algo físico pois ela está num meio físico! Se ela estivesse em outro universo, tudo bem, mas de acordo com o espiritismo, os espíritos estão entre nós. Compreende?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 12 de Maio de 2006, 17:40:19 »
Pelo que eu li, o budismo acredita em vida após a morte,

E existe vida após a morte.  Isso é fato provado.  Afinal, muita gente já morreu, mas a vida continua.

Não estou só fazendo graça.  O renascimento budista é bem por aí mesmo.  O que existe segundo o budismo é renascimento ou emanação, um conceito muito mais próximo do de herança do que do de reencarnação.

só se eu li coisas erradas, e se eu estiver errado, me avise, mudarei meu conceito. Agora em relação à alma ser algo físico, não é diretamente. Veja bem, Allan Kardec disse que a alma não tem átomo, sendo assim não é algo físico. Porém todo ser humano tem uma alma, e esta alma está junta ao corpo, portanto se está "colada" à matéria, este grupo se torna físico, ela se torna física. Pelomenos eu penso desta forma pois se ela está dentro do corpo, tem que estar em algum lugar.
Quis dizer também que a alma é algo físico pois ela está num meio físico! Se ela estivesse em outro universo, tudo bem, mas de acordo com o espiritismo, os espíritos estão entre nós. Compreende?

Confesso que não gasto muito tempo mais tentando entender a doutrina espírita.  Eu a considero muito materialista e interesseira.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 12 de Maio de 2006, 23:20:34 »
E existe vida após a morte.  Isso é fato provado.  Afinal, muita gente já morreu, mas a vida continua.

:histeria:
Tudo bem que vc não esteja fazendo graça, mas que é engraçado, é.

Mais uma para o meu arsenal.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #23 Online: 13 de Maio de 2006, 00:39:21 »

Não é por ai. Estou meio sem tempo, mas vou tentar sintetizar rapidamente como funciona. Você já leu "O Universo em uma casca de nóz" do Stephen Hawking? Existe um capitulo do livro que é, se não me engano, "Admirável mundo das branas", onde ele relata uma Teoria onde exisitiriam umas 11 dimensões no espaço-tempo (não lembro claramente), ou seja, os espiritos estão em uma dimensão diferente da nossa, mas podem se manifestar em nossa dimensão. Se não me engano Kardec relata isto na Genese. No fim de semana descreverei com mais calma esta Teoria.
www.apologiaespirita.org

Rhyan

• Visitante
« Resposta #24 Online: 13 de Maio de 2006, 11:55:18 »
Assim como nas outras religiões, o espiritismo depende da fé, ter fé na existência de espíritos. Por isso espiritismo e ceticismo não combinam bem.

[]'s

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!