Desde sua existência, a humanidade possui o que chamamos de fé. Fé significa acreditar, e o verbo acreditar é um verbo transitivo indireto, ou seja, quem acredita, acredita em ALGO. Este objeto de crença pode ser algo que só existe somente na mente da pessoa, ou algo que existe no mundo físico (matéria). E infelizmente, mesmo no século XXI, as pessoas acreditam em muitas coisas que pelo conceito ESTÃO presentes no universo físico, mas que nunca foram comprovadas.
Esta é a diferença de um cético com a de um relioso. O cético só acredita no que é comprovado, no que realmente EXISTE fisicamente, e eu, pelomenos, parece que estou me enquadrando neste conceito de ceticismo. Antes de acreditar em qualquer coisa, eu quero a comprovação científica, física, química do objeto de fé.
Particularmente, me sinto mal em acreditar em qualquer coisa sem comprovação científica, pois o objeto de crença pode não existir, e eu odeio mentiras ou me enganar.
Por isto criei este tópico querendo tirar esta dúvida, pois desde o princípio da humanidade, a mesma acredita em vida após a morte, acredita em alma.
O espiritismo se julga uma filosofia científica. Não? Mas até hoje sinceramente eu nunca vi nada de ciência nesta filosofia pois a ciência (física, química, biologia) COMPROVA todas sua teorias baseadas no que supostamente poderia existir, e até hoje, nunca vi um espírita comprovar cientificamente a existência do espírito.
Seria possível comprovar científicamente o espírito(alma) ? Oras, se ele reside dentro de nosso corpo, ele deveria estar em algum lugar não? Mas Allan Kardec disse que o espírito não tem átomo, e logicamente com esta afirmação, não ocupa lugar no espaço. Como comprovar cientificamente algo que não possui matéria (átomo)?
A ciência só trabalha com derivados da matéria, com o que realmente existe, e a ciência só descobre coisas derivadas da matéria pois é o que realmente sabe-se que existe.
Peço ajuda de alguém espírita que possa me dar a prova da existência física do espírito, já que ele não tem átomo. E também já ouvi dizer que espírito é energia. Que tipo de energia? Térmica? Cinética? Elétrica?
Não vejo sentido acreditar em algo que não tem comprovação, e se tem, por favor, alguém possa me dizer onde encontrar a prova física do espírito, e me dizer como realizar experiência para comprovar? Já que palavras não provam nada, precisa-se da parte prática, experimentos.
E por favor, não me venham com absurdos como a "brincadeira do copo" ou "mesas falantes", já que espírito não tem átomo, matéria, então não pode realizar uma força, pois força só existem corpos(físicos) interagem entre si.
Obrigado, espero respostas.