deus implica obrigatoriamente um mundo espiritual.
Não, tradicionalmente as coisas são associadas, mas não são logicamente indissociaveis.
Veja. Acabei de inventar um deus, que se chama ZIUI, grafado assim, em maiúsculo. Ele criou o mundo, mas não criou espíritos no sentido fantasmagórico, nem paraíso ou inferno, apenas corpos materiais, ainda que alguns chamem a esses corpos de almas, como os TJs, que atribuem a obra de ZIUI ao YHVH (falso deus), pobres coitados.
e deus eiste e não cria pq ele existe?
Um deus não precisa criar para existir. A própria idéia de deus criador pressupõe que houve algum "antes" dele criar, em que não havia criado, apenas existia. Durante esse período, segundo esse seu raciocínio, ele não poderia existir, por não ter criado nada. Mas se ele teve que existir sem ter criado antes de criar, podem existir deuses não-criadores, e nada os faria deixarem de existir, se simplesmente não criassem nada.
Fora isso, as coisas não existem por "propósitos". A pergunta teria sentido se perguntasse "porque
supor que exista um deus que não criou nada?". Realmente não há porque supor, e acho que ninguém faz isso, esse não é o caso do EO Wilson aí... ele acha que criou o universo, mas não um "mundo espiritual". De qualquer forma, um deus que fosse um desocupado não obrigatoriamente inexistiria, e não é apenas por isso que seria inferior, como hipótese, que um deus muito ocupado - o que não quer dizer que qualquer das hipóteses seja boa.
um dos atributos dele é justamente criar e tem ate um termo conhecidissimo o qual muitos chamam ele o de criador.
Percebe o como está falando? Está falando "dele", se referindo a "deus", genérico, como YHVH, ou algo YHVHóide, muito mais específico.
Fora YHVH "existem" centenas de outros conceitos, em que os deuses não são necessariamente criadores.
se tem alma ou veio do infinito ,renascimentos infinitos ou deus pessoal criou ou deus impessoal criou. pelo que vc. citou deus não seria deus mas usou esta palavra por falta de outra logo seria algo material. Se existem tais seres eles espirituais eles morariam num reino espiritual ,e ai esta mais uma vez a realção deuses e lugar ou estado espiritual.nas religioes existe vida pos morte ,
não entendi nada do trecho... de qualquer forma, deuses não precisam exisitir num "mundo espiritual", e mesmo que seja isso que se invente, isso não implica que existissem fantasmas de humanos por lá.
deismo é um teismo capenga sem sentido.
deismo é simplesmente achar que as "revelações" podem nem ter nada a ver com a suposta realidade do(s) deus(es). Dizer que é "capenga" só faz sentido de teístas que tem fé em alguma revelação específica.
é impossivel acreditar em deus e não crer em vida pos morte.
Não, não é. A suposição de que existe algum tipo de ser super poderoso, com capacidade de criar e destruir e de natureza desconhecida, diferente da nossa, não nos permite dizer "logo quando morremos, continuamos a existir em fantasmas, e vamos pro céu ou pro inferno, ou talvez reencarnemos", é non sequitur total. Só pra deixar bem evidente, vou colocar as duas frases juntas:
"existe algum tipo de ser super poderoso, com capacidade de criar e destruir e de natureza desconhecida, diferente da nossa; logo, quando morremos, continuamos a existir em fantasmas, e vamos pro céu ou pro inferno, ou talvez reencarnemos."
Totalmente sem lógica.
A TDJ aceita um vida pos morte para os salvos de lá.
Os TJs dizem algo mais ou menos assim, se não me engano. Morremos e morremos mesmo, não tem fantasmas. Ficamos lá apodrecendo até o juízo final. Aí se formos bons, vamos ser ressuscitados, e viver eternamente, poder comer da árvore da vida. Com corpos materiais como esses que temos agora. Não sei o que acontece com quem iria pro inferno, se ressuscitam para ir pro centro da Terra ou algo assim...
Entao um ateu poderia dizer tb. ah eu creio em vida pos morte mas nao aceito um deus criador.
Poderia, apenas não é uma crença tradicional, praticamente inexistente até. Porque tradicionalmente, não logicamente, as coisas estão muito associadas. Não conheço mitologias em que existam apenas almas fantasmagóricas humanas, mas sem deuses, ou fantasmas que também morrem, etc, mas teoricamente pode-se inventar de tudo.