Autor Tópico: MST ensinou PCC a fazer protesto  (Lida 6893 vezes)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
MST ensinou PCC a fazer protesto
« Online: 15 de Maio de 2006, 23:46:17 »
MST ensinou PCC a fazer protesto

O Estado de S. Paulo (02/05/05)

Escutas autorizadas pela Justiça mostram que um integrante do movimento orientou presidiários a organizar manifestação

Josmar Jozino

Escutas telefônicas revelam que pelo menos um integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Vale do Paraíba deu várias palestras a membros da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) sobre como organizar a manifestação de parentes de detentos realizada no dia 18, em São Paulo. O protesto reuniu 8 mil pessoas em frente à Secretaria da Administração Penitenciária, na Avenida São João, centro. Foi a maior concentração de parentes de presos registrada no País e chamou a atenção pela organização.

As gravações que apontam a participação do PCC foram feitas em 4 de abril. Nelas, presos das penitenciárias de Araraquara e Iaras, no interior do Estado, traçam estratégias sobre a organização do protesto. As escutas foram autorizadas pelo juiz Edmar de Oliveira Ciciliati, da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Tupã, e coordenadas pelo tenentecoronel Cláudio Romero Furlaneto, comandante do 25.º Batalhão da Polícia Militar de Dracena.

Representante dos sem-terra teria até oferecido uma gráfica emprestada

O Estado teve acesso ao documento com as transcrições das escutas. Num dos diálogos, um preso de Iaras comenta com outro de Araraquara que conhece o líder do MST no Vale - e informa que o integrante do movimento era líder comunitário, amigo da família dele e 'pode estar dando uma orientação para o pessoal da facção de como proceder no campo de batalha'. Acrescenta ainda que esse amigo havia deixado à disposição deles uma gráfica.

Em outro trecho, o mesmo preso de Iaras conversa com um segundo detento de Araraquara e diz: 'Acabei de conversar com os líderes do MST e eles vão dar e vão passar umas instrução (sic) para a gente e foi marcada uma reunião e precisa passar um salve aí pra poder sintonizar umas pessoas aí da quebrada pra poder apresentar a nossa comitiva lá'.

Nos telefonemas grampeados, os detentos também falam sobre o pagamento do frete dos ônibus contratados para trazer os parentes de presos a São Paulo no dia da manifestação. Eles discutem ainda sobre o carro de som, as camisetas que os manifestantes usariam e o teor das frases usadas nas faixas durante o protesto. Algumas das inscrições diziam: 'Juízes indiferentes aos problemas carcerários' e 'Justiça é conivente com o descaso do governo'.

Em 12 de abril, o juiz Ciciliati encaminhou um detalhado relatório sobre as escutas telefônicas ao secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa. De acordo com o documento, as conversas gravadas demonstram que a manifestação foi articulada dentro dos presídios.

O relatório diz que o dinheiro utilizado para o pagamento dos ônibus, camisetas e faixas veio de atividades criminosas. O juiz pede ao secretário Furukawa a internação em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) dos presos envolvidos nas conversas telefônicas interceptadas.

O líder interino do movimento no Vale do Paraíba, Francisco Bertolo, disse desconhecer qualquer contato com o PCC para a organização de passeatas. 'Estão envolvendo o nome do MST em mentiras para prejudicar o movimento.' Segundo ele, a organização do MST veta o contato com facções criminosas e a participação em crime. ? Colaborou: Simone Menocchi

Advogado que liderou ato será investigado

PROVIDÊNCIA: O secretário de Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, enviou ofício à seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) solicitando a investigação da conduta ética do advogado José Cláudio Bravos. No dia da manifestação dos parentes dos presos, ele afirmou que era um dos organizadores do protesto. Disse, também, que era presidente da União Paulista de Advocacia Penitenciária (Upape).

Furukawa enviou cópia do ofício à Delegacia Geral de Polícia (DGP), pedindo a abertura de inquérito para apuração dos fatos. No documento, ele alega ter informações de que a manifestação teria sido financiada pelo PCC. 'Há informação da minha assessoria de que o mentor e principal articulador da manifestação foi o advogado José Cláudio Bravos', afirmou.

No dia do protesto, Bravos afirmou aos jornalistas que os gastos da manifestação foram pagos com economia dos parentes de presos. Disse também que o ato não tinha vínculo com qualquer facção criminosa e que 210 ônibus transportaram as famílias dos detentos para São Paulo, mas 20 não puderam chegar à sede da SAP porque foram barrados por PMs.

O comboio, no entanto, ficou estacionado na Praça Princesa Isabel e na Avenida Rio Branco.
Além de portar faixas com palavras de protesto contra o sistema prisional, boa parte dos manifestantes usava camiseta branca com a inscrição 'Paz' escrita na cor azul. Outra parte vestia camiseta branca com a frase 'Justiça no cárcere', em letras verdes. ? J. J.

http://www.e-agora.org.br/conteudo.php?cont=clipping&id=1416_0_29_0_M

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Re: MST ensinou PCC a fazer protesto
« Resposta #1 Online: 15 de Maio de 2006, 23:46:30 »
Mais sangue na mão da esquerda.

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
  • Eu estou vazio, por favor me encha (Testify)
Dantesco
« Resposta #2 Online: 16 de Maio de 2006, 00:19:15 »
Nossa, cara, esquerda com PCC é dose.

Um integrante não responde por todo o movimento.

Não viaja, Dante.

O governador é o Claudio Lembro, não o Stédile.

Por favor, seja mais honesto.
"O filme passou sobre mim
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Eu estou vazio, por favor me encha
Senhor âncora me segure
Por que Baghdad está queimando
Sua voz é tão tranqüila
Aquele esperto mantra para matar" (Rage Against The Machine)

Atheist

• Visitante
« Resposta #3 Online: 16 de Maio de 2006, 00:35:09 »
Claro, o Al-Qaeda não é apenas Bin Laden...

Rhyan

• Visitante
« Resposta #4 Online: 16 de Maio de 2006, 12:42:26 »
É, parece que Olavo não é tão paranoico como imaginava.

[]'s

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #5 Online: 16 de Maio de 2006, 13:20:46 »
E o Stédile continua solto.... Que bosta de país...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #6 Online: 16 de Maio de 2006, 13:46:59 »
Depois o governo estadual ainda tem de aceitar a ajuda do federal (diga-se PT) pra resolver o que uma ala do PT ajudou a fomentar... interessante...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #7 Online: 16 de Maio de 2006, 16:10:23 »
E o Stédile continua solto.... Que bosta de país...

E o Hugo Chavez disse que queria ele ocupando algum cargo executivo...:roll:

Adivinha qual?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Atheist

• Visitante
« Resposta #8 Online: 16 de Maio de 2006, 16:48:20 »
Já pensou! Stédile para presidente!

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #9 Online: 16 de Maio de 2006, 16:57:56 »

:shock:

cara... melhor não falar isso nem de brincadeira...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #10 Online: 16 de Maio de 2006, 17:22:11 »
Prefiro o Marcola!
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11 Online: 16 de Maio de 2006, 17:24:11 »
Prefiro o Marcola!

Pelo menos liderança a gente sabe que ele tem...:ok:

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #12 Online: 16 de Maio de 2006, 23:05:44 »
Nossa, cara, esquerda com PCC é dose.

Um integrante não responde por todo o movimento.

Não viaja, Dante.

O governador é o Claudio Lembro, não o Stédile.

Por favor, seja mais honesto.

ah, sim...
Claro que existem os calouros do curso de ciências sociais que acreditam românticamente no dia em que toda desigualdade desaparecerá da face da Terra.

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
Oops
« Resposta #13 Online: 17 de Maio de 2006, 18:33:51 »
Putz, calouros dos cursos de ciências sociais é dose....

É o tipo de esteriótipo que se faz de alguém a partir das primeiras impressões.

Neste caso, prefiro não refutar.
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Senhor âncora me segure
Sua voz é tão tranqüila

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 18 de Maio de 2006, 13:31:37 »

A única saída seria guerra civil.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #15 Online: 19 de Maio de 2006, 07:30:30 »

A única saída seria guerra civil.

Ja to quase achando que ja esta na hora........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #16 Online: 19 de Maio de 2006, 08:46:17 »
Em relação á política, os tópicos estão cada vez mais  :no:

O nível está baixo mesmo...  |(
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #17 Online: 20 de Maio de 2006, 04:00:13 »
Isso nw é um tópico político, é um tópico de lamentação .........;)
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Temma

• Visitante
« Resposta #18 Online: 20 de Maio de 2006, 10:38:17 »
um monte de ex-militares ensinaram táticas de guerra a traficantes no rio de janeiro. Apreendem armas de uso exclusivo das forças armadas a rodo. Não vi ninguém soltando um "mimimi sangue nas mãos do exercito". Todos tratam estes como casos isolados. por que será?  :roll:

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #19 Online: 20 de Maio de 2006, 16:58:12 »
Por favor, respondam ao Temma que eu também quero saber.  :roll:

Rhyan

• Visitante
« Resposta #20 Online: 20 de Maio de 2006, 17:22:11 »
um monte de ex-militares ensinaram táticas de guerra a traficantes no rio de janeiro. Apreendem armas de uso exclusivo das forças armadas a rodo. Não vi ninguém soltando um "mimimi sangue nas mãos do exercito". Todos tratam estes como casos isolados. por que será?  :roll:

Provas?

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #21 Online: 20 de Maio de 2006, 18:29:54 »
um monte de ex-militares ensinaram táticas de guerra a traficantes no rio de janeiro. Apreendem armas de uso exclusivo das forças armadas a rodo. Não vi ninguém soltando um "mimimi sangue nas mãos do exercito". Todos tratam estes como casos isolados. por que será? :roll:

Provas?

A rede globo fez uma reportagem - na época da morte do jornalista (não lembro o nome dele) - que mostrava alguns ex-militares e ex-policiais, ensinando a limpar armas e a manuseá-las.

"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #22 Online: 21 de Maio de 2006, 03:59:33 »
Tim Lopes......
Aliás, tinha até um chefedo trafico que era ex militar, o Marcinho PQD...... PQD é a sigla para paraquedista, que era o batalhão do qual ele fazia parte...

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 22 de Maio de 2006, 12:52:01 »
Em relação á política, os tópicos estão cada vez mais :no:

O nível está baixo mesmo... |(

Vai dizer que você queria Stédile pra presidente ? Apesar dessa hipótese ser remotíssima, ela é real, assim como a guerra civil.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
« Resposta #24 Online: 23 de Maio de 2006, 22:51:41 »
Stédile nunca será o presidente deste país.

A questão é exatamente essa: ele nunca será, mas não estamos numa democracia?

Existem privilégios ou direitos?
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Senhor âncora me segure
Sua voz é tão tranqüila

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!