Autor Tópico: L'Oréal nega critérios racistas para contratar mulheres  (Lida 4305 vezes)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: L'Oréal nega critérios racistas para contratar mulheres
« Resposta #25 Online: 24 de Maio de 2006, 11:28:28 »
VDiego, o que vc acha do exemplo que eu mostrei para a Rizk?

Por que um evangélico não se sentiria bem TRABALHANDO entre ateus? Por que um negro não se sentiria bem TRABALHANDO entre brancos? Porque um homoafetivo não se sentiria bem TRABALHANDO entre héteros?

A questão é: o trabalho faz parte das garantias constitucionais em favor da dignidade da pessoa humana. Tem toda uma função social. O empresário não pode eliminar essa característica. A empresa é dele, mas o conceito de emprego não.

Quem deu o direito ao empresário de dizer: "você é negro, não vai trabalhar aqui"... "você é gay, não vai trabalhar aqui."?
Vocês acham que uma coisa desse tipo não prejudica ninguém? Têm certeza disso?

Absolutamente ninguém vai sair prejudicado quando um empresário rejeitar um funcionário por motivos assim?
« Última modificação: 24 de Maio de 2006, 11:34:25 por DiegoJaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #26 Online: 24 de Maio de 2006, 12:18:30 »
Nw é trabalhar entre ateus , brancos e héteros.É trabalhar entre racistas, homofóbicos ......
Qual a diferença entre a empresa privada e uma residencia?Se eu posso escolher quem entra na minha casa, pq eu nw posso escolher quem trabalha na minha empresa?É contra lei?É, eu sei que é, mas acho uma lei idiota.O racismo e o preconceito nw vão ser derrubados a força, quem nw quer contratar negro, gay ou mulher, vai continuar nw contratando, existindo lei ou nw.
E o remédio contra isso, vc e a Rizk ja disseram e eu concordei, uma pessoa com uma cabeça assim esta fadada a falencia, vai ser superado por pessoas com mais profissionalismo e visão de negócio.
Imagine um dono de time da NBA que nw contrata negros, qual o destino dele?Precisa de uma lei que o obrigue a contratar negros?Nw precisa... 
Eu sou negro e nw gostaria de ser contratado por uma pessoa que nw me quer lá só pq uma lei diz que ele deve me contratar, acho isso muito mais humilhante.Do mesmo modo, eu nw tenho a menor paciencia para conviver com evangélicos fervorosos.Eu sei que por mais profissional que a pessoa seja, sua crença vai acabar aparecendo no ambiente de trabalho.Seja numa brincadeira contra deus que eu fizer com outro ateu, seja numa piadinha maliciosa que alguem soltar.Ter essa pessoa na minha empresa faria com que eu perdesse a liberdade dentro do ambiente que eu construi.Pq eu nw poderia escolher um ateu,que seja menos capacitado, mas que criaria um ambiente de trabalho muito mais prazeiroso, ajudando , talvez, até na produtividade da empresa?

He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #27 Online: 24 de Maio de 2006, 13:43:15 »
A "lei idiota" garante que uma pessoa que for vítima de um crime racial tenha proteção.

Você me diz que essa lei só aumenta o preconceito. Eu digo que se não houvesse preconceito, essa lei não seria necessária. Sempre vai haver, como você disse, se ele não quiser, ele não vai contratar. Mas a pessoa que sofreu com aquele preconceito vai poder discutir isso e se por acaso ela tiver se sentido ofendida, poderá ser ressarcida.

Barata, ambiente profissional não é pra bater papo sobre ateísmo. O que o cara é ou quem ele come não vai fazer diferença profissionalmente.
Se o cara discute religião em ambiente de trabalho e isso for contra as normas de conduta da empresa, pode mandar embora por justa causa, agora, não dar nem mesmo a chance a ele, o benefício da dúvida, porque ele é evangélico, é preconceito e sendo assim, crime.

A lei não obriga a absolutamente nada... ela não te manda contratar... só diz que esses critérios de seleção são ilegais e existem pra proteger o elo mais fraco nessa relação.
Você é negro, e a lei não obriga ninguém a te contratar, mas a lei diz que se você não vai ser contratado, vai ser porque você não é competente, e não por causa da sua cor ou opção sexual.

Você não quer trabalhar com quem não gosta de você, ok. Mas quando você precisa sustentar uma família, está uma ramo de trabalho competitivo e precisa trabalhar, você realmente vai parar pra pensar que o seu colega de trabalho não gosta do que você faz/pensa/é na sua vida pessoal e vai preferir se afastar daquela pessoa?
É ele quem tá errado caramba! Não tem nada de errado com você, o problema não é seu se ele é intolerante e se ele te prejudica por isso, vai ser cível e penalmente processado.

O caso da Loreal é muito específico. Se eu quero uma propaganda com cabelos ruivos naturais, preciso de uma modelo ruiva natural. É a imagem que eu preciso.

Mas em uma fábrica, numa linha de produção, esse critério não é válido, visto que não prejudica o desempenho da função.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #28 Online: 25 de Maio de 2006, 11:40:15 »
São simples a partir do momento em que, como você disse, todos os papéis estão em ordem. É o se exige. A burocracia para obtenção desses benefícios é a mesma que existe para quaisquer outras coisas...

Da mesma forma, quando dizem que o Direito do Trabalho favorece demais o trabalhador. Quando este leva a empresa na justiça, a mera apresentação dos papéis em ordem, acabam com o pleito do funcionário. É só uma questão de organização.

Mas mesmo entre microempresas, basta pegar uma revista Exame e você verá que as empresas que se saem melhor nos negócios (mesmo se tratando de empresas de 10 ou 20 funcionários) são aquelas aonde os empresários não se atém somente à produção-lucro, se preocupam com o bem estar dos funcionários e da comunidade aonde estão inseridas.

Essa imagem de empresário que se atém ao lucro e nada mais é ultrapassada. Não estou dizendo que ele é obrigado a fazem obras sociais, mas ele obtém vantagens óbvias com isso, sejam elas subjetivas (bem-estar social) ou objetivas (imagem, isenções, empréstimos) e por isso acabam sendo os mais aptos a "sobreviverem" no mercado.

Com relação a essas licitações... tenho visto algumas ações de alguns estados do sul... no Rio Grande do Sul pra ser mais exato... partem do pressuposto que mesmo que uma empresa cobre mais, mas tenha programas referentes à responsabilidade social, irá trazer mais benefícios recebendo... funcionam na modalidade convite, se não me engano...

Esse é um exemplo que achei, só que no Paraná...http://www.pactoglobal.org.br/view.php?id_mat=41
« Última modificação: 25 de Maio de 2006, 11:44:53 por DiegoJaf »

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #29 Online: 25 de Maio de 2006, 16:32:32 »
E de qualquer forma, a chave ai, é que nào é uma obrigação da empresa. Pode até ser bom para ela, mas ela faz se quiser.
"The patient refused an autopsy."

rizk

• Visitante
« Resposta #30 Online: 25 de Maio de 2006, 18:19:25 »
Vcs abrem mao da possibilidade de se darem ainda melhor no mercado soh porque nao querem contratar alguem por preconceito pessoal? Ja tem tanta coisa que traz esse risco, pra que escolher mais um?

Isso, falando do lado dos burgeses. Do lado dos proletarios, repito, burgues fresco tem que se foder, ja nao basta a falta de emprego desse pais e ainda querem discriminar por causa de coisas que nao fazem diferenca alguma.

Nao tenho mais o que dizer, senao que procurem seus deputados e tentem mexer na lei, se isso eh tao importante pra voces.

rizk

• Visitante
« Resposta #31 Online: 25 de Maio de 2006, 18:22:09 »
"Essa imagem de empresário que se atém ao lucro e nada mais é ultrapassada. Não estou dizendo que ele é obrigado a fazem obras sociais, mas ele obtém vantagens óbvias com isso, sejam elas subjetivas (bem-estar social) ou objetivas (imagem, isenções, empréstimos) e por isso acabam sendo os mais aptos a "sobreviverem" no mercado."

Isso porque essas pessoas teoricamente teem nocao de como empresa funciona neste pais.

Offline AllanCMM

• Nível 04
  • *
« Resposta #32 Online: 25 de Maio de 2006, 19:02:38 »
E qual o problema de outras empresas fazerem o mesmo?Se o dono da empresa nw gosta de negros, pq obrigar ele a contratar?Eu nw gostaria de trabalhar com evangélicos, pq eu sou obrigado a contrata-los?
A empresa é privada, acho que o dono deveria ter o direito de escolher as pessoas que trabalham com ele.
Se vc é um empresário e não contrata uma pessoa por ser negra vc deve ser preso e  de preferência em uma cela aonde só haja negões...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #33 Online: 26 de Maio de 2006, 06:58:55 »
E qual o problema de outras empresas fazerem o mesmo?Se o dono da empresa nw gosta de negros, pq obrigar ele a contratar?Eu nw gostaria de trabalhar com evangélicos, pq eu sou obrigado a contrata-los?
A empresa é privada, acho que o dono deveria ter o direito de escolher as pessoas que trabalham com ele.
Se vc é um empresário e não contrata uma pessoa por ser negra vc deve ser preso e  de preferência em uma cela aonde só haja negões...

Eu sou negão...;)
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #34 Online: 26 de Maio de 2006, 17:09:55 »
O tópico foi dividido.  A discussão sobre a Função Social da propriedade está em

../forum/topic=6316.0.html
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #35 Online: 26 de Maio de 2006, 17:10:46 »
Thanks...:ok:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 26 de Maio de 2006, 18:26:53 »
Uma campanha publicitária busca atingir um determinado segmento onde se queira estimular o consumo. Para cada um destes distintos segmentos enfoques específicos deverão ser empregados para que este estimulo seja criado. Não adianta colocar o, por exemplo, Michael Schumacher para fazer comercial de shampoo para mulheres, não se cria um vínculo de identidade.

Não penso que o fato de não contratarem negros para fazerem campanhas publicitárias da L'Oréal seja racismo por vários motivos:

1- A intenção da L'Oréal é estimular o consumo de seus produtos na Europa, onde a maioria predominante é de mulheres brancas (e bota brancas nisto).

2- O uso de modelos negras não atingiria o mercado visado.

São apenas as questões superficiais que consigo rapidamente pensar.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #37 Online: 26 de Maio de 2006, 22:28:39 »
E tambem acredito que o tipo de cabelo entre as etnias influi um pouco.
Se eles fossem obrigados a contratar alguem com cabelo crespo num xampu para cabelos lisos ou vice-versa, não vai servir para nada. Da mesma forma que um careca reclamando de preconceito por que não contrataram ele para essa propaganda. Ou alguem com rosto com pele de bunda de bebe, reclamando que não foi contratado para comercial de um produto anti-acne.

Offline Sharon

• Nível 08
  • *
« Resposta #38 Online: 26 de Maio de 2006, 22:30:32 »
Ué!!! Tem negras no comercial do Garnier Fructis SIM!!! Coisa besta, entrar com um processo contra uma empresa cuja defesa indiscutível é a simples e pura apresentação do comercial...

A não ser que eles gravem comerciais diferentes para cada região... o que não deixa de ser uma defesa, já que eles usaram DE FATO negros nos comerciais...

Bah, tem gente que não tem o que fazer
Fanática contra o fanatismo. (Bertrand Russel)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #39 Online: 27 de Maio de 2006, 08:48:24 »
Como eu disse, o caso da Loreal é específico, visto que a propaganda é direcionada a um público alvo...

É o mesmo caso de algumas pessoas terem acusado Tolkien de racista quando escreveu "O Sr. dos Anéis", pois todos os personagens eram anglo-americanos... Ora, ele escreveu uma mitologia da Inglaterra, logo, não haviam negros pois o povo predominante  era inglês...

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 29 de Maio de 2006, 12:49:59 »
  Mesmo assim ,acho que o diretor Peter Jackson podia ter usado um elenco mais variado.Todos tem olhos azuis menos o anão Gimli e os Orcs.E afinal, a Terra Média não fica na Inglaterra.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #41 Online: 29 de Maio de 2006, 14:02:05 »
Mesmo assim ,acho que o diretor Peter Jackson podia ter usado um elenco mais variado.Todos tem olhos azuis menos o anão Gimli e os Orcs.E afinal, a Terra Média não fica na Inglaterra.

Para Tolkien, ficava... era como se fosse uma mitologia da velha Inglaterra, 10.000 anos atrás...
Nas HoME (Histories of Middle Earth), existe uma carta em que Tolkien afirma não ser racista, e que a ausência de negros mesmo entre os inimigos (os numenorános negros, não eram de cor negra, e sim um "clã" que foi para "o lado negro da força")... era pela história se passar na velha Inglaterra, onde não haviam povos negros...
Inclusive existem os Orientais (inimigos) e os Sulistas que se unem a Sauron, e no fim do livro, nos apêndices é dito que estes celebraram a paz posteriormente com Gondor...

E acho que ele tentou seguir com a descrição do livro... os povos da Terra Média. Se você ler a descrição do Tolkien, vai ver que ficou bem parecido...

Ah, muitos defendem que os cabelos do Legolas eram cinzentos...
« Última modificação: 31 de Maio de 2006, 09:29:47 por DiegoJaf »

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 29 de Maio de 2006, 18:27:00 »
Que existe racismo isto não há como negar... mas tambem existe muita gente vendo chifres em cabeça de cavalo.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #43 Online: 29 de Maio de 2006, 18:31:34 »

Para Tolkien, ficava... era como se fosse uma mitologia da velha Inglaterra, 10.000 anos atrás...
Nas HoME (Histories of Middle Earth), existe uma carta em que Tolkien afirma não ser racista, e que a ausência de negros mesmo entre os inimigos (os numenorános negros, não eram de cor negra, e sim um "clã" que foi para "o lado negro da força"...

E acho que ele tentou seguir com a descrição do livro... os povos da Terra Média. Se você ler a descrição do Tolkien, vai ver que ficou bem parecido...

Complete sua primeira frase por favor.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #44 Online: 29 de Maio de 2006, 19:08:27 »

Nas HoME (Histories of Middle Earth), existe uma carta em que Tolkien afirma não ser racista, e que a ausência de negros mesmo entre os inimigos (os numenorános negros, não eram de cor negra, e sim um "clã" que foi para "o lado negro da força"...

Como assim?

Você quer dizer o "Para Tolkien, ficava... "?

Ah... é porque o Felipp disse que "A Terra Média não fica na Inglaterra"...

e eu disse: "Para o Tolkien Ficava..."

É isso? :hein:

Offline SuperBia

• Nível 09
  • *
  • What?
« Resposta #45 Online: 29 de Maio de 2006, 21:23:57 »
E além do mais, a Garnier precisa vender seus produtos aos seus públicos alvos específicos. Quantas negras de cabelo liso se vê por aí? Quantas negras de cabelos ruivos? Sequer existem estes estereótipos. E mesmo que isso não fosse problema também, eles precisam de modelos para fazer estes comerciais. Isso seria preconceito com quem é feio ou uma maneira de poder deixar seu produto mais atraente ao consumidor?

Concordo!
Parece que os produtores de um comercial são obrigados a reservar uma cota para afrodecendentes! Isso sim é um preconceito...
"Desgraça pouca é bobagem.."

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #46 Online: 30 de Maio de 2006, 17:08:50 »

Como assim?

Você quer dizer o "Para Tolkien, ficava... "?

Ah... é porque o Felipp disse que "A Terra Média não fica na Inglaterra"...

e eu disse: "Para o Tolkien Ficava..."

É isso? :hein:

Ops. Desculpe. Segunda frase. Você começou um parantese não terminou, e não colocou o resto da frase depois.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #47 Online: 30 de Maio de 2006, 17:19:08 »
Editado...:ok:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #48 Online: 30 de Maio de 2006, 21:37:30 »
Até no Senhor dos Anéis? Putz que saco, o produtor escolhe quem ele quiser pro filme dele.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 31 de Maio de 2006, 05:33:18 »
Por que somente os negros?

E os índios? e os ciganos? E as outras minorias massacradas pelo mundo?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!