Função social da empresa? fala sério... Veja se a empresa está em dia com seus tributos, que são confiscatórios de tão altos, ela está cumprindo com a sua função social. Que mais quer? somente o povo de vermelho é que quer mais, além de pagar por tudo isso ainda tem que ser voluntário, fazer doações aqui e acolá, ajudar o time de futebol dos pobrinhos do morro do bonitão etc etc. Eu já estou no ramo empresarial a muito tempo e te garanto que ela só serve pra dar lucro com ABOSULUTA CERTEZA. Outra, as empresas podem ir sim, muito bem obrigado, sem se importar em fazer doações e ajudar quem quer que seja. Aliás, as que vão bem não atuam de forma filantrópica, geralmente. Claro que se você tem uma empresa gigante, que precise de muita mídia, quem sabe valha a pena fazer uma ou outra ação social para tentar elevar seu conceito junto aos consumidores, entretanto, isto jamais, em hipótese nenhuma é uma obrigação. A empresa faz se quiser. Ninhuma empresa é forçada a ajudar quem quer que seja. Q
Se a empresa continua no Brasil então, está tendo lucro, concorda?
Porque ela tem a autonomia de levantar acampamento e ir pra algum país aonde consiga melhores condições, não há impeditivos com relação a isso.
Amon, hoje, QUALQUER micro empresário conhece os benefícios de se investir no social. E se você estivesse a tanto tempo no setor empresarial, também saberia disso. As vantagens em relação a isenção fiscal, imagem e vantagens em processos licitatórios falam por si só...
Com certeza uma empresa poderá ir bem sem esses investimentos filantrópicos.
Entretanto, as que fazem isso, vão melhor ainda, pois como eu disse, os benefícios são claros e de retorno rápido.
Na favela ao lado do meu bairro por exemplo, uma empresa comprou 6 quarteirões de um terreno abandonado, bem no meio da favela. Construiu uma série de galpões. A posição do lugar é privilegiada, tem saída pras BRs-040, 381 e 262.
Todo mundo achou que o cara era louco, eles reformaram 2 praças na favela e abriram uma creche pra comunidade. Construiram os galpões, cercaram tudo com muros com acabamentos em granito... ficou espetacular... mas achávamos que não iria durar 2 dias...
Outro dia, passando por lá, vi uma série de placas nos muros do galpão, que estavam a cada 100 mts de muro...
Cheguei mais perto pra ler e estava escrito "Cada centavo gasto na limpeza de pichações será um centavo a menos de investimento em eventos sociais da comunidade"...
A empresa já está lá faz 3 meses, o muro está perfeito (pelo menos no lado aonde eu passo) e as praças e a creche vai de vento em popa...
Essa empresa entendeu que, com uma imagem boa no meio daquela comunidade, teria muito a ganhar. Não se preocupam com vandalismo, pelo que eu sei, eles estão empregando pessoas da própria favela na segurança. Essas pessoas se preocupam com a conservação de seu local de trabalho e são vigias 24hs por dia. Qualquer coisa que ameace a empresa, ameaça eles...
Isso é cumprir função social... é saber que a empresa pode ganhar muito mais se investir na sociedade aonde está inserida...
Mas agora, voltando ao assunto... e com relação ao preconceito?