uns pequenos adendos:
Não é exatamente muito correto se falar em "darwinismo", é algo que gera muita confusão, usado principalmente por criacionistas. "Evolucionismo" idem.
A hipótese nula da ancestralidade comum universal, seria por exemplo, que, uma vez estipuladas qual é o padrão esperado de diversos grause de parentesco biológico, que não se pudesse fazer uma única "árvore genealógica" coerente de todos os seres. Esperaria-se que as características deles estivessem distribuidas aleatoriamente em relação ao esperado por parentesco. Algo como, não teria-se como dizer que as ursamambaias são parente mais próximas dos lobogumelos ou das coníferas-polvo.
Não é esse o caso, é possível traçar metodologicamente os parentescos dos seres. Isso é aceito por diversos criacionistas bíblicos modernos que se deram conta do fato, e não o negaram, de que seria impossível todas as espécies de animais terrestre vivos e recentemente extintos caberem na arca de Noé. Aceitando esse fato, eles se viram obrigados a aceitar que, não teriam sido todas as espécies de seres levados na arca, mas alguns "tipos" principais, por exemplo, um casal de "gatos genéricos", que evoluiu em todas as espécies vivas e recentemente extintas de felídeos.
O grau de parentesco aceito por eles, é totalmente arbitrário, ou tem bases apenas em achismos bíblicos. Eles não tem como dizer, por exemplo, se Noé levou um casal de felinos e um de panterinos, ou um casal de felídeos, que originou felinos e panterinos depois, ou se foi um casal de feliformes genéricos, que originaram felídeos, viverrídeos e todos outros. Há a mesma base de evidência para todos esses graus de parentesco, e não há como afirmar que o parentesco "acaba" em algum lugar por aí, como refutar biologicamente esse parentesco específico. Mas ao mesmo tempo, não é qualquer proposta de parentesco possível que é igualmente defensável, como eu havia dito antes. Não se tem como refutar que os feliformes são parentes próximos entre si, mas não se pode dizer que são parentes mais próximos das aves do que dos cães.