Autor Tópico: Não acreditaria em Deus nem se o visse na minha frente  (Lida 5340 vezes)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Não acreditaria em Deus nem se o visse na minha frente
« Online: 30 de Maio de 2006, 01:52:37 »
Como se verifica a onipotência?
Não há como distinguir um ato de uma entidade super-poderosa de um ato de uma entidade realmente onipotente.
Se Deus aparecesse na minha frente e começasse a efetuar um monte de milagres, que garantias eu teria que o que eu vejo são atos de um ser onipotente ou de apenas de uma entidade super-poderosa, mas limitada a ponto de poder haver outra entidade que está para ela assim como eu estou para um inseto?

Offline Washington

• Nível 13
  • *
Re: Não acreditaria em Deus nem se o visse na minha frente
« Resposta #1 Online: 30 de Maio de 2006, 12:07:42 »
Uma das coisas que me levou a abandonar a religião é que realmente não acredito em mágica. poderes descrito na bíbilia, desenhos de super heroi, magicos, é algo inconsebível. Por isso acho impossível achar uma entidade com algum tipo de poder.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 30 de Maio de 2006, 12:56:56 »
  A suposta onipotência divina traz alguns paradoxos:Deus pode criar outro deus também onipotente ? Deus pode destruir a si mesmo ?
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #3 Online: 30 de Maio de 2006, 13:10:48 »
  A suposta onipotência divina traz alguns paradoxos:Deus pode criar outro deus também onipotente ? Deus pode destruir a si mesmo ?

Pode ......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #4 Online: 30 de Maio de 2006, 13:47:55 »

Pode ......

Então se um dia existiu já deve ter feito isso faz tempo, pois não aparece desde os tempo bíblicos ehehehehehehe
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #5 Online: 30 de Maio de 2006, 16:58:25 »
Não há como distinguir um ato de uma entidade super-poderosa de um ato de uma entidade realmente onipotente.
Se Deus aparecesse na minha frente e começasse a efetuar um monte de milagres, que garantias eu teria que o que eu vejo são atos de um ser onipotente ou de apenas de uma entidade super-poderosa, mas limitada a ponto de poder haver outra entidade que está para ela assim como eu estou para um inseto?

É por isso que sou agnóstico em relação a esse tipo divino, por considerar impossível um deus onipotente provar sua onipotência. Esse conhecimento é impossível de ser assimilado racionalmente. Não tem como sustentar logicamente atributos absolutos.
Who cares?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 30 de Maio de 2006, 17:33:21 »

É por isso que sou agnóstico em relação a esse tipo divino, por considerar impossível um deus onipotente provar sua onipotência. Esse conhecimento é impossível de ser assimilado racionalmente. Não tem como sustentar logicamente atributos absolutos.
(não deveria então por lógica não ser agnóstico quanto a esses logicamente, ontologicamente, inconsistentes, ser "ateu forte" nesses casos, e agnóstico quanto aos que não se pode provar a inexistência, mas ao menos não caem nesse tipo de problemas?)

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #7 Online: 31 de Maio de 2006, 00:56:54 »

(não deveria então por lógica não ser agnóstico quanto a esses logicamente, ontologicamente, inconsistentes, ser "ateu forte" nesses casos, e agnóstico quanto aos que não se pode provar a inexistência, mas ao menos não caem nesse tipo de problemas?)

Não deveria por lógica não ser agnóstico em relação a esses seres inconsistentes logicamente, e ser ateu "forte", se usar o conceito de agnosticismo cunhado por Huxley, que não é exatamente o modelo agnóstico filosófico, pré-existente ao cunho do termo propriamente dito. O agnosticismo de Huxley é praticamente uma posição "em cima do muro", onde não se tem uma posição clara se, para o indíviduo, os deuses ou outros seres metafísicos existem ou não. Particularmente esse agnosticismo é incompatível com minha maneira de pensar(se tiver tempo e paciência leia minha mensagem sobre isso). Prefiro o modelo de agnosticismo filosófico, para o qual a realidade última das coisas é impossível de se conhecer e, desenvolvendo esse conceito, os deuses, assim como tudo que é alegadamente metafísico, são hipóteses impassíveis de serem sequer verificadas logicamente, sendo "sustentadas" apenas pela pura fé. E como não consigo ter fé, sou ateu, completamente ateu.

Model agnosticism—the view that philosophical and metaphysical questions are not ultimately verifiable but that a model of malleable assumption should be built upon rational thought.
(Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Agnosticism)
« Última modificação: 31 de Maio de 2006, 01:03:47 por Agnostic »
Who cares?

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
« Resposta #8 Online: 31 de Maio de 2006, 15:17:44 »
É dificil para mim dizer que Deus não exite, mas se ele existe ele deve ser um satico, muita gente morre dizendo:Deus me ajude!
Se Deus existe de onde ele veio?
Existe um Deus para cada planeta?
"Adoro tudo que eu não conheço."

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 31 de Maio de 2006, 15:42:52 »

Deus poderia criar um outro "ser" mais perfeito que ele?

Se ele pode então Deus é onipotente mas não é perfeito.
Se ele não pode então Deus não é onipotente... e por consequencia não é perfeito.

Logo... Deus não Deus.  :stunned: ;P :histeria:
« Última modificação: 31 de Maio de 2006, 15:56:19 por Spitfire »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #10 Online: 31 de Maio de 2006, 16:12:54 »
Isso ja foi discutido em outro tópico , nw foi?
Partindo do pressupsto de que Deus é onipotente, ele pode tudo, inclusive de quebrar paradoxos, que para nós parem impossiveis de serem quebrados.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 31 de Maio de 2006, 16:25:18 »
Saída estratégica pela esquerda.  :hihi:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12 Online: 31 de Maio de 2006, 17:49:12 »
Saída estratégica pela esquerda. :hihi:

Estratégica nada... é saída quebrando portas e paredes mesmo...

Sutil como o incrível Hulk...:?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 01 de Junho de 2006, 09:55:53 »
É dificil para mim dizer que Deus não exite, mas se ele existe ele deve ser um satico, muita gente morre dizendo:Deus me ajude!

Como diz a frase "O Deus que permite que um cristão tenha um cancer não se comovera com orações" não lembro o autor.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)

Offline Dark Angel

• Nível 21
  • *
« Resposta #14 Online: 01 de Junho de 2006, 23:53:39 »
Eu não acredito que o veria na minha frente mesmo... Não faz diferença.
Se existisse deus, quem criou? quem criou quem o criou? ah... Vou perder meu tempo com isso? :hein:

Mesmo quando acreditava que havia deus eu não acreditava em orações... acho muuuito estranho, e o pior: quase sempre as orações são coercitivas... Chantagens... Besteira.
« Última modificação: 01 de Junho de 2006, 23:55:21 por Dark Angel »
"Eu perdôo a pior verdade, mas não tolero a menor mentira"

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 02 de Junho de 2006, 05:01:20 »
Minha mente esta sujeita ao engano... posso muito bem estar enxergando algo que de fato não esta lá.

Vide as mirações da turma do Santo Daime, por exemplo.

Se fossemos confiar apenas nos nossos limitados e enganáveis sentidos, a terra seria plana, seria o centro do universo e estaria parada... ou os mágicos ilusionistas seriam mágicos de fato.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 02 de Junho de 2006, 05:06:14 »
eu ia ficar balançado. dali pra frente toca a fé.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #17 Online: 02 de Junho de 2006, 16:02:07 »
Digo e repito o cara deve ser um satico.

Como diz a frase "O Deus que permite que um cristão tenha um cancer não se comovera com orações" não lembro o autor.

Offline Dark Angel

• Nível 21
  • *
« Resposta #18 Online: 02 de Junho de 2006, 21:56:14 »
Eu me internaria em um hospício e teria certeza de que estou maluca de vez... Seria uma alucinação... Como eu não fumo maconha nem uso entorpecentes, acho pouco provável ver deus na minha frente....hehe

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #19 Online: 03 de Junho de 2006, 14:49:03 »
Ele não viria na sua frente segundo, geneses, o Livro da criação, se você ouvisse Deus, você cairia dura no chão!

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #20 Online: 05 de Junho de 2006, 12:41:09 »
Moisés não sabia isso, não só via como conversava:

Êxodo 34

1 Então disse o Senhor a Moisés:  Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nelas as palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste.

5 O Senhor desceu numa nuvem e, pondo-se ali junto a ele, proclamou o nome Jeová.

6 Tendo o Senhor passado perante Moisés, proclamou:  Jeovã, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #21 Online: 05 de Junho de 2006, 16:32:30 »
PsychoCandy, isso foi tudo escrito depois. Na verdade acho que ninguém sabia de nada. Acho que nem dá pra saber se Moisés realmente existiu, e se existiu, é bem provável que não tenha sido o sujeito da bíblia.

Não é incomum os povos apelarem à mitologia para explicar suas origens (e os mais antigos são de um tempo em que praticamente não havia linguagem escrita). Então quando se decide compilar séculos (ou milênios) de história transmitida oralmente, cria-se 'Adão', 'anjos', 'deuses' e toda sorte de mitos e acontecimentos fantásticos que explicam que o povo em questão descende diretamente da divindade que criou o universo. É quase sempre a mesma história. Afinal, que povo não quer ter uma origem nobre? (seja lá o que isso quer dizer)

Por outro lado, se tiver consciência de que o que eu vejo pode não ser real, então 'ver' realmente não é motivo para se acreditar. Mas ainda considero a onipotência, onisciência, onipresença e pefeição divina meras abstrações.
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 05 de Junho de 2006, 16:35:52 »
Eu me internaria em um hospício e teria certeza de que estou maluca de vez... Seria uma alucinação... Como eu não fumo maconha nem uso entorpecentes, acho pouco provável ver deus na minha frente....hehe

Isso me fez lembrar de uma teoria de que Jesus seria uma alucinação provocada por chá de cogumelos. :histeria:

Offline Dark Angel

• Nível 21
  • *
« Resposta #23 Online: 05 de Junho de 2006, 17:05:08 »

Isso me fez lembrar de uma teoria de que Jesus seria uma alucinação provocada por chá de cogumelos. :histeria:

Eu não tomei desse chá - ainda... :histeria: :histeria: :histeria:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 05 de Junho de 2006, 17:13:38 »

Eu não tomei desse chá - ainda... :histeria: :histeria: :histeria:

Onde c..ga o zebú, sempre nasce um cogu.

Um conhecido meu tomou... ficou 3 dias doidão... queria fazer xixi dentro da geladeira.  :o :stunned: :olheira:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!