Se não fosse esses fóruns, hoje eu seria um idiota e nunca iria ler um só artigo de sites como a STR, Ateus.net, Projeto Occam! 
Buenas! Vou dizer um negócio procês: Fiquei mais de um ano esperando aquela naba (fórum str) voltar. Até tentei frequentar aqui antes, mas eu estava tão "acostumado" com o outro que não me adaptei e desisti.
Fiquei órfão um tempão, até que vim aqui e descobri que quem faz os foruns (não venham me dizer que o plural não é assim, eu não sei po**a) somos nós, seus participantes.
Antes de conhecer a STR (pelo fórum) eu era ex-ateu convertido ao catolicismo (URGH!) e, naquele forum vi renascer todas as idéias que eu tinha desde a minha adolescência e que tinham me convencido de que estavam erradas (e eu havia aceitado!).
Quando vejo "alguém" dizendo que o forum não é importante tenho vontade de esganar! Aí eu concordo com o Fernando.
Claro que as outras áreas da STR são importantes, mas particularmente o forum é que me pôs em convívio com outros seres pensantes, alguns até religiosos (e esforçados, pq não?) que me ajudam a pensar sempre se estou certo, se aceito, se questiono, enfim.
Concluindo: Não vejo razão nenhuma para pagar pela utilização do forum, acho que pagar uma mensalidade para a ONG é perfeitamente aceitavel, mas forum pago?
E ainda, estou muito satisfeito com este forum aqui, apesar de ter chegado há pouco, percebo que o objetivo de todos é o mesmo: aprender, discutir, crescer e pq não, divertir-se com isso.
É isso!
(deliberadamente sem smiles pq não tô de brincadeira.)