Autor Tópico: STJ coloca em liberdade assassinos de transexual  (Lida 4189 vezes)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
STJ coloca em liberdade assassinos de transexual
« Online: 23 de Junho de 2006, 08:56:23 »
recebi por mail:

> STJ coloca em liberdade assassinos de transexual  ( 19/06/2006 )
>
>
> Absurdamente a justiça brasileira beneficiou mais uma vez os
> assassinos confessos de um crime bárbaro. O caso se refere à Sexta
> Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que em decisão unânime
> concedeu habeas-corpus a A.R.C.G. e D.R.C.G. para revogar a prisão
> preventiva de ambos, que são acusados de matar a transexual Luíza,
> batizada como Bruno Felipe Mouraria.
>
> D.R.C.G. teria mantido relacionamento amoroso com Luíza que não lhe
> revelou ser uma transexual. Após descobrir a verdade, D. quis se
> vingar e juntamente com A. e com o co-réu E.D.L. levaram Luíza no dia
> 13 de julho de 2005 para uma casa onde a agrediram até a morte com
> socos, pontapés e um pedaço de madeira. Depois prenderam junto ao
> corpo uma pedra e o atiraram ao mar.
>
> A. e D. tiveram prisão temporária de 30 dias decretada em 25 de julho
> do ano passado pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de
> cadáver. No mês de agosto foi decretada a prisão preventiva dos
> acusados.
>
> A defesa dos réus, porém, alegou que os acusados eram primários e
> possuidores de bons antecedentes e por isso, pediu que fosse revogada
> a prisão preventiva com a expedição do alvará de soltura, o que foi
> concedido pelo relator, ministro Paulo Medina.
>
>

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
Re: STJ coloca em liberdade assassinos de transexual
« Resposta #1 Online: 23 de Junho de 2006, 09:26:43 »
Só não consegue habeas corpus indivíduos de alta periculosidade e quem não tem advogado.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2006, 10:41:41 »
Gui, eles são réus primários, possuem bons antecedentes e não oferecem riscos à sociedade ou à investigação do crime... não tem porque deixar de conceder o benefício do Habeas Corpus...

Analisando pelo lado emotivo, óbvio, deviam ficar presos, mas objetivamente não é assim que funciona e a reportagem coloca como absurdo algo que é extremamente normal... o sujeito não vai desaparecer, provou que quando for necessário vai ser fácil encontrá-lo, não tem porque superlotar as cadeias que já tão entupidas e como o crime cometido foi coisa mais "de momento", ele não oferece risco imediato à sociedade e a pena serve para ressocializar (em teoria) e não como vingança...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 23 de Junho de 2006, 10:46:40 »
Hm... eles nao foram absolvidos, certo? Só estão sendo processados em liberdade?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 23 de Junho de 2006, 10:47:53 »
Anyway, não postei nem pela revolta com eles terem tido HC, mas por causa da natureza covarde do crime... e tudo por que? Por que ela não contou que era operada...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #5 Online: 23 de Junho de 2006, 10:51:41 »
Hm... eles nao foram absolvidos, certo? Só estão sendo processados em liberdade?

Exato... e liberdade em Habeas pode ser vigiada. Se saírem da linha, voltam...

O problema aí é demorar demais pra sair uma sentença... pode ocorrer uma prescrição retroativa... peguei uns 10 casos desses essa semana... dá pra ficar muito puto...
« Última modificação: 23 de Junho de 2006, 10:54:36 por DiegoJaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Junho de 2006, 10:55:46 »
... e como o crime cometido foi coisa mais "de momento", ...

Coisa de momento?

Após descobrir a verdade, D. quis se vingar e juntamente com A. e com o co-réu E.D.L. levaram Luíza no dia 13 de julho de 2005 para uma casa onde a agrediram até a morte com socos, pontapés e um pedaço de madeira.

"Coisa de momento" coisíssima nenhuma. Esses indivíduos são perigosos para a sociedade sim. Qualquer pessoa que PLANEJE resolver suas contrariedades formando um bando para tortura por espancamento e execução são um perigo para a sociedade.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #7 Online: 23 de Junho de 2006, 11:00:30 »

Coisa de momento?

O que eu quero dizer é que na cabecinha do cara, ele tinha um motivo contra a vítima... ele se sentiu constrangido e humilhado e acabou fazenda bobagem...

Não é como se ele saísse por aí matando a torto e a direito... é a 1ª vez, ele tem o benefício da dúvida...

Após descobrir a verdade, D. quis se vingar e juntamente com A. e com o co-réu E.D.L. levaram Luíza no dia 13 de julho de 2005 para uma casa onde a agrediram até a morte com socos, pontapés e um pedaço de madeira.
"Coisa de momento" coisíssima nenhuma. Esses indivíduos são perigosos para a sociedade sim. Qualquer pessoa que PLANEJE resolver suas contrariedades formando um bando para tortura por espancamento e execução são um perigo para a sociedade.

Bando é qualquer coisa acima de 3 pessoas... eles não são bando...

Como eu disse, é a 1ª vez que eles fazem isso e o direito brasileiro concede esse benefício, como eu disse, se eles fizerem besteira, o Habeas pode ser revogado...

Lembre-se Direito não é igual a justiça...
« Última modificação: 23 de Junho de 2006, 11:03:06 por DiegoJaf »

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Junho de 2006, 11:07:34 »
Quer dizer, ele transou o quanto quis sem nenhum problema. Quando soube que a menina tinha nascido homem, resolveu punir de forma bastante cruel e com ajuda. E isso foi coisa de momento.

Sei...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #9 Online: 23 de Junho de 2006, 11:09:09 »
Qual a probabilidade dele transar com outro transexual e matar de novo?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Junho de 2006, 11:10:34 »
Qual a probabilidade de ele ficar puto porque o açogueiro vendeu pra ele carne com mais de 10% de gordura e resolver matar o cara?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11 Online: 23 de Junho de 2006, 11:14:26 »
Quer dizer, ele transou o quanto quis sem nenhum problema. Quando soube que a menina tinha nascido homem, resolveu punir de forma bastante cruel e com ajuda. E isso foi coisa de momento.

Sei...

Gui, o que eu tô tentando dizer é que por ele ser primário, o juiz parte do pressuposto que o ato dele foi praticado por um motivo específico e que ele não resolve todos os problemas dele desse jeito, por isso ele tem o benefício...

Se ele fosse pessoa de caráter violento, já se metido em encrencas, ele ainda estaria preso, mas não é o caso... foi crime passional por assim dizer...

Esquece que era uns trans, pensa só que ele agiu como um cara que tá puto com a namorada ou esposa por alguma razão e excedeu a resposta a isso...

O advogado de defesa deve provavelmente ter conseguido manter esse aspecto de "namorado que se sentiu traído por ter sido ocultado dele a condição anterior da vítima e nesse sentimento de traição e humilhação, buscou uma forma de se vingar da vítima"...

O juiz deve ter entendido que o crime não se enquadrou como crime de preconceito...

Porque no aspecto, "ele descobri que o cara era gay e matou por isso" vira crime de preconceito...

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Junho de 2006, 11:16:54 »

Coisa de momento?

O que eu quero dizer é que na cabecinha do cara, ele tinha um motivo contra a vítima... ele se sentiu constrangido e humilhado e acabou fazenda bobagem...

Não é como se ele saísse por aí matando a torto e a direito... é a 1ª vez, ele tem o benefício da dúvida...

Eu não daria benefício de dúvida algum a assassinos que agiram com premeditação e crueldade.

Bando é qualquer coisa acima de 3 pessoas... eles não são bando...

O que é isso? Terminologia legal? Pra mim são um bando.

Como eu disse, é a 1ª vez que eles fazem isso e o direito brasileiro concede esse benefício, como eu disse, se eles fizerem besteira, o Habeas pode ser revogado...

Por isso é uma porcaria. Mas isso é apenas minha opinião pessoal...

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 23 de Junho de 2006, 11:19:26 »
Pois pra mim foi a cara de crime de preconceito. Sei lá.

Que o advogado de defesa tenha feito isso entende-se. Mas o juiz... tsc, tsc.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #14 Online: 23 de Junho de 2006, 11:20:19 »
Qual a probabilidade de ele ficar puto porque o açogueiro vendeu pra ele carne com mais de 10% de gordura e resolver matar o cara?

Se fosse pra matar qualquer um só pq ficou nervoso, ele ja teria feito isso antes.... O juiz entendeu que ele agiu assim em um caso específico, que dificilmente se repetirá.....

Da mesma maneira que um cara que mata a esposa e o amante dela a machadadas ao pega-los junt6os provavelmente tb responderá em liberdade, se for réu primario
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #15 Online: 23 de Junho de 2006, 11:21:28 »
O juiz deve ter entendido que o crime não se enquadrou como crime de preconceito...

Pouco me importa que seja preconceito ou não. Pra mim indivíduos como esses são dispensáveis. Lembrando-se que não estou discutindo aspectos legais.

Porque no aspecto, "ele descobri que o cara era gay e matou por isso" vira crime de preconceito...

Pra mim o que importa é "ele se sentiu fortemente contrariado e usou de crueldade e assassinato para se vingar".

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 23 de Junho de 2006, 11:24:49 »
Era o caso de mudar a lei, o que é impossível. Pra mim a lei brasileira consegue ser pior que os criminosos.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #17 Online: 23 de Junho de 2006, 11:26:26 »
Eu não daria benefício de dúvida algum a assassinos que agiram com premeditação e crueldade.

Tá... mas o direito brasileiro dá... não pode é ficar pegando o caso só pelo lado da imprensa e destruir os caras independente do que realmente pode ter acontecido...

Se eu já tenho certeza de que o cara é culpado e que os motivos não importam sem um julgamento prévio onde o direito à ampla defesa do réu é levado em consideração, dá um tiro na cabeça dele... é mais rápido e mais barato...

Esse caso pode ter sido assim, injusto, frio e absurdo. Mas milhares de outros não são e reponder com CULPADO ou INOCENTEo baseado em um artigo de 4 parágrafos de uma fonte desconhecida é muito mais perigoso do que deixar esses caras soltos...:?

O que é isso? Terminologia legal? Pra mim são um bando.

Terminologia legal
Art. 288 - Associarem-se mais de três pessoas, em quadrilha ou bando, para o fim de cometer crimes.

Exatamente...
« Última modificação: 23 de Junho de 2006, 11:28:21 por DiegoJaf »

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 23 de Junho de 2006, 11:27:47 »

Se fosse pra matar qualquer um só pq ficou nervoso, ele ja teria feito isso antes....

Isso pra mim não faz sentido algum, não é lógico. "Se ele fosse cometer seu primeiro crime por esse motivo já o teria cometido", então ele nunca cometeria crime algum pois sempre teria que ter cometido um antes do primeiro? Isso está no mínimo mal expressado. E alguém sabe se ele já foi, digamos, "fortemente contrariado" antes?

Eu não gosto da lógida de "esperar pra ver se mata mais".

Eu concordo que ele só fará alguma outra besteira enquanto estiver esperando por julgamento se for maluco mas a probabilidade de ele tentar fugir perante a possibilidade de uma pena pesada é grande. Comprovar que tem residência não é garantia alguma de que a pesssoa vai ficar bovinamente esperando a condenação.
« Última modificação: 23 de Junho de 2006, 11:38:58 por Marcelo Terra »

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #19 Online: 23 de Junho de 2006, 11:38:09 »

Tá... mas o direito brasileiro dá...

Quando digo "eu não daria" fica claro que não estou discutindo direito ou legislação. Bem, pelo menos achei que ficaria claro...

não pode é ficar pegando o caso só pelo lado da imprensa e destruir os caras independente do que realmente pode ter acontecido...

A menos que não tenha acontecido da forma que foi relatado, ele ter cometido o crime com mais duas pessoas APÓS ter acontecido a contrariedade e ter tido tempo de pensar em suas ações, e ter agido
com crueldade espancando a vítima até a morte eu acho que posso "destruir" os caras sim. Observe que este destruir está entre aspas pois emitir opiniões pessoais em um fórum não irá destruir ninguém.

Se eu já tenho certeza de que o cara é culpado e que os motivos não importam sem um julgamento prévio onde o direito à ampla defesa do réu é levado em consideração, dá um tiro na cabeça dele... é mais rápido e mais barato...

O cara já é culpado, só falta decidir a pena. Existem casos como esse no qual o réu não tem nem como negar a autoria do crime, alegar inocência, só lhe resta tentar diminuir a culpa perante o tribunal e diminuir a pena.

Esse caso pode ter sido assim, injusto, frio e absurdo. Mas milhares de outros não são e reponder com CULPADO ou INOCENTEo baseado em um artigo de 4 parágrafos de uma fonte desconhecida é muito mais perigoso do que deixar esses caras soltos...:?

Deixar esses caras soltos é pior.

Terminologia legal
Art. 288 - Associarem-se mais de três pessoas, em quadrilha ou bando, para o fim de cometer crimes.

Eu não estou discutindo terminologia legal e me expressei como leigo, quer que eu chame de trio? Grupo? Que seja, da próxima vez que for corrigir um leigo quanto ao uso de um termo seja mais específico, assim como temos que ser quando explicamos a um leigo que em terminologia científica teoria e lei não são exatamente o que ele pensa. Não se pode apenas dizer ao leigo que ele está errado.

Exatamente...

Exatamente.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #20 Online: 23 de Junho de 2006, 11:41:18 »
Gui, como eu disse pro Antônio, um caso desses tem muito mais do que 4 parágrafos e é muito perigoso dar uma sentença baseado só nisso...

Em 200 páginas de processo, o relator deve ter encontrado alguma razão... e não foi um juiz qualquer de 1ª instância e sim um ministro do STJ... já deve ter alguma jurisprudência que deu motivo pra isso e a notícia não entra nesses detalhes (como várias notícias por aí)...:?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 23 de Junho de 2006, 12:21:01 »
Em 200 páginas de processo, o relator deve ter encontrado alguma razão...
Ou algumas notas de dólar soltas lá no meio...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #22 Online: 23 de Junho de 2006, 13:31:28 »
Em 200 páginas de processo, o relator deve ter encontrado alguma razão...
Ou algumas notas de dólar soltas lá no meio...

Claro, claro... o cara faz algo que a reportagem "imparcial" aí de cima disse ser absurdo e, logo, o juiz é corrupto e deveria ser castrado e morto...

Agora, só pra aprofundar mais a discussão...
A notícia na íntegra: http://www.stj.gov.br/webstj/noticias/detalhes_noticias.asp?seq_noticia=17317

E a decisão do HC 53296: http://www.stj.gov.br/webstj/processo/justica/detalhe.asp?numreg=200600170163&pv=000000000000

Aparentemente os dois réus eram irmãos...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #23 Online: 23 de Junho de 2006, 13:46:59 »
Gui, talvez você não esteja entendendo o caso como ele realmente ocorreu. Esse assassinato pode ter sido cometido por vários motivos. O rapaz pode ter se sentido muito ofendido por estar transando com uma transexual e por esta não ter sido honesta com ele. Ainda constitui um crime, mas e se a transexual não ofendeu o rapaz de uma maneira para deixá-lo ainda mais constrangido? Não teria afetado o discernimento do rapaz?

Veja bem por exemplo, eu respeito a individualidade das pessoas e não me importo o que elas façam de suas vidas. Elas podem fazer operação de sexo e tudo mais se quiser. Mas eu, pessoalmente, não me sentiria nada à vontade de saber que estaria num relacionamento com uma transexual. Sei que essa visão não tem muita lógica, mas eu tenho isso na minha individualidade e odiaria que isso fosse desrespeitado. Claro que eu não mataria uma pessoa só por isso, mas e se ela debochasse de mim? Ou insinuasse espalhar para todo mundo? Ou insistisse patologicamente em continuar o relacionamento, ligando para minha casa todos os dias? Num acesso de raiva, eu não responderia por mim.

Apenas tente pensar que pode não ter acontecido tudo exatamente como aparece na mídia. Apenas tente entender que pode ter acontecido algo que o fizesse matar aquela pessoa. Por que não conceder o direito da dúvida?

O STJ pode ter entendido que aqueles rapazes cometeram o crime de cabeça quente, e que normalmente não causariam maiores distúrbios na sociedade, e que poderiam sair da prisão desafogando um pouco o sistema carcerário. E nem houve julgamento ainda, o que indica que eles ainda podem ser condenados — pois apesar de tudo, eles cometeram o crime. O que diferencia este caso dos outros é que o motivo pode não ter sido tão ruim quanto parece.

“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 23 de Junho de 2006, 14:31:54 »
É que é difícil aceitar que alguém mate o outro a soco e paulada de cabeça quente. Se fosse um tiro, entende?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!