Tornar inelegíveis os ocupantes de funções eclesiásticas é inconstitucional sim, por que fere o próprio princípio da elegibilidade, que não prevê nada a respeito.
Por este motivo deveria começar com uma emenda constitucional.
Complicado, Atheist. Para isso, seria necessário emendar não apenas o dispositivo que trata das causas de inelegibilidade ou mesmo daqueles considerados elegíveis pela atual CF. Seria preciso ir mais fundo, já que a própria CF prevê a liberdade de crença:
Art. 5°. VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;Além disso, conflita também com outro inciso:
Art. 5°. VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;Dessa forma, colocar como causa de inelegibilidade o exercício de função religiosa de qualquer credo atenta contra os direitos fundamentais, considerados cláusulas pétreas do nosso ordenamento. Todo cidadão, no gozo dos seus direitos políticos, tem capacidade eleitoral ativa (de votar) e passiva (ser votado). Se é retirado dele o direito de exercer sua capacidade ativa em razão de crença religiosa, estaríamos ofendendo e contrariando o previsto em nossa Magna Carta.
Sou totalmente contra a divulgação de ideais pessoais ou convicções religiosas por candidatos ou políticos já eleitos. Vivemos em um estado laico justamente para garantir que todas as crenças e/ou filosofias religiosas serão respeitadas: protege-se, de forma imediata, o direito coletivo dos grupos adotarem e professarem uma religião; de forma mediata, protege-se o direito individual à ter uma crença e ser respeitado pelos demais. Se há desrespeito, existem meios legais para que se busque a equiparação dos direitos e seu respectivo exercício.
Quanto à proposta... um sonho... Se pudessem estender também aos diretores de escola, promotores, juízes, etc, eu ficaria ainda mais satisfeita. Porque é tosco entrar em gabinete de juíza que era freira, ver um oratório e uma vela eternamente acesa...