Autor Tópico: A ditadura estética  (Lida 4666 vezes)

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
A ditadura estética
« Online: 20 de Julho de 2006, 17:11:29 »
A ditadura estética que impera atualmente em partes de todas as mídias e que ajuda a sustentar vários segmentos incluindo remédios, livros, academias e clínicas determina que mulheres tem que buscar ter corpos perfeitos. Não, não existe uma um limite saudável de peso para uma pessoa de determinada altura, não interessa o qual saudável a mulher seja se tem altura X tem que ter peso Y. O que? 100 gramas de gordura? Dieta, remédio, malhação, o escambau.

Falo isso por lembrar do exemplo mais escroto dessa ditadura estética que era a campanha: "O que você faria com um quilos a menos". Essa campanha mostra mulheres dizendo coisas que fariam com uns quilos a menos, mulheres que de forma alguma precisam de uns quilos a menos para fazer tudo aquilo que diziam. Essa campanha era uma verdadeira desgraça.

E pensando nela e nas mulheres que tendo pesos e vidas saudáveis não querem se submeter a uma vida de paranóia em busca de moléculas de gordura a serem perdidas eu pensei em um slogan, espero que vocês gostem.

"Se você acha que preciso de alguns quilos a menos é por que você precisa de muitos neurônios a mais." [REPROVADO] :no:

O que vocês mulheres acharam?

Aos homens: Não lhes perguntei nada. :twisted:
« Última modificação: 21 de Julho de 2006, 12:00:06 por Marcelo Terra »

Offline Clara Campos

• Nível 10
  • *
Re: A ditadura estética
« Resposta #1 Online: 20 de Julho de 2006, 19:04:13 »

"Se você acha que preciso de alguns quilos a menos é por que você precisa de muitos neurônios a mais."

A ideia é boa o slogan é péssimo...
tinha que ser algo mais curto...
a ideia de neurónios também não me parece brilhante, pois um homem quando aprecia uma mulher fisicamente não está propriamente a fazê-lo de forma racional...
(desculpa a franqueza nua e crua..)

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 21 de Julho de 2006, 07:04:14 »

"Se você acha que preciso de alguns quilos a menos é por que você precisa de muitos neurônios a mais."

A ideia é boa o slogan é péssimo...
tinha que ser algo mais curto...
a ideia de neurónios também não me parece brilhante, pois um homem quando aprecia uma mulher fisicamente não está propriamente a fazê-lo de forma racional...
(desculpa a franqueza nua e crua..)

Não se trata de apreciar ou não a mulher fisicamente mas de se deixar levar por campanhas estúpidas de que todos tem que procurar obter e exibir "corpos perfeitos". E sinceramente, as pessoas normais que conheço e com quem convivo não procuram, não se excitam e não desejam APENAS corpos perfeitos. Comportamento que só encontrei em "gangues" (tá, não são gangues) de marombeiros jovens. A galera que gasta sei lá quantas horas cultivando o corpo e nenhuma a mente. É também desestimulante para um homem como eu encontrar uma mulher que sej preocupe tanto com a aparência e não dê pra conversar nem por 5 minutos. Depois fica reclamando que os caras "só comem e saem fora" :twisted:. Foi nesse sentido que eu me referi a precisar de neurônios a mais.

um homem quando aprecia uma mulher fisicamente não está propriamente a fazê-lo de forma racional...

Nem tanto não racionalmente. Pode não fazê-lo de forma conscientemente racional, mas é ou pode ser influenciado pela sua cultura, pela cultura da sua comunidade, e dos seus grupos de amigos. É fácil observar isso em nós mesmos ou em nossos amigos. Por esse aspecto essas campanhas massivas podem influenciar o gosto pessoal de muitas pessoas: "Mulher gostosa tem que ser assim! Mulher gostosa tem que ser assim! Mulher gostosa tem que ser assim! Compre Danone! Eu tenho, você não tem!" :stunned:

PS: Concordo que chamar essa minha frase de slogan foi meio forçado.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 21 de Julho de 2006, 07:41:27 »
se os palestinos bebessem cerveja, não seria homens-bombas.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 21 de Julho de 2006, 08:51:36 »
Hein?  :susto:

rizk

• Visitante
« Resposta #5 Online: 21 de Julho de 2006, 10:17:07 »
Olha só.

Eu realmente não achei a propaganda dos quilos a menos fascista - e vcs sabem que eu mesma sou gorda e que chamo tudo-e-todos de fascista. Parte considerável das pessoas seria, de fato, mais feliz se perdesse peso.

É óbvio que o conteúdo é o que importa, etc etc. O PROBLEMA é marketing, meus amigos. A gente não costuma se aproximar de gente feia por livre e espontânea vontade. Se a gente mais-ou-menos gosta do que vê (cheira, toca, etc), aí sim vai procurar saber se tem conteúdo que preste.

Ninguém que tenha muitos neurônios a mais acharia que conteúdo e apresentação são dissociáveis, e que um tem mais importância que o outro.

Enfim, chega dessa hipocrisia. Isso pode ser um problema, muita mulher não consgue lidar com isso direito e estressa por meio kg. Mas, sério, quem de vocês, meninos, trocaria a gostosa alta loura peituda etc por uma doutora gorda descabelada com rugas etc? Todo mundo sabe que vcs querem exibem a mulher. Se isso incomoda, antes de botar culpa nos livros e revistas femininas, comecem VOCÊS a tratar a mulherada como devem.

|(

-----------------------

MAS se é pra falar em algum aspecto ZOADO da vida contemporânea, não pensaria na "ditadura da estética" mas na medicalização da vida e na sedentarização extrema. Se a pessoa seria mais feliz com quilos a menos, porra, vai comer direito e chega de frescura.

Ofende-me muito mais as propagandas do Polishop. Compre uma mesinha que vc pode usar pra comer no sofá e ganhe de brinde um porta-controle-remotos em que você pode colocar tbm seu salgadinho preferido; 10min depois, compre um aparelho de abdominal em 200 graus e ganhe um adipômetro e um livrinho de reeducação alimentar! Gaaaaaah!

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #6 Online: 21 de Julho de 2006, 10:50:39 »

Definitivamente, não concordo! A visão masculina e feminina nesse aspecto diverge bastante. Não adianta um homem dizer que adorar apertar as gordurinhas extras de sua amada...se ela não gosta dessas...ficará insatisfeita e com a auto-estima abalada! Posso dizer que experiência própria que hoje me sinto melhor malhando e controlando a alimentação do que antes, quando me olhava no espelho e me achava horrível. (Nada contra as gordurinhas extras nos homens)!

Quanto à propaganda...concordo com a Mi...não é fascista...é uma alternativa pra quem quer mudar!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 21 de Julho de 2006, 11:34:52 »
1 - Fascismo não é sinônimo de ditadura.
2 - Parece que vocês estão pensando em termos de falsa dicotomia entre ter um corpo perfeito (com esse critério de perfeição sendo definido por revistas e programas de televisão que induzem a mulher a achar que existe um peso único para determinada altura), sarado, etc... e ser obeso. Não estou falando disso e nem colocando as coisas nesses termos. Obesidade é um problema a ser resolvido com a medicina. Estou falando que existe uma faixa de peso para determinada altura que é considerada saudável (é claro que existem outras coisas a serem consideradas para definir alguém como saudável mas é outro assunto)
3 - Pelo conhecimento que tenho, por experiência própria, homens da minha geração não ficam procurando mulheres de "corpos perfeitos".
4 - Eu não gosto (=não sinto atração por) de mulheres GORDAS. Não estou falando de pelancas caíndo.
5 - Se sentir bem consigo mesmo é relativo. Estou dizendo que o objetivo dessas campanhas é fazer com que pessoas que não tenham motivo algum para não se sentir bem consigo mesmas e que portanto não lhes dão dinheiro passem a não se sentir.
6 - Uma das minhas ex-namoradas por quem mais senti atração se enquadraria no conceito de que precisa "de uns quilos a menos" dessas campanhas. Isso é ridículo, não apenas eu mas todos os meus amigos a considerávamos MUITO GOSTOSA. Uma pessoa como ela que pare de se sentir bem consigo mesma por que os meios de comunicação dizem que ela não deveria se sentir bem e comece a retirar o tempo de suas outras atividades para dirigí-los à obtenção do padrão imposto pra mim precisa mais de psicólogo do que de dieta, medicação ou academia. É disto que estou falando. É claro que não estou afirmando que todas as mulheres sejam influenciadas por esse tipo de campanha, vamos deixar isso claro.
7 - Não critiquei em nenhum momento a preocupação com a estética e a vaidade. Mas sim quando isso passa a tomar o tempo de outras coisas tão ou mais importantes. Aí, depois reclamam de ganharem o estereótipo de fúteis e burras.

Eu realmente não achei a propaganda dos quilos a menos fascista
Eu disse que nenhuma daquelas mulheres precisava de uns quilos a menos para fazer o que diziam. A menos que eu não tenha reparado bem em alguma não vi nenhuma mulher obesa ali.

O PROBLEMA é marketing, meus amigos.
Justamente este marketing é que está formando essa Ditadura Estética. Se as pessoas estiverem se sentindo bem consigo mesmas muita gente não vai ganhar dinheiro com elas.

A gente não costuma se aproximar de gente feia por livre e espontânea vontade.
Em momento algum falei de gente feia.

Ninguém que tenha muitos neurônios a mais acharia que conteúdo e apresentação são dissociáveis, e que um tem mais importância que o outro.
Eu não afirmei nada sobre conteúdo e apresentação serem dissociáveis. Mas se uma mulher se sente bem consigo mesmo e passa por alguém que acha que ela deveria ser diferente por critérios estéticos impostos pela mídia, esse alguém realmente deveria ter muitos neurônios a mais.

Enfim, chega dessa hipocrisia.
Eu não fui hipócrita em momento algum.

Isso pode ser um problema, muita mulher não consgue lidar com isso direito e estressa por meio kg.
Exatamente. Precisa de um psicólogo.

Mas, sério, quem de vocês, meninos, trocaria a gostosa alta loura peituda etc por uma doutora gorda descabelada com rugas etc?
Isso não tem absolutamente nada a ver com a proposta desse tópico. Eu não afirmei em nenhum momento que mulheres não devam ir ao cabelereiro, pintar as unhas, cuidar da sua saúde. Parem de extrapolar coisas que não foram afirmadas.

Todo mundo sabe que vcs querem exibem a mulher.
Homens que querem exibir a mulher também deveriam procurar um psicólogo caso este comportamento continue por muito tempo.

Se isso incomoda, antes de botar culpa nos livros e revistas femininas, comecem VOCÊS a tratar a mulherada como devem.
A culpa dos llivros e revistas femininas é de ficar botando minhoca na cabeça de homens e mulheres alterando seus padrões do que acham atrativo ou não, ou até exibível ou não, por que interessa a muitos ganhar dinheiro com isso. Por isso sou contra essas campanhas e contra quem por elas se deixam influenciar. Daí a necessidade de neurônios a mais, para deixar de ser fútil e volúvel.

Não adianta um homem dizer que adorar apertar as gordurinhas extras de sua amada...se ela não gosta dessas...ficará insatisfeita e com a auto-estima abalada!
A merda dessa história toda é que o objetivo dessas campanhas é fazer com que mulheres tenham sua auto-estima abalada, quando não a tinham, e lhes dê dinheiro.

Posso dizer que experiência própria que hoje me sinto melhor malhando e controlando a alimentação do que antes, quando me olhava no espelho e me achava horrível. (Nada contra as gordurinhas extras nos homens)!
Não te conheci antes (e nem depois) para emitir uma opinião. Se o seu malhar e controlar a alimentação não são obssessivos a ponto de você ter tempo para outras coisas então que ótimo pra você.

Quanto à propaganda...concordo com a Mi...não é fascista...é uma alternativa pra quem quer mudar!
Não concordo. Eles poderiam oferecer a alternativa sem mostrar mulheres que não precisam perder peso para fazer nada daquilo que elas diziam. O objetivo era dizer, olhe se você for como essas mulheres (que não eram obesas) então você não pode se sentir bem consigo mesmo e fazer essas coisas que elas estão falando, sinta-se pouco atraente e procure o tratamento que oferecemos. É uma propaganda perniciosa em sua forma e intenção sim. Por que não dizer se você não se sente confiante para fazer tais e tais coisas, está insatisfeita com o seu peso e etc... procure nossa solução (seja ela lá qual for). Propaganda estúpida, definitivamente.

OBS: Repetindo, não existe dicotomia entre corpo-malhado-com-mínimo-de-gordura e ser obeso-pelancudo-e-relaxado em tudo que afirmei.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 21 de Julho de 2006, 11:58:01 »
http://www.anovademocracia.com.br/1617.htm
Relações entre peso e beleza também revelam a dimensão da histeria estética. Há vinte anos, uma top model pesava 8% menos que a média das mulheres. Hoje a diferença saltou para 25%. Em estudo recente, a pesquisadora Patricia Owen, concluiu que quase metade das mulheres que servem à Playboy e um terço das 500 modelos pesquisadas em sites de agências estavam dentro dos critérios internacionais de desnutrição e de peso perigosamente reduzido.
Já a historiadora Mary Del Priore resume o desatino dessa imposição cultural narcisista: "Com a tirania da perfeição física, todos querem participar da sintonia do corpo magnífico, quase atualizando a intolerante estética nazista." Um drama de resultados terríveis.

http://afiliados.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=1069923&ST=SF16843
Ditadura da Beleza e a Revolução das Mulheres, A AUGUSTO CURY
Com mais de 2 milhões de livros vendidos no Brasil, Augusto Cury retrata neste livro o cotidiano de mulheres que sofrem caladas as conseqüências de uma cruel realidade do mundo moderno: a ditadura da beleza.
Apoiando-se em sua vasta experiência como psiquiatra e pesquisador, Cury dá um grito de alerta contra essa forma de opressão que vem deixando mulheres, adolescentes e até crianças tristes, frustradas e doentes.
Influenciadas pela mídia e preocupadas em corresponder aos inatingíveis padrões de beleza que são apresentados, milhares de mulheres mutilam sua auto-estima - e, muitas vezes, seus corpos - em busca da aceitação social e do desejo de se tornarem iguais às modelos que brilham nas passarelas, na TV e nas capas de revistas.
Ao tratar de um tema tão atual, este livro faz com que o leitor se identifique imediatamente com os personagens e sua luta por uma vida mais plena e feliz, em que cada pessoa se sinta livre para ser o que é, sem se envergonhar de sua aparência ou tentar ser igual a ninguém. Uma vida em que todas as pessoas descubram que a verdadeira beleza está dentro de nós.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 21 de Julho de 2006, 11:58:40 »
Quanto ao slogan, ele foi reprovado e eu aceito essa reprovação. Valeu!

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #10 Online: 21 de Julho de 2006, 12:26:48 »
Acho que a grande dicotomia daqui veio de tua parte, mas já vi a retratação original. Mas na mensagem seguinte continuou com a mesma dicotomia: se for vaidosa, deve dedicar grande parte de seu tempo cuidando da estética! Embora muita gente faça isso, esse não é meu caso! Exceto nas atuais férias de aulas, o tempo livro não me permite fazer muitas coisas ao mesmo tempo, mas sempre arrumo um tempinho pra me cuidar! Que tal deixar o velho dualismo de lado, hein rapaz?! Existem muitos números entre o 8 e o 80!

A propaganda pode ser uma tanto apelativa, por tentar induzir pessoas inseguras a sentirem alguns tipos de receios...mas tenha certeza...se essa propaganda consegue isso, ai sim a pessoa precisa de tratamento psicológico ou psiquiátrico!

A mudança de padrões estéticos, perceba em revistas antigas, pinturas, mudam bastante com o tempo.  E isso não é um mal moderno...parece fazer parte da história da humanidade. Lembre das modelos renascentistas, das curvilíneas mulheres do século 19, das dos anos 20, anos 50, magricelas dos anos 60 e 70. Se pensar no passado, verá coisas ainda mais bizarras que hoje, como nos anos 80, onde o modelo de beleza feminino era não ter seios, ter lábios finos e sobrancelha grossa. Hoje, apesar das top models esqueléticas, existe mais espaço pra diversidade!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 21 de Julho de 2006, 12:46:14 »
Acho que a grande dicotomia daqui veio de tua parte,

Poderia citar tal dicotomia?

Mas na mensagem seguinte continuou com a mesma dicotomia: se for vaidosa, deve dedicar grande parte de seu tempo cuidando da estética!

Onde eu disse isso? Procurando por "vaid" (vaidosa, vaidade) só achei esse comentário que não diz o que você afirma:
"7 - Não critiquei em nenhum momento a preocupação com a estética e a vaidade. Mas sim quando isso passa a tomar o tempo de outras coisas tão ou mais importantes. Aí, depois reclamam de ganharem o estereótipo de fúteis e burras."

Que tal deixar o velho dualismo de lado, hein rapaz?! Existem muitos números entre o 8 e o 80!
Mostre onde eu fui dualista?

A propaganda pode ser uma tanto apelativa, por tentar induzir pessoas inseguras a sentirem alguns tipos de receios...mas tenha certeza...se essa propaganda consegue isso, ai sim a pessoa precisa de tratamento psicológico ou psiquiátrico!
Ufa! Denominadores comuns. hehehe

A mudança de padrões estéticos, perceba em revistas antigas, pinturas, mudam bastante com o tempo. E isso não é um mal moderno...parece fazer parte da história da humanidade. Lembre das modelos renascentistas, das curvilíneas mulheres do século 19, das dos anos 20, anos 50, magricelas dos anos 60 e 70. Se pensar no passado, verá coisas ainda mais bizarras que hoje, como nos anos 80, onde o modelo de beleza feminino era não ter seios, ter lábios finos e sobrancelha grossa. Hoje, apesar das top models esqueléticas, existe mais espaço pra diversidade!
Eu não disse que não há diversidade, afinal muitas pessoas tem personalidade e não se deixam induzir por campanhas de marketing. Se sentem bem da forma que acham que devem se sentir bem.

E a questão não é a mudança de preferências que eu sei que ocorrem mas o gesto intencional de tentar criar preferências extremamente restritivas.
« Última modificação: 21 de Julho de 2006, 12:47:48 por Marcelo Terra »

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #12 Online: 21 de Julho de 2006, 13:07:34 »

"Se o seu malhar e controlar a alimentação não são obsessivos a ponto de você ter tempo para outras coisas então que ótimo pra você."

Ok, a segunda visão não é radical, tem seus adendos. Porém de uma maneira geral, percebo uma visão equivocada de sua parte, como se vaidade fosse sinônimo de obsessão ou burrice. Isso me lembra aqueles filmes dos anos 80...onde havia grupos dos nerds bobões, e dos sarados idiotas. Ninguém é 100% um determinado estereotipo. Uma mesma pessoa pode ter milhares de adjetivos, sem que um anule o outro!

Bem, essa é a minha crítica ao que percebi de tuas mensagens!

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #13 Online: 21 de Julho de 2006, 14:23:56 »

Eu errei na elaboração do slogan, eu já percebi isso. Mas não concordo que se trate de uma dicotomia por afirmar antes que era dirigida a:
"E pensando nela e nas mulheres que tendo pesos e vidas saudáveis*  não querem se submeter a uma vida de paranóia em busca de moléculas de gordura a serem perdidas eu pensei em um slogan"
O erro estaria em afirmar que "homens que acham que as mulheres deveriam seguir rígidos padrões de beleza determinados por empresas de dietas, remédios, etc... no que se refere ao critério do peso são estúpidos". Então me desculpo por não ter sido claro na minha formulação mas não vejo isso como um exemplo de 8 ou 80. E eu realmente acho que eles são estúpidos.

* Erro também em me referir sem deixar claro por escrito que com vidas saudáveis quero dizer uma vida física, intelectual, emotiva, afetiva e, por que não, sexualmente saudáveis.

"Se o seu malhar e controlar a alimentação não são obsessivos a ponto de você ter tempo para outras coisas então que ótimo pra você."

Ok, a segunda visão não é radical, tem seus adendos. Porém de uma maneira geral, percebo uma visão equivocada de sua parte, como se vaidade fosse sinônimo de obsessão ou burrice.

Você enxergou na minha afirmação muito mais do que eu escrevi, muito mais. O que eu disse é que se você malha e segue uma dieta sem que isso interfira na sua vida normal, sem que você tire tempo de outras coisas que
também são importantes eu acho isso ótimo pra você*. É isso que está escrito ali, não vejo nenhuma insinuação de que o padrão seja de que quem se preocupa com vaidade faz essas atividades de forma obssessiva. Nesse caso sequer concordo que tenha me expressado mal. O erro não está no que foi escrito, como você disse "a segunda visão não é radical, tem seus adendos", mas em tentar perceber coisas que não afirmei: "percebo uma visão equivocada de sua parte, como se vaidade fosse sinônimo de obsessão ou burrice". Eu não fiz nenhuma afirmação nesse sentido aqui nesse tópico fiz? Essa não é a minha visão e se você tentou advinhar meu "modo de ver" acho que errou. :ok:

Agora, realmente em muitas pessoas isso se torna uma obssessão. E isso eu acho que é algo bastante negativo para essas pessoas.

* E ótimo para todos que façam isso.

Isso me lembra aqueles filmes dos anos 80...onde havia grupos dos nerds bobões, e dos sarados idiotas. Ninguém é 100% um determinado estereotipo. Uma mesma pessoa pode ter milhares de adjetivos, sem que um anule o outro!

Acho, e isto é um chute, que você deve ter ouvido, lido opiniões desse tipo, com falsas dicotomias e dualismos. E achou que eu estaria seguindo a mesma linha, não é esse o caso. E acho que isso fica bem claro ao longo do meu conjunto de posts nesse tópico.

Bem, essa é a minha crítica ao que percebi de tuas mensagens!

Críticas são bem vindas. Nos ajudam a procurar nos expressarmos e escrevermos melhor.
« Última modificação: 21 de Julho de 2006, 14:25:43 por Marcelo Terra »

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #14 Online: 21 de Julho de 2006, 15:13:27 »
Não....não li..ouvi opiniões...ou coisas do gênero, é apenas minha opinião. Mas, ok, entendi tuas colocações!

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 21 de Julho de 2006, 16:32:19 »
Eu acho que estou na pior situação possível, que nunca vou ficar bonitinha e passável e que vou é me aguentar vivendo socialmente como homem pro resto da vida... :(

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #16 Online: 21 de Julho de 2006, 16:44:35 »
Marcelo, não acredito nesse papo.

Pra mim( e olha que eu não entendo o mundo ) essa questão só ficou mais evidente porque antigamente não se tinha como cuidar do corpo, então passava... mas hoje em dia com tanta facilidade quem não se cuida passa por desleixada.

Acho que o caso não é a "feiura" ou a necessidade da beleza perfeita( onde a perfeição é pregada pela mídia ) e sim o que o desinteresse, por si própria, passa para as pessoas.

Podia me delongar mais, mas o resto é basiado nisso.
« Última modificação: 21 de Julho de 2006, 16:49:47 por Tarcísio »

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #17 Online: 21 de Julho de 2006, 17:22:52 »
Pra mim( e olha que eu não entendo o mundo ) essa questão só ficou mais evidente porque antigamente não se tinha como cuidar do corpo, então passava... mas hoje em dia com tanta facilidade quem não se cuida passa por desleixada.
Onde eu disse que não deveria se cuidar do corpo?

Acho que o caso não é a "feiura" ou a necessidade da beleza perfeita( onde a perfeição é pregada pela mídia ) e sim o que o desinteresse, por si própria, passa para as pessoas.
Creio já ter explicado isso bem. Você acompanhou a conversa toda? Em nenhum momento falei em não se cuidar. Em momento nenhum falei em pesar 200kg, em momento nenhum eu falei em não ir ao cabelereiro ou a manicure, não falei em não malhar, não falei em não fazer dieta, não falei nada disso, caramba. Não falei em desinteresse.

Podia me delongar mais, mas o resto é basiado nisso.
Pô, mas vê direito o que eu falei. Principalemente nos últimos posts em que esclareci, ou ao menos tentei, um pouco mais os meus pontos de vista.

Aliás, você leu este ../forum/topic=7069.0.html#msg116345 meu post?
« Última modificação: 21 de Julho de 2006, 17:25:37 por Marcelo Terra »

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #18 Online: 21 de Julho de 2006, 18:14:45 »
Entendi agora seu ponto de vista. Acho que todos podemos traçar um limite entre o "padrão" e o "desleixamento" independente da mídia. Cabe a nós, os homens, mostrar que a mídia viaja. hehe

rizk

• Visitante
« Resposta #19 Online: 21 de Julho de 2006, 19:54:15 »
Esqueçam o que eu disse, eu concordo com a profa.
(Isso foi golpe baixo Marcelo; eu já disse publicamente que a mulher é minha ÍDALA.)
 :lol:

Voltando ao assunto, pareceu-me sinceramente que você estava opondo ser inteligente a ser bonita. Se a gente consegue entrar num acordo em relação a isso, estou pronta para admitir que a "ditadura da imagem" é um troço preocupante. Se mulher acima dos 20 compra essas baboseiras, tem mesmo é que ir se foder. Mas eu me preocupo com as meninas menores.

Se posso dar uma nota pessoal a respeito, isso foi uma coisa que me incomodava um bocado, quando eu era mais nova, já que cresci à sombra da giane albertoni (quem lembra?). Pensava eu, no meio dos 90, "como pode a gente ter a mesma idade, e ela ter 30cm a mais que eu e 15kg a menos que eu, e esse monte de peito, pelo amor de deus". Fiquei me escondendo em roupa de menino até os 19, 20 anos, quando conseguiram me convencer de que a situação não era assim desesperadora e que a gente pode se sentir bem e ser bonita e ter namorado mesmo sendo pequena e gordinha - e às vezes EM FUNÇÃO disso. Meu amigo diz que eu uso de marco as lembranças mais sem-noção e faço revanches/jogo na cara coisas que as pessoas nem lembram mais, mas enfim, quando eu vejo a srta em questão na rede band ou congêneres, e naqueles documentários da GNT sobre a moda de antigamente, meu coração se regozija.  :oops:

Assino embaixo do "A merda dessa história toda é que o objetivo dessas campanhas é fazer com que mulheres tenham sua auto-estima abalada, quando não a tinham, e lhes dê dinheiro."
Não são os quilos a menos que fazem as pessoas felizes, é certo. É mais uma auto-estima conquistada (esta, sim, condicionada pelos modelos). Mas a verdade é que isso não é um problema moderno, muito menos NOVO; e não tenho muitas esperanças de um dia a situação mudar.

Mas fico curiosa, não é a primeira vez que ouço uma dessas. Por que isso incomoda tanto vocês?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #20 Online: 22 de Julho de 2006, 01:04:32 »
Nada contra, mas em se tratando de relacionamento, eu simplesmente jamais conseguiria me envolver se o físico não fosse atraente, por mais perfeita que fosse no plano intelectual interno mesmo, sem o atributo físico não dá... Pelo menos pra mim.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 22 de Julho de 2006, 01:29:17 »
Se tem uma coisa que eu acho brochante é costela. Se a menina é magra a ponto de mostrar as costelas, como aquela da abertura da novela Belíssima, pode enterrar que está morta. Mulher bonita é mulher gostosa, com a gordura no lugar certo. Mas como, tirando a Juliana Paes e a Angelina Jolie, ninguém é perfeita, é melhor uns quilinhos sobrando do que faltando, ou seja, mais vale uma banhinha para apertar do que uma costela para te espetar...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #22 Online: 22 de Julho de 2006, 06:36:14 »
Eu acho que cada homem tem sua preferência visual. Uns gostam de peitos grandes, outros de peitos pequenos. Uns gostam de bunda grande, outros de bunda pequena. Uns gostam de coxas grandes, outros de coxas pequenas.

O que acontece é que há um determinado padrão genérico para o que é considerado bonito ou não. Se bobear, vem do instinto de se procurar por mulheres saudáveis (para gerar uma prole saudável, mesmo que essa não seja a intenção ;) ).

Mulheres muito gordas ou muito magras não dão a aparência de estar saudáveis, e acabam agradando menos aos homens. Como o Gabriel disse sobre as magérrimas: “já pode enterrar que está morta”.

Eu mesmo não curto mulheres gordas ou carrancudas de jeito nenhum. Podem achar que é preconceito ou o que seja, eu não sinto tesão por elas e não há nada que qualquer pensamento lógico pode fazer para mudar isso. A “cabeça de baixo” não liga para essas coisas.

Quem impõe essa ditadura estética são as próprias pessoas: os homens que são exigente com o “material” e as mulheres que querem se exibir. E, convenhamos, com um pouco de vaidade, todo mundo sai ganhando.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #23 Online: 22 de Julho de 2006, 07:43:01 »
Esqueçam o que eu disse, eu concordo com a profa.
(Isso foi golpe baixo Marcelo; eu já disse publicamente que a mulher é minha ÍDALA.)
 :lol:

De quem você está falando?

Voltando ao assunto, pareceu-me sinceramente que você estava opondo ser inteligente a ser bonita.

Me desculpe, essa impressão não é verdadeira. Primeiro, ser bonita é uma coisa, buscar ficar bonita através de academia, dieta ou medicação é outra. Segundo, eu realmente não afirmei o que você teve afirma ter tido impressão. Terceiro, ser bonita é relativo. Quarto, alguém pode ficar mais ou menos bonito de acordo com a opinião de alguém de várias formas, malhação, dieta, remédio, cirurgia plástica, aumentanto ou diminuindo os seios, mudando o nariz, removendo marcas de nascença ou adquiridas, etc... etc... etc... sem que isso em nada altere sua personalidade, caráter e inteligência. Eu jamais poderia estar opondo beleza e inteligência já que são coisas relacionadas.

Se a gente consegue entrar num acordo em relação a isso, estou pronta para admitir que a "ditadura da imagem" é um troço preocupante. Se mulher acima dos 20 compra essas baboseiras, tem mesmo é que ir se foder. Mas eu me preocupo com as meninas menores.
Curiosamente tenho pensado mais na geração mais nova, acho que eles estão mais "descobertos" quanto à esse tipo de campanha.

Mas fico curiosa, não é a primeira vez que ouço uma dessas. Por que isso incomoda tanto vocês?
Isso o que exatamente?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #24 Online: 22 de Julho de 2006, 07:58:38 »
Só a título de curiosidade, o peso saudável para uma pessoa de determinada altura é uma faixa cuja diferença entre o máximo e o mínimo é de aproximadamente 13 quilos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!