Autor Tópico: Promotor exige que USP retire crucifixo de clínica  (Lida 6038 vezes)

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
Promotor exige que USP retire crucifixo de clínica
« Online: 28 de Julho de 2006, 11:07:12 »
Promotor exige que USP retire crucifixo de clínica
Segundo ele, lei proíbe mistura entre Estado e igreja

JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério Público enviou ofício à USP (Universidade de São Paulo) cobrando a retirada de um crucifixo colocado na sala de espera da clínica odontológica, por onde passam cerca de 1.400 pessoas por dia, após receber queixa de uma pessoa que alegou ter ficado incomodada com o objeto.

Procurada desde quarta pela Folha, a USP não se manifestou. Se o crucifixo continuar na clínica, a universidade será acionada pelo promotor de Justiça Sérgio Turra Sobrane.

A representação foi protocolada por Vicente Ciccone, que não quis comentar o caso. A Promotoria vai apurar eventual desprestígio a outras crenças religiosas. A queixa segue o princípio institucional de que o Estado é laico, ou seja, não poderia ostentar nem demonstrar nenhuma preferência religiosa, como diz a Constituição.
Como a USP é um órgão público, não poderia, em tese, manter o crucifixo no local.

A ligação entre Estado e a Igreja Católica chegou a constar na Constituição de 1824, ainda no Império, mas foi abolida na Constituição de 1890, a primeira da República.

Para o promotor, embora seja um costume arraigado, a legislação é clara ao não permitir que Estado e igreja se misturem, o que hoje ocorre normalmente em teocracias, como o Irã, de governo muçulmano.

"No Brasil, até prédios da Justiça costumam manter crucifixos, mas sou contra", diz.

O padre Juarez de Castro, secretário-geral do Viricato Episcopal de Comunicação da Arquidiocese de SP, concorda que o Estado deva ser laico, mas não vê problema em manter o crucifixo. "Deve-se perguntar o que o povo quer, o crucifixo leva conforto às pessoas."

Ateu, o professor João Zanetic, diretor da Adusp (associação dos docentes da USP), considera a questão polêmica. "Nunca discutimos isso, mas a USP deve ser laica", afirma.

fonte: FOLHA DE SÃO PAULO, caderno cotidiano 28/07/06

:clap: :clap: :clap: :clap:

“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
Re: Promotor exige que USP retire crucifixo de clínica
« Resposta #2 Online: 28 de Julho de 2006, 13:16:42 »
A menção a Deus na Constituição não desprestigia crenças politeístas?
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 28 de Julho de 2006, 13:27:47 »

Sim, bem como ao ateísmo, ao agnosticismo, ao Deísmo e até mesmo a certas interpretações monoteístas.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #5 Online: 28 de Julho de 2006, 13:35:44 »
Nem sei mais se evangélicos estão 100% contra o uso de cruz...sempre pensei que fossem. Até ver algumas igrejas ostentando o símbolo logo na entrada!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 28 de Julho de 2006, 16:44:57 »
Um crucifixozinho não me incomoda. O que me incomoda realmente é um monumento aos Dez Mandamentos em frente ao fórum da Vitória da Conquista.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #7 Online: 28 de Julho de 2006, 18:18:56 »
Nem sei mais se evangélicos estão 100% contra o uso de cruz...sempre pensei que fossem. Até ver algumas igrejas ostentando o símbolo logo na entrada!

Eles até gostam da cruz... mas não pode ter o sacrificado pregado... pois ele está no céu!! :D
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #8 Online: 28 de Julho de 2006, 19:01:25 »

A Constituição em si não faz referência a deus nenhum...

Você tá falando é daquele prefácio (assinado pelo Ulysses Guimarães se não me engano).

Nele os constituintes agradecem a deus e coisa e tal...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 28 de Julho de 2006, 19:04:34 »
Engraçado como a maioria das pessoas com quem conversei sobre acham absurda a atitude do rapaz que pediu para retirarem o crucifixo...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 28 de Julho de 2006, 19:09:09 »
Engraçado como a maioria das pessoas com quem conversei sobre acham absurda a atitude do rapaz que pediu para retirarem o crucifixo...

Compreensível. Já que o laicismo não faz parte da cultura brasileira, nos foi imposto, esse tipo de atitude pode parecer frescura. Na verdade, é um pouquinho de frescura sim :P

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 28 de Julho de 2006, 19:10:12 »
Realmente, é difícil entender, Ricardo.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #12 Online: 28 de Julho de 2006, 20:20:30 »
A Constituição em si não faz referência a deus nenhum...

Você tá falando é daquele prefácio (assinado pelo Ulysses Guimarães se não me engano).

Nele os constituintes agradecem a deus e coisa e tal...

É.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 28 de Julho de 2006, 21:15:55 »
  Muitos também ficariam ofendidos se colocassem imagens de Buda, Iemanjá, Krishna, Allan Kardec ou o alcorão ao lado do crucifixo.Ou colocam todos os simbolos religiosos ou nenhum.(prefiro a segunda opção)
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #14 Online: 28 de Julho de 2006, 22:24:25 »
Muitos também ficariam ofendidos se colocassem imagens de Buda, Iemanjá, Krishna, Allan Kardec ou o alcorão ao lado do crucifixo.Ou colocam todos os simbolos religiosos ou nenhum.(prefiro a segunda opção)

:hein:

Ia achar legal ter um Buda e uma Vishnu do lado de Jesus... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 28 de Julho de 2006, 22:25:35 »
Acho mais fácil cada um trazer a sua imagem de casa então...

Offline SuperBia

• Nível 09
  • *
  • What?
« Resposta #16 Online: 28 de Julho de 2006, 22:26:01 »
Na minha escola há um crucifixo antigo, não me sinto incomodada. Acho mais  como um simbolo dos mais de 90 anos da escola.
"Desgraça pouca é bobagem.."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 28 de Julho de 2006, 22:35:39 »
[ateu fundamentalista]

Vocês não acham que o Cristo Redentor desprestigia as outras religiões também? Vamos ameaçar demoli-lo a menos que construam um Buda Redentor, um Maomé Redentor, um Allan Kardec Redentor, um Krishna Redentor, um Monstro Espaguete Voador Redentor, um...

[/ateu fundamentalisa]

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #18 Online: 28 de Julho de 2006, 22:39:11 »
Não acho que faça muuuuuita diferença...

Eu pelo menos sempre estudei e frequentei ambientes católicos e nunca fiquei revoltado com o catolicismo nem nada... só fui me desligando e vendo que era sem noção... como eu disse... que nem o saci... fui parando de acreditar até virar só uma lenda que fez parte da minha vida...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 29 de Julho de 2006, 00:24:41 »
Acho mais fácil cada um trazer a sua imagem de casa então...

E escolher seus próprios feriados!  É ridículo que datas como Corpus Christi sejam feriados para todos.  Isso consiste inclusive em falta de respeito ao Cristianismo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 29 de Julho de 2006, 00:41:37 »
Para mim todo feriado é sagrado :biglol:

ukrainian

• Visitante
« Resposta #21 Online: 29 de Julho de 2006, 00:52:28 »
comunismo! degeneração dos valores judaico-cristãos! genocídio!

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
« Resposta #22 Online: 30 de Julho de 2006, 16:10:21 »
Acho que a gente devia retirar da TV a transmissão de jogos de futebol, afinal, nem todos gostam deste esporte, sendo a TV algo público. E devia ser proibido que em copas do mundo, nos jogos da seleção brasileira, o expediente nas empresas fosse prejudicado...
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 30 de Julho de 2006, 16:33:12 »
Euzébio, no caso do futebol na TV a história é outra: As emissoras de TV são privadas, elas não são sustentadas por impostos pagos por todo mundo. As TV's são regidas pela lei de mercado, se houver uma quantidade suficiente de pessoas que gosta de futebol e o assiste na TV para que os anunciantes se sintam tentados a comprar inserções comerciais durante os jogos - e assim dar lucro à emissora - então ela vai transmitir futebol.

Quanto ao expediente das empresas, nenhuma empresa é obrigada a liberar seus funcionários para assistir aos jogos da Copa, geralmente elas o fazem para agradar os funcionários - a lógica é que funcionário feliz trabalha melhor do que funcionário emburrado porque queria estar assistindo ao jogo do Brasil em vez de estar trabalhando. De qualquer forma essas horas de folga são compensadas depois.

Quanto ao que é privado é isso aí. Quanto ao que público o que todos estão reclamando é que não são só os cristãos e os que acreditam em Deus que pagam impostos, é todo mundo. Por isso o Estado não deveria tratar os cristãos melhor do que trata os outros.

Eu particularmente, acho muito preciosismo implicar contra um crucifixo pendurado, mas existem sim vários exemplos de abusos à separação entre Igreja e Estado no Brasil.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
« Resposta #24 Online: 30 de Julho de 2006, 21:30:59 »
Voto obrigatório é outra coisa que devia ser extinguida, afinal, nem todo mundo tem capacidade para votar.

"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!