Viva a revolução cubana!!!
Hasta la vitória, siempre!!!
Um grande problema que eu percebo nas discussões políticas aqui no CC, com raras exceções, é que muitos foristas levam o debate para o campo pessoal, e pior, do tipo "briguinha" de colegiais pré-adolescentes, do tipo você está errado, eu estou certo.
Isso não é nem um pouco produtivo.
A Revolução Cubana foi um marco histórico importante para aquele povo, na sua luta por independência. Desmerecer esse evento é pura ignorância histórica, ou algum tipo de rancor que a psicanálise talvez explique.
O que eu penso sobre Cuba, e sempre disso isso, é que a Revolução adquiriu erros graves de origem, apontando como o mais importante o alinhamento com o eixo soviético, no panorama de Guerra Fria que imperava à época.
Só para pontuar, nós aqui no Brasil acabamos embarcando num ditadura militar mais ou menos em função das mesmas circunstâncias.
Circunstâncias aliás que deixaram marcas profundas por praticamente todos os países do mundo.
No caso de Cuba, uma economia frágil, com poucos recursos, o fim da URSS foi um golpe fatal sobre uma economia totalmente dependente e artificial.
Acho que o governo cubano demorou em providenciar correções de rumo, e agora o faz, penso eu, a um ritmo muito lento. Não acho possível, no caso de Cuba, repetir o modelo chinês de manuntenção de forte planificação estatal + mercado + totalitarismo político. Na China acho que tem funcionado em função da fartura de recursos humanos e naturais. Em Cuba não há nem uma nem outra.
Em países como Cuba acho que um futuro promissor só pode ser encontrado através de forte desenvolvimento tecnológico (pesquisa + pesquisa + pesquisa), mas não sei como isso poderia ser implementado.