Calma gente...
Este fórum me foi recomendado por um bom amigo. Disse ele que o nível de discussões aqui é muito bom. Concordo com ele. Apesar de ser uma pessoa extremamente irônica, procurarei todas as forças no grande Zombo (zombado seja seu nome) para não usar de ironia. Se bem que as vezes ela até ajuda, pois toda a mensagem tem um cunho reflexivo. E até nesse campo, lendo alguns post, já notei que nessa parte sou superado de longe por alguns dos colegas...

Primeiro, Gunivere, vamos à cultura, que é a soma de tradições e costumes de um povo, uma região. Quando eu digo que a midia é uma parte da comunicação que corrompe a cultura, faço uma analogia com um vírus em computação. O que ele faz? corrompe uma instrução com o objetivo de modificá-la. Corrompe é aqui utilizado com o sentido de mudança. Assim nossa cultura é alterada. Se é para melhor ou para pior, fica a critério subjetivo. Você pode ter idéias divergentes das minhas, o que é natural, mas não pode negar a influência que a Globo, por exemplo, exerce na cabeça das pessoas. Lembre-se também de que a maioria da população brasileira não tem um alto índice de intelectualidade e portanto é mais vulnerável. Nem preciso lembrar de como o Collor foi eleito... Citei as novelas como um exemplo, não como um argumento. Até porque se o assunto for consistente, usarei argumentos consistentes também. E também, Mimi e Lord Barata, não citei as novelas como um padrão de mensagem subliminar, se bem que em um nível considerado leve, ela a contenha.
Dentre as três faculdades que cursei (todas incompletas, porque sou um perdido vocacional) uma delas foi publicidade. E ali aprendi a importância das mensagens subliminares na propaganda. E lhes garanto que nem é bom que tais conceitos e estudos atinjam o grande público, porque o consumismo cairia muito, o que, num sistema capitalismo não é bem visto...

. Eu sou vacinado quanto a ele. Para se compreender bem o seu uso, são necessárias noções de psicologia e um bom conhecimento de semiótica. Se tem como amigo um profissional dessa área (mas que seja bem sucedido), poderão obter explicações mais detalhadas. Eu não citei o espectro amplo dos estudos nessa área,
apenas uma de suas aplicações.